• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Players Guide to Faerun

Faram¡r

Dr. Benway
Foi lançado o Player's Guide to Faerûn.

Bem ... a principio esses complementos servem para atualizar as regras de Faerûn às modificações feitas nas edições 3.5 dos livros de D&D, só que trazem consigo muitas outras mudanças, então vamos lá.

Embora seja um livro mais centrado em mudança de regras, ele traz algumas modificações no cenário, péssimas modificações. Na verdade, eles fizeram algumas mudanças sem se preocuparem muito com os lançamentos anteriores, especialmente aqueles todos da segunda edição. Os comentários sobre as etnias de Faerûn, que gastaram umas boas páginas, foram porcos, muito pouco esclarecedores de toda cultura já propagada de tais regiões em outros livros. Para minha surpresa, eu fui olhar a descrição física dos Rashemis e descobri que agora eles são negros agora. Perai, eu joguei anos a fio Forgotten Realms, comprei vários complementos e tirei fotocópias de outros onde eles deixavam explicito que os Rashemis são fisicamente parecidos com os eslavos, tendo inclusive nomes derivados dos idiomas eslavos. E agora mudam do nada? Eu já construí um personagem de Rasheman e joguei um bocado de tempo, e agora de repente todos se tornaram negros? Esse foi o exemplo mais bizarro entre vários outros, nós nos acostumamos a relacionar as regiões de Toril a certas culturas do nosso próprio mundo, A TSR (e posteriormente WoC) deixou isso bem claro e definido, agora eles querem mudar tudo? Se eles não concordavam com a definição feita anteriormente para as etnias de Forgottem Realms, que fizessem outro mundo ou dessem explicações plausíveis para as mudanças. Eu mesmo gostaria de fazer algumas modificações nas antigas etnias de Forgottem Realms. Agora, mudar de qualquer jeito como foi feito apenas desqualifica o produto.

De qualquer forma, essa não foi a única modificação importante feita. Estou privilegiando as modificações no cenário, modificações na regra só realmente importam quando interferem no cenário construído e na dinâmica da interpretação dos personagens.

A outra modificação importante foi a mudança na cosmologia de Toril. Na verdade, verificando essa mudança da para perceber o que na verdade representa esse livro: Toril esta agora oficialmente separado da cosmologia de todo o D&D. Isso não quer dizer que a passagem para Toril esta fechada, é algo mais drástico; simplesmente é outra cosmologia, não tem mais ligação nenhuma.
Eles explicam isso claramente, a própria visualização do "universo" de Forgotten é bem diferente da do resto do D&D. Quer dizer, se você imaginava Toril inserida dentro de um contexto cosmológico fantástico como Planescape, onde foram criadas histórias incríveis, esqueça, não é mais assim. E o pior de tudo, isso abre espaço para se criar qualquer tipo de coisa em Forgottem Realms sem afetar o resto do D&D. Minha opinião é de que podemos esperar alguns absurdos pela frente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo