• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pesquisadores criam dispositivo invisível a campos magnéticos

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Pesquisadores europeus anunciaram a criação de um dispositivo invisível a campos magnéticos estáticos, o que pode ter aplicações práticas na área militar e médica.

Esse avanço consiste na criação de campos magnéticos estáticos gerados por um imã permanente ou por uma bobina atravessada por uma corrente elétrica contínua.

12083256.jpeg

Os campos magnéticos não conseguem "ver" o que há dentro do cilindro, como mostra ilustração​

Os campos eletromagnéticos já são utilizados em imagens médicas de ressonância magnética e em muitos sistemas de segurança, como os dos aeroportos.

O dispositivo inventado por Fedor Gomory e colegas da Eslováquia e da Espanha, descrito em uma pesquisa divulgada na edição desta sexta-feira da revista científica "Science", fala de um cilindro com duas camadas concêntricas.
Enquanto a camada interna é feita de um material supercondutor que repele os campos magnéticos, a camada externa é composta por um material ferromagnético que os atrai.

Situado no campo magnético, o cilindro não o perturba e não mostra sombra, nem reflexo.

Portanto, um objeto situado em seu interior não pode ser detectado magneticamente e fica "insensível" ao campo magnético no qual se encontra, explica o co-autor do estudo, Alvaro Sánchez, da Universidade Autônoma de Barcelona, que utiliza o termo "invisibilidade".

"Há muitas aplicações, para carros, barcos ou submarinos",
afirma. Sánchez explica que o dispositivo pode ser utilizado para pacientes com marcapasso, sensível às ondas eletromagnéticas, e que precisem de uma imagem de ressonância magnética de um joelho ou de outra parte do corpo, de forma que o resultado não seja distorcido.

Como é fabricado com materiais comercialmente disponíveis e opera sob campos magnéticos relativamente fortes e temperaturas relativamente quentes, o dispositivo pode ser posto em funcionamento facilmente, explicam os autores.
"Para o submarino, é possível fazer uma camada ao redor do mesmo que o converteria em indetectável magneticamente",
disse Sánchez.

"Também poderia ser utilizado para proteger os equipamentos (militares e médicos) contra alterações eletromagnéticas",
acrescentou.

Fonte
 
Se você estiver se referindo a Gaiola de Faraday, o princípio é diferente, se trata de blindagem eletrostática. Ou não?

Isso. Os dois experimentos dividem diferenças (no caso do princípio) e semelhanças (ambos encarceram no interior da estrutura um espaço útil ignorado pelo fluxo). Foi mais pelo fato do anel ser uma forma simplificada de uma gaiola que me referi às semelhanças.
 
Mas um análogo a gaiola de faraday já seria o segundo desenho com as linhas de campo sendo repelidas.
O "tchan" do experimento é manter os campos alinhados isotropicamente.
 
Interessante. Alguns submarinos já possuem certos dispositivos para não serem detectados facilmente, certo? Isso talvez iria auxiliar bem na possível "invisibilidade" para os radares inimigos.

É interessante fica no princípio das linhas de campo percorrem apenas a superfície do material. Elas assim são desviadas, impossibilitando que seja detectado. Apesar que não sei afirmar se essa imperfeição que é criada no campo, não consegue ser detectada.
 
Sonares normalmente são por ondas sonoras mesmo. Ondas eletromagnéticas são mais para radares.

Para detecção, a distorção dos campos é o que se procura normalmente.
O diferencial aí é que os campos se distorcem dentro do material, mas são totalmente realinhadas fora dele.
 
Mas um análogo a gaiola de faraday já seria o segundo desenho com as linhas de campo sendo repelidas. O "tchan" do experimento é manter os campos alinhados isotropicamente.
:) Entendo o que quer dizer, eu tinha percebido essas vantagens, mas é que algo mais me chamou a atenção no design dessa tecnologia de invisibilidade e eu tomei nota para buscar detalhes. É um hábito meu pesquisar sobre outras impressões que aparecem durante a leitura além da intenção da notícia pela celebração. Olhando a notícia com outros olhos eu vi que havia outros princípios envolvidos no experimento dessa nova tecnologia. Li que alguns artistas curtem desenhar fluxos de água ou ar para relaxar e vi numa revista que outros curtem desenhar formatos e comportamentos de fluxos de campos interagindo com estruturas circulares (presentes nos 3 desenhos), redondas ou esféricas. Para fãs de sci-fi (de onde também nascem novas tecnologias) é um prato cheio e eu tenho um apetite também por simuladores (terremotos, furacões, etc.).
 
Última edição:
Sonares normalmente são por ondas sonoras mesmo. Ondas eletromagnéticas são mais para radares.

Para detecção, a distorção dos campos é o que se procura normalmente.
O diferencial aí é que os campos se distorcem dentro do material, mas são totalmente realinhadas fora dele.
Engraçado é que ele cita submarinos em seus exemplos no texto. :think:
 
Pros pacientes com marcapasso finalmente seria um alivio para poder circular em lugares onde a interferência eletromagnética seria vital e não ter que passar por constrangimento em aparelhos detetores de metais. Uma tia minha que o diga.
 
"...o que pode ter aplicações práticas na área militar e médica."

Bela desculpa.

Na parte médica possibilitaremos que alguém com marcapasso.

Na parte militar... infinitas possibilidades de fazer um ataque sem ser visto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo