Eis aí, uma últia proposta minha baseada na excelente ficha pelo Mago.
GANDALF, O Cinzento
Raça: de Além Mar (Istari)
Habilidades Raciais: Imutabilidade (não sofre os efeitos de enfermidades ou do envelhecimento, embora pareça envelhecer muito lentamente)
Atributos: Porte 16 (+5), Agilidade 11 (+2), Percepção 12 (+2), Força 8 (+1), Vitalidade 7 (0), Espírito 16 (+5)*
Reações: Vigor +5, Presteza +4, Força de Vontade +7, Sabedoria +8*
Ordens: mágico, Mestre da Sabedoria, Mago
Habilidades de Ordem: Lançar Encantos 10, Cajado, Poder dos Magos, Especialidade mágica (Fogo Secreto), Sentir Poder, Domínio da Magia, Imponente, Método de Encantamento (Runas), Escritas Antigas
Evoluções: 40(?)
Encantos: Atear Fogo, Centelhas Ardentes, Chama de Anor, Mensageiro Animal, Encanto da Ruína, Língua dos Animais, Invocação dos Animais, Clarão Ofuscante(2 opções), Conservação das Espadas, Romper Grilhões, Invocação(habilidade), Criar Luz(2 opções), Exibição de Poder, Evocar Assombro(habilidade), Projétil Flamejante, Modelar Fogo, Urdidura da Névoa, Encanto de Proteção(habilidade), Raio, Linguagem da Mente, Nomear, Encanto de Desobstrução, Extinguir Fogo, Ler o Coração, Resistir Ao Medo, Traçar Letras-da-lua, Sentir Poder, Encanto de Obstrução, Urdidura da Fumaça(habilidade), Mão do Mago
Nota: Como Gandalf, O Branco, Gandalf possui o encanto Clarão Ofuscante como habilidade.
Perícias: Oriental +1, Westron +8, Haradrim +1, Quenya e Sindarin +10, Orquico +1, Língua Negra +4, Khuzdul +3, Terrapardês +1, História (Elfos, Homens, Hobbits) +10, Reinos (Condado) +10, Magica +10, Alquimia +6, Geografia +3, Anéis de Poder +8, Naturalismo +3, Raça (Hobbits) +8, Avaliar (Itens Mágicos) +2, Combate com armas: Espadas (Espada Longa) +7, Combate com armas: Clavas (Cajado) +3, Combate de alcance (Lançar encantos) +4, Ocultar +2 (Esconder arma), Negociar (Parlamentar) +8, Cura (Remédios de Ervas, Tratar Ferimentos) +6, Inquirir (Conversar) +3, Discernimento +8, Inspirar +4, Intimidar (Poder) +8, Observar (Avistar, Sentir Poder) +8, Persuadir (Oratória) +8, Montar (Cavalo) +6, Correr +6, Dissimulação (Esconder) +8, Sobrevivência (Colinas, Florestas) +4, Rastrear +4
Vantagens: Sábio, Amigos, Amigo-dos-elfos, Obstinado, Incansável, Armadura de heróis, Previdente, Incorruptível, Ambidestro
Defeitos: Juramento (Missão para os valar), Inimigo (Saruman), Dever (Proteger Frodo)
Saúde: 15 (encarar um balrog na porrada, descendo por 5 quilômetros de abismo, e ainda lutar por dias provam o nível alto desse valor, mesmo com a Vitalidade aparentemente frágil de Gandalf!)
Coragem: 6
Renome: 21
*: Atributo ou reação preferencial
Narnya: Gandalf carrega Narnya, um dos grandes anéis de poder. Narnya, o anel vermelho ou anel do fogo oferece um bônus de +4 em testes de Cura e Inspirar, nos testes da perícia Intimidar para amedrontar os servos da Sombra, e em qualquer teste para resistir contra poderes das trevas. Por ultimo o anel do fogo oferece um bônus de +2 em todos os testes relacionados a mágicas do fogo, incluindo testes de Fadiga.
Narya oferece Proteção contra Fogo 16, baseado no Porte do seu usuário.
Narnya é um lindo anel incrustado com um rubi.
Glamdring: Forjada tempos atrás pelos ferreiros élficos de Gondolin, Glamdring é uma espada mágica que confere um bônus de +5 no teste de combate com armas para acertar ou intimidar orcs. Brilha com uma luz azulada na presença de orcs, alertando Gandalf desta forma. Quaisquer armaduras perante ela só protegem com metade da sua proteção de dano.
Glamdring é capaz de detectar orcs com seu brilho a 500 metros de distancia e sua luz se torna mais forte conforme o numero e a proximidade dos orcs.