• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Peso na consciência-"maldade vs bondade"???

Oque é maldade?É simplesmente prejudicar algo ou alguém?
Essas definições predominam principalmente entre religiosos q buscam seu lugar no céu,seu salvamento,tentando ser bons e condenando os maus.Oque importa é se salvar então?

E outra:vc se preocupa em ser bom?
Um exemplo aí: Vc passa na rua e tem alguém pedindo ajuda(esmola,apanhando,atravessar a rua,escolhe aí),pq ajudar?Para fazer sua boa ação?Oque acontece é q vc acaba se imaginando no lugar da pessoa:"Hey,poderia ser eu alí",aí vai e ajuda,pq na verdade vc pensou no eu,não na pessoa,simples.
SE eu estivar errado,diga então: Pq vc sentiria vontade de ajudar alguém q não conhece?
Como sabe se esse alguém merece?

E de que vale ser mal ou bom se no final vc terá q pisar e ser pisado,são eventos inevitáveis,às vezes vc até destrói alguém sem nem saber.Então ficar se preocupando com isso ou não,tanto faz?
Pra q ficar com o "peso" ao invés de simplesmente soltá-lo?
 
Uma resposta pra tudo. Eu me preucupo em ser eu mesmo. As vezes todos cometem atos de maldades. A maldade é vista em tudo de ruim q é cometido ou acontecimento. Existe niveis de maldades q podem ser cometidos. Xingar alguem pode ser visto como maldade, mas como eu disse, procuro ser eu mesmo. Causo tantas maldades como atos benevolentes. Depende do meu estado de espirito e logico da pessoa........

Peso na consiencia so tenho qndo cometo atos q podiam ser remediados, mas como a sociedade me obriga a pisar e a ser pisado, isto passou a ser cotidiano, portanto nao ligo mto pra isso. Se a pessoa foi pisada, ela tem q dar a volta por cima, somente assim mostrara q males vem pra bens;;;;;;;;;;
 
Oque é maldade?É simplesmente prejudicar algo ou alguém?
Não existe uma definição de bondade ou maldade. O que é bom pra um, é mau pra outro. Por exemplo, os esquimós têm o costume de sepultar vivas, em iglus sem saída, as pessoas inválidas, que não podem mais ajudar na caça, pesca ou quaquer coisa assim. Pra nós isso é terrível, mas pra eles é um ato até de honra.

Outro exemplo é um que eu vi na facu: Um cara sequestra sua filha de 8 anos, estupra ela, e de pois é preso. Ele garante que ela está viva, mas se recusa a falar onde ela está. Você aceitaria que esse cara fosse torturado pra dizer onde sua filha está? Mas tortura não é algo ruim, inclusive um dos maiores motivos pelos quais criticamos a ditadura?

Essas definições predominam principalmente entre religiosos q buscam seu lugar no céu,seu salvamento,tentando ser bons e condenando os maus.Oque importa é se salvar então?
Esse é um ponto que eu acho ruim nas religiões. Algumas pessoas religiosas fazem atos de bondade simplesmente para conseguir seu lugar no céu. Não sei se Deus existe ou não, mas, se existir, elas vão é pra baixo, tenho certeza. O bom de ser ateu é que, quando faço algo bom por alguém, não podem dizer que foi por interesse.

E outra:vc se preocupa em ser bom?
Não, eu me preocupo em seguir minha moral. Às vezes ela diz que eu devo fazer tudo o que puder pra ajudar uma pessoa e outras diz que eu devo arrancar o pescoço de alguém com um canivete enferrujado. Depende da situação.

Um exemplo aí: Vc passa na rua e tem alguém pedindo ajuda(esmola,apanhando,atravessar a rua,escolhe aí),pq ajudar?Para fazer sua boa ação?Oque acontece é q vc acaba se imaginando no lugar da pessoa:"Hey,poderia ser eu alí",aí vai e ajuda,pq na verdade vc pensou no eu,não na pessoa,simples.
Não, eu penso: Estou no segundo país com a pior distribuição de renda do mundo. Já que eu estou na parte com um pouco mais de dinheiro, apesar de viver duro, pelo menos faço um pouco pra melhorar isso. A mesma coisa acontecee quando minha mãe faz roupas de lã para as crianças da creche, quando doamos brinquedos, quando fazemos os saquinhos de doces de Cosme e Damião... não nos custa quase nada e ainda estamos ajudando alguém por que não fazê-lo?

Como sabe se esse alguém merece?
Não sei, ams só o fato de você pensar que um ser humano nãod eve ser ajudado já mostra como é difícil distinguir entrre o bem e o mal. Normalmente eu ajudo as pessoas que não tentam impressionar, como aquelas que ficam carregando uma criancinha debaixo do sol forte ou de chuva pra ir pedir esmolas nos semáforos e deixar os motoristas com pena. Essas eu não ajudo mesmo e ainda mando deixar a criança em um lugar protegido, mesmo que seja debaixo de um toldo.

E de que vale ser mal ou bom se no final vc terá q pisar e ser pisado,são eventos inevitáveis,às vezes vc até destrói alguém sem nem saber. Então ficar se preocupando com isso ou não,tanto faz?
Pra q ficar com o "peso" ao invés de simplesmente soltá-lo?
Cara, por exemplo, no vestibular eu sei que peguei a vaga de alguém que provavelmente se esforçou dez vezes mas do que eu, mas não fiquei com peso na consciencia. Existem horas em que você tem que pisar nas pessoas, e existem horas em que elas devem pisar em você. É o preço por viver nesse mundo. Não tinha como ser de outra maneira, então por que eu vou ficar me culpando por isso? Se nos culparmos por cada coisa ruim que fazemos sem intenção, nossa vida seria uma angústia sem fim.
 
Acho q maldade nao eh apenas prejudicar alg... eh prejudicar, ter consciencia de q esta prejudicando e nao dar a minima pra isso! Ai sim eh maldade!! Mta gente tem essa visão errônea dos religiosos em geral... poxa não eh questão de egoísmo... "vou fazer isso pra me salvar"... eh realmente sentir q o outro precisa de ajuda, eh querer ver um sorriso no rosto das outras pessoas, afinal o mundo não eh apenas nós!!!
Eu me preocupo em ser boa sim... nem sempre sou, mas eu me sinto melhor tentando... eh mto bom ver q os outros tb estao bem... eh mto bom ver outras pessoas sorrindo ao seu redor!
 
"Oque é maldade?É simplesmente prejudicar algo ou alguém?"

Eu acredito que a definição do que é maldade,..bondade...varia de epoca,cultura e principalmente no que uma pessoa sente e no que ela acredita...

"Essas definições predominam principalmente entre religiosos q buscam seu lugar no céu,seu salvamento,tentando ser bons e condenando os maus.Oque importa é se salvar então?"

Se para as pessoas que acreditam que fazendo bons atos e condenando os maus só isso resolve para que sejam salvas... então essa e a verdade delas..,...mas isso não é a verdade para todos os cristãos... e os que acreditam em outras religiões..ou em outras coisas...

"E outra:vc se preocupa em ser bom? "
Não tenho essa preocupação.. porque não espero algo em troca de uma ação que a pessoa considere boa, e nem preciso fazer alguma ação para me sentir melhor..
Eu não acredito que, fazendo boas ações, eu vou me salvar, mesmo porque não sou um cristão, mas se alguem precisa de ajuda, e eu tiver condições de poder ajuda-lo... eu vou fazer isso..
"pq ajudar?"
porque não vou ganhar nada em troca?.. porque aqui é cada um por si? porque não vou com a cara dela? porque ela é pobre? porque é negra? porque é branca? porque é mais facil dizer não?
porque não vou me salvar?porque eu poderia estar ali? porque é mais facil ser egoista?...... existem milhares de motivos para não ajudar..e milhares para ajudar...embora pela nossa criação,...cultura...preferimos escolher a outra...eu escolho ajudar...quando posso...não por me imaginar naquela situação... mas por saber que aquela que precisa de ajuda.. é uma pessoa igual a mim..
"SE eu estivar errado,diga então: Pq vc sentiria vontade de ajudar alguém q não conhece?"
eu penso na condição humana...em que eu...voce e todos estão inseridos nesse mundo....acredito que a nossa vida seria melhor se cada um não pensasse que só se deve ajudar alguem se voce for tirar algum proveito disso...
"Como sabe se esse alguém merece?"
Eu não julgaria ...acho que todos merecem....

"E de que vale ser mal ou bom se no final vc terá q pisar e ser pisado,são eventos inevitáveis,às vezes vc até destrói alguém sem nem saber."

Se voce acredita que, independente do caminho que voce tomar, voce pisará e será pisado por alguem, e seguir seu caminho..acreditando que são atos inevitáveis.. e que é assim que a vida deveria ser...siga-o.. cada um vive oque acredita ser o melhor ou o unico caminho...
Eu acredito que mesmo que eu esteja inserido num mundo onde são essas as regras... o caminho não precisa ser o mesmo,... acredito que se eu inevitavelmete vou destruir algo... posso ajudar a contruir algo, ou mesmo reparar...
"Então ficar se preocupando com isso ou não,tanto faz?"
Tudo vai depender do caminho que voce escolher..ou do jeito como voce ve o mundo e aqueles que estão a sua volta...
"Pra q ficar com o "peso" ao invés de simplesmente soltá-lo?"
Percebe que se for um peso pra voce..algo que te faz mal..ou que lhe incomoda.. que se sente obrigado a fazer...não é uma coisa que voce deveria segurar..? pois a decisão de se importar ou não é sua....e somente sua...
 
Maldade e bondade são nomes de coisas que agradam ou não. Rótulos a que as pessoas se apegaram demais, e esqueceram que o principal motivo dos rótulos é facilitar na hora de sabermos o que é isto ou aquilo.

Referimo-nos à "bondade" e "maldade" esquecendo-nos que esses grupos foram divididos assim por conta da concordância de um grupo, uma sociedade. Onde todos concordam e ficam satisfeitos, os primatas acharam que era "bom". Quando um elemento queria ser espertinho e ter tudo sem fazer nada, acharam ruim... concordaram que era desagradável. Então foi rotulado de "mal".

Revendo o Poder do Mito, de J. Campbell e da canção sobre voltar aos bons e velhos tempos da velha religião. Algo a ver com adorar Zaratrustra, que chusca, atruca, Pois quero Afrodite, que deusa mais sublime.

O que foi rotulado de "mal", não pode ser considerado assim hoje em dia. Dizem que o trabalho dignifica o homem, mas não foi Chaplin que cutucou a ferida com Tempos Modernos?

E se todos trabalham para ganhar muito dinheiro e ficar ricos, então o que acontece com o planeta? :roll:

O ponto é que temos responsabilidades. O "mal" em várias religiões ou sociedades foi uma invenção humana muito boa (para que não nos matássemos discordando um do outro sobre o que é certo e errado), mas como toda ferramenta, chega um ponto onde o homem "enguiça" e faz mal uso da ferramenta.

No caso, ao darmos um nome ao Mal, exteriorizamos o Mal. Ele deixa de habitar nossa mente, e toma corpo (som, escrita, desenhos). Passamos (subconscientemente) a acreditar que o Mal não está mais em nós.

Então chega um ponto em que a pessoa começa a fugir de suas responsabilidades, de fazer uma coisa e arcar com as consequências de seus atos. Se eu taco um giz na cabeça de um colega, não posso vir chorando que o colega tacou um estojo na minha cara.

Mas é exatamente isso o que acontece... falamos que a culpa é do Mal, do demo, dos espíritos malignos, da sociedade, etc., mas nenhum demônio teria tanta engenhosidade de fazer tanto mal à humanidade quanto nós mesmos.

A despeito de lendas e bichos papões, não posso crer que muitos genocidas atuais possam culpar o demo por matar e torturar tanta gente. Na verdade, e o que dizer das pessoas que obedecem às ordens? Decerto que não há escolha, mas isso não explicaria porque alguns humanos ficam tão contentes de humilhar e ferir os outros. (vide os abusos recentes daquela prisão em Abu Gharib)

Bondade e maldade tem a ver com escolhas. E arcar com escolhas. Em um caso tem-se menos chance de um monte de neguinho querendo te matar que no outro.
 
Acho que mais importante do que pensar em ser bom ou mal, vc tem que pensar em encontrar o equilíbrio. Bem e mal são coisas iguais, apenas em sentidos opostos. A meu ver ser puramente bom é tão ruim quanto ser puramente mal.

Além do que tem aquela velha história: o bem que vc faz à alguém poder acbar sendo um mal para outra pessoa. conceitos relativos. O mais importante e vc usar sua intuição para guiá-lo.
 
Mas nunca dá pra ser puramente bom ou mau, Guiddon, e é por isso que a pessoa que se denomina boa ou má está na verdade mentindo.

Acho que bondade e maldade vão muito mais de intenções pessoais ou não. Se você realmente não gosta daquela pessoa e nutre algo negativo em relação a ela para lhe fazer o que faz, não interessa se o resultado vai ser bom ou não, você agiu com maldade, consciente do que fez.

Já se você não tem a intenção de prejudicar, nem algo contra aquela pessoa em si, então não foi necessariamente maldade.

Pelo menos essa é a minha visão.
 
Bondade e maldade: meros conceitos concebidos pelo homem. Não existem tais coisas na Natureza.

Cada qual com seu ponto de vista.

:fones:
 
Ka Bral o Negro disse:
Bondade e maldade: meros conceitos concebidos pelo homem. Não existem tais coisas na Natureza.

Cada qual com seu ponto de vista.

:fones:

bem mais conciso que eu :mrgreen:
 
eu acredito q todas essas mediocridades humanas, sao fruto de uma imensa necessidade de rotular oq nao compreende ou mau compreende, eh tudo uma falta enorme de visao. bem, mau, certo , errado (quanto a açoes humanas e nao quanto a coisas matematicas), essas coisas sao sociaias e mutaveis portanto nao SAO, meramente ESTAO . Conciencia parte do presuposto q vc faz uma coisa q acredita estar sendo errada , em prol de um bem maior ou nao. eu posso dizer q o meu Grilo falante teve um fim muito horrivel depois q eu passei pela minha adolescencia.



abraços DWarf
 
Logan, realmente, não há coisa pior do que pessoas nos dizendo que isso é certo, ou que aquilo é errado, simplesmente por dizer. Quem pode saber o que é certo ou errado de fato? É tudo muito relativo e tentar impor os seus padrões a outras pessoas é um ato de orgulho muito grande, e também uma falta de visão. Tem gente que acha que seu próprio mundinho é a única coisa que existe...
 
menina nao sei quem vc eh... mas ja tenho olhado uns posts seus e vc parece q tem a cabecinha no lugar.... bem vinda a casa portanto :P e obrigado por ser uma das poucas pessoas q entendem oq eu falo....


bjs Dwarf

por fim eu gostaria de dizer q o Ser-humano normal tem essa necessidade de rotulos mas nos q estamos aki nao somos o normal entao eu espero q algumas das pessoas q estao aki nao se prendam a esses rotulos, q descendem da infancia do homem...
 
Eu acho o seguinte; cada cabeça tem a sua sentença (salvo os psicopatas) e antes de julgar uma pessoa por ser boa ou má deveriamos tentar nos colocarmos no lugar dela... e assim quem sabe enteder o resultado de determinada atitude...

de um modo geral eu me considero uma pessoa boa sim..tento evitar o máximo prejudicar as pessoas ( sinceramente não me lembro de ter feito isso com ninguem). Mas tb sou uma pessoa q gosta das coisas certas... não tolero determinadas situações... coisas do tipo: se um pode fazer todos podem.... ou vice versa
 
O grande problema é que em muitas vezes o certo/bem e o errado/mau são diferentes de acordo com o discernimento de cada pessoa, por isso não acho que as nomeclaturas de Bem e Mau sejam mediocridades. Esses rotulos tem que existir para que uma sociedade seja regida de uma forma linear... e talvez, se não existisse esse sitema de parametros, nós "voltariamos" a ser animais.

Nos precisamos de regras de "Bem" e "Mau" pois uma coisa é fato... "O Seu limite acaba quando começa o do outro".

Imaginem como seria o ser humano sem leis e regras???

E TODAS as regras de Bem e Mau que existiram, existem e irão existir serão "mediocres", pois é impossivel agradar a todos !! :wink:
 
Só que nesse caso não há uma definição tão sutil de bem e mal nas leis. é óbvio que matar alguém por matar é mal, mas fazxer de tudo para subir na vida, faazendo outras pessoas sofrerem tb é mal, mas não existem regras claras sobre isso. Bem e mal são conceitos que é impossícel distinguir, é preciso ser mais que deus para saber onde começa um e termina outro... :wink:
 
Lembro de ter lido uma crônica que dizia que a bondade é o poder voltado para a vida, e a maldade é o poder contra a vida. Torci o nariz para ela no começo, mas acho que ela tem algum sentido. Explica o fato de não se considerar uma pessoa que estraçalha pedras para se divertir , apesar de se considerar uma pessoa que estraçalha crianças para se divertir indescritivelmente má. E, não se considerar a atitude de "alimentar" um boneco de madeira exatamente boa, mas alimentar (adequadamente :P ) uma criança certamente é.

De qualquer forma, não acho que bondade/maldade seja um conceito exclusivamente humano. Já presenciei algumas atitudes animais que caracterizam esse tipo de visão. Posso estar redondamente enganado, mas.. :)
 
Ka Bral o Negro disse:
Bondade e maldade: meros conceitos concebidos pelo homem. Não existem tais coisas na Natureza.

Cada qual com seu ponto de vista.

:fones:[/quote
Meu ponto de vista materializado
O que eh mal pra alguns eh bom para outros.
Os nazistas eram vistos como viloes pelos judeus,mas o povo alemao provavelmente eh grato ate hoje por aquele bigodudo ter reerguido seu país que estava totalmente arassado...
 
[/quote
Meu ponto de vista materializado
O que eh mal pra alguns eh bom para outros.
Os nazistas eram vistos como viloes pelos judeus,mas o povo alemao provavelmente eh grato ate hoje por aquele bigodudo ter reerguido seu país que estava totalmente arassado...
Duvido, Hithler jogo a reputação da alemanha na lama
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo