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Perícias e seus usos

KingElessarEledwhen

Elder Dragon
Vendo que os jogadores apresentam certa dificuldade ao usar perícias em todo seu possível conteúdo eu decidi escrever este tópico para demonstrar e debater usos das perícias da quarta edição, principalmente no que cabe a Desafios de Perícias.

Segue a lista de usos de cada uma(começando com seus usos básicos[do PHB] até chegar em usos mais específicos em Desafios de Perícias).

Acrobacia(Acrobatics)​
  • Façanha Acrobática - Se balançar em um lustre, saltar sobre um oponente, escorregar por uma escadaria com um escudo
  • Equilíbrio - qualquer manobra que envolva equilíbrio
  • Esquivar-se - Um possível uso, como por exemplo ao suceder num teste o indivíduo consegue realizar uma manobra para escapar de uma pedra caindo nele ou de repente pode anular o ataque de uma armadilha no seu personagem naquela rodada. Ou ainda escapar de um obstáculo ao estar correndo por exemplo.
  • Atuação - Com esta perícia você pode atuar e tentar impressionar alguém concedendo um bônus a outro teste dependendo da situação.
  • Evitar terreno difícil - Anular penalidade de movimento ou algum ataque do terreno. Num Desafio de Perícias com uma perseguição por exemplo poderia ser usado para conseguir correr entre a multidão sem trombar com ninguém.
  • Escapar de um agarrão - Usado para escapar de um agarrão ou outra coisa que te prende.
Arcana​
  • Detectar Magia - Identificar zona/conjuração/ritual/efeito mágico ou sentir a presença de magia.
  • Conhecimento - Qualquer conhecimento relacionado a coisas de origem das Sombras, Elemental ou Fey(Reino Distante[Far Realm] tbm está incluso).
  • Configurar um item mágico - Por exemplo usar o conhecimento arcano para configurar um Portal.
  • Interferência mágica - Através do uso de seu conhecimento arcano o personagem consegue causar alguma interferência em algum item ou efeito mágico. Como por exemplo bagunçar uma magia de alarme, uma magia de rastreamento, etc.
  • Pesquisa - Você faz pesquisas em bibliotecas e tomos antigos atrás de alguma pista ou informação específica.
  • Desfazer um ritual - Você pode tentar desfazer um ritual quase concluído.
Atletismo(Athletics)​
  • Escalar - Subir ou descer qualquer superfície, escalar uma casa, uma árvore, etc.
  • Escapar de um agarrão - auto-explicativo
  • Saltar - pular por cima de um muro, árvore caída, etc.
  • Nadar
  • Carregar - Em um Desafio de perícias por exemplo, pode-se usar esta perícia para efeitos de carregar qualquer coisa(pessoa, caixa, algo pesado, ...)
  • Atuação - demonstrar força ou treinamento militar
  • Correr - Se esforçar mais para atingir uma maior velocidade numa perseguição por exemplo(nesta situação geralmente irá conduzir a um teste de Tolerância também).
  • Usar força-bruta - Arrombar uma porta, empurrar algo extremamente pesado.
  • Manipular dispositivos mundanos - É possível usar dispositivos "tecnológicos" mundanos que necessitem de força(exemplo: catapulta, balista, ...).
  • Arremessar algo - Normalmente se usa um ataque, mas no caso de um objeto muito pesado, pode vir a ser necessário um teste.
Blefar(Bluff)​
  • Distrair - Blefar pode ser usado para qualquer ação que envolva distrair alguém(podendo gerar vantagem de combate até o final de seu próximo turno[1/encontro]; ação padrão, Blefar vs Intuição Passiva do alvo).
  • Imitar - Imitar a voz de alguma pessoa.
  • Disfarce - Qualquer uso de disfarces(se passar por um guarda, etc).
  • Mentir - Uso padrão.
  • Armadilha de palavras - Acabar forçando o alvo a falar algo ou então distorcer o que foi dito deixando ele numa situação desvantajosa.
  • Influenciar - Tentar fazer um inimigo tomar uma ação que acabará te favorecendo sem ele saber.
  • Suborno - Não um teste, mas dar algumas moedas pode conceder um bônus no teste de blefar.
Diplomacia(Diplomacy)​
  • Mudar opiniões - Mudar opiniões de alguém a seu favor.
  • Inspirar - Usado para inspirar(coragem, boa vontade, etc) nos outros.
  • Negociar - Negociar qualquer coisa usando de boa fé ou razão.
  • Etiqueta - Demonstrar etiquetas, compostura ou qualquer comportamento nobre.
  • Ganhar Confiança - Com palavras bonitas e educadas consegue-se a confiança de um inimigo/NPC.
  • Suborno - Não um teste, mas dar algumas moedas pode conceder um bônus no teste de diplomacia.
Exploração(Dungeoneering)​
  • Conhecimento - Conhecimento sobre criaturas dos Reinos Distante(Aberrações)
  • Arquitetura - construções(tópicos de arquitetura). Como por exemplo analisar o que na realidade aquela sala representa, etc.
  • Guia - Guiar através de ruínas ou outras construções(mesmo pq geralmente ruínas são construções, porém abandonadas) através de padrões conhecidos ou tendencias na estrutura. Além de prover necessidades básicas nestes ambientes(improvisar uma tocha, conseguir comida, etc).
Tolerância(Endurance)​
  • Resistir - Resistir a efeitos de tempo, cansaço, fome, sede ou falta de ar.
  • Ação Extendida - Qualquer ação que requeira continuidade excessiva pode-se aplicar um teste desse, num exemplo mais prático pode-se usar está perícia para aguentar fazer algo mais tempo que alguém(por exemplo segurar uma corrida numa fuga, escapando pelo cansaço dos inimigos).
Cura(Heal)​
  • Tratar doença/ferimentos - Tratar doenças em alguém, dando uma maior chance de sobrevivência ou então aliviar a dor apenas.
  • Venenos - Pode ser usada tanto para identificar/preparar venenos como para produzir um antídoto.
  • Anatomia - Pode ser usada para tópicos de anatomia(mesmo que não se trate de conhecimentos necessariamente médicos).
História(History)​
  • Realeza, líderes e outras personalidades importantes - Você consegue se recordar quem pertence a estas classes sociais ou detém certo renome no local.
  • Guerras - Você consegue se lembrar de guerras ou pequenos combates ocorridos naquela região, reino ou local.
  • Lendas - Recordar lendas ou outras histórias culturais.
  • Costumes, hábitos e tradições - Recordar costumes, hábitos ou tradições.
  • Eventos - Recordar de eventos memoráveis.
Intuição(Insight)​
  • Discernir - Você é capaz de discernir se determinada pessoa está agindo de boa fé ou não. Ou seja, compreender motivações, entender as "entre-linhas", analisar o humor ou atitudes das pessoas(se estão com medo, seguras, etc) ou determinar se a pessoa é confiável ou não, através de observação comportamental ou gestual.
  • Determinar influência - Você consegue determinar se uma pessoa está sob influência de outra(mágica ou não).
  • Deduzir - Esta perícia também representa o senso de dedução natural do personagem, portanto ela pode ser usada para chegar a uma conclusão sobre algumas pista ou situação, ou analisar como aquilo terminou ali.
Intimidar(Intimidate)​
  • Torturar - Agredir alguém, bater em alguém, torcer o braço do cara, qualquer ação que envolva tortura física pode ser considerada aqui.
  • Ameaçar - Você ameaça o alvo com algo que ele tem medo de acontecer, por exemplo matar alguém que ele gosta, ameaçar denunciá-lo a alguma autoridade, ameaçar prendê-lo, etc. Seria qualquer tipo de "tortura" verbal.
  • Impressionar/Assustar - Através da força ou grosseria de suas palavras e ações você mostra quem está no comando de determinada situação ou impressiona um grupo específico(geralmente selvagens se impressionam com brutalidade).
  • Autoridade - Intimidar está diretamente ligado a demonstrar autoridade ou dar uma ordem que deva ser obedecida por alguém. Dar uma ordem(em outras palavras exercer autoridade) para que seja devidamente obedecida pelos subordinados está mais ligada a intimidar do que a diplomacia.
  • Demonstrar o perigo - As vezes é necessário que se demonstre o problema de tomar tal atitude, portanto um teste de intimidar é apropriado para demonstrar a seriedade de um problema ou posição a ser tomada por exemplo.
Natureza(Nature)​
  • Geografia - Conhecimento sobre terreno, clima, meteorologia, estações.
  • Plantas - Conhecimento sobre qualquer planta natural, como nome, se é venenosa ou não, se é comestível, se é medicinal, propriedades, etc
  • Guia - Reconhecer pontos cardeais, seguir uma trilha ou localizar uma, evitar perigos naturais. Guiar em terreno natural, e prover o necessário no mesmo(fogueira, comida, água, etc)
  • Conhecimento - Conhecimento sobre criaturas do mundo natural(exemplo: animais)
  • Domar Fera - Você é capaz de acalmar/provocar uma fera, ensinar algum truque a um animal, ou se comunicar de maneira simples com ele(exemplo: demonstrar que você não é um inimigo)
Percepção(Perception)​
  • Procurar - Você é capaz de procurar algo e localizá-lo com facilidade ou então notar alguma pista/rastro deixado.
  • Encontrar armadilhas e portas secretas - Você é capaz de perceber se há alguma armadilha ou porta secreta através de algum indício observado no local.
  • Observar/Ouvir - Define o quão atento são seus ouvidos e seus olhos.
  • Rastrear - Você é capaz de seguir os rastros de alguém, seja na natureza ou em qualquer ambiente.
Percepção(Perception)​
  • Conhecimento - Qualquer tópico sobre deuses, tradições religiosas e cerimônias, efeitos divinos, símbolos sagrados e teologia. Outras áreas incluem o Mar Astral e criaturas(do Mar Astral, Imortais e Mortos-Vivos)
  • Oração - Um teste de religião é adequado para se fazer uma oração a um deus.
  • Realizar cerimônia - Você pode realizar algum rito ou cerimônia adequadamente(exemplo: nomear um cavaleiro, uma cerimônia de enterro, etc)
  • Identificar símbolos ou organizações religiosas - Você é capaz de identificar pra que deus um determinado grupo trabalha baseado no modo de agir, nas ações, costumes, símbolos, etc.
Furtividade(Stealth)​
  • Esconder-se - Você é capaz de se esconder bem.
  • Andar Furtivamente - Você é capaz de andar sem ser visto ou escutado.
Manha(Streetwise)​
  • Conhecimento - Você detêm qualquer conhecimento urbano(vila, cidade, burgo, etc).
  • Gangues - Você sabe quem e como são as gangues que operam na região.
  • Rebeldes - Você sabe quem e como são os grupos rebeldes que operam na região.
  • Polícia - Você sabe quem e como é a força policial local.
  • Rumores - Você consegue descobrir sobre rumores pela boca do povo na rua, ou então você espalha um novo rumor ou boato(verdadeiro ou não).
  • Tráfico e Mercadorias - Você sabe onde conseguir o que quer, seja de maneira lícita ou não. Assim como identificar de onde ou quem comprou determinado artigo ou mesmo de onde ele vêm.
  • Evitar Perigos - Você sabe onde não deve ir, incluindo por exemplo áreas restritas à uma classe de pessoas, etc.
  • Trabalhos - Você sabe procurar alguns trabalhos disponíveis.
  • Recompensas - Você sabe onde consultar ou descobrir quem tem a cabeça valendo recompensa.
  • Seguir - Você sabe onde alguém vai estar e quando, e o local mais apropriado para seguir alguém, ou de onde escutar a conversa.
  • Contatos - Você detêm contatos na cidade, que possam te encobrir, te ajudar, conseguir informações ou prover alguma estadia, ou até mesmo oferecer um serviço a preços mais amigáveis(por exemplo um navio).
Ladinagem(Thievery)​
  • Conhecimento - Você detêm qualquer conhecimento sobre modos de se assassinar alguém ou mesmo de falhas na segurança.
  • Armadilhas - Você é capaz de desativar armadilhas, preparar uma ou mesmo entender o funcionamento de uma.
  • Abrir Fechadura - Abrir qualquer tipo de fechadura ou mesmo encontrar um meio de evitar alguma proteção(por exemplo: saber o "ponto cego" de um alarme mágico, embora esse uso seja mais para o arcano, a ladinagem também pode indicar um conhecimento prévio)
  • Roubar - Roubar qualquer objeto pequeno de alguém sem que este perceba, por exemplo uma carta, uma bolsa, um amuleto, etc.
  • Prestidigitação - Qualquer ato de ilusão(não mágica) ou agilidade que se utilize das mãos e dos dedos, como por exemplo fazer uma moeda desaparecer, fazer uma firula com um baralho, causar a ilusão de um objeto se transformando em outro(enquanto na verdade não passou de uma troca despercebida), roubar em jogos de cartas, etc etc.
 
Última edição:

Anwel

Nazgûl Cavaleiro
Interessante.

Interferência mágica - Através do uso de seu conhecimento arcano o personagem consegue causar alguma interferência em algum item ou efeito mágico.
O que seria isso? Uma interferência de que tipo?

Evitar terreno difícil - Anular penalidade de movimento ou algum ataque do terreno.
Isso pode ser usado em batalha?


Esses usos saíram de material oficial? Ou tem house-rules aí?


Outro uso muito bom pra perícia blefar que eu poderia falar é usa-la para dar combat advantagem em combate.
Você realiza um teste, se passar contra o insight do pc, seu próximo ataque tem combat advantage (regra oficial)
 

KingElessarEledwhen

Elder Dragon
Interferência mágica - Através do uso de seu conhecimento arcano o personagem consegue causar alguma interferência em algum item ou efeito mágico.
Seria uma interferência como se vc lançasse um contra-feitiço. Por exemplo se vc quer bagunçar um feitiço lançado em vc que indica exatamente sua posição. É sobre esse tipo de interferência que eu falo. Foi acrescentado alguns exemplo para evitar esta dúvida.

Evitar terreno difícil - Anular penalidade de movimento ou algum ataque do terreno.
Sim isto pode ser usado em batalha, a nível de house-rule e permissão do mestre(narrada de forma coerente obviamente), aliás... o mestre as vezes coloca terreno difícil que dá algum prejuízp e os jogadores as vezes simplesmente evitam a qualquer custo aquele terreno quando na verdade aquele terreno pode simplesmente ser um rota de fuga para um personagem com Acrobacia treinada.

Embora este uso de evitar penalidade de movimento no terreno seja mais interessante num Skill Challenge de perseguição, mas viável num combate se o mestre permitir.

Esses usos saíram de material oficial? Ou tem house-rules aí?
Alguns tem house-rule, mas boa parte deles saiu de material oficial(embora alguns usos nem constem no PHB, na verdade foi retirado exemplo de perícias usadas nos Skill Challenges apresentados nas Dungeons).

Outro uso muito bom pra perícia blefar que eu poderia falar é usa-la para dar combat advantagem em combate.
Você realiza um teste, se passar contra o insight do pc, seu próximo ataque tem combat advantage (regra oficial)
Na verdade ja estava lá, eu apenas não detalhei(no caso seria na parte Distrair), agora eu editei e dei uma detalhada.
 
Última edição:

Anwel

Nazgûl Cavaleiro
Muito interessante!
Gostei das sugestões para Skill Challenge.

Você utiliza essa gama de opções na sua mesa?
Funciona?
 

KingElessarEledwhen

Elder Dragon
Sim, eu as utilizo, criei o tópico justamente para deixar escrito as opções ao jogadores.

Creio que finalmente terminei a lista de perícias, qualquer sugestão ou dúvida poste ai para melhorarmos a lista.
 

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