1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Discussão PES 12 vs FIFA 12

Tópico em 'Jogos Eletrônicos' iniciado por Turgon, 19 Ago 2011.

  1. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    “O que você prefere: ‘FIFA’ ou ‘Pro Evolution Soccer’”? Nos últimos anos a rivalidade entre as duas franquias de futebol acirrou-se de tal modo que a preferência por uma ou outra é quase definidora de personalidade: se você curte “FIFA”, dá grande valor à simulação realista, profunda e complexa; se gosta de “PES”, quer uma experiência verossímil, é claro, só que mais rápida e simples.

    Aparentemente há espaço para dois games de futebol no mercado, mas a questão crucial aqui é que, nos últimos anos, “FIFA”, considerado até então um “jogo arcade”, evoluiu tremendamente graças a um belo trabalho da EA Sports, passando a atrair os fãs de “PES”. Aos montes. A Konami, por sua vez, parece ter parado no tempo, mantendo o seu outrora “Winning Eleven” sem grandes mudanças.

    Após jogar “FIFA 12” e “Pro Evolution Soccer 12“ na Gamescom 2011, feira de games que se realiza na Alemanha, fica claro que esta tendência deve permanecer ao menos por mais uma temporada: enquanto o jogo da EA Sports evolui em aspectos como dribles, impactos e contusões, “PES 12” lembra muito a versão anterior, ainda que acompanhada de algumas novidades interessantes.

    Grosso modo, a inovação mais ousada de “PES 12” é a possibilidade de controlar, através do direcional analógico direito, um jogador que não está com a bola, facilitando tabelinhas e passes para se livrar da marcação e ficar na cara do gol. O recurso é bacana, mas só o tempo e o uso à exaustão mostrarão qual será o seu real impacto na jogabilidade da série.

    De resto, notam-se animações mais fluidas e uma inteligência artificial mais desafiadora, mas velhos problemas de “PES”, como zagueiros que param no meio do caminho, goleiros que adoram fazer lambança e o instável critério para a lei do impedimento continuam lá. Assim como o ritmo de jogo acelerado e que privilegia sobremaneira estrelas como Cristiano Ronaldo, Messi etc.

    Já “FIFA 12”, com sua mecânica azeitada de versões anteriores, investiu em aperfeiçoamentos para ficar ainda mais realista: as animações, que já eram bem suaves, agora estão melhores ainda nos dribles e, especialmente, contusões - o atleta pode se machucar em diferentes partes do corpo, como joelho e tornozelo, dependendo do impacto.

    No final das contas, “Pro Evolution Soccer 12” não dá grandes motivos para antigos fãs, hoje adeptos de “FIFA 12”, retornarem para a série. Aliás, as vendas da série da EA Sports já superam, e muito, as do concorrente, o que levanta questões sobre até quando a Konami vai tolerar esta virada de jogo.

    Certamente não há mal nenhum em existir uma opção de game de futebol mais realista e outra mais arcade, por assim dizer. Cada um escolhe o estilo com o qual se identifica mais. Porém, para quem vem dos bons e velhos tempos de “Winning Eleven”, é estranho ver o rumo que “PES” está tomando, deixando grande parte dos seus “torcedores” insatisfeita.

    A performance comercial de “FIFA 12” e “Pro Evolution Soccer 12”, no final das contas, deve bancar o juiz nesta decisão. E o melhor é sempre, antes de desembolsar dinheiro por algum dos games, testar a versão demo gratuita.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ===============================

    A reportagem simplesmente detona PES 2012! Eu sinceramente fiquei na duvida de ir testar um FIFA antes de comprá-lo.

    O que acham?
     
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Isso é quase religião.
    E é uma discussão quase acéfala.
    Pois o PES foi por muito tempo a preferencia de quem buscava um simulador enquanto que o FIFA era um arcadezão.
    O FIFA evoluiu bastante e os ultimos que joguei (que nem foi o 11) já eram comparáveis em termos de simulação.

    Mas os amantes de PES sempre vão lembrar e dizer que FIFA é arcadão enquanto que os amantes de FIFA dirão exatamente o oposto.

    E ninguem chegará a conclusão alguma.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    É muito parecido discutir IE x Firefox também

    Eu confesso que faz tempo que não jogo versões mais recentes do FIFA e fiquei muito mais nas recentes do PES, mas ano que vem prometo voltar ao FIFA pois nesse mercado a tendência é diminuir talvez até acabar esse negócio de rótulo fixo que um é mais isso e outro é mais aquilo.
     
  4. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    O caso é que estou pensando bem em testar o FIFA 12 antes de comprar o PES 12. Ainda não joguei o FIFA depois dessa melhora toda, mas só vejo comentários bons.
     
  5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • LOL LOL x 1
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Olha, os ultimos q eu joguei foram o fifa e pes 10. Gosto mais de jogar o PES pelo meu estilo de jogo, no FIFA conta muito quem fica dando "especial" pra fazer os dribles malucos, não vira futebol de verdade. Já no PES eu gasto mais tempo tocando a bola, invertendo de lado, essas coisas.

    Mas eu gosto da jogabilidade do FIFA no que tange aos chutes, goleiro, etc, acho mais próximo do real.
     
  7. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Bizarro demais esses lances! Eu ri naquele do Busquet e o lance na saída de bola. :lol:

    Mas a versão final está com esses erros?
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  8. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    O grande diferencial do FIFA é a quantidade de times licenciados, algo que eu considero muito importante. Mas gosto mais da jogabilidade do PES, e acho o movimento dos jogadores e da bola mais naturais. Sei lá, tem alguma coisa no FIFA que ainda me parece muito artificial, a movimentação é estranha. óÒ O problema é que o meu estilo de jogo preferido é o realista, e não o arcade, como é típico do PES. Eu viajo jogando, gosto de fingir que é real mesmo, e o PES não favorece muito essa intenção do jogador.

    De qualquer forma, pretendo comprar os dois, assim que chegar (o dinheiro pra eu comprar) meu ps3.
     
    Última edição: 1 Out 2011
  10. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Produtora de Pro Evolution Soccer acusa FIFA de plágio

    O produtor europeu da série da Konami Pro Evolution Soccer, John Murphy, concedeu uma entrevista ao site Eurogamer, na qual acusa a sua concorrente, a franquia FIFA, da Eletronic Arts, de plágio.

    "Eles não estão copiando agora, há uma longa história deles copiarem elementos de PES para se tornarem o que são hoje. Eles têm mérito por chegarem onde estão, com ideias que ensinaram a todos, mas não podem esquecer que PES inovou nos games de futebol e que eles copiaram", afirmou.

    Para exemplificar, o produtor comentou: "Este ano eles estão falando sobre a Inteligência Artificial e mecânica como uma força fundamental, que é exatamente o que estávamos trabalhando no ano passado como uma das metas principais. Isso não é coincidência".

    As acusações têm fundo mercadológico; na Europa, onde FIFA vende mais que PES, essa diferença tem aumentado. Isso sem contar a disputa pelos astros... "A diferença nas vendas no Reino Unido têm aumentado, isso é óbvio. Isso é parcialmente devido à qualidade do produto, que nós estivemos melhorando e agora se equipara ao FIFA com essa nova versão [2013], mas é também devido ao dinheiro gasto [pela EA] em marketing e nas licenças [exclusivas] que nos deixam de fora."

    PES 2013 deve ser lançado até novembro e, se seguir a tradição de seus antecessores, terá versões para Xbox 360, PlayStation 3, Wii, PSP, PCs e PlayStation 2.

    Fonte: Omelete
    __________________________________________

    Essa é uma discussão que não terá fim.

    Acontece que a FIFA está com maior mercado hoje e o PES tem sentido isso depois de anos na liderança.
     
  11. Thor

    Thor ἀλήθεια

    A verdade é que o PES ainda é infinitamente melhor que o Fifa. Joguei o demo do Fifa 12 e o demo do PES 2012 pra comparar, antes de comprar... e a diferença continua brutal. Pra quem não entende de futebol o Fifa pode até ser um jogo legalzinho. Mas quem entende sente a diferença na hora. Quando você vai tocar a bola, envolver o outro time, e movimento tático dos jogadores... até na hora de cortar o adversário pra um lado e para outro.

    O Fifa é jogo, e o PES é simulador. Essa é a diferença.
     

Compartilhar