• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pesquisa sobre o élfico

luisbaixo

Usuário
bem galera,há um tempo eu to querendo aprender o elfico(quenya)

tenho um app no ipod nao sei se conhecem,Elven Speak,muito bom por sinal vem com dicionario e liçoes(que sao enoooooooooooooooooooooooooooooooormes)

eu venho juntando informaçoes:alfabeto,pronuncia e tal porem a dificuldade continua enorme.

Achei um alfabeto : http://www.omniglot.com/writing/tengwar.htm,esse dai eh bom?aehuaeheau me pareceu bom e resumido.

dai gostaria de saber tipo,onde começar e algumas liçoes nao gigantescas para que com um tempo eu consiga aprender.

Vlw e um abraço!
 
tem um livro, na lojinha da Valinor.....tem de quenya e de sindarin.....não tenho o link agora. mas depois procuro
 
eu so acho esse ai na loja do valinor?pq eu n tenho cartao de credito dai comprava em alguma livraria aqui .-.
 
mais uma coisa,ontem eu achei um link pra tradução do nome para elfico,era apenas digitar e já saia,porem nao estou achando mais alguem tem o link?vlw

OBS : desconsiderem ja achei xD
 
Última edição:
Achei um alfabeto : http://www.omniglot.com/writing/tengwar.htm,esse dai eh bom?aehuaeheau me pareceu bom e resumido.

dai gostaria de saber tipo,onde começar e algumas liçoes nao gigantescas para que com um tempo eu consiga aprender.

Vlw e um abraço!

Bom, é um novo idioma. Algumas pessoas têm mais facilidade em aprender sozinhas, outras têm menos. No caso desse idioma, deve-se levar em consideração que tem muito da gramática que difere bastante das construções que estamos acostumados com o português. Além disso, é um idioma com vocabulário limitado, que dificulta a tradução e requer muito de adaptação.
Eu acho que um Curso de Quenya curto e resumido não existe. Mas, se existisse, acredito que seria pouco confiável.

Quanto ao alfabeto, aprendê-lo não está ligado necessariamente ao aprendizado do idioma. Você pode tanto usar as Tengwar para escrever palavras em português (usando o MTP, um modo de adaptar o alfabeto élfico ao nosso idioma) quanto usar o alfabeto latino para escrever Quenya/Sindarin, sem nunca se preocupar com Tengwar.
Mas caso se interesse pela escrita dos idiomas dos elfos em seu próprio alfabeto, com suas respectivas características, recomendo dar uma olhada nesse post, que cita um site dedicado somente a isso e um pdf (em inglês) com regras para escrita dos idiomas élficos em Tengwar: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=990&p=2123535&viewfull=1#post2123535

Seguem também 2 arquivos com regras gerais de como escrever Quenya e Sindarin usando Tengwar.

Tengwar Quenya.pdf
Tengwar Sindarin.pdf

eu so acho esse ai na loja do valinor?pq eu n tenho cartao de credito dai comprava em alguma livraria aqui .-.

O livro é vendido sim em outras livrarias. Caso você não encontre naquela mais próxima da sua casa, acredito que encomendar com o vendedor possa resolver seu problema =]
De toda forma, as grandes livrarias virtuais costumam ter opção de boleto bancário também. Pesquise o melhor preço.

mais uma coisa,ontem eu achei um link pra tradução do nome para elfico,era apenas digitar e já saia,porem nao estou achando mais alguem tem o link?vlw

OBS : desconsiderem ja achei xD

Compartilhe, então, porque até onde eu sei não existe nenhum tradutor automático confiável.
 

Anexos

  • Tengwar Quenya.pdf
    441,4 KB · Visualizações: 25
  • Tengwar Sindarin.pdf
    235,1 KB · Visualizações: 27
Compartilhe, então, porque até onde eu sei não existe nenhum tradutor automático confiável.
na verdade é aqui no própio forum :D : http://forum.valinor.com.br/meunome/

Outra duvida minha antes de comprar o livro é : como eu faço pra saber palavras em Quenya,se eu precisar de traduzir alguma?

Além disso muito interessante usar o latino para usar em quenya,ou usar o tengwar para português qualquer um dos dois fica bem legal,o melhor seria tengwar + quenya ;D.

se tiverem mais dicas mandem ai

valeu e um abraço!
 
na verdade é aqui no própio forum :D : http://forum.valinor.com.br/meunome/

Esse não é um tradutor automático. Nesse site você faz um requerimento para tradução de nomes e quem souber como traduzir E usar os códigos do teclado para escrever corretamente com as Tengwar a tradução, insere ela no sistema, quando puder. Eu, particularmente, não domino Quenya nem Sindarin, mas sei usar as Tengwar, então se alguém traduz pra mim eu adiciono lá ou confiro algumas traduções confiáveis que existem na internet (como o Quenya Lapseparma). Infelizmente, as confiáveis que conheço estão em inglês.

e por um acaso se eu precisar de uma tradução que nao tenha no livro,como seria feita?

Sei que existe uma lista de palavras que o H.K. Fauskanger (criador do Curso de Quenya que é vendido em livro aqui) disponibiliza na Ardalambion dele. Não sei se todas aquelas palavras são atestadas pelo Tolkien ou se algumas são neologismos e/ou criadas a partir de derivações de palavras atestadas. De toda forma, é confiável. Mas só em inglês.

Acho que se você quiser se aventurar de verdade, poderia entrar numa das várias listas de discussão que existem por aí (teria que pesquisar, porque não faço parte de nenhuma para te sugerir) para poder pegar o jeito na criação ou adaptação de palavras. Quando você traduz, nem sempre existe um termo idêntico em significado na língua-alvo da tradução. Daí você precisa adaptar com mais de um termo, ou uma expressão, ou mudar um pouco o significado, mantendo ele somente aproximado do original, de modo a conseguir traduzir. Mas isso você só consegue com bastante prática e conhecimento.

Boa sorte.
 
puts to achanado esse modo tengwar portugues mais facil pelo menos pro começo :D as mina pira de qlqr jeito AUHAHAU

tentando arrumar 1 tempo pra ir comprar o livro '-'

vlw abraço :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo