• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pick it up! (ou: Ska e suas influências)

Ana Lovejoy

Administrador
Faz tempo que estou enrolando para abrir esse tópico aqui, mesmo porque eu acho que sou a única pessoa desse fórum que gosta de ska :gotinha: Poréééém... estou com tempo sobrando mesmo, então vamos lá.

Definir o ska é complicado, e a explicação acaba sempre caindo para o (horrível) "é um reggae mais rapidinho". Não, não é um reggae mais rapidinho, embora os dois ritmos tenham algumas semelhanças. Mas o ska é uma mistura de mento com r&b. Na realidade, dá para se dizer que a bateria lembra o blues a guitarra o mento jamaicano.

Embora não tenha pipocado da noite para o dia, dá para se dizer que o ska surgiu nos anos 60, criados pelos "Rude Boys". Esses eram os garotos das classes operárias, que viram no ska uma forma de diversão. Essa primeira explosão de popularidade costuma chamar-se de "Primeira Onda" e com ela vieram bandas deliciosas como Skatalites, Byron Lee & The Dragonaires entre outros.

Associada com a cena 2-tone na Inglaterra, o ska chega ao auge em sua "Segunda Onda", que começa nos anos 70 e segue até o início dos 80. Aqui o ritmo ganha elementos do punk, ficando bem mais rápido. Além disso, os instrumentos de sopro ganham mais destaque. O ska da "Segunda Onda" chega com bandas conhecidas até hoje, como Madness e The Specials, que deram sangue novo ao ska da "Primeira Onda".

Chegando ao fim a "Segunda Onda", no começo dos anos 80 até os dias de hoje tem-se a "Terceira Onda". A característica principal das bandas dessa onda é a mistura com ritmos diversos, sem qualquer limitação. Na segunda metade dos anos 90 o ritmo ficou mais conhecido com bandas como The Mighty Mighty Bostones, Fishbone e Voodoo Glow Skulls.

Além disso, bandas como No Doubt e Offspring passam a citar o ska dentro de suas influências, o que populariza ainda mais o ritmo. A "Terceira Onda" bateu com força aqui no Brasil (lembrando que nos anos 80 bandas como Titãs e Paralamas do Sucesso já arriscavam-se no ritmo).

Dessa fornada de bandas de ska tupiniquins, a melhor com certeza está presente na coletânea "SkaBrasil", do selo Paradoxx. Contando com Boi Mamão, Skuba, Manuels, Skamoondongos e Mr. Rude, a coletânea conta com novas músicas e releituras de outras como "Eu Gosto é de Mulher" (com participação do Rodolfo e do Roger do Ultrage), "Patrulha Noturna", "Negro Gato" (que ficou ótima!!!) e "Sou Boy". Vale lembrar que outras bandas como as cariocas Los Djangos e Acabou la Tequila também espalharam o ritmo por aqui.

Enfim, só um breve histórico com algumas dicas caso alguém queira conhecer o ritmo. Para o pessoal do som mais pesado eu sugiro Voodoo Glow Skulls, sem sombra de dúvidas. Bandas como Operation Ivy e Dance Hall Crashers também tem uma influência de ska, mas acredito que tendam mais para o punk. :think:

E antes que eu me esqueça: aquela música do comercial antigo do Palio Weekend, com os peixinhos e tal... bem, é ska :obiggraz:
 
Engrgaçado, esse tópico apareceu coincidentemente qdo eu achei um cd meu com umas musiquinhas dos The Mighty Mighty Bostones em casa e escutei pq tava com saudades... Eu gosto muito dakela música farofinha deles: The Impression djashfuahfdncn (naum me lembro exatamente como se escreve... :oops: )

E eu acho o 1ª CD do No Doubt legal... :mrgreen:

eu naum conheço muita coisa, mas existe o "Rock Steady" (naum sei se está certo a forma de escrever) q tem algo a ver com o Ska naum??? O q é exatamente? :oops:
 
Conheço pouco de Ska, tem essa do Mighty Mighty Bosstones que é boa mesmo, gosto bastante.

Estou postando aqui porque lembrei de uma coisa interessante ligada ao Ska, uma vez li uma entrevista com um Skinhead onde ele tentava elucidar os ideais do seu movimento, uma das coisas citadas é q o estilo de música predominante para eles é o Ska, bizarro, não?
 
Urd Sama disse:
eu naum conheço muita coisa, mas existe o "Rock Steady" (naum sei se está certo a forma de escrever) q tem algo a ver com o Ska naum??? O q é exatamente? :oops:

Tem sim, é uma "evolução" do ska, digamos assim :think:
Mas enquanto ska tá mais para R&B, o rock steady está mais para soul

Thales Pan Chacon disse:
Estou postando aqui porque lembrei de uma coisa interessante ligada ao Ska, uma vez li uma entrevista com um Skinhead onde ele tentava elucidar os ideais do seu movimento, uma das coisas citadas é q o estilo de música predominante para eles é o Ska, bizarro, não?

Eu não quero falar besteira porque não conheço muito bem os ideais do movimento Skinhead, mas se não me engano eles são... humm... racistas, não?

É meio estranho, porque principalmente na segunda onda a mensagem principal do ska era contra o racismo :eek:
 
Ska é um estilo muito legal, mas eu não conheço muito mais que a "terceira onda" falada pela Joy!
A minha banda favorita de Ska das que eu conheço e mais atual é o Less Than Jake, que é uma banda que tem algumas música com levadas Punks, mas 98% das músicas são Ska do melhor! Voodoo Glow Skulls é uma banda média na minha opinião pois tem otimas músicas, e pessimas, eu não lembro de nenhuma agora de nome, mas já ouvi várias...
Realmente não to lembrando muitas coisas bandas internacionais de Ska mesmo, lembro de Mad Caddies, D. Sailors, Reel Big Fish, The Mighty Mighty Bostones, a ex-bandas de alguns dos membros do Rancid: Operation Ivy(que é Skazinho sim!)...
Bandas que flertaram com o Ska, são Offspring, Rancid, Goldfinger...
O No Doubt eu não considero Ska, mesmo o primeiro cd sendo chegado bem mais no Ska, maaas, no segundo cd eles já mudaram bastante utilizando de música eletronica nas músicas e no outro virou algo mais pop... Mas o primeiro cd da banda, Tragic Kingdom eu considero um dos melhores cds de Punk/HC/Ska e coisas do genero que eu já ouvi! Alias, com certeza é um cd que merece ser escutado pra quem curte músicas desse genero, é muuuito bom!

Agora no cenario nacional eu conheço algumas banda e curto bastante, por exemplo: Super Saiajeans(tenho uma camisa da banda) que infelizmente acabou, Ska La Boca, Skazofrenicos, Skafajets, Coronel Mustarda, entre muitas outras que vivem tocando em casas de shows underground em todo país! :obiggraz:
 
Ana Lovejoy disse:
Thales Pan Chacon disse:
Estou postando aqui porque lembrei de uma coisa interessante ligada ao Ska, uma vez li uma entrevista com um Skinhead onde ele tentava elucidar os ideais do seu movimento, uma das coisas citadas é q o estilo de música predominante para eles é o Ska, bizarro, não?

Eu não quero falar besteira porque não conheço muito bem os ideais do movimento Skinhead, mas se não me engano eles são... humm... racistas, não?

É meio estranho, porque principalmente na segunda onda a mensagem principal do ska era contra o racismo :eek:

Então, justamente por isso q achei bizarro o cara falar de Ska, eu não imaginava que Skinheads curtissem Ska...principalmente por ser um estilo musical calcado no Reggae.

Mas, visto q a incoerência é a tônica desses grupos, nada me surpreende.
 
Só p/ saber...
Quantos CDs o Skamoondongos tem? Eu só conheço o "2º", que por sinal é bem divertido.
Eu vi os sujeitos da banda uns tempos atrás em algum lugar (não lembro onde), mas o programa já tava bem no final e não deu p/ saber nada.
 
Olha, eu não tenho muita certeza não, mas acho que foi só o "Segundo" mesmo. Com a esfriada que deu depois de 98 a divulgação do trabalho das bandas ficou cada vez mais fraca.

Aliás, se você me perguntar se eles ainda tocam, eu não vou saber responder. O Boi Mamão eu sei que acabou, Skuba chegou a lançar um segundo cd depois de Churraskada... mas desse pessoal que embarcou no projeto do Clemente, acho que pouco ficou.

Uma pena, eu adorava o som do Boi Mamão :tsc:
 
Bom, se eles tocam eu tb não sei.
O que sei é que até pouco tempo atrás eles tavam vivos ainda, pois os vi em algum programa.
Mas creio que se estavam reunidos, é pq num pararam, ou se pararam tão voltando. A não ser que seja algum programa especial, repirse ou algo assim.
Não é algo muito normal uma banda se reunir num programa a toa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo