• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Piada Mortal - Alan Moore e Brian Bolland

Ok, não sou tão doutrinado na arte dos quadrinhos, mas acho que minha ignorância, por mais tônica que seja, ainda permite que eu reconheça algo excepcional.

Um roteiro soberbo, daqueles que chega a tirar o fôlego. Alan Moore tem essa espécie de mágica, faz a história parecer animada, ganha vida num jogo de trasposições, do fim pro começo, pro fim de novo... Chega a te deixar estonteado.

A arte harmoniza com o roteiro como uma música. Maravilhoso!

Mas a grande ênfase pra mim, é a analogia social. A loucura trasposta de uma maneira tão humana. Você consegue se imaginar louco. "Basta um dia ruim para uma pessoa perder as estribeiras".

O final é mágico: Batman e o Coringa rindo juntos, de uma piada que vem com um toque de análise da situação dos dois.

Spoiler:

Quando o Batman oferece ajuda ao Coringa, ele responde negativamente, e diz que a situação o lembrou uma piada:

"Escute só... tinha dois caras no hospício... Uma Noite eles decidiram que não queriam mais viver lá, e resolveram escapar para nunca mais voltar. Aí eles foram até a coberturado lugar e viram, ao lado, o telhado de um outro prédio apontando para a lua, apontando para a liberdade.. então um dos sujeitos saltou sem problemas pro outro telhado, mas o amigo dele se acorvadou... é... ele tinha medo de cair. Aí o primeiro cara tece uma idéia. Ele disse: "Ei eu estou com minha lanterna aqui. Vou acendê-la sobre os vãos dos prédios e você atravessa pelo facho de luz". Mas o outro sacudiu a cabeça... e disse: "O que você acha que eu sou? Louco?!" "E se você apagar a luz quando eu estiver no meio do caminho?"

Genial.
 
Céus, eu não acredito que não tinha tópico sobre A Piada Mortal aqui ainda 8O

É top 3 constante de hq para mim, foi paixão a primeira lida :grinlove:

Acho que o Coringa (sim, é lugar comum gostar do Coringa, mas ele é meu personagem de hq preferido sim :disgusti: ) nunca teve uma história tão maravilhosa. Só Moore para entender e falar da loucura como fez.

Meu trecho favorito é o do Homem Comum, acho que uma das coisas mais bacanas que eu já li até hoje... Eu cheguei a postar no "As Melhores Falas das HQs":

"Senhoras e senhores!!! Vocês já o conhecem pelas manchetes dos jornais!! Agora tremam ao ver com seus próprios olhos o mais raro e trágico dos mistérios da natureza!! Apresento... O HOMEM COMUM!!! Fisicamente ridículo, ele possui, por outro lado, uma visão deturpada de valores. Observem o seu repugnante senso de humanidade, a disforme consciência social e o asqueroso otimismo. É mesmo de dar náuseas, não?? O mais repulsivo de tudo são suas frágeis e inúteis noções de ordem e sanidade. Se for submetido a muita pressão... ele QUEBRA!! Então, como ele faz para viver?? Como esse pobre e patético espécime sobrevive ao mundo cruel e irracional de hoje? A triste resposta é... "NÃO MUITO BEM!" Frente ao inegável fato de que a existência humana é louca, casual e sem finalidade, um em cada oito deles fica piradinho!! E quem pode culpá-los? Num mundo psicótico como esse... qualquer outra reação seria LOUCURA!!"

Ahhhhh, é apaixonante :grinlove: :grinlove: :grinlove:

Depois eu falo mais, muita coisa pra se falar, af af af 8O
 
Alguém mais acha que aquela chuva focada no fim, representavam lágrimas derramadas por uma situação muito triste? 8-)
 
Com licença senhor! Somos da Polícia! podemos conversar lá fora por um momento?

Comigo? Mas... Por quê? Isto é... Eu não fiz...

Só vai levar um minuto senhor...

Hã... escutem... q-qual... qualé o problema? Eu...

Sinto muito senhor, mas sua esposa sofreu um acidente... aparentemente testanto um aquecedor de mamadeiras! Houve um curto circuito e... Bem... ela morreu, senhor.

Quê?!


Adoro cenas tragicômicas...

:cry: :lol:
 
Fox disse:
Alguém mais acha que aquela chuva focada no fim, representavam lágrimas derramadas por uma situação muito triste? 8-)

É um recurso cinematográfico. A mesma coisa que ele fez com as capas de Watchmen.

A história começa com um close da chuva que vai se afastando. No final acontece o reverso.
 
Eu não tenho muito oque falar não só uma coisa...

Muito boa essa historia Alan Moore é um genio.....

E essa inteiração entre o Coringa e o Batman nessa historia é fantastica eu acabei me perguntando quem é mais louco ai o Batman ou o Coringa?

Muito boa mesmo.... :mrgreen:
 
Guilbor disse:
E essa inteiração entre o Coringa e o Batman nessa historia é fantastica eu acabei me perguntando quem é mais louco ai o Batman ou o Coringa?

Já fizeram muitas histórias partindo dessa premissa, mas acho que nenhuma foi tão bem desenvolvida quando A Piada Mortal. A que chega mais pertinho é O Asilo Arkham, que tb tem esse lance do Coringa tentando mostrar pro Batman que ambos são loucos :grinlove:
 
:clap:

Uma das HQ's que eu mais me arrepndo de não ter comprado é essa. Em Piada Mortal tudo é perfeito. Indicadissima! :grinlove:
 
"Senhoras e senhores!!! Vocês já o conhecem pelas manchetes dos jornais!! Agora tremam ao ver com seus próprios olhos o mais raro e trágico dos mistérios da natureza!! Apresento... O HOMEM COMUM!!! Fisicamente ridículo, ele possui, por outro lado, uma visão deturpada de valores. Observem o seu repugnante senso de humanidade, a disforme consciência social e o asqueroso otimismo. É mesmo de dar náuseas, não?? O mais repulsivo de tudo são suas frágeis e inúteis noções de ordem e sanidade. Se for submetido a muita pressão... ele QUEBRA!! Então, como ele faz para viver?? Como esse pobre e patético espécime sobrevive ao mundo cruel e irracional de hoje? A triste resposta é... "NÃO MUITO BEM!" Frente ao inegável fato de que a existência humana é louca, casual e sem finalidade, um em cada oito deles fica piradinho!! E quem pode culpá-los? Num mundo psicótico como esse... qualquer outra reação seria LOUCURA!!"

é loucura não ser louco :twisted: :twisted: :clap:
 
piada mortal é o tipo da revistinha q eu leio e falo "phoda".
aí dão alguns meses e eu falo "é, é boa... tipo legal"
aí eu releio e digo "não. é phoda!"
 
O legal da Piada Mortal é que é a história em que o Moore mais abusou do recurso de interligar as narrativas por imagens similares que se sobrepõe, principalmente quando ele alterna dos flashbacks para o presente.

Mas não é das histórias preferidas dele, apesar de ser tecnicamente brilhante. Ele alega que, enquanto Watchmen e V de Vingança tratam de temas universais e atemporais, A Piada Mortal é apenas sobre o Batman e o Coringa.

Não que eu ache isso um problema, mas ele tem uma certa razão.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
e a loucura não é um tema universal? :o?:

Mas ali se trata especificamente da loucura do Batman e do Coringa

O tema não é sobre a loucura mas sobre o Batman e o Coringa e a insanidade que os move. Algo restrito a esses dois personagens. :wink:
 
E a Hq que tem um dos melhores finais que eu já li. Toda a revista vai preparando aqula parte final soberba.

Outra coisa muito boa é o traço de Bolland, adoro esse desenhista. O estilo dele é vigoroso e a expressividade nos rostos dos personagens saltam da página. Camelot 3000, que é uma Hq com uma história meia forçada vale muito a pena só pelo impressionate trabalho de Bolland.
 
Guilbor disse:
O tema não é sobre a loucura mas sobre o Batman e o Coringa e a insanidade que os move. Algo restrito a esses dois personagens. :wink:

Eu acho que a loucura de ambos serve de pano de fundo para falar sobre loucura. Dizer que se restringe só a isso é tipo dizer que Dom Casmurro só fala sobre os os olhos da Capitu, acho
 
Sim srta ele pode usar como pano de fundo, mas acho uqe como se trata de um personagem com uma cronologia definida, e os fatos mostrados na historia refletiram na serie regular do morcegão, é provavel que ele ficou amarrado e não pode explorar a historia como ele queria, tendo que se concentrar no morcego e no palhaço.
 
ahhh, aí sim

de não poder explorar se entende. mas eu ainda acho que o tema tratado é universal, embora ele tenha que respeitar cronologia e blablabla. o Coringa fala muito sobre "ser louco" e não só sobre a loucura dele, entende o q eu quero dizer?

"não é necessário mais do que um dia ruim para tornar o mais são dos homens em um lunático."

:grinlove:
 
Piada Mortal é simplesmente perfeito, a melhor histórica com lado psicológico com o Batman, empatada ou talvez um pouco atrás de DK. Mesmo assim a traMa é perfeita, o que o V falou citando o Moore eu assino em baixo, principalmente se tratando de VfV que é A obra dos quadrinhos.

Já to saindo do assunto :)
preciso reler a piada mortal, cosia q não faço a algum tempo, ai posto uma analise mais significativa :*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo