• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Piloto Dan Wheldon morre em acidente envolvendo 15 carros na Indy

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
O britânico Dan Wheldon morreu depois de um acidente que envolveu 15 carros na 12ª volta do GP de Las Vegas da Fórmula Indy, na noite deste domingo. O piloto de 33 anos chegou a ser levado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos causados pela violenta batida. A corrida era a última desta temporada.

Depois do anúncio da morte de Dan Wheldon, a corrida foi cancelada e os pilotos voltaram para a pista para dar cinco voltas em ritmo lento em homenagem ao britânico. Emocionados, os membros de todas as equipes ficaram de pé na saída dos boxes.

– É tão difícil falar nessas horas... Não é concebível a morte de um jovem justamente num esporte que amamos tanto, que é vida, alegria, emoção, desprendimento. Claro que o automobilismo tem seus riscos, mas a morte não faz parte da cartilha do esporte, não pode fazer parte, entende? O Dan era um cara tão legal, alegre, estava sempre de bom humor. Todos nós estamos arrasados, com o coração apertado. É uma perda enorme, do profissional, do cidadão e do pai de família – lamentou o brasileiro Helio Castroneves.

Também envolvido no acidente, Will Power foi avaliado pelos médicos e liberado horas depois. Apesar de estarem acordados e alertas, Pippa Mann e JR Hildebrand passarão a noite no hospital.

Sem a última corrida, o escocês Dario Franchitti ficou com o título desta temporada, o quarto de sua carreira e terceiro consecutivo. Will Power terminou na segunda posição.

Nascido na cidade de Emberton, na Inglaterra, Wheldon estreou na Fórmula Indy em 2002 e conquistou o campeonato em 2005, além de ter vencido duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis (2005 e 2011). Na categoria, o piloto teve 128 largadas, fez cinco poles e ganhou 16 corridas.

Depois de ser dispensado pela Panther no fim do ano passado, Wheldon não teve uma equipe fixa nesta temporada e disputava apenas a sua terceira corrida do ano. Além da vitória em Indianápolis, ele havia conseguido um 14º lugar em Kentucky. O piloto estava bem perto de um acerto com a equipe Andretti Autosport para 2012.

O inglês era casado com Susie Behm desde 2008, com quem tinha dois filhos – Sebastian, de dois anos, e Oliver, que completará sete meses na quarta-feira. A família morava em St. Petersburg, na Flórida.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/motor...s-acidente-com-15-carros-na-formula-indy.html

Vídeo do acidente:


Pilotos prestam homenagem a Dan Wheldon na pista:



Eu praticamente nem acompanho a Indy, mas é realmente uma pena quando acidentes assim tiram a vida de alguém. E ainda deixou dois filhos pequenos =/
 
Última edição por um moderador:
É mais um exemplo para se discutir a viabilidade de circuitos ovais curtos onde os carros ficam muito próximo uns dos outros, a velocidade média das voltas é muito alta e quando acontece um acidente costuma ser muito perigososo que o digam o Emerson Fitipalddi e Nelson Piquet que já tiveram seus piores acidentes neste tipo de pista e tiveram a sorte de escapar de uma tragédia mais grave.
 
Acidente grave mesmo! Só tinha visto por fotos.

Não acompanho a Indy, mas como em todos os esportes é triste quando acontece algo assim.
 
No segundo vídeo que eu postei ali, o comentarista da Band fala sobre uma alteração nos carros da Indy que deverá ser implementada no próximo ano, que consiste numa espécie de pára-choque traseiro, para evitar que aconteçam esses casos dos carros decolarem após atingir a traseira de outro.

Já é alguma coisa. Mas ainda acho que o cockpit deveria ser completamente fechado. Tanto na Indy quanto na F1 e em outras categorias cuja estrutura dos carros seja semelhante.
 
No segundo vídeo que eu postei ali, o comentarista da Band fala sobre uma alteração nos carros da Indy que deverá ser implementada no próximo ano, que consiste numa espécie de pára-choque traseiro, para evitar que aconteçam esses casos dos carros decolarem após atingir a traseira de outro.

Acho muito dificil eliminar em 100% o risco de "decolagem" num oval, já que é um tipo de pista cuja construção física favorece isso.

e o foda é andar a maior parte do tempo tangenciando o muro, sem ter área de escape, qualquer deslize é praticamente certo o choque contra ele e até o carro desacelerar totalmente o piloto não pode fazer nada, só rezar.
 
É mais um exemplo para se discutir a viabilidade de circuitos ovais curtos onde os carros ficam muito próximo uns dos outros, a velocidade média das voltas é muito alta e quando acontece um acidente costuma ser muito perigososo que o digam o Emerson Fitipalddi e Nelson Piquet que já tiveram seus piores acidentes neste tipo de pista e tiveram a sorte de escapar de uma tragédia mais grave.

Então, ainda mais na Indy onde os carros ultrapassam os 400 km/h. Uma máquina que pode virar uma bomba num acidente as vezes até bobo.

Tem o caso do Alex Zanardi que em 2001 num circuito oval sofreu um acidente semelhante, sobreviveu mas infelizmente teve as duas pernas amputadas.

 
Última edição por um moderador:
Tavam falando que a média de morte da Indy é de 1 a cada 2 anos e meio. Absurdo, deviam mudar as regras por causa disso.
 
O que é mais elevado na Indy são acidentes que se não resultam em morte deixa o piloto de fora da temporada por um longo tempo.

Esse do Zanardi que lhe custou a perda das duas pernas me lembro muito bem. E o Piquet teve a sorte de por um triz não ter perdido um pé num oval também.
 
Essas pistas ovais são quase globo da morte dos motociclistas de circo, não?
Inclinação pra se der merda o piloto realmente não tem chance alguma.
 
É como nos velódromos em que a pista tem uma inclinação, raio, piso específico que permitem aos ciclistas desenvolverem uma velocidade elevada que talvez jamais conseguiriam numa pista plana.
 
Aliado a isso, a pista não tem área de escape. Se perder o controle é muro. Por isso vemos tantos carros pegando fogo nas corridas.

Sinceramente, não sei se tomarão providências. O caso do Zannete chocou bastante na época, por ser um ótimo piloto e mesmo assim continuamos tendo acidentes nesse nível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo