1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Fëaldar

Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

A algum tempo alguem pediu os poemas de tolkien em inglês, então trancaram o topico dizendo que aquilo abriria margem para pirataria.
    Daí eu fiquei em dúvida: citando as fontes, quanto de um livro eu posso reproduzir sem que isso seja considerado pirataria?

2. Deriel

Deriel Administrador

A lei nos diz que não constitui ofensa aos Direitos Autorais

O que é ainda mais restrito do que eu imaginava pois achava que o percentual seria o mesmo dos EUA (20%).

3. Peregrino

Peregrino Estrela de Valinor

Sendo assim se seguir ao pé da letra, se o cara citar mais do que o necessário para a critica ou estudo já pode ser considerado pirataria?

4. Dwain

Dwain Banned

Teoricamente sim....desde que ultrapasse a cota maxima pré estabelecida pode ser considerada pirataria....

5. #Melian#

#Melian# Usuário

Mas então, mesmo para fins de estudo, que é um meio de divulgação, a "pirataria" não é ignorada?

6. Peregrino

Não, e nem deve, lembro na faculdade que tiravam foitocópias de livros inteiros dizendo ser para fim de estudo, e os direitos do autor pela obra, vão parar onde, acho que citação é uma coisa, cópia descarada já é outra.

7. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Até pouco tempo, na Universidade onde estudo, qualquer um podia tirar cópia tranquilamente de livros completos, mas aí bateu a lei de direitos autorais, e parece-me agora que é permitido somente até 10% da obra ou 1 capítulo.

Mas aí a pessoa tira 10%, manda um amigo tirar mais 10%, e assim por diante, e quando viu tá com o livro inteiro copiado. :|

8. Peregrino

É mas suponhamos que seja um livro de 20 capítulos, vai precisar de 20 pessoas, já fica mais complicado..

9. Edo Fragoso

Edo Fragoso Usuário

mas as pessoas não tiram copias de um livro completo é perda de dinheiro......... não vale a pena.........o problema é com a comercialização de fotocopia de um livro completo........ mas quem (em qualquer universidade) não tira cópia de mais de 20% de um livro? (ou vc vai estudar pela metade?) além dos livros serem caríssimos o melhor caminho para estudar é com a xerox.....(aí entra o problema da biblioteca da universidade não ter os livros em número suficiente e muitas vezes não ter livro nenhum para estudar).......é foda :|

10. Peregrino

Não querendo mais prolongar o assunto que é completamente pff-tolkien, mas a questão é que o autor tá cagando se na sua universidade tem o livros suficientes ou não, isso é problema entre vc e a administração da universidade, o cara escreveu o livro e tem o direito de receber por isso, e ponto. Fazer um cópia não autorizada do conteudo integral é crime, senão vira baderna.

11. Edo Fragoso

Edo Fragoso Usuário

mas vc não está levando em conta que estamos no brasil........ não em um país onde as bibliotecas tem de tudo e onde a universidade publica não é sucateada como aqui......... portanto tem que liberar sim o uso que xerox para as faculdades........

12. Primula

Primula Moda, mediana, média...

:eh:

Vou grifar para que você entenda o que o Peregrino disse.

13. Fëaldar

Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

Tipo, se eu, por exemplo, colocar um poema de tolkien no meu blog e citar as fontes, é pirataria?

14. pelego

pelego Usuário

Eu tiro cópias dos poligrafos passados pelos professores. já estes , muitas vezes, apenas copiam conteudos para seus poligrafos, enchendo-o a moda loca mesmo... e leva o poligrafo o nome deles ! e no fim tudo é uma copia mesmo...

Seus poemas com certeza foram mal avaliados pelo moderador..

15. Deriel

Deriel Administrador

Os poemas são de Tolkien, não dele.

16. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

se tem uma coisa que eu considero absurda e que nunca vou concordar são essas regras de direitos autorais. em certos pontos ela é inteligente, mas chegar a impedir a divulgação de obras e de artigos de estudo, é ridículo: uma ditadura hipócrita.

17. Arnostalion ¥

Arnostalion ¥ Usuário

Se você escrevesse um livro iria gostar que só uma pessoa comprasse e começasse a distribuir cópias por tudo quanto é canto sem pagar um único centavo pra você? :roll:

Eu sou totalmenta favor da lei de direitos autorais, se você teve o trabalho de criar algo, você tem o direito de receber sobre o uso/venda da sua obra por outras pessoas.

18. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

é exatamente isso que quero dizer: "em certos pontos...". mas, por exemplo, sabe que queriam proibir o curso de Quenya da Ardalambion? por quê? deviam rever algumas idéias, principalmente quando não estão inclusos intuitos lucrativos.

19. Skywalker

Skywalker Great Old One

Olha, pelo que eu sei, o Gabriel sempre teve autorização do Helge pra traduzir tanto o site quanto o curso...

20. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Pois é... o Helge inclusive recebeu uma cópia do livro. Aliás na entrevista com ele, ele fala da sensação de ter seu curso publicado no Brasil(unico país q publicou tal curso).

De onde ele "soube" disso?

Compartilhar