• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Planescape... dúvidas

O problema em si não está em Sigil, mas sim ao redor. A ligação que os planos têm com os alinhamentos é o problema. Problema pra fora do D&D, porque este nunca deixou de assumir o seu maniqueísmo intrínseco.
 
É verdade Sky.

Quanto ao "maniqueísmo intrínseco" - cacete, falou bonito amigão.

Estudou o dia todo pra falar isso né? :mrgreen:
 
PlaneScape é o que há!
minha ultima aventura de rpg antes de começar a viajar, nos começamos uma aventura em rokugan ... acabei nao resistindo, logo os players estavam navegando entre os planos.


quanto ao sistema, sistema sempre é o de menos cara... vc e seus jogadores tem que "trancender" o estado "sistematico" da coisa... o sistema tem que se adequar ao grupo e nao o grupo ao sistema. o importante é que todo mundo se divirta jogando.
particularmente eu uso D20 até em aventuras contemporaneas... ja cheguei a jogar wod em D20. é chato de montar personagens, mas é um sistema dinamico e facilita muito pra "desenrolar" do jogo.

Quanto a ser informação de mais.
eu nao sei vcs... mas eu nunca decoro um livro antes de começar a jogar... eu vou aprendendo jogando junto com os jogadores, bem, ninguem nunca reclamou das minhas aventuras =D

deixa o jogo te levar e levar os players kara... vai descobrindo o cenario junto com todo mundo. (claro que vc tem que estar um pouco a frente que os players pra evitar constrangimento e situações deselegantes)
mas é isso ai caro amigo Sortudo.

Divirta-se
 
Quanto ao "maniqueísmo intrínseco" - cacete, falou bonito amigão.

Estudou o dia todo pra falar isso né? :mrgreen:


Na verdade "maniqueísmo intrínseco" é uma das minhas expressões favoritas. Comecei a usá-la aos 4 anos de idade, quando terminei meu PhD em filosofia transcendental pragmática. :obiggraz:

Mas só pra que esse post não seja uma completa defecação... as obsessões são fixas? Ou tu pode escolher qualquer uma? Quem sabe tu lista elas aqui e a gente vai tentando encaixá-las nos alinhamentos?
 
Última edição:
Valeu a dica Ankou! Mas é que meu grupo broxa com o sistema de D&D. Não tem jeito.


Mas só pra que esse post não seja uma completa defecação... as obsessões são fixas? Ou tu pode escolher qualquer uma? Quem sabe tu lista elas aqui e a gente vai tentando encaixá-las nos alinhamentos?

Pode escolher qualquer uma. Qualquer coisa. Pode ser algo temporário ( "estudar pra passar no concurso público pra Harmonium" :mrgreen: ), algo fútil ("Brincar de bonecos do Comandos em Ação! Eu sou o Clint!!!" ), séria, bizarra, esdrúxula, etc. Enfim , qualquer coisa.

Ou seja, nem adianta tentar Sky, é impossível valorar num eixo Bem vs Mal (ou Moral vs Amoral ) todas as características que venham a sair da caxola dos jogadores.
 
E de que forma essas obsessões afetam o jogo em si? Só em termos de roleplay ou nas regras também?
 
Ouví dizer que, alguém numa rua qualquer de Sigil, não consegue ver as outlands, e nem a espiral - apenas um céu carregado (nublado), e de vez em quando, as luzes do outro lado da cidade à noite, como estrelas.

Por que não dá pra ver o cenário das Outlands ao fundo, e nem a Espiral?

(seria desorientador, imagine, olhar pro céu e ver o solo à distância. Eu vomitaria :blah: ).


EDIT: Acabo de ler uma hipótese num fórum, dizendo que é por que a Espiral é uma espécie de "centro de equilíbrio" em que todas as forças se anulam e não dá pra existir matéria e nem energia, e a própria presença de Sigil em seu topo é paradoxal, pois nada poderia existir ali.

??? Isso tem sentido ???





---

E de que forma essas obsessões afetam o jogo em si? Só em termos de roleplay ou nas regras também?

As Obsessões afetam o jogo de 2 maneiras:

1 - Toda vez que você faça algo relacionado a ela, você tem direito a um bônus.

2 - toda vez que você aje de forma a saciar ou personificar fortemente sua obsessão, você ganha "cargas" que podem ser usadas para impor à realidade a sua vontade, de forma condizente com sua perspectiva de vida ( no caso, os ideais de facção).


Ou seja,

quando um Xaositech (Chaosman) realiza algo que personifique ligeiramente seus ideais (algo relacionado ao caos) - talvez uma arruaça bizarra e sem sentido para os transeuntes, este ganha 1 "carga". Daí ele pode usar essas cargas para usar seus poderes de facção - como o poder que dá um bônus de sucesso (15%) para sua próxima ação (qualquer que seja ela), desde lançar dados, atravessar a rua correndo na frente de carroças em alta velocidade, cuspir e acertar em cheio uma mosca no ar, etc. - chances, oportunidades, destino, caos conspiram a favor do Xaositech, quando este está "inspirado" (cheio de "cargas" ).

Em contra-partida existe o "taboo", uma experiência que vá de encontro aos seus ideais, e que ZERA todas suas "cargas". Ex. para o mesmo Xaositech, experimentar ordem é Taboo. Assim como "Tédio" para uma sensate, "Fé" para um Athar, "Compaixão" para um Mercykiller, e por aí vai.
 
Ouví dizer que, alguém numa rua qualquer de Sigil, não consegue ver as outlands, e nem a espiral - apenas um céu carregado (nublado), e de vez em quando, as luzes do outro lado da cidade à noite, como estrelas.

Por que não dá pra ver o cenário das Outlands ao fundo, e nem a Espiral?

(seria desorientador, imagine, olhar pro céu e ver o solo à distância. Eu vomitaria :blah: ).

Bom, considerando o formato "pneu" de Sigil, não me espanta em nada o fato de ser impossível de se ver as outlands, já que elas estão situadas fora e bem abaixo do campo de visão da cidade (ainda mais considerando que a spire é infinita). Sobre a spire, é estranho, porque eu tava dando uma pesquisada e no Planewalker fala que existem relatos de pessoas que conseguem ver a spire em um dia claro... (BTW, nesse site tem o projeto quase concluído de conversão do Planescape pro 3E)

EDIT: Acabo de ler uma hipótese num fórum, dizendo que é por que a Espiral é uma espécie de "centro de equilíbrio" em que todas as forças se anulam e não dá pra existir matéria e nem energia, e a própria presença de Sigil em seu topo é paradoxal, pois nada poderia existir ali.

??? Isso tem sentido ???

Bom, a spire por si só já é paradoxal, visto que ela é infinita, porém tem uma base e um topo. Mas não tem problema, já que a natureza dos Outer Planes especifica que "space and distance aren't what they're cracked up to be". Mas é bem por aí mesmo. Quanto mais próximo da spire, mais fracos são os poderes, onde deuses e meros mortais são postos no mesmo patamar, o que torna Sigil um tanto quanto bizarra, já que lá tudo funciona numa boa. Será influência da Lady of Pain?

As Obsessões afetam o jogo de 2 maneiras:

1 - Toda vez que você faça algo relacionado a ela, você tem direito a um bônus.

2 - toda vez que você aje de forma a saciar ou personificar fortemente sua obsessão, você ganha "cargas" que podem ser usadas para impor à realidade a sua vontade, de forma condizente com sua perspectiva de vida ( no caso, os ideais de facção).


Ou seja,

quando um Xaositech (Chaosman) realiza algo que personifique ligeiramente seus ideais (algo relacionado ao caos) - talvez uma arruaça bizarra e sem sentido para os transeuntes, este ganha 1 "carga". Daí ele pode usar essas cargas para usar seus poderes de facção - como o poder que dá um bônus de sucesso (15%) para sua próxima ação (qualquer que seja ela), desde lançar dados, atravessar a rua correndo na frente de carroças em alta velocidade, cuspir e acertar em cheio uma mosca no ar, etc. - chances, oportunidades, destino, caos conspiram a favor do Xaositech, quando este está "inspirado" (cheio de "cargas" ).

Em contra-partida existe o "taboo", uma experiência que vá de encontro aos seus ideais, e que ZERA todas suas "cargas". Ex. para o mesmo Xaositech, experimentar ordem é Taboo. Assim como "Tédio" para uma sensate, "Fé" para um Athar, "Compaixão" para um Mercykiller, e por aí vai.

Hmmmm, funciona parecido com os tokens no Iron Heroes. É, cara. Sinto te dizer: a questão dos alinhamentos não vai funcionar no Unknown Armies. Ao menos não consigo pensar nada a respeito.

E isso prejudica seriamente uma campanha usando o Planescape...
 
Última edição:
a questão dos alinhamentos não vai funcionar no Unknown Armies.

Pois é.

E isso prejudica seriamente uma campanha usando o Planescape...

Mas de quê forma prejudica ?

Digo, parece que Planescape é um cenário que, apesar de se basear nos alignments, ao mesmo tempo dá muita ênfase à ideologias específicas, e filosofias de vida pessoais - como demonstrado pelas facções. E nesse caso o sistema de UA cai como uma luva.


Aliás, como tudo em Planescape, até isso é paradoxal. :ahn?:
 
Pelo simples fato da relação que os alinhamentos têm com determinados planos e facções... como o TT1 falou antes, determinadas facções só aceitam membros de determinado alinhamento...
 
Não tem como fugir. Os planos são todos baseados em alinhamentos, não ideologias. E alinhamento nesse caso é diferente de ideologia. Planescape é mexer com os planos, então não tem escapatória.

Que ideologia faria uma pessoa entrar em Mechanus? Nao faz sentido.
 
como o TT1 falou antes, determinadas facções só aceitam membros de determinado alinhamento...

Isso é facilmente contornado. Ao invés de alinhamentos, o que importaria aqui é afinidade ideológica. Simples. :hanhan:

Não tem como fugir. Os planos são todos baseados em alinhamentos, não ideologias... Que ideologia faria uma pessoa entrar em Mechanus? Nao faz sentido.

E o que é necessário para uma pessoa entrar em Mechanus ?? Eu pensava que era só achar um portal e ter a chave para o mesmo. :think:

E caso a chave para o mesmo seja a pessoa ter uma natureza e personalidade disciplinada, ética, estruturada, previsível, e que respeite as mesmas coisas no mundo ao redor (ou seja, leis, ordem, etc. - uma pessoa "Lawful"), então, não poderíamos dizer que isto é uma característica dessa pessoa?


Da mesma forma que, para entrar num outro plano, a chave poderia ser outra característica, tais como sadismo; humildade; vaidade ?


Será que não é tudo uma questão de características ?
 
Última edição:
Ok, então me soluciona o seguinte problema: temos um assassino que segue cegamente o seu líder e um mago que age estritamente dentro da lei e dos costumes.

Sem dúvida temos dois personagens lawful, mas com ideologias completamente diferentes...

D&D is a pretty complex stuff...
 
Última edição:
Onde está o problema nesse caso Sky? Acho que não entendí o que tu quis dizer.


Na verdade, acho que o problema todo é que, como você mesmo tinha dito antes, D&D (e o modelo de Alignments) é intrinsicamente maniqueísta. Ou seja, é um jogo baseado nessa coisa Mal vs Bem, Caos vs Ordem, que é de praxe nos gêneros de fantasia do qual ele é derivado.

Em contra-partida, Unknown Armies não segue esse mesmo gênero e suas convenções. Está mais pra tons-de-cinza, algo mais perto da realidade em que vivemos, ou pelo menos é assim que o percebo. Então fica difícil, se não impossível, de se adaptar UA ao maniqueísmo de D&D.


Então , a única alternativa é tentar incluir o stat "Alignment" ao sistema de UA, mas sem que este seja derivado de atributo ou caracteristica alguma - simplismente botá-lo lá e cada jogador que defina a natureza de seu personagem dentro desse modelo. Como tenho os livros básicos de D&D, não seria difícil, bastaria deixar os jogadores lerem a parte dos alignments.

Só experimentando mesmo pra ver como fica. :cool:
 
Onde está o problema nesse caso Sky? Acho que não entendí o que tu quis dizer.

O problema é que esses dois personagens, com características tão distintas e incompatíveis, seriam aceitos a uma mesma facção (que só aceita personagens lawful, por exemplo).

Pegando o caso do mago que vive seguindo as leis, costumes e ajudando o próximo, ok? Digamos que tenha um outro mago, que busca fazer o bem, mesmo que tenha que trapacear aqui e roubar uma comida ali (caracterizando-o como chaotic).

Esses dois magos são bem parecidos em termos de personalidade e características. Mas, por possuírem alinhamentos diferentes (aquele é lawful e este é chaotic), ou seja, serem distintos em seu âmago, eles jamais seriam aceitos em uma mesma facção que só aceitasse membros voltados ou para a ordem ou para o caos.
 
Ah, agora entendí.

É, vou considerar seriamente a inclusão dos "Alignments" ao sistema UA.


...


Aproveite e me tire uma dúvida:

"Alignments" são relativos a um contexto, certo?

Digamos que um Baatezu seja o produto de uma sociedade e cultura que valorize e estimule valores como egoísmo, crueldade, orgulho, etc. enquanto recrimina valores como humildade, compaixão, etc. Ou seja, em tal sociedade, teríamos o seguinte:

MORAL: crueldade, egoísmo, etc.

AMORAL: humildade, compaixão, etc.


Então, tal Baatezu, no contexto de sua sociedade seria considerado GOOD/MORAL, certo?

Em contra-partida, numa sociedade com valores opostos, ele seria considerado EVIL/AMORAL, certo?


Seguindo esse pensamento, não seria lógico (e verossímil) que Sigil - a New York do Multiverso, o ponto de confluência de todas as culturas (e consequentemente de todos os sets de valores de todo multiverso), fosse desprovida de um padrão tão nítido e simples de valores (como o próprio modelo de Alignments) , ou então que tivesse o seu próprio set de valores porém tão bizarro que continuaria não fazendo muito sentido? :eek:

Digo, o que é BOM, e o que é RUIM, num lugar que é (supostamente) o ponto de confluência de todo multiverso?

Homossexualismo, egoísmo, ganância, compaixão, indiferença - são só alguns exemplos de coisas valoradas positiva ou negativamente pelos povos da Terra em diferentes períodos históricos. E se temos a possibilidade de ter gregos, babilônios, nórdicos, árabes, asiáticos, juntos com demônios, anjos, e criaturas das mais exóticas possíveis num mesmo lugar - então o QUÊ é MORAL/GOOD e o que é AMORAL/EVIL ???


:think:
 
Aproveite e me tire uma dúvida:

"Alignments" são relativos a um contexto, certo?

Digamos que um Baatezu seja o produto de uma sociedade e cultura que valorize e estimule valores como egoísmo, crueldade, orgulho, etc. enquanto recrimina valores como humildade, compaixão, etc. Ou seja, em tal sociedade, teríamos o seguinte:

MORAL: crueldade, egoísmo, etc.

AMORAL: humildade, compaixão, etc.


Então, tal Baatezu, no contexto de sua sociedade seria considerado GOOD/MORAL, certo?

Em contra-partida, numa sociedade com valores opostos, ele seria considerado EVIL/AMORAL, certo?

Não. Se dois baatezus resolverem embarcar em uma missão juntos, é mais fácil os dois acabarem se matando do que cumprirem a missão.
 
O alinhamento não é subjetivo, é objetivo. Ele sempre segue aqueles parâmetros do livro de regras, independente de quem sejam os jogadores ou de onde se passe a aventura.
 
Não. Se dois baatezus resolverem embarcar em uma missão juntos, é mais fácil os dois acabarem se matando do que cumprirem a missão.

Não concordo não. Baatezus são lawful, eles provavelmente seguiriam a ordem do superior e trabalhariam na missão, como um exército. Se fossem Tanar´ris, eles sairiam na porrada, roubariam a alma e arma do oponente e provavelmente iniciaria uma guerra por isso. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo