1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pianistas da Valinor

Tópico em 'Música' iniciado por Lord Meneltar, 23 Jun 2004.

  1. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Bem, como alguns sabem eu estudo piano há 8 anos, estou atualmente cursando o curso técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música.Alguém mais toca piano clássico por aqui?
     
  2. Knight

    Knight Rider On The Storm

    Bom, piano clássico eu não sei tocar não, mas eu toco o bife e o hino do Flamengo :mrgreen:
     
  3. Mentor

    Mentor Usuário

    Ei Meneltar, não foi você quem disse que tocar piano e teclado dá no mesmo? :lol:


    Minha professora de Teoria Musical diz que eu devia estudar piano, mas vou fazer isso só quando crescer, porque teria que comprar um, já que não dá pra treinar só uma vez por semana na academia :|
     
  4. Idril

    Idril Usuário

    Piano...não toco muito bem, "arranho" só. :mrgreen:

    Mas teclado (que, poderia ser considerado a mesma coisa que piano...) eu toco. Aliás, não fiz curso nenhum, sou autodidata mesmo (só fiz curso pra aprender a tocar violão).
     
  5. piano e teclado não são a mesma coisa...
    só o som do piano é bem mais lindo

    e também.. quem toca teclado é difícil se acostumar com piano porque as teclas são mais..."duras"

    minha mãe é pianista
    ela me deu aula durante dois anos depois eu parei :mrgreen:
     
  6. Idril

    Idril Usuário

    Isso é verdade. O teclado, por simular o som de vários instrumentos, em especial o do piano, acaba perdendo nesse quesito (se compararmos piano-teclado).

    As teclas do piano são duras, bem duras por sinal. Acaba sendo muito mais fácil tocar teclado devido a esse fator. Os teclados costumam ter um botão para simular esse resposta que o piano dá, chamado "touchy response", mas que não é muito bom não...
     
  7. Masei®

    Masei® Usuário

    Eu tenho um amigo que toca piano pra kramaba... Faz uns 8 anos que ele faz tb... Qualquer coisa que vc pede ele toca ou itra na hora... Animal.. E ele é viciado em clássico hehe...
     
  8. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Hehhe, sabe que eu não acho que tocar piano seja mais dificil? Quando eu pego um teclado pela frente eu simplesmente não consigo tocar.Sei lá, me irrita, deve ser nóia minha mesmo ou então overdose de Chopin e Liszt :lol:
     
  9. Ruby Moon £

    Ruby Moon £ Usuário

    O problema do teclado é o feeling mesmo.

    O piano é uma peça de engenharia extremamente complexa. Ele poderia ser muito mais simples, não fosse pela mecânica que o faz acompanhar o felling dos dedos. São poucos instrumentos que conseguem ter tanto feeling quanto o piano, e eu o considero o melhor deles. Dá pra representar qualquer sentimento nele; é o que o torna especial.

    Mas, por mais que um teclado tente, nunca ele vai conseguir ter a mesma sonoridade de um piano. É o mesmo que comparar uma Ibanez Steve Vai com uma Stratocaster, um Mesa Boogie com um amp valvulado, ou até mesmo o CD com o Vinil. Muita gente prefere o mais atual e tecnológico, mas a sonoridade vintage e "orgânica" dos instrumentos acústicos ou dos elétricos mais rudimentares vale mais do que qualquer super tecnologia.

    Agora, o lance do piano ser mais difícil... qualquer instrumento acústico é mais difícil de ser tocado do que a sua versão eletrônica.

    Bateras eletrônicas funcionam com uma leve batidinha, mas bumbos acústicos precisam ser espancados dependendo da situação. Efeitos podem esconder os seus arpejos sujos na guitarra, mas tente tocá-los no violão (tenho um amigo que toca Malmsteen e SX na guitarra mas não consegue fazer sair limpo I Remember You do Skid Row no violão).

    E por aí vai. O instrumento acústico exige muito mais técnica; não é a toa que eu tenho um amigo pianista (ele toca há 10 anos) que diz que, no piano, você demora 5 anos pra começar a ser um pato, porque antes disso você simplesmente não sabe tocar. É foda mas... eu acho que vale muito a pena! :mrgreen:
     
  10. hmmm... eu toco piano faz quase 5 anos :obiggraz:
     
  11. Mentor

    Mentor Usuário

    Existem uns teclados da Yamaha que *tentam* imitar o piano usando samples melhores, para copiar a sonoridade, e têm um sistema que lê a maneira que o pianista pressiona as teclas: velocidade, pressão, etc., pra tentar melhorar a interpretação.

    O problema, pra variar, é que um teclado desses custa mais do que um piano de cauda... :?
     
  12. Fenris

    Fenris Usuário

    Legal!
    mas eu tb só "arranho" um pouco!
     
  13. eh minha mãe kem me ensina piano tb
     
  14. Zôo Spotlight

    Zôo Spotlight Usuário

    Ultimamente eu tenho assistido alguns vídeos da Valentina Lisitsa e fiquei impressionado com a agilidade dela para tocar. É realmente impressionante. 8O :D

    Bizet - Horowitz Carmen
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  15. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Olha, eu vou ser bem franco: eu tenho medo de coisasonde figurem os nomes : Horowitz e Arrau.

    Horowitz foi aluno de Rachmaninoff, o que poupa maiores explicações.O Arrau gravou a série dos doze estudos transcendentais de Liszt (toda vez que mencionamos isos no conservatório, instala-se um clima meio etéreo, parecido com o clima que se instala quando você fala o nome de uma divindade poderosa).Logo, não me surpreende que a transcrição dele seja esse absurdo.

    Mas que a pianisa é muito boa é, a interpretação tá muito legal.Depois vêm dizer que a Argerich é boa :gotinha:
    ba-le-la.
     
  16. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    cabei de achar na orkut um comentário sobre a Valentina que acho que convém postar aqui:

     
  17. Rustu Pai

    Rustu Pai Usuário

    Eu tenho um teclado (muito ruim por sinal) aqui em casa. Eu fiz poucas aulas (que nao aprendi praticamente nada a nao ser o "jeito". Eu toco violao/guitarra a algum tempo, entao sei algo de musica. Por isso fica facil eu tocar qualquer coisa no teclado. Ah, e eu uso o teclado no modo sem acompanhamento, praticamente um piano :mrgreen:.
    Mas, claro, eu ja toquei em piano e sei. O som muda muito, as teclas sao mais duras, entre outras coisas que mudam.
    Anyway, teoricamente eu toco bem pouco de piano.
     
  18. Rustita

    Rustita Elfa Bobinha

    Eu toco por que quero ser Regente...

    Mas toco outras coisas também...
    guitarra, bateria, bem pouco de violio.

    Gosto de tocar com o Rustu... a gente sempre acaba fazendo algum som bom, tanto no piano à 4 mãos quanto na bateria e guitarra...
     
  19. Dimitra Wormwood

    Dimitra Wormwood Usuário

    eu toco piano há cerca de 6 anos =)
    [no momento estou tirando uma sonata do mozart, uma invenção a duas vozes [no 6] do bach e a arabesque no 1 do debussy]
    meu sonho de consumo é tocar o prelúdio da bachiana no 4 do villa lobos.
     
  20. Sally

    Sally Un enfer de griffes et de croc

    Fiz 3 anos de piano mas parei. Faz muito tempo que nao encosto os dedos nem em teclado, nao sei mais nada tambem :hihihi:
     

Compartilhar