• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Personagens mais famosos da literatura

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
É destaque no site da Bravo!:

Uma consulta curiosa foi publicada recentemente na versão digital do jornal inglês The Guardian. Intrigada pela frase publicada no material promocional de uma editora de livros, que apontava Sherlock Holmes como o personagem mais conhecido da literatura de ficção, a jornalista Lisa Kjellsson saiu por aí perguntando, entre blogs e emails, quem seria a personagem de ficção mais famosa de todos os tempos. Segundo ela, o que motivou a curiosidade foi o fato de que, ao ler a frase no livro, veio à sua cabeça a figura de Dom Quixote - rapidamente contestada por amigos.

Para pôr fim a uma discussão interminável, e ao mesmo tempo contemplar com justiça os cada um deles, o jornal publicou uma lista dividida pelo século em que foi concebida cada personagem:

Século XXI: Harry Potter
Século XX: James Bond
Século XIX: Sherlock Holmes (foram bastante citados Oliver Twist, Scrooge and Peter Pan)
Século XVIII: Robinson Crusoe ou Gulliver
Século XVII: Hamlet

Publicada em um jornal inglês, não surpreende que a lista seja anglocêntrica. Diante disso, Bravo! adaptou a proposta, e levantou opiniões de críticos literários e autores contemporâneos para tentar descobrir quem é a personagem ficcional de maior projeção na literatura, chegando a ultrapassar a obra em que foi criada.

Por aqui, a controvérsia não foi tão grande. A vitória incontestável foi para a polêmica Capitu, criada por Machado de Assis no livro Dom Casmurro. Mas outros concorrentes também receberam honrosas menções. Ao lado da mulher dos olhos de ressaca, foi citado o próprio Bentinho. Gabriela e Dona Flor, inventadas por Jorge Amado, também apareceram nas respostas. A emblemática Diadorim foi lembrada, bem como o amigo Riobaldo, que narra Grande Sertão: Veredas.

Fonte: http://bravonline.abril.com.br/cont...ais-famoso-literatura-brasileira-480021.shtml


Vamos escolher os nosso personagens mais famosos da literatura, segundo os frequentadores da Valinor? :mrgreen:
 
Monteiro Lobato não é citado no artigo, mas ele teve personagens interessantes também, apesar de ser uma literatura voltada ao público infantil... voltada ao folclore brasileiro, muito bom, Saci, Visconde de Sabugosa, Anastácia, Dona Benta.
Mas na literauta brasileira voltadao ao público adulto, são tantos...Riobaldo do Sertão Veredas, Capitu (Dom Casmurro - Machado de Assis); a peleja de Fabiano (Vidas Secas - Graciliano Ramos); Santiago (O Alquimista - Paulo Coelho); Ana Clara (As Meninas - Lygia Fagundes Telles); O Major Vidigal e sua justiça infalível ( Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida); Ana e seus seis irmãos (Lavoura Arcaica - Raduan Nassar)..são tantos, fico com Capitu.

Edit.: Mas é só da Literatura brasileira né?
 
Última edição:
Frodoooo! :lol:

Falando sério agora, NÃO TEM COMO competir com Harry Potter...

De acordo com a moda atual, o vampirinho Edward Cullen está competindo com o Potter, mas eu acho que não chega a vencer o bruxo porque o título do livro é Harry Potter (o que não ocorre com a saga da Meyer, cujos títulos são variados embora os personagens sejam os mesmos) o fato de o nome do livro ser igual ao nome do personagem marca bastante a memória do público.

------------------------------------------------------------

Na literatura nacional, voto em Capitu, porque existem muitas análises e músicas sobre ela. Major Vidigal (Manuel Antônio de Almeida) também merece ser destacado, além da inesquecível boneca Emília, de Monteiro Lobato.

Na literatura internacional, penso em Sherlock Holmes, Drácula e Don Quixote. Quem não reconheceria esses ícones? :mrgreen:
 
Na literatura internacional pra mim o mais famoso é Aquiles e Elena de A Ilíada....

Na literatura nacional é o Saci!!!!!!! :D
 
Frodoooo! :lol:

Falando sério agora, NÃO TEM COMO competir com Harry Potter...
Discordo amigo Luis.
Atualmente pode ser sim Harry Potter, mas por ter 7 livros, pelos filmes estarem sendo lançados, mas só saberemos de verdade daqui a alguns anos.
Veja James Bond, ou Sherlock Holmes, são personagens velhos, e que se manteram até hoje.
Veremos se a modinhaHP vai continuar no ar daqui a 10 ou 20 anos...:think:

Na minha opinião não existe persongem literario mais eterno que Pedrinho do Sitio, e Emilia, e ainda é assim, tenho grande consideração com esses dois personagens.:yep:
 
Que horror, tem muitos personagens muito mais famosos do que Harry potter no seculo XXI ate os vampiros de Anne Rice são mais famosos embora eles sejam do seculo passado :hihihi:. Espera so essa moda do filme passar daqui a alguns ano vai ficar como a sabrina, mas a infeliscidade diz que no momento o bruxinho é mas famoso, como tambem o infelis mas famoso nacional é o chato do Dom Casmurro. :blah:
 
De acordo com a moda atual, o vampirinho Edward Cullen está competindo com o Potter, mas eu acho que não chega a vencer o bruxo porque o título do livro é Harry Potter (o que não ocorre com a saga da Meyer, cujos títulos são variados embora os personagens sejam os mesmos) o fato de o nome do livro ser igual ao nome do personagem marca bastante a memória do público.

Concordo. Harry Potter é Harry Potter. Acho que todo mundo conhece esta personagem!
 
Não exatamente nessa ordem: Sherlock Holmes, Dom Quixote, Robinson Crusoé, Hamlet, Alice, O Pequeno Príncipe, Édipo, Scherazade, Dr. Frankenstein, Conde Drácula, Scrooge, Dr. Jekyll/Mr. Hyde, Odisseu, Aquiles, (se eu me lembrar de mais algum outro etc).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo