• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Consoles PES 2016

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Depois da desconfiança por parte da Konami, finalmente é revelado PES 2016! Dessa vez teremos o Neymar na capa mundial do jogo. Foi revelado o primeiro teaser.

 
Continuo achando algo, que eu não sei explicar, muito estranho nos movimentos no PES. A Konami vai ter que mudar radicalmente sua engine ou o FIFA fazer uma merda muito grande para me convencer a mudar de franquia.
 
Ano passado o FIFA esteve melhor, mas nunca deixo de testar o seu principal concorrente, pois a concorrência sempre estimula quem está atrás a melhorar.
 
Eu comprei o PES 2015 e me arrependi muito, usei 3 vezes e só. Até fiz um post no Facebook:

Eu tenho raiva do PES. Só que é aquela raiva de quem ama, mais ou menos o que deve sentir um torcedor do Arsenal, que todo ano tem esperanças de o time dar liga e tem sempre algo que dá errado.

Em 2012, quando o PES guinou para o abismo, virei fifeiro devoto, mas eventualmente batendo aquela saudade da Konami em alguns aspectos que considero a EA Sports alguns passos atrás. Este ano, já que voltou a ser aclamado pela crítica, resolvi dar uma moral para o PES novamente. E com uma semana já dá pra concluir: ô desperdício de potencial!

Gráficos de encher os olhos. Jogabilidade aprimorada. Inteligência artificial muito apurada em relação aos anos anteriores. Ótimas opções de jogo (modo BAL, que é praticamente o único que jogo, muito bem desenvolvido) e de câmera (com ajuste da angulatura, para quem aprecia a semelhança com transmissão de TV). Em inúmeros pontos bate o FIFA, e dá vontade de mudar de fidelidade novamente.

Só tem um detalhe: não é futebol.

Não me digam que o PES 2015 é futebol. Estou falando de futebol profissional, futebol que quem realmente é fã e assiste a campeonatos de médio/alto nível sabe como se desenrola. A falta de fluidez do PES 2014 foi tão criticada que resolveram afundar o 2015 até o fundo no arcade: muita rapidez, muitos gols, simulação zero. A verticalização é absoluta: os times não precisam trabalhar a bola, vão da defesa ao ataque como se meio de campo não existisse. A marcação é tão ridícula que lançamentos aleatórios frequentemente dão origem ao mano-a-mano de um atacante com um único zagueiro. Nota: é assim em qualquer dos níveis, a diferença é a facilidade para passar dos defensores (os atributos individuais dos marcadores são mais importantes para dificultar o ataque do que a formação defensiva). O jogo vale muito pela diversão e nada pela experiência do futebol. Sabe totó?

Não me levem a mal: eu adoro totó. Como tal, o PES 2015 é um excelente jogo para o fim a que se propõe, que é puramente de diversão. Para competir entre amigos, é, talvez, uma opção melhor que o FIFA [ainda não joguei o 15]. Mas se você tem que escolher entre os dois e é do tipo que gosta de simular partidas reais e provavelmente vai se irritar quando perceber que o desenvolvimento da partida não se parece nem um pouco com futebol de verdade, vá de FIFA e nem experimente o PES para não acabar sentindo falta dos detalhes em que a Konami dá show - pena que resolveram aplicar num esporte diferente.
Por sinal, tô até hoje procurando algum interessado em comprar e não encontrei.
 
Discussão sem fim. Jogador de PES não abandona a série e jogador de FIFA o mesmo. Podem dizer que um ano está melhor para um e outro ano melhor para outro, mas o jogador mesmo sempre irá ficar em sua franquia e ver coisas ruim na concorrente.
 
Discussão sem fim. Jogador de PES não abandona a série e jogador de FIFA o mesmo. Podem dizer que um ano está melhor para um e outro ano melhor para outro, mas o jogador mesmo sempre irá ficar em sua franquia e ver coisas ruim na concorrente.
Mas eu mesmo sou um exemplo diferente: era apaixonado pelo PES, até 2012/2013, quando virei fifeiro. Torço para o PES se reencontrar, e aí não descarto voltar pra Konami.
 
eu conheço muita, mas muita gente mesmo que migrou do PES para FIFA.
O PES tá ficando injogável @Turgon
 
Muitos podem migrar de um jogo para o outro, mas essa discussão já encheu. Todo ano é mesma coisa. Existem pessoas que não conseguem ver o aspecto positivo de uma série em relação a outro por conta dessa febre de defender seu jogo. Basta ler comentários espalhados por ai em sites especializados em jogos.

Uma coisa que eu não gostei no PES e nem no FIFA foi o anúncio para a geração passada. Isso dá a entender que a evolução gráfica e modos de jogo não serão muito grandes. Vários produtores já comentaram como foi bom se livrar das limitações de configuração que a geração passada possuía, mas parece que para ambas as franquias isso não é um problema.

Uma coisa que eu gostei do anúncio do PES fica com relação a dinâmica do jogo. Dessa vez podemos começar um jogo com sol e no decorrer dele ter chuva. Segundo os criadores isso irá mudar drasticamente o rumo de uma partida. Sem contar que eles resolveram melhorar o online do PES, parece que um pouco inspirados no FIFA, que dava um show nesse quesito.

Foi engraçado que nessa última semana o PES anunciou que o Neymar seria capa do jogo mundial, sendo que logo depois o FIFA lançou um teaser com a voz do Pelé falando em inglês. Mas o Pelé com aquele sotaque eu acho que não deu muito certo. :lol:
 
Konami soltou uma nota pedindo desculpas por terem colocado o Götze como capa da última edição na América Latina depois do 7x1 da Alemanha no Brasil durante a copa e resolveram compensar com o Neymar desta vez. :rofl:
 
Uma coisa que eu gostei do anúncio do PES fica com relação a dinâmica do jogo. Dessa vez podemos começar um jogo com sol e no decorrer dele ter chuva. Segundo os criadores isso irá mudar drasticamente o rumo de uma partida.

Isso é algo que deveria ter sido implantado há bem mais tempo já que em bom jogos de corrida é uma característica que acontece há tempos e torço que fique pra dar mais realismo ao jogo.
 
Já saiu em vários países a demonstração do jogo e por aqui nada! Pior que estava marcado para meia noite.
 
Para quem interessar, a versão demonstração já disponível. Está disponível para PS4, PS3 e Xbox One.

Os clubes disponíveis são Juventus, AS Roma, Bayern München, Corinthians, Palmeiras, Brasil, França, nos estádios Juventus Stadium e Arena Corinthians.
 
Testei finalmente! Só para deixar claro, foi a versão do PS4, as demais versões eu não sei como estão.

O jogo parece estar mais dinâmico. A movimentação dos jogadores está agradável. No quesito colisão, até o momento eu não presenciei nada bizarro, tendo tudo ocorrido de acordo com a real. O design dos jogadores está muito bonito, mas os times brasileiros ainda deixam um pouco a desejar. Os jogadores que jogam na Europa continuam muito mais parecidos com os reais, tanto em aparência como em movimentação.

Um aspecto positivo e que gostei muito foram as canções das torcidas. Quando eu joguei com o Palmeiras, eu reconheci logo umas quatro ou cinco canções diferentes. Temos algo no estilo "Olê Porco" ou "Vamos ganhar porco", entre outras canções características da torcida. Não dá para saber se todas as torcidas vão ter isto, mas pelo visto as maiores terão seus gritos personalizados.

Até o momento eu não presenciei aquela alteração de condições climáticas em campo. Quando eu iniciei com sol a partida terminou com sol e o mesmo aconteceu para as diferentes. Talvez por ser uma versão demonstração não tenha tal opção ou eu realmente não ajustei isto no menu, apesar de não lembrar ter visto algo sobre tal.

De clube forte mesmo da Europa só tem o Bayern, apesar da Juventus ser forte, mas não no mesmo nível no jogo. Aqui entra uma coisa que eu não gostei muito. A Juventus ainda tem em seu elenco o Tevez, Vidal e outros jogadores que já saíram do time. Provavelmente vão alterar isto em um possível patch.

Agora é aguardar uma versão demonstração do FIFA 16.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo