• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pessoal tenho uma dúvida quanto a uma regra especifica do D&D 5e.

Alguns personagens tem magia de implantar aquela escuridão densa no jogo, para que apenas quem tenha percepção a cegas possa conseguir saber onde está os personagens envoltos por essa escuridão. Contudo, alguns monstros tem sentidos aguçados mas não está descrito que eles tem percpção a cega, mas tem a percepção passiva destacada. Como funciona? Esse monstro, vamos dizer que tenha o faro aguçado, ele consegue saber onde está o alvo através do faro? O alvo deve realizar um teste de destreza e tirar maior que a percepção passiva do monstro? Se não passar no testo, o monstro ataca com desvantagem? Me expliquem ai, essa duvida gerou na nossa mesa e comeu quase 20min do nosso jogo pois ngm soube resolver.
 
Então cara, as regras de D&D descreve aquilo que é possível dentro do que os criadores imaginaram pra situação, então pela regra básica, se o monstro não tem descrito percepção as cegas, ele não poderá encontrar os jogadores por nenhum outro modo. Mas o jogo em momento algum te impede de extrapolar essas regras, e é justamente isso que torna os RPGs tão divertido. O que você pode fazer é conversar com os demais jogadores da mesa e criar uma house rule para isso, levando em consideração vários aspectos. Por exemplo, um ser com uma ótima audição teria bastante dificuldade de localizar outro dentro dessa magia caso o local seja barulhento, ou um bom olfato enfrentaria dificuldades dentro de um esgoto ou uma pilha de carniça. A regra pode conter vários aspectos para quem usar a magia se beneficiar dela de forma estratégica. O importante é fazer algo que faça sentido para o mestre e os jogadores e também para o fluxo do jogo e que uma boa utilização possa ser premiada mais tarde.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo