• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PF apreende fósseis que eram vendidos na feira do vão do Masp

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Polícia Federal apreendeu fósseis e outros produtos arqueológicos que estavam sendo vendidos neste domingo (8) na feira de antiguidades realizada no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na região central da capital paulista.

Segundo a PF, o responsável pelas peças, que não teve o nome divulgado, não estava no local. Vendedores foram levados à PF, prestaram depoimento e foram liberados.

12191174.jpeg

Fósseis de trilobitas apreendidas pela Polícia Federal na feira de antiguidades do Masp; a venda é proibida​

A apreensão ocorreu após uma denúncia. Policiais e um arqueólogo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foram até a feira e encontraram à venda peças como mãos de pilão, lâmina polida, pontas de flechas e lanças e uma tanga marajoara de cerâmica.

Também estavam expostos à venda fósseis como trilobitas, vieiras e conchas, além de uma presa de mamute. Os vendedores não apresentaram documentos de origem e todo o material foi apreendido e levado à sede da PF, na Lapa (zona oeste).

De acordo com a PF, materiais arqueológicos e fósseis brasileiros são produtos da União e não podem ser vendidos.

O responsável pelas peças será indiciado pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenado, poderá cumprir de 1 a 5 anos de prisão, além de multa.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo