• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Plágio Tolkieniano

Ravanoc

The ring has been lost.
Quando se cria uma obra, seja ela uma criação literária ou exposição de idéias, ou seja algo que não seja muito importante ou exdrúxulo, o autor está sujeito e cercado à criticas, sugestões, dúvidas, e influências.Como todos sabem, a influência é uma cadeia de pensamentos e atrativos que seguem e passam de pessoa para pessoa, por meio do contato visual ou não.Portanto, ao ler O Senhor dos Anéis, O Hobbit e o Silmarillion, creio que todos se sintam motivados à verem no cinema um filme da história, brincar de Role Playing Game ou até mesmo ler mais.Portanto, também possa dar vontade de escrever algo.Como por exemplo, uma continuação pros livro, só de brincadeira, pelo fato de eles serem motivadores e imensamente bem escritos, prazerosos.
Desta forma, eu lhes pergunto: vocês já presenciaram alguma obra plagiada de J.R.R Tolkien?
Já vi diversas vezes em blogs ou websites, o uso da mitologia e criação; além de uma série de raças, histórias, que são indubitavlemente interligadas à criação do professor.Assim como a influência é uma cadeia - pois você se pega a influência de alguém e transmite esse sentimento à outra pessoa - eu acho que possam existir pessoas que também tenham plagiado Tolkien.Um exemplo é Paolini.Já vi muitas críticas à respeito dele.Vocês conhecem outra obra (talvez até mesmo comercializada) que têm suas raízes profundamente em Tolkien?
Já vi um site que tinha a introdução de um conto exatamente como n'O Silmarillion.'No começo existia Eru'...Foi horrível.O autor só trocou algumas palavras.
Que raiva!
 
Vi pequenas coisas até mesmo pela net vc ahca uma coisa ou outra.... o maior absurdo é que a pessoa que faz isso acha que está homenageando o autor plagiado ou tem a cara de pau de dizer q não tem nada a ver...
Vi coisas assim com Tolkien, com Rowling... e com alguns outros.. alguns mudam apenas nomes.... chega a ser tão absurdo que da realmente ódio de ver...
Agora... usar a palavra "Eru" é pra acabar hein.... plágio maior nem precisava mesmo!
 
Mas que coisa hein.

Plágio é crime!

Eu, felizmente, nunca medeparei com um caso de plágio de Tolkien. Ainda bem, porque ficaria tão P da vida que não sei o que faria. Provavelmente encheria o 'autor' de palavrões e mandaria ele bem linge, depois é claro de denunciar por toda a rede e deixá-lo com a moral lá no chão.
 
Nunca vi nenhum plagio descarado, ja vi citações como no digimon, fala que o dente do Garurumon, é duro como o metal lendário Mithril, e filmes beeeem baseados como O Anel dos Nibelungos.
 
Também não me lembro de nenhum plágio. Até mesmo quanto a Paolini, que é tão acusado, prefiro ficar neutra. De qualquer forma, copiar, seja de que autor for, sempre é algo errado e digno de repulsa.

É importante ressaltar também que existe uma diferença - embora haja apenas uma linha tênue as separando - entre inspiração e cópia.
 
Também não me lembro de nenhum plágio. Até mesmo quanto a Paolini, que é tão acusado, prefiro ficar neutra. De qualquer forma, copiar, seja de que autor for, sempre é algo errado e digno de repulsa.

É importante ressaltar também que existe uma diferença - embora haja apenas uma linha tênue as separando - entre inspiração e cópia.

Na verdade, não acho que Paolini tenha plagiado Tolkien. Ele só está quase no meio da linha, mas ainda no lado "inspiração".
 
Na verdade, não acho que Paolini tenha plagiado Tolkien. Ele só está quase no meio da linha, mas ainda no lado "inspiração".

attachment.php
attachment.php
 

Anexos

  • alagaesia8xp.jpg
    alagaesia8xp.jpg
    157,7 KB · Visualizações: 178
  • 700px-Middle_earth_map.jpg
    700px-Middle_earth_map.jpg
    98,2 KB · Visualizações: 180
Aí é que tá.
Alguns diriam que o mapa é puro plágio das obras Tolkienianas, outros, que é pura influência.Eu ainda fico com a idéia que o mapa é um pouquinho de inspiração excessiva.
 
Última edição:
Desde que a pessoa não faça uso para que se tenha rendimentos financeiros.

Nem tudo acho que é plágio.

Por exemplo, se alguém vai fazer um estudo sobre as obras de Tolkien, um mestrado, desde que as fontes sejam devidamente citadas, não há problema nenhum, bem como a elaboração de algum mapa para um melhor compreenção dos leitores; não há problema.
 
Paolini publicou comercialmente a sua obra.Não sei se a questão se aplica só à ele, mas fica a dúvida.
ps¹ : não que tenha sido plágio
 
Receio que o plágio a Tolkien seja (algumas vezes), sem querer.
Tolkien escreve sobre, elfos, anões, humanos, dragões, um tema que oferece muito, e ele escreveu muito sobre esse tema, quando alguem cria histórias que envolvam, humanos, elfos, e coisas do genero, fica muito dificil de não lembrar de Tolkien.
Ele falou muito, inventou escritas, idiomas, lendas e tudo o mais que sua mente permitia inventar a respeito do tema, então quando pegamos algum livro para ler, que envolva temas semelhantes, nos lembramos de Tolkien, ou vem nas nossas mentes quase involuntariamente suas obras literarias.
 
Não é só o fato de outros escreverem sobre elfos, anões, halflings, etc., mas o modo como escrevem sobre essas outras raças. Invariavelmente os elfos têm alguma rixa com os anões nessas outras obras. E de onde veio isso? Tolkien.

Isso sem falar no modo como as culturas dessas raças são retratadas, de como os nomes são criados... tudo remete a Tolkien de uma forma que vai além da pura "inspiração".

O pessoal simplesmente não consegue ser criativo o suficiente para fazer algo de fantasia sem ter o "sabor" tolkieniano. E ao tentarem emular Tolkien, conscientemente ou não, produzem obras inferiores, sempre. É preciso ter um pouco mais de bagagem para escrever uma obra do nível do SdA do que simplesmente ler o SdA, um tipo de bagagem que era mais facilmente obtida durante a época em que o Tolkien cresceu e que hoje é quase impossível, seja porque não se estuda mais as mesmas coisas que ele estudava como antigamente (os cursos universitários mudaram muito lá fora), seja porque dá mais trabalho ir atrás desses materiais por conta própria. Aliado a isso, é claro, está uma boa dose de inspiração e gênio, coisas que não brotam em qualquer lugar.

Mas a preguiça não favorece os medíocres, e enquanto alguém não tiver vontade de criar algo realmente diferente de Tolkien, essas outras obras de fantasia vão continuar sendo sempre a mesma coisa: secundárias.
 
O problema, e eu sei como é, é q quando vc começa a escrever td aquilo q já leu vem a mente, e se vc naum tomar cuidado acaba fazendo uma cópia do q já leu. O negócio é vc usar a sua imaginação e naum a dos outros.
 
Depende de como vc escreve um texto. Se há dados que pertencem a um outro ator, é só citar as referências bibliográficas e se for para uso comercial é pedir uma autorização dos direitos autorais.

Agora, é muito mais fácil plagiar (não sei se é assim que escreve [risos]) do que fazer um trabalho decente.

Copiar e colar é fácil, o difícil e escrever e colar...
 
O problema é o modo como a coisa é escrita.

Se, por exemplo, eu escrevesse um livro em que houvesse rivalidade entre elfos e anões, isso inevitavelmente lembraria a literatura tolkeniana, afinal, como disse Tilion, sempre há uma rixa entre elfos e anões nessas outras obras.

Mas, como eu definiria essa rixa? Isso é o que define se meu livro seria plagiado ou não. Exemplos:

1. Dois respeitáveis guerreiros, um de cada raça, desejam conquistar um posto de comando em um exército misto (humanos, anões e elfos), competindo entre si pelo cargo, cada um contando com o apoio de seu governante e de seu povo.

2. Competição entre uma grande cidade de anões e uma grande cidade de elfos no comércio e no desenvolvimento da região. Desconsiderando diferenças culturais óbvias, a cidade mais próspera seria a vitoriosa.

3. Anões e elfos não concordam em muitas coisas, e os estereótipos são comuns. Há exceções, como amizade entre um elfo e um anão, mas o preconceito ainda é presente na época em que acontece a história.

O terceiro exemplo foi proposital. Porém, se eu desenvolvesse uma boa narrativa com o primeiro ou segundo exemplo, haveria certa semelhança com alguma obra de Tolkien (graças à rivalidade), mas a semelhança acaba por onde começou. A não ser que eu coloque um artefato mágico muito poderoso no meio... :roll:
 
Plagio, plagio, ainda num vi não.
E tbm nunca procurei.
Agora obras influenciadas por Tolkien.
Existe VARIAS.
O proprio D&D, foi influenciado.
E muitas outras coisas que estão aqui no forum.

Agora plagio, é fo**.
Vou procurar qualquer dia algum plagio em sites..
 
Tem um livro que plageia o começo do Silmarillion igualzinho ..... se chama o Antigo testamento e está na Biblia.... dá uma lidinha lá e vocês vão ver que o Tolkien se baseou na criação da Terra Média na Biblia.... não crussifiquem os outros por gostarem de um autor, até por que vocês podem descobrir que ele também utiliza elementos de outros autores.
Critiquem (e quando digo critiquem, quero dizer avaliar, e não falar mal) a obra em si e não compare com outras, por que senão, após ler escritores como Shakespeare, você começará a dizer que todo o resto é plágio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo