• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

perguntas sobre quenya (nomes)

Iondo

Usuário
Como fica o nome Rafael em quenya,sendo o significado desse nome é "Deus o curou" ou "Curado por Deus"?
Como se pronuncia o "w" em quenya?É como o "u" da nossa língua?
Quando aparece uma palavra em quenya escrita com "q" seguido de "u" como se pronuncia?Como "ku"(+ou- como a palavra curso (em português) ou apenas k (como casa emportuguês)?

Elfos de Mirkwood

Narag-nâla

Usuário
Num sei naum, mas tem um lugar ( em ingles) que tem : http://www.uib.no/People/hnohf/less-b.rtf

Eu acho qye o w realmente é como o u! e q+u em Quenya é Cw ou cu!
Mas eu naum tenho certeza pois to lendo este curso a pouco tempo e eu naum sou nehum perito em ingles. Mas eu acho que é assim.( ate onde eu li)

------------------------
Abaixe a cabeça quando
o senhor falar
--------------
Abram alas pois
Dúrin irá falar
-----------------------

Strider

Usuário
Tenta procurar no Apêndice do Senhor dos Anéis. Lá deve ter alguma coisa sobre isso. Pronuncia, e etc. Eu acho que eh Apêndice D, Escrita e Ortografia. Tam tb um artigo na Revista o Universo Fantástico de Tolkien número 2 sobre os Alfabetos de Arda.

"Strider laid his hand on his shoulder. There is still hope, he said. You are not alone."

FA_Drizzet

Usuário
Bom, eu ia tentar ajudar, mas eu estava repidindo a ajuda e alguém que sabe quenya me mandou: "vai estudar quenya", então parece q eu vou ter q guardar como se fala rafael comigo. Namárië!

-------------------------
Drizzet

"Das sombras a luz vai jorrar..."

FA_Drizzet

Usuário
PS: Eu tinha postado aqui, e por mais inaparente q seja eu acertei [exceto por um verbo ^^], mas deu pau no fórum e eu perdi a msg.

-------------------------
Drizzet

"Das sombras a luz vai jorrar..."

em relação a Rafael, é Eruenvinyanto

Quem semeia mentiras no final não deixará de ter sua colheita
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "festa" do Bilbo

FALCON

Usuário
Tipo, meu nome é José e segundo minhas pesquisas vem do hebraico e significa acréscimo do senhor.

Glóin, se não me engano, me disse q ficaria mais ou menos assim em quenya: Eruanto ("que Deus deu").

Mas eu queria saber como é q fica em Sindarin....

alguém sabe?

[] s

quote:
Tipo, meu nome é José e segundo minhas pesquisas vem do hebraico e significa acréscimo do senhor.

Glóin, se não me engano, me disse q ficaria mais ou menos assim em quenya: Eruanto ("que Deus deu").

Mas eu queria saber como é q fica em Sindarin....

alguém sabe?

[] s

PS:Drizzet, não entendi o q vc disse!?

FALCON, acho que seguindo o mesmo raciocínio (José="O que foi dado por Deus") ficaria "Eruanno", dar=anno

alguém pode dizer se é assim ou ao contrário?

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041

FALCON

Usuário
Meu caro Gloin, foi vc mesmo quem me disse uma vez (fui dar uma vasculhada nos arquivos do fórum, se quiser dar uma olhada: http://www.lothlorien.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=1143&whichpage=3&ARCHIVE=)

lá vc tinha falado q era Eruanto, não posso te corrigir pq pouco sei sobre Quenya (aliás sempre fui mal em português) então confio em sua palavra...

Mas vc sabe como ficaria isso em Sindarin?

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
--->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.

mas Eruanno é em Sindarin
Eruanto é em Quenya
Deriel, vc pode verificar se as "traduções" estão corretas?

continuo sendo Anão!!!

Galadriel

Meditando
Aqui, segundo estudos do Grupo Lambendili:

JOSÉ - aportuguesamento de Joseph, que vem do hebraico Yosef Jeovah somado/junto com [no sentido de Jeová estar junto com essa pessoa]

ERU = Deus
ANTANE = entregar-se, dar-se, acrescentar-se

José = Eruantanon ou Eruntanon

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::

FALCON

Usuário
Deus, agora eu me perdi, qual dos 4 nomes está certo?!

--->Dos pequenos q os grandes são formados, mas o todo é mais do q a união das partes.
--->Diciplina e treinamento poder fazer um bom guerreiro, mas um grande heroi é moldado pelos Deuses.

vai depender do que significa seu nome

continuo sendo Anão!!!

FALCON

Usuário
esse eruntanon está em Quenya ou em Sindarin?

Valinor 2020

Total arrecadado
R$50,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: