• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Platão e o Mito da Caverna

Pips

Old School.
O Mito da Caverna é um dos pensamentos mais famosos de Platão.

A Caverna é nosso mundo, estamos presos em um lugar e só vemos o reflexo da realidade e não ela na verdade!

Quem foge da caverna acaba descobrindo o mundo e descobre que todas as sombras,reflexos, da caverna é tudo muito bonito lá dentro mas fora é apenas uma realidade tão crua e fria que não muitos voltam para a caverna.

Esse mito pode ser muito bem visto em Matrix, onde a Matrix é a caverna e o mundo fora para muitos é horrivel!
 
Cara, não saquei nada q tava escrito la em cima :roll:
Explica + ae

_________________

Eba !!! Fui o terceiro a postar aqui :lol:
 
eu fiz um trabalho no colégio sobre Platão e nós explicamos o mito da caverna e o encenamos de um jeito mto legal, depois eu conto com detalhes...matrix é puro mito da caverna, mto bom!!!!!!! nós até fizemos ums cenas de matrix no nosso teatrinho :mrgreen:
 
é muito legal esse mito, acho q somos assim com as coisas, mas vejo isso de uma forma até boa, ñ acho q o mundo real seja um lugar legal p/ viver, nó tb precisamos de algo p/ acreditarmos q nos deixe feliz.....
 
Quem foge da caverna acaba descobrindo o mundo e descobre que todas as sombras,reflexos, da caverna é tudo muito bonito lá dentro mas fora é apenas uma realidade tão crua e fria que não muitos voltam para a caverna.

Eu interpreto da seguinte forma:
O homem que foge e retorna para a caverna seria como um cientista que prova e propaga o conhecimento para os homens que estao presos na caverna. Os homens presos seriam como homens comuns, que agem por impulsos e instintos e são facilmente alienados.

Alias, eu comparo o mito da caverna com a imprensa em geral, como televisao e revistas.

Alguem já leu "The republic"?
 
Bichu,

O cientista que volta para caverna com a realidade absoluta tenta levar os outros para fora mas não consegue pois chegar a verdade é muito dificil. Pense dessa forma:
Lembra quando Neo sai da Matrix e os olhos dele ardem e ele não consegue respirar? Então dessa forma você pode reparar que é dificil quando se esta do lado de fora certo?Mas e quando se está a caminho? Seria uma tarefa tenebrosa, assustadora, que faria voce testar todos seus sentidos, sentimentos, conhecimentos sobre a realidade.

Muitos sim, seguem o cientista e sua verdade, mas é apenas uma pequena parcela daqueles que preferem viver na mentira mesmo sabendo que não é real.
 
Pense dessa forma:
Lembra quando Neo sai da Matrix e os olhos dele ardem e ele não consegue respirar? Então dessa forma você pode reparar que é dificil quando se esta do lado de fora certo?

Não gostei da forma como vc respondeu isso, achei arrogante e desrespeitosa.
Ok , neh
O filme Matrix é a interpretação absoluta do mito da caverna e NINGUEM, nem mesmo platão, pode interpretar de outra forma. :roll:

Tipo, eu sei que chegar a realidade absoluta é dificil para eles. Muitos dos homens acorrentados não iriam acreditar no que saiu da caverna e iam continuar vivendo no seu mundinho.
 
Calma Clarice não estou desrespeitando ninguém, só quero tentar simplificar caso tenha ficado muito complicado o que eu deixei acima, se deixei de forma que desse a entender que foi desrespeitosa minhas sinceras desculpas :wink: :mrgreen:
 
Cara muito interessante essa teoria, eu levo fé nela..acho que existe algo muito mais grandioso que a cultura humana não faz idéia de que exista...você sabe de algum canto que eu possa ler mais sobre ela?
 
Clarice Starling disse:
E eu acho que não tem cabimento vc vir num topico, floodar, simplismente para falar que eu sou estressada.

Isso não é flood. É defesa em favor dos fracos e oprimidos :mrgreen: .

O que não tem cabimento é floodar para extravasar a raiva :roll: ...
 
Isso não é flood. É defesa em favor dos fracos e oprimidos .

O que não tem cabimento é floodar para extravasar a raiva ...

Eu nao floodei, eu me defendi sozinha pq eu nao sou nem fraca, nem oprimida.
E eu nao estou extravazando raiva, estou defendendo a liberdade de expressao... eu aceito qualquer comentario sobre o que eu falo, mas a partir do momento que é ofensivo, eu to no direito de revidar.
 
Clarice Starling disse:
Eu nao floodei, eu me defendi sozinha pq eu nao sou nem fraca, nem oprimida.
E eu nao estou extravazando raiva, estou defendendo a liberdade de expressao... eu aceito qualquer comentario sobre o que eu falo, mas a partir do momento que é ofensivo, eu to no direito de revidar.

Não estava me referindo a você.
Também não vejo ofensa em pedir calma :mrgreen: .

Voltemos ao assunto do tópico.
 
Pessoal ... vocês deviam tomar cuidado com anacronismos ao tentar interpretar o Mito da caverna. Esse texto esta inserido na obra A República, que combina engenhosamente um modelo de utopia social a uma teoria sobre a construção do conhecimento humano. Platão expõe aqui suas idéias políticas e filosóficas, ao lado de propostas estéticas, éticas, pedagógicas e jurídicas. Claro que esses conceitos são muitas vezes vistos pelo viés contemporâneo, mas se as perguntas sobre obras antigas pertencem ao nosso tempo, as respostas tem que carregar o sentido de seu tempo, mesmo que através de nossa subjetividade.

As interpretações do Mito da Caverna costumam ser orientadas para os niveis de compreensão da realidade que as pessoas vivem. Isso é bem válido, o que geralmente é esquecido é que essa graduação é intrínseca a cada forma de "ciência" da época. A metáfora é sobre isso, cada "ator" da cena do Mito da caverna representa um estagio de conhecimento da realidade, ligada a formas de conhecimento como o Sofismo, os pensadores pré socráticos e os filósofos. Eu preciso reler esses textos para escrever um texto mais consistente sobre o assunto.
 
Uma divagação Pascualina do Mito! Não levem a sério!!! :wink:

Um cara conseguiu sair da caverna desde criança. Ele sempre pode ir e vir, até q um dia resolveu falar pro povo como sair da caverna e o que tinha lá fora.

Ele disse mais ou menos isso pra galera: "Pra sair da caverna é fácil! Amai-vos um aos outros como eu vos amei!" Resultado: mataram o cara.

Tempos depois muitos morreram e mataram em nome desse cara e do q ele disse sobre o lado de fora da caverna. E hj em dia a maioria acha q o cara era 'O Cara' mas pouquíssimas pessoas em todo esse tempo deram pelo menos uma pequena olhada pra fora da caverna pois quase ninguem fez ou faz oq o cara falow pra fazer....

Hummmm, viajei.... Só pra quebrar um pouco o clima do post! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo