• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pintura / Escultura / Fotografia

Buky

Usuário
Tópico para trocarmos conhecimento sobre estas artes.

Qual seu conhecimento nessa área? Algum favorito?
 
Eu gosto muito de Bosch. Suas obras dizem que são para serem lidas e não apenas vistas.

A minha favorita é As Tentações de Santo Antão, reparem nos detalhes, seres fantásticos, alguns meio jarro meio peixe, ele criava essa loucura, como um mundo de pesadelos!! Muito surreal!!!

tempt_c.jpg
 
Muitas vezes, as Artes Pláticas são imediatas, em outras é preciso intermediação. Esse foi meu caso com Pollock - só " entendi " seu trabalho depois de ver o filme com sua bio e de ler um artigo na Scientific American (!).
large_pollock8.jpg


Já Seurat "conversa" com o apreciador mais facilmente. Incrível seu trabalho de pontilhismo. Tornou-se a tela símbolo da cidade de Chicago, US.
Seurat_SundayAfternoonOnTheIslandOfGrandJatte.jpg


Em escultura, a famosa bailarina de Degas tem uma história extraordinária. Causou grande polêmica quando exposta em Paris pois na época, bailarinas eram relacionadas à prostituição pela classe média - que se confrontou com essa imagem em pleno Salão. Por essa razão, seu rosto apontado para o alto representava, na época, uma afronta. Hoje, vemos uma doce menina vestida de bailarina....
0,,12690784-EX,00.jpg


Já em fotografia, o Brasil tem grandes artistas. Um deles é Sebastião Salgado e sua pungente imagem em P&B do Homem e do Mundo.
salgado4.jpg

fgvsp-direito-2008-sebastiao-salgado.jpg
 
Pessoal bem que poderia colocar as imagens dentro de spoiler né?
Só usar a o codigo
Código:
[spoiler][/spoiler]
 
Eu gosto das pinturas do Jacques-Louis David (revolucionário - literalmente) e do Waterhouse...
 
Gosto muito das obras do Vincent Van Gogh,em especial quando pintou o céu.

Destacaria estas três obras dele:

attachment.php

Noite Estrelada - 1889
Museu de Arte Moderna, Nova York

Pintada durante a internação do artista num asilo do sul da França, durante três noites. A paisagem retratada mistura o real com imagens de sua memória, como uma igreja tipicamente holandesa. É notável o contraste entre a calma do vilarejo e o caos celestial. Os ciprestes são o elo de ligação entre terra e céu. Segundo o pintor, "a noite é muito mais viva e colorida que o dia".


attachment.php

Uma Noite Estrelada Sobre o Ródano - 1888
Museu d’Orsay,Paris

"A visão das estrelas faz-me sempre sonhar, tão simplesmente como me fazem sonhar os pontos negros que representam no mapa cidades e aldeias...." Vincent Van Gogh em 1889 quando pintou " Noite Estrelada sobre o Ródano"


attachment.php

Ciprestes Com Duas Figuras - 1890
Kröller-Müller Museum,Holanda

Os ciprestes, que aparecem cada vez com mais frequência nos últimos quadros de Van Gogh, o deixavam fascinado, embora no início achasse difícil pintá-los. Eles pareciam ter um papel dominante na paisagem, por sua forma e colorido. Van Gogh contou ao irmão, em 1889, que os ciprestes estavam sempre em seus pensamentos. "Surpreende-me que ainda não tenham sido pintados como os vejo... uma mancha negra em uma paisagem ensolarada, mas é um dos tons de preto mais interessantes e mais difíceis de se conseguir exatamente.
 
Concordo em número, gênero e grau com o Phantom Lord.
Editando: Então, já que acharam que eu estava aparecendo demais na foto, resolvi providenciar uma outra melhor do meu quadrinho querido com outra obra de arte ao lado dele. XD Amo muitooooooo! :grinlove:


[attachment=1950]
 
LonelyPirate disse:
Ah ele tá escondido...

Sacanagem! Eu estou em primeiro plano sim, mas ele não está escondido! :timido: Magoei. ¬¬
Iclusive vou deixar só a foto pequeninha agora. Melhor assim?
 
Pintores impressionistas em geral. Monet, Manet, Renoir, Degas, etc...


[attachment=1956]
[attachment=1957]


Isso me lembra um fotografo, que é quase um impressionista. Tenho um livro dele chama-se H2O, são fotos de nú artistico (será que pode?) todas embaixo da água . Mas é artistico mesmo e não pseudo-artístico como fotos da Playboy... O nome dele é Howard Schatz


[attachment=1958]
[attachment=1959]
[attachment=1960]
[attachment=1961]
 
Eu não entendo muito de pinturas [ou artes plásticas, em geral], mas gosto de apreciar também.

Vou tentar fazer de uma maneira organizada, por autor ou autora:

  • Michelangelo - Gosto dos renascentistas em geral, mas mais das pinturas e esculturas do Michelangelo. Dá para ver as "veias" do Moisés... No mármore!
  • Dürer - As obras do Apocalipse são interessantes (Os quatro Cavaleiros do Apocalipse)
  • El Greco - pela força das imagens;
  • Giuseppe Arcimboldo - mais pelas brincadeiras que pela arte em si;
  • Gustave Doré - aquilo é que são pinturas para livros (O Barba Azul, por exemplo) :susto:
  • Remedios Varo Uranga - acho que dão o que pensar. Gosto especialmente da "Papilla Estelar" dela, que foi a primeira que vi;
  • Diego Rivera - pelos murais;

No Brasil, gosto de:
  • Debret - pelo registro da vida no Império com tanta qualidade; (Exemplo)
  • Marc Ferrez - pelas fotografias históricas;
  • Portinari

No Japão, gosto de:

Acho que gosto mais de ilustrações e impressões sobre madeira que pinturas propriamente ditas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo