• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Piada Mortal - Alan Moore e Brian Bolland

~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
ahhh, aí sim

de não poder explorar se entende. mas eu ainda acho que o tema tratado é universal, embora ele tenha que respeitar cronologia e blablabla. o Coringa fala muito sobre "ser louco" e não só sobre a loucura dele, entende o q eu quero dizer?

"não é necessário mais do que um dia ruim para tornar o mais são dos homens em um lunático."

:grinlove:

É claro que que há o subtexto, presente em praticamente todas as boas histórias do Moore. Mas é como o Guilbor falou, ele não teve tanta liberdade ao explorar os temas. Lembrem-se que além de contar uma história inserida na cronologia do Batman, ele definiu a origem do Coringa ali.
 
As HQs de Batman sempre o trataram como o herói reflexivo e seus inimigos como os loucos, insanos, complexados... A Piada Mortal, não. Moore soube demonstrar, perfeitamente, ou pelo menos deixar a brecha, de que todos têm o seu "dia de loucura". É magnífico.
 
Maravilhoso. :grinlove:

Tive um excelente acompanhamento musical (Bethoven), que veio a ser um tanto quanto conveniente.

Já havia ouvido falar muito bem sobre a história, leigo da minha parte demorar tanto para lê-la. Passagens fantásticas. Envolvente.

Demorei pra perceber que aquele cara era o Coringa ... :doh:

Mas não tenho palavras, emboras as desejasse tanto, para descrever como me senti ao ler a última página. Difícil entender, aliás. Melhor assim.

Uma obra prima. :clap:
__________________________

Anormal, Kiwi. É isso que você é. :clap:

Obrigado. :clap:
 
Hoje eu estava procurando a minha edição para copiar aquele trecho que o Sujo citou na abertura do tópico:

Escute só... tinha dois caras no hospício... Uma Noite eles decidiram que não queriam mais viver lá, e resolveram escapar para nunca mais voltar. Aí eles foram até a coberturado lugar e viram, ao lado, o telhado de um outro prédio apontando para a lua, apontando para a liberdade.. então um dos sujeitos saltou sem problemas pro outro telhado, mas o amigo dele se acorvadou... é... ele tinha medo de cair. Aí o primeiro cara tece uma idéia. Ele disse: "Ei eu estou com minha lanterna aqui. Vou acendê-la sobre os vãos dos prédios e você atravessa pelo facho de luz". Mas o outro sacudiu a cabeça... e disse: "O que você acha que eu sou? Louco?!" "E se você apagar a luz quando eu estiver no meio do caminho?

E descobri que minha Piada Mortal foi perdida depois de duas mudanças :cry:
 
Ana Lovejoy disse:
E descobri que minha Piada Mortal foi perdida depois de duas mudanças :cry:

É por essas e por outras que eu morro de medo de mudanças.

Digo, perder A Piada Mortal nem seria um problema grave, mas vai que eu perco coisas que vão ser impossíveis de repor (i.e. as importadas não-recentes, como X-Men - The Early Years completo, várias edições de Leave It To Chance, 15 edições de Astro City de quase 10 anos atrás, sem falar em Spider-Man #50, Lobo #0, etc). Eu sinto um frio na espinha só de pensar.
 
Nossa, eu nem tenho "raridades", mas tenho revistas que prezo bastante, embora não leia HQs há anos. E lá em Campo Belo existe um impasse de "vender ou não a casa". Se vender vai ser um saco... vou ter que ir até lá pra ajeitar toda minha estante pra mudança e levar tudo pra casa do meu pai, talvez...

Mas enfim, essa citação do fim da piada mortal é maravilhosa, e é uma das únicas piadas que eu sei contar quando alguém me pede pra contar uma! :lol:
 
eu nao sou de comprar hq (soh compro manga ultimamente).. mas lembro q qdo li a sinopse dessa eu me amarrei e tive q comprar.. realmente a historia eh genial.. e o batman rindo de uma piada do coringa eh tdo de foda heheh
 
Li essa historia, gostei muito, li ela em um livro que tinha algumas historias do Alan Moore para quadrinhos essa foi a unica que me dispertou enterece (as outras pareciam toscas e com desenhos piores, mas vai saber).

Nao achei tao engracada a piada final, mas foi bem apropriada. Nao conheco muitos viloes mais pra mim o Coringa eh o mais foda, nao li muitas historias de Super-herois (meia duzia seria muito) mas essa foi de longe a melhor de todas.
 
A Piada Mortal é uma das coisas mais brilhantes que eu já li. [Sim, isso quer dizer, contando com livros, etc.] Coringa - que já era meu vilão preferido - finalmente, nas mãos geniais de Moore, ganhou a profundidade e o desenvolvimento que merecia. Sério, eu venho tentando ser louco desde quando li esta HQ. Quer dizer, é algo tão estarrecedor saber que Coringa - sim, aquele vilão-malvado-que-fazia-estripulias-e-reboliços-para-maltratar-o-Batman-sem-motivo-algum - era só uma pessoa normal que teve um dia ruim (uma série de dias ruins, at the true).

Isso é o ponto-mais-que-forte da HQ. Ele era como você. Como nós. Digo, o maior vilão que o mundo já conheceu (IMO) era só mais um cidadão azarado.

Moore e sua insanidade genial.:joy:

Etc, alguém mais reparou que o Coringa definitivamente roubou a cena dessa vez?
 
Mas fazer o Coringa roubar a cena é fácil, o antagonista é muito mais interessante do que o protagonista, até por causa de toda essa discussão sobre "o que é ser louco" e afins que os roteiristas normalmente aproveitam quando estão trabalhando com ele em uma história.

Não estou tirando os méritos da história do Moore (que é uma das minhas favoritas, diga-se de passagem), só comentando que fazer o Coringa roubar a cena não é diferente, diferente é fazê-lo como Moore fez: com um texto foda e completamente apaixonante. =]
 
Mas fazer o Coringa roubar a cena é fácil, o antagonista é muito mais interessante do que o protagonista, até por causa de toda essa discussão sobre "o que é ser louco" e afins que os roteiristas normalmente aproveitam quando estão trabalhando com ele em uma história.

Não estou tirando os méritos da história do Moore (que é uma das minhas favoritas, diga-se de passagem), só comentando que fazer o Coringa roubar a cena não é diferente, diferente é fazê-lo como Moore fez: com um texto foda e completamente apaixonante. =]

Sim, mas o Coringa nunca tinha roubado TANTO a cena, IMO. O Batman virou coadjuvante, sei lá. =D
 
Quando ouvi falar sobre a Piada Mortal, pouco antes do lançamento, fiquei impressionado com uma coisa, o fato de o Coringa ter deixado a Bárbara paraplégica. Até então, nunca tinha visto a verdadeira maldade nos vilões de quadrinhos. Para mim eles eram cômicos e canastrões, que serviam apenas para atormentar os heróis.

Depois tive conhecimento da Morte de Gwen Stacy e vi o quanto o Duende Verde pode ser cruel (sem falar no que ele fez recentemente).

Acho que é isso que falta aos vilões em geral,

A história é perfeita sim. Já tinha lido, mas só semana passada eu pude comprar em um sebo. Seria legal se no próximo filme do Batman, pegasse algo dessa história, principalmente sobre o Coringa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo