1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Picasso e Portinari roubados do Masp

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Peonia Cachopardo, 20 Dez 2007.

  1. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Confesso que ainda não acredito que o Masp foi assaltado em 3 minutos!
    Li uma reportagem na Uol hj à tarde falando sobre o roubo e sobre a investigação que está sendo feita.
    O Brasil perdeu muito hoje, e não foram só as obras, foi também a confiança.
    Não consigo imaginar como uma admirador ou colecionador de arte possa ser tão insensato a ponto de encomendar o roubo de 2 obras famosas, que antes serviam ao público. Triste e vergonhoso.
     
  2. SirWotan

    SirWotan Pizza com ketchup

    Sim.. mas o pior é que supeitam q os mesmos ladrões tentaram assaltar o msm lugar a 2 meses atras!!!! e eles não melhoraram em nada a segurança!

    é uma pena!!!! o Lavrador de Café era o marketing do maior pintor q o Brasil ja teve!
     
  3. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Caraca!

    Acho que só tinha uma do Picasso no Masp. Ou tinha mais de uma? Eu só lembro de ter visto uma da última vez que fui. Eu não lembro o nome da tela. E tá difícil entender como eles fizeram tudo, não vi nada na TV ainda nem li sobre.

    ---

    Edit: tá, li na internet. Avaliadas em 120 milhões. Crap...

    Imagens das obras em anexo.
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 20 Dez 2007
  4. SirWotan

    SirWotan Pizza com ketchup

    Eles quebraram uma porta de vidro, entraram, roubaram e voltaram pela mesma porta de vidro!
    td muito muito muito rápido!
     
  5. SirWotan

    SirWotan Pizza com ketchup

    as telas roubadas são: Retrato de Suzzane Bloch de 1904 de Picasso
    e lavrador de café de 1939 de Portinari

    :osigh:
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Eu ainda não acredito que o MASP não tinha nenhum tipo de alarme para detectar esse tipo de coisa. Ridículo. Um museu com esse calibre deveria estar melhor equipado. Não precisa ser uma coisa de outro mundo, mas quebrar uma porta de vidro sem chamar a atenção de ninguém é demais.
     
  7. SirWotan

    SirWotan Pizza com ketchup

    MASP em 2005 ficou sem a visita do público por falta de energia, essa q foi cortada por falta de verba!
    e sabe pq as cameras não filmaram o ato do roubo!?
    pq a luz do andar estava apagada por controle de custos!
     
  8. Tronco

    Tronco Banned

    bem como artista vou falar... A MERDA É Q NESSE PAÍS NINGUEM RESPEITA BOSTA NENHUMA... meu é o MINIMO de respeito q deveriamos (brasileiros) ter com grandes mestres da arte. fala serio; Qdo vi a reportagem hoje eu fiquei em choque; isso só vai LIMITAR a entrada de qqr tipo de ARTE no nosso pais; por causa de meia duzia de FDP com todo respeito mas to muito p da vida com isso. Ja naum basta viver em um pais super limitado qto a arte e qdo tem vai um coitado qqr e rouba...eeeeeeeeeeeeeee brasil
     
  9. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O8-O
    ninguém viu?
    ninguém foi pra cima?
    não deu nem um fuzuê?
    cade a polícia? comendo rosquinhas por acaso!?!?!?!

    Tô achando que tinha alguém lá dentro, p/ ajudar????:think:
    Que vocês acham?

    :yep:
    SIM!
    A Arte no Brasil não tem muito valor...
    brasileiro pensa que quem faz arte é vagabundo e que não precisa pensar!
     
  10. eowathiel

    eowathiel dançando lambada com um

    Ainda não ouvi falar desse roubo... Nossa Picasso... Os quadros dele valem uma fortuna... É triste quando estes milionários encomendam estes roubos... Pessoas gananciosas que não sabem respeitar os outros...
     
  11. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Shazan, o Masp tinha 3 Picassos, se não me engano. E o roubo foi exatamente na troca de turno, ou seja, eles já estavam a bastante tempo sabendo do cotidiano do museu.

    O Masp tá passando por uma grave crise financeira e não é de hoje. Esse foi mais um capítulo triste na história dele. Eles não tinham verba nem pra pagar a conta de energia, quem dirá colocar um sistema decente de alarmes. Ou seja, já era uma coisa anunciada.

    A pessoa que encomendou foi bastante esperta. E de pensar que eu vi esse quadro do Portinari esse ano! Espero que as obras não saiam do país.
     
  12. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    A questão não é essa. Roubos existem em todos os países, e não se trata só de tentativas: às vezes eles dão certo mesmo na Europa, por exemplo.

    O que é um problema, e faz desanimar do Brasil, é a facilidade com que o roubo foi feito. Os ladrões simplesmente arrombaram uma porta, pegaram os quadros e saíram correndo. Ou seja, roubar duas obras de arte caríssimas foi do mesmo nível de dificuldade que roubar a farmácia ou um supermercado. Nenhuma segurança, nenhum alarme, e ao que parece nem perceberam na hora, pois não falaram de perseguição nem nada.
     
  13. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Sim, concordo com você! Roubo de arte é bem comum. Os Estados Unidos é o país que mais se rouba. Recentemente roubaram O Grito, do Munch, lá na Europa. Na Itália, se não me engano, todo dia uma igreja é roubada. Esse comércio movimenta muito dinheiro.

    O que desanima é que a segurança do Masp, que é o museu mais importante da América Latina, é extremamente precária. Quando o "O Grito" do Munch veio na Bienal aqui em, 1998, eu lembro que havia um forte esquema de segurança. Que deveria ser permanente no Masp.
     
  14. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Eu já tinha ouvido falar da crise financeira do Masp e também revi as duas telas há poucos meses.

    Eu não lembro de outras telas do Picasso no Masp, pra falar a verdade. Lembro até da tela minúscula e simétrica do Rafael Sanzio mas não lembro das do Picasso. Não sou o maior fã de cubismo =p

    Mas quando vi a imagem da tela que foi roubada, lembrei imediatamente. Não que ela tenha me impactado muito, mas saber da importância história e valor estimado dela já é algo que assusta.
     
  15. CirdanDoOeste

    CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

    è brasil minha gente, é brasil. Enquanto o pessoal não mudar esse jeitinhz brasileiro de ser, não dando a minima para as coisas, vão continuar acontecendo coisas como essa.
    Cara nem alarme tinha, como um muse que possui um acervo tão valioso, tão tem alarme na ala onde estão as duas obras mais importantes q juntas valem mais de 170 milhoes de reais.

    isso dexa qualquer um com bastante chatiação...
     
  16. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Não existem normas que impeçam um museu de operar apenas com guardinhas e reza braba pra não roubarem nada. Porque, se for pensar, era isso que segurava tudo ali =p

    Deviam aproveitar a oportunidade para apontar a carência de patrocínio do museu e ver se a petrobrás para de tentar patrocinar time de futebol e injeta uma grana no MASP.
     
  17. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    De fato, ser apadrinhada por alguma empresa grande é provavelmente o futuro do MASP. É essencial que se consiga verba para instalar um sistema de segurança decente e que sejam apuradas todas as falhas que ocorreram no museu, no quesito segurança.

    Mas pior ainda é ter gente "do dinheiro" pagando por esses quadros roubados mundo afora. Isso só mostra que não entendem absolutamente nada de arte mesmo...

    Abraços.
     
  18. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    E outra coisa, o roubo deixou a falha de segurança do museu evidente. Eles que se preocupem agora em reforçar a segurança, porque o Masp ainda tem obras do Picasso, Portinari, Van Gogh, Monet, etc.
     
  19. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Vou confessar uma coisa...
    Tenho um amigo ex amigo que vive disso.
    Ele não roubava...mas mandava roubar...principalmente arte sacra brasileira.

    E ele dizia.. É fácil roubar museu no mundo todo Não tem segurança alguma. Os amigos dele roubavam quadros no Brasil, Chile e até na Europa a luz do dia.
     
  20. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Talvez porque teoricamente era pra haver um respeito de algo que é feito para as pessoas, sem fins lucrativos.

    Até pelo fato do próprio museu não ter dinheiro quando na verdade tem centenas de milhões de dólares dentro dele. Infelizmente QI baixo e cultura miserável não permitem reconhecimento desse nobre paradoxo nem senso de justiça.
     

Compartilhar