• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pirataria

Fëaldar

Campeão do Clã do Lobo
A algum tempo alguem pediu os poemas de tolkien em inglês, então trancaram o topico dizendo que aquilo abriria margem para pirataria.
Daí eu fiquei em dúvida: citando as fontes, quanto de um livro eu posso reproduzir sem que isso seja considerado pirataria?
 
Fëaldar disse:
A algum tempo alguem pediu os poemas de tolkien em inglês, então trancaram o topico dizendo que aquilo abriria margem para pirataria.
Daí eu fiquei em dúvida: citando as fontes, quanto de um livro eu posso reproduzir sem que isso seja considerado pirataria?

A lei nos diz que não constitui ofensa aos Direitos Autorais

Lei 9610 disse:
a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

O que é ainda mais restrito do que eu imaginava pois achava que o percentual seria o mesmo dos EUA (20%).
 
Sendo assim se seguir ao pé da letra, se o cara citar mais do que o necessário para a critica ou estudo já pode ser considerado pirataria?
 
Peregrino disse:
Sendo assim se seguir ao pé da letra, se o cara citar mais do que o necessário para a critica ou estudo já pode ser considerado pirataria?

Teoricamente sim....desde que ultrapasse a cota maxima pré estabelecida pode ser considerada pirataria....
 
#Melian# disse:
Mas então, mesmo para fins de estudo, que é um meio de divulgação, a "pirataria" não é ignorada?

Não, e nem deve, lembro na faculdade que tiravam foitocópias de livros inteiros dizendo ser para fim de estudo, e os direitos do autor pela obra, vão parar onde, acho que citação é uma coisa, cópia descarada já é outra.
 
Até pouco tempo, na Universidade onde estudo, qualquer um podia tirar cópia tranquilamente de livros completos, mas aí bateu a lei de direitos autorais, e parece-me agora que é permitido somente até 10% da obra ou 1 capítulo.


Mas aí a pessoa tira 10%, manda um amigo tirar mais 10%, e assim por diante, e quando viu tá com o livro inteiro copiado. :|
 
Fëanor ¥ disse:
Até pouco tempo, na Universidade onde estudo, qualquer um podia tirar cópia tranquilamente de livros completos, mas aí bateu a lei de direitos autorais, e parece-me agora que é permitido somente até 10% da obra ou 1 capítulo.


Mas aí a pessoa tira 10%, manda um amigo tirar mais 10%, e assim por diante, e quando viu tá com o livro inteiro copiado. :|

É mas suponhamos que seja um livro de 20 capítulos, vai precisar de 20 pessoas, já fica mais complicado..
 
Peregrino disse:
Fëanor ¥ disse:
Até pouco tempo, na Universidade onde estudo, qualquer um podia tirar cópia tranquilamente de livros completos, mas aí bateu a lei de direitos autorais, e parece-me agora que é permitido somente até 10% da obra ou 1 capítulo.


Mas aí a pessoa tira 10%, manda um amigo tirar mais 10%, e assim por diante, e quando viu tá com o livro inteiro copiado. :|

É mas suponhamos que seja um livro de 20 capítulos, vai precisar de 20 pessoas, já fica mais complicado..

mas as pessoas não tiram copias de um livro completo é perda de dinheiro......... não vale a pena.........o problema é com a comercialização de fotocopia de um livro completo........ mas quem (em qualquer universidade) não tira cópia de mais de 20% de um livro? (ou vc vai estudar pela metade?) além dos livros serem caríssimos o melhor caminho para estudar é com a xerox.....(aí entra o problema da biblioteca da universidade não ter os livros em número suficiente e muitas vezes não ter livro nenhum para estudar).......é foda :|
 
Não querendo mais prolongar o assunto que é completamente pff-tolkien, mas a questão é que o autor tá cagando se na sua universidade tem o livros suficientes ou não, isso é problema entre vc e a administração da universidade, o cara escreveu o livro e tem o direito de receber por isso, e ponto. Fazer um cópia não autorizada do conteudo integral é crime, senão vira baderna.
 
Peregrino disse:
Não querendo mais prolongar o assunto que é completamente pff-tolkien, mas a questão é que o autor tá cagando se na sua universidade tem o livros suficientes ou não, isso é problema entre vc e a administração da universidade, o cara escreveu o livro e tem o direito de receber por isso, e ponto. Fazer um cópia não autorizada do conteudo integral é crime, senão vira baderna.


mas vc não está levando em conta que estamos no brasil........ não em um país onde as bibliotecas tem de tudo e onde a universidade publica não é sucateada como aqui......... portanto tem que liberar sim o uso que xerox para as faculdades........
 
:eh:

Vou grifar para que você entenda o que o Peregrino disse.

Peregrino disse:
Não querendo mais prolongar o assunto que é completamente pff-tolkien, mas a questão é que o autor tá cagando se na sua universidade tem o livros suficientes ou não, isso é problema entre vc e a administração da universidade, o cara escreveu o livro e tem o direito de receber por isso, e ponto. Fazer um cópia não autorizada do conteudo integral é crime, senão vira baderna.
 
Tipo, se eu, por exemplo, colocar um poema de tolkien no meu blog e citar as fontes, é pirataria?
 
Eu tiro cópias dos poligrafos passados pelos professores. já estes , muitas vezes, apenas copiam conteudos para seus poligrafos, enchendo-o a moda loca mesmo... e leva o poligrafo o nome deles ! e no fim tudo é uma copia mesmo...

Seus poemas com certeza foram mal avaliados pelo moderador..
 
pelego disse:
Eu tiro cópias dos poligrafos passados pelos professores. já estes , muitas vezes, apenas copiam conteudos para seus poligrafos, enchendo-o a moda loca mesmo... e leva o poligrafo o nome deles ! e no fim tudo é uma copia mesmo...

Seus poemas com certeza foram mal avaliados pelo moderador..

Os poemas são de Tolkien, não dele.
 
se tem uma coisa que eu considero absurda e que nunca vou concordar são essas regras de direitos autorais. em certos pontos ela é inteligente, mas chegar a impedir a divulgação de obras e de artigos de estudo, é ridículo: uma ditadura hipócrita.
 
Eriadoron disse:
se tem uma coisa que eu considero absurda e que nunca vou concordar são essas regras de direitos autorais. em certos pontos ela é inteligente, mas chegar a impedir a divulgação de obras e de artigos de estudo, é ridículo: uma ditadura hipócrita.


Se você escrevesse um livro iria gostar que só uma pessoa comprasse e começasse a distribuir cópias por tudo quanto é canto sem pagar um único centavo pra você? :roll:

Eu sou totalmenta favor da lei de direitos autorais, se você teve o trabalho de criar algo, você tem o direito de receber sobre o uso/venda da sua obra por outras pessoas.
 
é exatamente isso que quero dizer: "em certos pontos...". mas, por exemplo, sabe que queriam proibir o curso de Quenya da Ardalambion? por quê? deviam rever algumas idéias, principalmente quando não estão inclusos intuitos lucrativos.
 
Eriadoron disse:
é exatamente isso que quero dizer: "em certos pontos...". mas, por exemplo, sabe que queriam proibir o curso de Quenya da Ardalambion? por quê? deviam rever algumas idéias, principalmente quando não estão inclusos intuitos lucrativos.

Olha, pelo que eu sei, o Gabriel sempre teve autorização do Helge pra traduzir tanto o site quanto o curso...
 
Skywalker disse:
Eriadoron disse:
é exatamente isso que quero dizer: "em certos pontos...". mas, por exemplo, sabe que queriam proibir o curso de Quenya da Ardalambion? por quê? deviam rever algumas idéias, principalmente quando não estão inclusos intuitos lucrativos.

Olha, pelo que eu sei, o Gabriel sempre teve autorização do Helge pra traduzir tanto o site quanto o curso...

Pois é... o Helge inclusive recebeu uma cópia do livro. Aliás na entrevista com ele, ele fala da sensação de ter seu curso publicado no Brasil(unico país q publicou tal curso).

De onde ele "soube" disso?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo