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Quanto ao "maniqueísmo intrínseco" - cacete, falou bonito amigão.
Estudou o dia todo pra falar isso né?
Mas só pra que esse post não seja uma completa defecação... as obsessões são fixas? Ou tu pode escolher qualquer uma? Quem sabe tu lista elas aqui e a gente vai tentando encaixá-las nos alinhamentos?
E de que forma essas obsessões afetam o jogo em si? Só em termos de roleplay ou nas regras também?
Ouví dizer que, alguém numa rua qualquer de Sigil, não consegue ver as outlands, e nem a espiral - apenas um céu carregado (nublado), e de vez em quando, as luzes do outro lado da cidade à noite, como estrelas.
Por que não dá pra ver o cenário das Outlands ao fundo, e nem a Espiral?
(seria desorientador, imagine, olhar pro céu e ver o solo à distância. Eu vomitaria ).
EDIT: Acabo de ler uma hipótese num fórum, dizendo que é por que a Espiral é uma espécie de "centro de equilíbrio" em que todas as forças se anulam e não dá pra existir matéria e nem energia, e a própria presença de Sigil em seu topo é paradoxal, pois nada poderia existir ali.
??? Isso tem sentido ???
As Obsessões afetam o jogo de 2 maneiras:
1 - Toda vez que você faça algo relacionado a ela, você tem direito a um bônus.
2 - toda vez que você aje de forma a saciar ou personificar fortemente sua obsessão, você ganha "cargas" que podem ser usadas para impor à realidade a sua vontade, de forma condizente com sua perspectiva de vida ( no caso, os ideais de facção).
Ou seja,
quando um Xaositech (Chaosman) realiza algo que personifique ligeiramente seus ideais (algo relacionado ao caos) - talvez uma arruaça bizarra e sem sentido para os transeuntes, este ganha 1 "carga". Daí ele pode usar essas cargas para usar seus poderes de facção - como o poder que dá um bônus de sucesso (15%) para sua próxima ação (qualquer que seja ela), desde lançar dados, atravessar a rua correndo na frente de carroças em alta velocidade, cuspir e acertar em cheio uma mosca no ar, etc. - chances, oportunidades, destino, caos conspiram a favor do Xaositech, quando este está "inspirado" (cheio de "cargas" ).
Em contra-partida existe o "taboo", uma experiência que vá de encontro aos seus ideais, e que ZERA todas suas "cargas". Ex. para o mesmo Xaositech, experimentar ordem é Taboo. Assim como "Tédio" para uma sensate, "Fé" para um Athar, "Compaixão" para um Mercykiller, e por aí vai.
a questão dos alinhamentos não vai funcionar no Unknown Armies.
E isso prejudica seriamente uma campanha usando o Planescape...
como o TT1 falou antes, determinadas facções só aceitam membros de determinado alinhamento...
Não tem como fugir. Os planos são todos baseados em alinhamentos, não ideologias... Que ideologia faria uma pessoa entrar em Mechanus? Nao faz sentido.
Onde está o problema nesse caso Sky? Acho que não entendí o que tu quis dizer.
Aproveite e me tire uma dúvida:
"Alignments" são relativos a um contexto, certo?
Digamos que um Baatezu seja o produto de uma sociedade e cultura que valorize e estimule valores como egoísmo, crueldade, orgulho, etc. enquanto recrimina valores como humildade, compaixão, etc. Ou seja, em tal sociedade, teríamos o seguinte:
MORAL: crueldade, egoísmo, etc.
AMORAL: humildade, compaixão, etc.
Então, tal Baatezu, no contexto de sua sociedade seria considerado GOOD/MORAL, certo?
Em contra-partida, numa sociedade com valores opostos, ele seria considerado EVIL/AMORAL, certo?
Não. Se dois baatezus resolverem embarcar em uma missão juntos, é mais fácil os dois acabarem se matando do que cumprirem a missão.