1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pergunta sobre o Silma!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bri Guardian, 2 Set 2004.

  1. Bri Guardian

    Bri Guardian Usuário

    No começo, Eru mostra 3 temas para os ainur......o que seriam esses temas? seriam, os elfos, homens e Arda?
     
  2. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    pergunta dificil,mas deve ser terra,agua e ar os tres elementos
     
  3. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    É complicado, não acredito que aja uma resposta para isso.
    Os elementos são quatro: Terra, àgua, ar e fogo, e tem que aceite o quinto, o Vazio, mas isso é discutível.
     
  4. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Tudo o que sei é que os filhos de Ilúvatar, Elfos e Homens, estavam no terceiro tema. E Arda estava em todos.
     
  5. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    aé msm :obiggraz:
    entaum ñ sei oq pode ser
     
  6. Bri Guardian

    Bri Guardian Usuário

    Primeramente pensei que era: os elfos, homens e Arda, mas depois li que os filhos de Eru foram feitos so por ele proprio.....dai fikei em duvida.....
     
  7. Mith

    Mith This server is too busy!

    Te dou uma dica: participe do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que ocorrerá neste Domingo. :mrgreen:

    Mas eu também concordo que seja meio difícil, já que Eru não contava muito sobre os seus planos, apenas para Manwë, o qual nem sabia de todos. Devia ser um plano superficial, sem importância.
     
  8. *Th*

    *Th* Usuário

    Pessoal, eu vou ler O Silmarillion lá por novembro e queria algumas dicas para ler o livro. O Boreli me aconselhou que era bom sempre anotar o nome das personagens que aparecem a cada capítulo. Please, aconselhem :wink: .
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Tudo o que se sabe sobre os temas. de mais concreto, é que o terceiro era sobre os filhos de Ilúvatar, e através dele foram criados. Os outros dois temas continham tudo o que veio a existir em Arda, e que estava na mente de Ilúvatar e dos Valar, como por exemplo o ar, a água, as árvores, etc., e inclusive as ideias de Morgoth foram, irremediávelmente, registadas neles, o que leva a crer que o Mal começou a existir já nessa altura.

    Quanto à ajuda pedida pelo *Th*, vou enviar a minha opinião por MP.
     
  10. *Th*

    *Th* Usuário

    Eu já dei algumas folheadas no livro (só por curiosidade) e percebi que é preciso ficar atento à cada detalhe e à cada nome de personagem. Aqui vai outra pergunta: o livro possui uma leitura difícil?
     
  11. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Eu suponho que os temas que Eru propunha aos Valar era os pensamentos dele que poderiam caber em Ardar. Tanto eh que durante a musica, os Valar começam a se identificar com alguns elementos e coisas que "acharam" dentro do tema que Eru lhes propôs. E entao, quando Ëa estava pronta, os Ainur puderam inserir ao lugar os elementos e coisas que haviam imaginado e criado com o tema....ficou confuso??
     
  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Dica: Leia tranqüilamente. Tem glossário no final. Depois releia Hobbit e SdA e leia o Silma de novo. :mrgreen:
    E de novo depois se tiver vontade. Não vai absorver tudo em uma ou duas leituras. As discussões ajudarão a compreender alguns pontos, mas reler ajuda muito a pegar "detalhes que passaram despercebidos".

    Quanto aos Temas... acho que Tolkien não os deixou claros (apenas o 3º que era a criação dos Filhos), mas estou só supondo porque nunca me aprofundei neste assunto.
     
  13. allx

    allx Usuário

    vai ver os temas pódem ser comparados aos sete dias que Deus levou para criar a Terra ecoisa e tal.
    Os dois primeiros temas seriam a construção de Arda como ela deveria ser.
     
  14. Regina

    Regina Usuário

    Já li o Silmarillion três vezes e o Senhor dos Anéis duas, e sempre que releio descubro coisas que não havia percebido antes e as estórias vão ficando mais claras, pois são muitas personagens.

    Os temas de criação de Iluvatar são bem subjetivos. Imagino algo como uma orquestra, onde cada membro tem que tocar seu instrumento direitinho, para que a música ao final seja bela e harmoniosa. E assim é o Universo, mesmo onde existe o caos, há harmonia. Os primeiros temas de Eru foram a criação do mundo e o mundo canta sua própria música através do som dos mares, da erupção de vulções do canto dos pássaros, do farfalhar da folhas, o som do vento através de gargantas de rochas, no deserto ... etc ... Podemos imaginar estes sons como a orquestra de Eru criando Arda

    E Melkor era aquele sujeito que sempre tocava um acorde a mais ou a menos, nunca em sincronia com os demais, porque o desejo de criação era muito forte nele. Mas até a dissonância de Melkor foi aceita por Iluvatar, pois não existe o bem sem o mal, o belo sem o feio, os dois lados da moeda.
     
  15. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Os Homens e Elfos surgiram apenas em um tema muscial, que foi o terceiro. Esse tema Eru cantou sozinho, e isso significa que nenhum Ainu tomou parte na determinação da natureza e "propriedades" deles.

    Eu não acho que temos dados para afirmar que Eru tinha intenção de criar um Mundo com o primeiro tema. Talvez fosse só uma música, inicialmente. Mas em algum momento os Ainur começaram a cantar sobre as coisas que conhecemos (montanhas, águas, animais, etc) de forma que poderiam ser traduzidas em uma visão.
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    E o Melkor resolveu por um pouco de Rock n' Roll na parada e os Ainur largaram mão, se juntaram a ele, ou disputaram no berro. :mrgreen:
     
  17. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Na minha opinião Eru sempre teve a intenção de que os Ainur criassem algo a partir da sua música, algo que eles pudessem governar, observar, fazer crescer, uma obra sua como tanto ambicionavam nos seus corações, e que o próprio Eru pudesse apreciar, e assim arranjar também um lar para os filhos que criaria. E quem sabe se Eru já não estaria com pensamentos em relação ao que Melkor acabaria por fazer...

    :lol:

    Pois, mas acho que a maioria era pela música clássica, foi um grande "choque" para eles. O Eru danadinho até que alinhou um pouco na do Melkor. :mrgreen:
     
  18. lince

    lince Usuário

    Eu naum acho que precise anotar, pq no final do livro tem um apêndice com os nomes das pessoas e uma breve explicação sobre quem são, além, se não me engano, das páginas onde o nome aparece

    No começo eu me atrapalhei um pouco com a quantidade de nomes, mas achei a leitura maravilhosa mesmo assim. Vc vai se acostumando com os nomes, e a linguagem é diferente do Senhor dos Anéis, lembra mais os apêndices do SdA. É muito legal, eu fosse vc naum esperava novembro naum...
     
  19. Eu acho que não é possível comparar os três movimentos da canção dos ainur com os sete dias que deus levou para criar a Terra.
    E, também, a construção de Arda como deveria ser não foi na canção, mas antes dela. Pelo que eu entendi, é esquematicamente assim:

    -Prólogo: Eru mostra aos Ainur um tema poderoso, onde há a construção poe ele idealizada.
    -Primeiro tema: Os ainur cantam, Melkor começa a dissonância
    -Segundo tema: começa por intervenção de Eru, que faz surgir outro tema semelhante ao anterior, mas mais belo. Nesse ocorre a principal dissonância
    -Terceiro tema: Surge a partir dos dois primeiros. Nele está a criação dos Filhos, que nenhum Ainur compreende bem.

    Isso está entre as páginas 3 e 5 do Silmarillion.

    Saudações!
     
  20. Valir

    Valir Usuário

    Oi...

    Penso que os temas da sinfonia de Eru são mesmo obscuros, propositadamente obscuros, mesmo porque eles renderiam outra obra do Professor! O que creio ser importante fixar é que a sinfonia, a música, era o Ato Criador... era Arda no "pensamento de Eru", pode-se dizer para que se tenha um idéia do que Tolkien pretendeu! Vejam que Arda se formou de um conjunto de coisas que resultaram da canção dos Valar e do confronto de Eru e Melkor (a dissonância) e que almejou e abrangeu o passado, o presente e o futuro e é puramente obra de Amor por excelência!!

    P.S.: É minha primeira msg na Valinor... se tiver feito algo de errado ou estar no lugar errado é só avisar! :mrgreen:
     

Compartilhar