• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consoles PlayStation 4

@Deriel: Quando você diz que "63% está correto", você está pensando na soma direta das alíquotas dos impostos? Se cada imposto incidisse apenas uma vez, acho que você estaria certo. A dúvida é quais impostos incidem mais de uma vez durante a importação.

@Turgon: Que valor a Sony não liberou? O inicial do produto está lá, 399 dólares. Cada etapa está calculada na planilha.

Realmente não estou entendendo quais dados estão faltando na planilha da Sony. O único questionamento cabível, na minha opinião, é se a forma de calcular está correta, ou seja, se realmente alguns impostos devem ser cobrados mais de uma vez.
 
@Deriel: Quando você diz que "63% está correto", você está pensando na soma direta das alíquotas dos impostos? Se cada imposto incidisse apenas uma vez, acho que você estaria certo. A dúvida é quais impostos incidem mais de uma vez durante a importação.

Nenhum. Eu sou importador =]
 
Cerca de R$ 2.000 seria um preço coerente para o PlayStation 4, diz Sony

O videogame PlayStation 4 deveria estar em uma faixa de preço por volta dos R$ 2.000 para ser competitivo no Brasil, segundo sua fabricante, a japonesa Sony.

"Um preço acessível é o mais baixo possível. Seria coerente se estivesse entre R$ 2.000 e 2.000 e poucos reais", disse àFolha o diretor-geral da divisão de videogame da Sony no Brasil, Anderson Gracia. "É o que entendo como sendo competitivo."

O PS4 será lançado no Brasil no dia 29 de novembro, uma semana depois da concorrente Microsoft dar início à venda do Xbox One por R$ 2.199.

Mas como chegar a esse patamar? "Conseguiríamos isso de duas maneiras: subsidiando de forma massiva, arcando com um custo muito maior, ou produzindo localmente. É muito cedo para falar em números exatos, mas [preço de cerca de R$ 2.000] é factível [com fabricação nacional]", diz Gracias.

Depois de anunciar que pedirá R$ 3.999 pelo PlayStation 4, a Sony disse, por meio de seu diretor para a América Latina, estar "frustrada" com o preço, que seria causado por tributos, e que vai tentar acelerar a montagem do aparelho no país

Por conta da repercussão negativa, a empresa também "abriu as contas" da importação do console, dizendo que, mesmo com o preço nas alturas, a empresa tem prejuízo.

Veja abaixo o gráfico publicado pela empresa, que também pode ser baixado em versão PDF por meio deste link.

13295527.jpeg


Questionada, a Sony disse que as contas do gráfico não são todas consistentes com os números apresentados já que há cálculos ocultos --e que não poderiam ser exibidos.

Para o presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Eloi Olenike, a carga tributária que a Sony diz que pagará é até baixa se comparada às simulações da instituição --que indicam 72% de encargos, mais do que armas de fogo.

Mesmo assim, Olenike acha que os cálculos dedicam uma margem demasiado grande para o varejista, de 16% --segundo ele, o mínimo exigido pelo governo é de 8%, e a média do mercado também é inferior ao que a Sony divulgou.

Alex Jorge, advogado tributarista da Sony, concorda e diz que essa margem "de fato parece excessiva" já que o varejista não "chega a receber isso".

Para o diretor do PlayStation no Brasil, Anderson Gracias, está envolvida nessa questão a falta de "maturidade" do mercado, já que em países com uma cultura de videogame mais consolidada, o lucro dos varejistas fica "entre 2% e 3%".

Em outras palavras, em países como EUA e Japão, as lojas vendem o PlayStation ganhando menos, porque apostam que o consumidor voltará para comprar acessórios e jogos --o que cria um "ecossistema" rentável.

Gracias diz que propiciar o "amadurecimento" do mercado brasileiro, mitigado por impostos e a consequente pirataria, em relação aos videogames é um dos focos da empresa.

PERDA GLOBAL

O executivo diz que o preço que a Sony Brasil paga por unidade do console (US$ 390) é exatamente o mesmo que os revendedores americanos (e os do resto do mundo, diga-se) desembolsam. "É exatamente isso: a Best Buy compra por US$ 390 e vende por US$ 399."

A empresa foi questionada sobre esse preço incluir o lucro da Sony, o que desbancaria a afirmação de a fabricante estar perdendo no país. Segundo Gracias, esse preço é um cenário de prejuízo mundial. "A Sony perde [com a venda do PlayStation 4] globalmente. Produzir um PS4 custa bem mais do que US$ 390. Nesse valor, já existe, então, a questão do subsídio."

Gracias não quis revelar qual o custo do videogame para a fabricante.

Em uma entrevista publicada em setembro, o executivo Masayasu Ito disse ao site"Eurogamer" que a empresa realmente tem prejuízo com o console a US$ 399, mas que esse subsídio é recuperado ao que seu dono assina a rede multiplayer PlayStation Plus (US$ 50 por ano ou US$ 10 por mês nos EUA e R$ 100 anuais ou R$ 20 mensais no Brasil).

Na mesma reportagem, o "Eurogamer" diz ter consultado fontes "confiáveis" que dizem que o custo de produção do PS4 é de aproximadamente US$ 460.

QUEM PAGA A CONTA

Nem todo o mundo concorda que a Sony é vítima do governo nessa história. "A Sony não deveria repassar os impostos para o consumidor. A culpa não é de quem compra, é dever da empresa encontrar um modelo de negócios mais atraente e a prova de que isso é possível é o próprio preço do Xbox One", diz Samy Dana, professor na escola de economia da FGV e colunista da Folha.

"Seria como um cozinheiro cobrar R$ 100 por um prato de arroz e feijão simples com a justificativa de que paga muitos tributos. Todos nós pagamos muitos impostos, isso não pode ser desculpa. Seria muito melhor a Sony estimular a compra do PS4 em outros países ou mesmo sites estrangeiros", completa Dana.

PLAYSTATION 3

O PlayStation 4 está sendo produzido em apenas uma fábrica (da Foxconn, em Yantai, China), ao menos por enquanto, que exporta para o mundo todo. "Isso é diferente do PlayStation 3, cuja produção está dividida entre três plantas, uma delas no Brasil." Neste mês, a Foxconn admitiu que havia trabalho irregular de estudantes na linha de produção do PlayStation 4, mas que medidas seriam tomadas para evitar que isso se repetisse.

A produção do PS3 em Manaus foi iniciada neste ano, o que acarretou em uma queda de preço do console para cerca de R$ 1.000. O adversário Xbox 360 também é montado no Amazonas.

A venda desse console também gerou prejuízo para a fabricante japonesa, durante pelo menos quatro anos, como mostra essa reportagem do "Wall Street Journal".

No ano de seu lançamento, 2005, o Xbox 360 também causava prejuízo a sua fabricante --de US$ 71 por unidade. Desde 2011, é fabricado também no Brasil.

Uma imagem divulgada pela Anatel mostra que o seu novo console, o Xbox One (que chegará no dia 22 de novembro às prateleiras), também será feito no país.

Consultada, a Microsoft disse que não comentaria o caso.

Fonte: Folha SP
______________________

Acho que depois dessa reportagem, muitas dúvidas serão esclarecidas.
 
Última edição:
Realmente essa planilha está muito zoada. É só olhar a primeira etapa do cálculos:

50% de 390 = 195 (a Sony coloca 234 de IPI)
25% de 390 = 97.5 (a Sony coloca 246 de ICMS)

Com base nisso é que dá pra criticar a conta da Sony.
 
Vocês tão falando da empresa mais evil do universo conhecido - mas no Brasil ela consegue convencer que é menos evil que o governo :lol:

Sério gente. A Sony tá sendo sacana ao extremo, e ainda querendo colocar culpa (só) no governo, com uns cálculos malucos (vocês estão vendo a margem de lucro do distribuidor e uma outra ainda do ponta de venda? Viram que a Sony separou mais de R$1.000 só pra lucro de sua cadeia de vendas, em vários níveis? Daí fica caro mesmo.
 
Sim. Brasil é tosco.
O pior é que alguns comemoram quando um console é destravado e vai lá fazer no seu. Está ai o resultado de vários anos de pirataria em consoles.

Vocês tão falando da empresa mais evil do universo conhecido - mas no Brasil ela consegue convencer que é menos evil que o governo :lol:

Sério gente. A Sony tá sendo sacana ao extremo, e ainda querendo colocar culpa (só) no governo, com uns cálculos malucos (vocês estão vendo a margem de lucro do distribuidor e uma outra ainda do ponta de venda? Viram que a Sony separou mais de R$1.000 só pra lucro de sua cadeia de vendas, em vários níveis? Daí fica caro mesmo.
Mas acho que só sonystas cegos que estão culpando apenas o governo brasileiro por conta do preço.
 
QUEM PAGA A CONTA

Nem todo o mundo concorda que a Sony é vítima do governo nessa história. "A Sony não deveria repassar os impostos para o consumidor. A culpa não é de quem compra, é dever da empresa encontrar um modelo de negócios mais atraente e a prova de que isso é possível é o próprio preço do Xbox One", diz Samy Dana, professor na escola de economia da FGV e colunista da Folha.

"Seria como um cozinheiro cobrar R$ 100 por um prato de arroz e feijão simples com a justificativa de que paga muitos tributos. Todos nós pagamos muitos impostos, isso não pode ser desculpa. Seria muito melhor a Sony estimular a compra do PS4 em outros países ou mesmo sites estrangeiros", completa Dana.


:puke:


Realmente essa planilha está muito zoada. É só olhar a primeira etapa do cálculos:

50% de 390 = 195 (a Sony coloca 234 de IPI)
25% de 390 = 97.5 (a Sony coloca 246 de ICMS)

Com base nisso é que dá pra criticar a conta da Sony.

É que eles colocam esse percentual sobre o valor do produto quando ele chega ao Brasil (preço do console + transporte): $468
 
@Fëanor: Eu até levei um susto quando li o texto e vi que o sujeito é professor da FGV. Aí fui pesquisar e descobri que é da FGV de São Paulo e agora tudo fez sentido. É um discurso lamentável e analogia é de uma falsidade ideológica sem tamanho.
 
Só lembrando que será hoje a tarde a coletiva da Sony aqui em São Paulo. Vamos ver o que eles vão falar sobre isso tudo. Dessa vez não terá como fugir das perguntas.
 
Ok! Acabou agora a conferência e a novidade é.... nenhuma!

Só falaram dos seus jogos de lançamentos, aonde praticamente todos estão com dublagem em português e espanhol, além da integração do PS Vita com o P$4k. Nada muito além disso, sendo a maioria do tempo sendo preenchido com vídeos dos jogos ou um pequeno gameplay.

Agora pergunta se comentaram sobre o preço de 4 mil? Sim! Como esperado por todos, nadinha! O apresentador falou um "boa noite" e saiu de fininho do palco para não entrar no mérito do preço.

A apresentação pouco arrancou aplausos do público. O que arrancou mais aplausos foram os jogos em si, que sinceramente estão muito bonitos!

É isso! PlayStation a 4 mil reais no Brasil até o início da fabricação do mesmo. Sinceramente eu não contaria muito com um início rápido por aqui da fabricação do PS4, já que durante essa conferência eles anunciaram novos pacotes de vendas de PS3, ou seja, ainda estão concentrando seus esforços no PS3 por aqui.

Vejo muitos correndo definitivamente para o Xbox One. Eu apenas não faço isso por conta do meu PS Vita, pois quero sim poder desfrutar de toda a integração entre os dois. Provavelmente vou tentar importar, já que sai mais barato que comprar por aqui. Um pouco frustado com a apresentação, mas é isso mesmo.
 
"Mágica" do XONE explicada

Confirmando informações divulgadas pela Anatel, a Microsoft anunciou nesta sexta-feira (25/10) que o Xbox One será fabricado no Brasil. O número de homologação do console já estava disponível no site da Agência Nacional de Telecomunicações desde a semana passada.

A produção do aparelho no país será feita pela Flextronics, em Manaus, onde já acontece a montagem do Xbox 360 desde 2011. Segundo a Microsoft, o aparelho já chega às prateleiras já com a produção nacional. O console começará a ser vendido no dia 22 de novembro.

Isso significa que o videogame da Microsoft pode ser vendido por um preço mais barato do que o concorrente, o PS4. O lançamento da Sony deve chegar ao Brasil por R$ 3.999 - preço cinco vezes maior que o valor anunciado para o mercado americano, de US$ 399.
 
É, parece que a Microsoft virou o jogo, pelo menos aqui.
Sim. E já falaram que vão aumentar em 100 reais o preço do console depois do pré-vendas. O Xbox One quando for lançado vai passar a custar R$ 2.300,00, ainda bem mais barato que o console da Sony.

Eu já me decidi pelo console da Sony, mas infelizmente terá que ser importado, pois comprar aqui no Brasil não é possível.

E sinceramente não acho que vão baixar muito o preço nos próximos 2 anos, ou seja, o Brasil será um país defasado nos consoles, ainda mais que estão prometendo novos box do PS3 para o natal desse ano, ao invés de algum especial do PS4.
 
Parece que vou continuar um bom tempo com meu Xbox 360. De repente, lá pelo final do ano que vem ele esteja mais em conta. Pela Sony, eu gostaria de comprar um PSVita, mas R$ 1,300,00 não é amor por um portátil; sendo que a Nintendo ainda não mostrou o valor do Wii U por aqui e provavelmente vai tentar tirar vantagem no quesito preço.
 
Para o presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Eloi Olenike, a carga tributária que a Sony diz que pagará é até baixa se comparada às simulações da instituição --que indicam 72% de encargos, mais do que armas de fogo.

Mesmo assim, Olenike acha que os cálculos dedicam uma margem demasiado grande para o varejista, de 16% --segundo ele, o mínimo exigido pelo governo é de 8%, e a média do mercado também é inferior ao que a Sony divulgou.

O cara fala que a carga tributária que a Sony vai pagar é baixa comparada aos cálculos deles, 72% de encargos, e depois vem reclamar do lucro de 16%? Ele se esquece que se a venda cai, você baixa o lucro e tenta reverter, mas impostos não, você não tem controle sobre eles.

Nem todo o mundo concorda que a Sony é vítima do governo nessa história. "A Sony não deveria repassar os impostos para o consumidor. A culpa não é de quem compra, é dever da empresa encontrar um modelo de negócios mais atraente e a prova de que isso é possível é o próprio preço do Xbox One", diz Samy Dana, professor na escola de economia da FGV e colunista daFolha.

"Seria como um cozinheiro cobrar R$ 100 por um prato de arroz e feijão simples com a justificativa de que paga muitos tributos. Todos nós pagamos muitos impostos, isso não pode ser desculpa. Seria muito melhor a Sony estimular a compra do PS4 em outros países ou mesmo sites estrangeiros", completa Dana.

Sério que ele falou isso? Ou seja, já que o consumidor não tem nada a ver com isso, vamos arcar com os custos e vender a um preço que não cobre os gastos, assim o governo ganha, o consumidor ganha, e todo mundo fica feliz, depois chamamos o Black Mage do FF e ele faz um milagre para pagar as dívidas.

Não estou defendendo a Sony, mas porra, falar asneira assim livremente? A culpa não é só do governo, mas ele é o principal culpado. Todo mundo surta com o preço do Playstation, mas um UNO Mile, modelo antigo, sem NADA ta custando 22.540 reais, ele nem vem com desembaçador traseiro. Me desculpem aqueles que tem UNO, mas esse carro é simples do simples, e é produzido aqui do lado, em Betim . Deem uma olhada porque peguei o modelo mais básico de todos.

Não adianta tapar o sol com a peneira e falar que a empresa é o demônio capitalista que e se matar de ganhar dinheiro a custa dos brasileiros, como diz o Ricardo Amorim, toda empresa no país tem um sócio que só quer saber de arrancar o couro, e chama Governo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo