• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pi com 5 trilhões de casas decimais.

Finwë

Alto Oficial de Erebor
Um executivo japonês, com um computador construído em casa, levou o cálculo do conceito matemático do "pi" aos trilhões de dígitos, e estabeleceu um novo recorde mundial.

Shigeru Kondo, engenheiro de sistemas de 50 anos de uma companhia de alimentos em Nagano, no centro do Japão, em agosto calculou o pi com uma precisão de cinco trilhões de dígitos, o que representa precisão quase duas vezes superior à do recorde mundial anterior.

"Eu gostaria realmente é de elogiar meu computador, que calculou continuamente por três meses, sem se queixar", disse Kong ao jornal "Chunichi Shimbun".

O último record registrado pertencia a T. Daisuke & Team que calculou o a constante com a precisão de 2,576,980,370,000 de dígitos em agosto de 2009.


attachment.php

attachment.php

attachment.php

attachment.php

Links:
http://www.numberworld.org/misc_runs/pi-5t/Validation - Pi - 5,000,000,000,000.txt

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/863983-japones-bate-recorde-mundial-de-calculo-do-pi.shtml

http://www.numberworld.org/misc_runs/pi-5t/announce_en.html
 

Anexos

  • 8_2_2010_pi_5t_kondo_end_small.jpg
    8_2_2010_pi_5t_kondo_end_small.jpg
    108,1 KB · Visualizações: 335
  • 2046190324572338.jpg
    2046190324572338.jpg
    97,9 KB · Visualizações: 329
  • kondoS.jpg
    kondoS.jpg
    64,4 KB · Visualizações: 332
  • y-cruncher_5_2_2010.jpg
    y-cruncher_5_2_2010.jpg
    173,5 KB · Visualizações: 334
Última edição:
Pelo screenshot, suspeito que o resultado sairia em metade do tempo se o autor não parasse o processamento periodicamente para ver animes!

Vocês sabem se a figura da guriazinha é posta lá por um programa que monitora a janela ativa ou recurso dos temas do Win7? Ei, não riam da minha ignorância, agora não uso mais Windows nem no trabalho ;)
 
Pras minhas necessidades básicas de calculo sempre considerei 5 casas demais, então sempre uso 3,14159. Usando isso já fica bem preciso.

Só quando estou com muita pressa aí simplifico pra 3,14 e se for MUITA pressa mesmo só 3 pra facilitar ainda mais.
 
Pras minhas necessidades básicas de calculo sempre considerei 5 casas demais, então sempre uso 3,14159. Usando isso já fica bem preciso.

Só quando estou com muita pressa aí simplifico pra 3,14 e se for MUITA pressa mesmo só 3 pra facilitar ainda mais.
É mais fácil usar o símbolo do "pi" na calculadora e pronto. :lol:
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Quando a científica tá na mão não tem nada melhor

E a do meu Ipod Touch pra minha grata surpresa trabalha com 15 casas decimais. Excelente precisão.
 
Pelo screenshot, suspeito que o resultado sairia em metade do tempo se o autor não parasse o processamento periodicamente para ver animes!

Vocês sabem se a figura da guriazinha é posta lá por um programa que monitora a janela ativa ou recurso dos temas do Win7? Ei, não riam da minha ignorância, agora não uso mais Windows nem no trabalho ;)

Nesse dia eu tentei baixar o programa no link para verificar, mas durante o download a conexão caiu pelo resto do dia. Talvez você tenha mais sorte. Eu usei esse link aqui:

http://www.numberworld.org/y-cruncher/
 
Mais uma coisa que não sei porque o nego perde tanto tempo da vida.

Antes com matemática do que se drogar, vadiar, ver BBB, roubar, filiar-se ao PT entre tantos outros vícios e inutilidades meu camarada...

Voltando ao tópico

Sempre ouvi falar que a utilidade de um número irracional como o pi com trocentas trilhões casas é útil na Astronomia, onde nos cálculos de grandes distâncias uma casa decimal a mais pode fazer toda a diferença na hora de localizar com exatidão um planeta, uma estrela, uma galaxia, etc.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel
Mais uma coisa que não sei porque o nego perde tanto tempo da vida.

É uma forma de se entreter. Um "esporte" por assim dizer. Mas, mesmo sendo just for fun, acaba mostrando uma utilidade em abrir caminhos no campo científico, desenvolvendo novos algorítmos e tal (sem dúvida esse cara deve ter quebrado a cabeça para chegar a uma precisão dessas). Por exemplo, no Caltech há uma tradição de jogar abóboras do telhado (no MIT são pianos); o porquê? Por que eles podem, ora.
 
Última edição:
É 13º signo zodiacal...

É uma peça de museu que sofre degradação material e agora querem mudar todo o sistema internacional de pesos e medidas...

É 11ª edição de BBB... E agora essa do pi. Meu Deus, como tem gente ocupada nesse mundo, hein?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo