• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

perguntas sobre quenya (nomes)

Iondo

Usuário
Como fica o nome Rafael em quenya,sendo o significado desse nome é "Deus o curou" ou "Curado por Deus"?
Como se pronuncia o "w" em quenya?É como o "u" da nossa língua?
Quando aparece uma palavra em quenya escrita com "q" seguido de "u" como se pronuncia?Como "ku"(+ou- como a palavra curso (em português) ou apenas k (como casa emportuguês)?

Elfos de Mirkwood
 
Num sei naum, mas tem um lugar ( em ingles) que tem : http://www.uib.no/People/hnohf/less-b.rtf

Eu acho qye o w realmente é como o u! e q+u em Quenya é Cw ou cu!
Mas eu naum tenho certeza pois to lendo este curso a pouco tempo e eu naum sou nehum perito em ingles. Mas eu acho que é assim.( ate onde eu li)



------------------------
Abaixe a cabeça quando
o senhor falar
--------------
Abram alas pois
Dúrin irá falar
-----------------------
 
Tenta procurar no Apêndice do Senhor dos Anéis. Lá deve ter alguma coisa sobre isso. Pronuncia, e etc. Eu acho que eh Apêndice D, Escrita e Ortografia. Tam tb um artigo na Revista o Universo Fantástico de Tolkien número 2 sobre os Alfabetos de Arda.

"Strider laid his hand on his shoulder. There is still hope, he said. You are not alone."
 
Bom, eu ia tentar ajudar, mas eu estava repidindo a ajuda e alguém que sabe quenya me mandou: "vai estudar quenya", então parece q eu vou ter q guardar como se fala rafael comigo. Namárië!

-------------------------
Drizzet

"Das sombras a luz vai jorrar..."
 
PS: Eu tinha postado aqui, e por mais inaparente q seja eu acertei [exceto por um verbo ^^], mas deu pau no fórum e eu perdi a msg.

-------------------------
Drizzet

"Das sombras a luz vai jorrar..."
 
em relação a Rafael, é Eruenvinyanto

Quem semeia mentiras no final não deixará de ter sua colheita
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "festa" do Bilbo
 
Tipo, meu nome é José e segundo minhas pesquisas vem do hebraico e significa acréscimo do senhor.

Glóin, se não me engano, me disse q ficaria mais ou menos assim em quenya: Eruanto ("que Deus deu").

Mas eu queria saber como é q fica em Sindarin....

alguém sabe?



[] s
 
quote:
Tipo, meu nome é José e segundo minhas pesquisas vem do hebraico e significa acréscimo do senhor.

Glóin, se não me engano, me disse q ficaria mais ou menos assim em quenya: Eruanto ("que Deus deu").

Mas eu queria saber como é q fica em Sindarin....

alguém sabe?



[] s



PS:Drizzet, não entendi o q vc disse!?




FALCON, acho que seguindo o mesmo raciocínio (José="O que foi dado por Deus") ficaria "Eruanno", dar=anno

alguém pode dizer se é assim ou ao contrário?

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
Meu caro Gloin, foi vc mesmo quem me disse uma vez (fui dar uma vasculhada nos arquivos do fórum, se quiser dar uma olhada: http://www.lothlorien.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=1143&whichpage=3&ARCHIVE=)

lá vc tinha falado q era Eruanto, não posso te corrigir pq pouco sei sobre Quenya (aliás sempre fui mal em português) então confio em sua palavra...

Mas vc sabe como ficaria isso em Sindarin?

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
--->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.
 
mas Eruanno é em Sindarin
Eruanto é em Quenya
Deriel, vc pode verificar se as "traduções" estão corretas?

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
Aqui, segundo estudos do Grupo Lambendili:

JOSÉ - aportuguesamento de Joseph, que vem do hebraico Yosef Jeovah somado/junto com [no sentido de Jeová estar junto com essa pessoa]

ERU = Deus
ANTANE = entregar-se, dar-se, acrescentar-se

José = Eruantanon ou Eruntanon


:: A Única Elfa Dinha em Arda ::
 
Deus, agora eu me perdi, qual dos 4 nomes está certo?!

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
--->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.
 
vai depender do que significa seu nome

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 
esse eruntanon está em Quenya ou em Sindarin?

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
--->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo