1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Peter Pan - J. M. Barrie

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Liv, 9 Jan 2009.

  1. Liv

    Liv Visitante

    Peter Pan é um personagem criado por J. M. Barrie, que começou como uma peça de teatro, de um livro para crianças e de várias adaptações destes. O personagem é um pequeno rapaz que se recusa a crescer e que passa a vida a ter aventuras mágicas.

    (...)

    Temas:
    A principal temática da história de Peter relaciona-se com o crescimento (ou não), querendo o personagem manter-se sempre criança, para assim evitar as responsabilidades da vida adulta. A Síndrome de Peter Pan tornou-se um termo psiquiátrico usado para descrever um adulto que receia os comprometimentos e/ou se recusa a agir conforme a sua idade.

    Os beijos de Wendy, o desejo de Peter em ter uma menina da sua idade que pudesse ser a sua mãe, os sentimentos conflituosos para com Wendy e Sininho (ambas representando diferentes arquétipos de mulheres) e o simbolismo da sua luta com Hook(Capitão Gancho) (tradicionalmente protagonizado pelo mesmo actor que representa o pai de Wendy)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O_O

    Gente, eu nunca analisei Peter Pan dessa forma. Sempre vi pelo lado mágico e fofo da coisa - acho que sou inocente demais -, alguém aqui já prestou atenção a esses "detalhes"?
     
  2. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Bom... minha mãe e eu lemos uma versão a muito tempo atrás. Eu, sinceramente, gostei muito, mas sempre fui o contrário do Pan.
    Em fim... o livro, a peça e qualquer coisa ligada ao Pan, sempre será cheio de simbolismo.
     
  3. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Acho que nem o J. M. Barrie tinha essa visão quando escreveu a peça, na minha opinião a intenção dele era apenas escrever uma estória sobre como seria bom poder continuar criança pra sempre, só se preocupando em brincar e fantasiar tudo. Os psicólogos que acabam vendo duplo sentido em tudo, e adotaram o tema da estória para os seus estudos.
     
  4. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Não sei se vcs já viram aquele filme - Em Busca da Terra do Nunca ? é exatamente o que o Daniel está falando!!!

    Eu particularmente amei a forma que o J. M. Barrie escreve!!!! Me apaixonei já no começo, na descrição da Mrs Darling! Nossa, é linda demais!!!!
     
  5. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Esse filme é ótimo mesmo, o Johnny Depp está perfeito (pra variar), e o final é lindo, muito emocionante.
     
  6. Felipe Sanches

    Felipe Sanches Usuário

    Adorei o livro,é tão infantil sabe?Você realmente se sente uma criança enquanto está lendo...
    :sim:XD
     
  7. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    este livro foi o primeiro q li em minha vida! na época, pra um garoto de 8 anos, trazia cenas fortes de violência, como qdo o capitão arranca um olho de um marujo com o gancho, e q me marcaram mto. pra ver oq é considerado infantil, pode ter tta violência qto um noticiário das 8.
     
  8. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Alguem ja viu a edição linda do livro da editora Salamandra com tradução de Ana Maria Machado? Fiquei apaixonada pela capa e as ilustrações!!
     
  9. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    E também tem o crocodilo Tic Tac, uma metáfora para o tempo, que nunca desiste de nos perseguir.

    Kss.
     
  10. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Em busca da terra do Nunca é lindo mesmo. :amor:
    Não lembro de ter lido Peter Pan na infância, comecei a lê-lo quando fui pra universidade, mas nunca cheguei a terminar, tá pausado até hoje. Do pouco que li, não diria que é livro infantil, mas infanto-juvenil, não? Pelo menos no começo, a história fala de coisas tão "adultas"... P.e., os pais com crise fincanceira (se bem me lembro), a preocupação deles com o status, enfim. :think:

    Não duvido dessa interpretação "psicanalítica" da história, é perfeitamente plausível (aliás, me recomendaram ler Peter Pan justamente por isso, rs). Desconfio é que Barrie foi tão eficiente ao contá-la que deu a impressão de que tudo não passa de um mero conto de fadas...
     

Compartilhar