Taverneiro
Old school
Olá a todos,
Recentemente andei fuçando no blog Vorpal. Acho que a maioria aqui já leu o "Guia por um D&D mais old school". Lá é discutido como as regras oficiais caem para segundo plano e que as habilidades e idéias dos jogadores valem mais que as estatisticas do personagem.
Por outro lado, no modo "new wave" as idéias e habilidades do jogador estão sob a "aprovação" das regras.
Pois bem, e como essa dualidade se aplica a personagens estatisticamente fracos? Quero dizer, pelo menos com o meu grupo é comum ver certas "anomalias" como guerreiros furtivos, magos com espada bastarda ou usando alguma armadura leve.
Essa "descaracterização" do esteriótipo ou a simples incapacidade do jogador de fazer as escolhas táticas mais apropriadas para determinada classe/raça deve ser levada em consideração pelo DM.
Como refletir isso no "new wave". Nos jogos old school isso não é tanto visível e fácil de se contornar, mesmo usando D&D 3.x. EMBORA tenha visto grupos novos apontando como melhor solução é construir logo um personagem novo.
O que vocês acham?
Recentemente andei fuçando no blog Vorpal. Acho que a maioria aqui já leu o "Guia por um D&D mais old school". Lá é discutido como as regras oficiais caem para segundo plano e que as habilidades e idéias dos jogadores valem mais que as estatisticas do personagem.
Por outro lado, no modo "new wave" as idéias e habilidades do jogador estão sob a "aprovação" das regras.
Pois bem, e como essa dualidade se aplica a personagens estatisticamente fracos? Quero dizer, pelo menos com o meu grupo é comum ver certas "anomalias" como guerreiros furtivos, magos com espada bastarda ou usando alguma armadura leve.
Essa "descaracterização" do esteriótipo ou a simples incapacidade do jogador de fazer as escolhas táticas mais apropriadas para determinada classe/raça deve ser levada em consideração pelo DM.
Como refletir isso no "new wave". Nos jogos old school isso não é tanto visível e fácil de se contornar, mesmo usando D&D 3.x. EMBORA tenha visto grupos novos apontando como melhor solução é construir logo um personagem novo.
O que vocês acham?