• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pirâmide maia de 2.300 anos é destruída

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=3]“É inacreditável que alguém de fato tenha tido o descaramento de destruir esta construção. Não há, absolutamente, nenhuma possibilidade de que eles não soubessem que aqueles eram montes maias”, diz o arqueólogo John Morris[/h]

Autoridades de Belize, na América Central, confirmaram nesta terça-feira (14) que uma escavadeira destruiu uma das maiores pirâmides maias do país durante a construção de uma estrada. O chefe do Instituto de Arqueologia de Belize, Jaime Awe, disse que o templo Noh Mul foi destruído quando operários de uma empreiteira buscavam cascalho para preencher buracos na estrada antes de ela ser pavimentada.

piramide-maia-destruida.jpg

Pirâmide maia de 2.300 anos é destruída por operários (Foto: Reprodução)​

Construído na era pré-colombiana, o templo datava de 2.300 anos e apenas uma pequena parte da pirâmide permaneceu de pé.

A polícia diz que está investigando o incidente, mas arqueólogos belizenhos dizem que esta não é a primeira ocorrência de um incidente desse tipo. “A destruição de montes maias para preenchimento de estradas é um problema endêmico em Belize”, diz o professor Normand Hammond.

[h=2]A relíquia arqueológica ficou reduzida a escombros.[/h]

Arqueólogos locais disseram que foram alertados sobre a destruição no fim da semana passada. O complexo maia está localizado em terras particulares, mas de acordo com a legislação belizenha, quaisquer ruínas pré-hispânicas estão sob proteção do governo. Segundo John Morris, do Instituto de Arqueologia de Belize, os operários sabiam o que estavam fazendo.

“É inacreditável que alguém de fato tenha tido o descaramento de destruir esta construção. Não há, absolutamente, nenhuma possibilidade de que eles não soubessem que aqueles eram montes maias”,
afirmou.

Promotores locais consideram apresentar acusações criminais contra a empreiteira.

Fonte
 
Infelizmente não é só no Brasil que as pessoas não sabem preservar seu patrimônio histórico...
 
Queria pesquisar mais pra montar uma teoria de conspiração sobre o que esta piramide escondia que teve que ser destruido, mas to com preguiça...

No mais, o ser humano descendo a ladeira da imbecilidade a toda velocidade...
 
“É inacreditável que alguém de fato tenha tido o descaramento de destruir esta construção. Não há, absolutamente, nenhuma possibilidade de que eles não soubessem que aqueles eram montes maias”, diz o arqueólogo John Morris
É bem acreditável. Deixe o teto da Capela Sistina ao alcance de determinados grupos religiosos, para ver o que acontece.
 
Ao saber desse fato acabo de sacrificar uma lágrima para Kukulkán no altar da indignação com o progresso material humano.
 
No Brasil infelizmente não existe um tipo de patrimonio histórico dessa magnitude.

Olha, em Recife agente tem a praça do diario, ela existe a seeeeeeculos, e la voce pode ate achar rastros de dinossauros. Desde da era pre-historica que as p*tas fazem programa por la, pode crer, teve uma muito doida que disse que ja conheceu um homo erectus... Quem sou pra duvidar?
 
Última edição:
Governo peruano investiga destruição de pirâmide construída há 5 mil anos

Uma pirâmide de seis metros de altura e construída há cerca de 5 mil anos foi destruída no último sábado (29/06) na região metropolitana de Lima, no Peru. O fato foi denunciado nesta segunda-feira (01/07) pelo Ministério da Cultura do país, que relacionou o crime com empresas do setor imobiliário.

“No sábado 29 de junho, às 4h30 da tarde, um grupo de delinquentes a bordo de uma retroescavadeira entrou no Complexo Arqueológico El Paraíso e destruiu, desde a sua base, uma pirâmide que tinha seis metros de altura e 2.500 metros quadrados de superfície”, explica a nota do governo peruano.

De acordo com o comunicado, que pode ser lido na íntegra aqui, os danos são “irreparáveis”. Desde dezembro de 2012, arqueólogos trabalhavam no monumento. As primeiras descobertas desse grupo de pesquisa datam de fevereiro deste ano.

Após a destruição da pirâmide, os responsáveis pela ação jogaram fogo no espaço ocupado pelo templo e justificaram que a medida tinha como objetivo a limpeza do local. Além disso, eles planejavam destruir outros monumentos históricos da mesma região. No entanto, a policia peruana chegou antes que isso fosse possível.

Fonte
 
Que absurdo.. que tristeza...
:osigh:
Digo o mesmo, também fiquei muito triste ao saber disso.

Não me surpreenderia em nada se fosse esse o caso: 'nhé, isso é obra de paganismo, nhé, Jesus Cristo é o Salvador, nhé, mete a escavadeira nisso aí, é obra do capeta...'. :no:
Pois é, eis aí a "convivência pacífica" do Cristianismo com as outras religiões (várias mais antigas do que ele, aliás).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo