1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Perfil de Beleriand

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 12 Dez 2007.

  1. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Bom, eu li apenas o SDA e agora estou lendo o Hobbit; mas tenho dúvidas quando a Beleriand.
    Beleriand era uma outra grande região com vários reinos onde se passou toda a história da terceira era? O que aconteceu com toda essa região?
    Recentemente eu vi um mapa mostrando a Terra Média e Beleriand... Me pareceu que esta última está submersa. Bom não sei se é isto mesmo.

    Vocês podem dar um perfil das terras de Beleriand? Sua localização, principais fatos, reinos e eras vivenciadas e etc....

    Muito obrigado a todos!!!!
     
  2. Tis

    Tis There and back again...

    Well, não sou a pessoa mais apropriada pra responder isso, mas acho que posso tentar. Corrijam-me se necessário por favor :hihihi:.

    Ahm. As histórias de Beleriand são contadas no Silmarillion.
    Inicialmente eram as terras dos Elfos que não seguiram para Valinor, após toda confusão com as Silmarilli e o juramento de Fëanor, vários dos Elfos que foram para Valinor retornaram e se instalaram nas terras de Beleriand, o rei daquelas terras permitiu que os demais de sua raça se instalassem formando assim outros reinos também élficos, Beleriand então dividiu-se em Beleriand Ocidental e Beleriand Oriental.
    Mais tarde chegaram os humanos (e eu parei a leitura por aqui XD). Durante esses acontecimentos ocorreram grandes guerras (5 se não me engano).

    Acho que beeeeeeeeem resumidamente é isso :think:. Espero ter ajudado ^^'
     
  3. Asca

    Asca Usuário

    Bom a Tis contou demais, podia ter parado no é relatado sobre n'O Silmarillion. Porque vai perder a graça de você ler o livro sabendo de tudo. :g:

    Mas se você quiser saber mais, siga os links:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Eu coloquei estes artigos porque estão bem simples e não vai revelar muito sobre o livro, ou seja... não vai perder a essência.

    Edit:
    Acrescentando um mapa:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    P.s. Fotos da Valinor também é preciso anexar?
    P.s. II - Imagem grande demais, preferi deixar o link pra não pesar a página.
     
    Última edição: 12 Dez 2007
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Lembrando só que Beleriand na época do Sda não existia mais.
     
  5. Tuor

    Tuor Usuário

    Beleriand é a região com alguns reinos que se localizava a oeste da Terra-Média, mais precisamente a oeste das Montanhas Azuis [ou Ered Luin], que são as montanhas onde os Portos Cinzentos se localizam. Nela se passou a história da Primeira Era, onde histórias importantes por ali passaram. O que aconteceu à região foi que Beleriand não agüentou a Guerra da Ira. Após isso a história se volta a Númenor e à Terra-Média. Tudo isso e mais um pouco é relatado no Silmarillion.
     
  6. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Ficava mais à oeste da atual Terra-Média após as Ered Luin e foi toda submersa após acontecimentos com os Valar no final da Primeira-Era. Nas eras seguintes ela não mais existia, só as ruínas de um passado glorioso nas profundesas misteriosas de Belegaer.
     
  7. Tis

    Tis There and back again...

    Ups :mrgreen:!

    Sério que revelou tanto assim? achei que ficou bem resumidão até.
    Mas tudo bem, cuidei pra não relatar nenhum fato crucial como resultados de batalhas e etc... mas já serviu pra dar um panorama histórico do lugar, e tem muuuuito mais contos que ajudam a entender as histórias contadas depois do Silmarillion, entre os fatos que contei, ou seja, tem bastante coisa ainda pra descobrir no livro, não vai perder a graça não (eu espero :hihihi:).
     
  8. Dáin-Pé-de-Ferro

    Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

    O que sobrou de Belriand foi o comparativamente pequeno reino élfico de Lindon e os Portos principalmente...
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Bom, os portos de Lindn Obviamente só apareceram após Beleriand afundar. Antes não tinha mar né? :sacou:

    Fora isso, Beleriand afundou, e não ao contrário (o mar não invadiu nada, caso isso acntecesse, Lindon afundaria junto, assim como os litorais de todos os lugares concordam?
     
  10. Asca

    Asca Usuário

    Pois é, Onzimo...
    Pensando aqui sobre o afundamento de Beleriand eu imagine: "Não era pra ter criado um tsunami que invadira a T-m até nas próximidades do Condado?"
    É claro, eu levei em consideração as montanhas cinzentas que impediriam isso... mas será que elas abrangeriam toda à área de alcance do possível tsunami? :think:
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Então, beleriand afundou durante a Gueraa Da Ira, assim como em batalhas anteriores. Não foi uma Onda Gigante, (se fosse assim, os elfos de balar morreriam) mas um "afundamento" mesmo. Com isso, deu tempo de todos partirem.
     
  12. Tuor

    Tuor Usuário

    É isso mesmo. Não houve contenda nas águas, ou consentimento de Ulmo em atender aos Valar, inundando o local. Se ele inundasse, a água recuaria. Ou, se ele, digamos, aumentasse o nível das águas, metade da Terra-Média estaria submersa. O afundamento de Beleriand se deu em conseqüência à Guerra da Ira, que comprometeu o local.
     
  13. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Beleriand afundou. Ok. Mas pra falar a verdadem até hoje não entendi muito bem como o mapa d'O Silmarillion se "transformou" no mapa do SdA. Será que alguém poderia me informar regiões comuns aos dois mapas para eu me localizar melhor? [Isso se elas existirem :think:]

    Meu senso de orientação é péssimo, talvez por isso sempre adorei os mapas de Tolkien. Mas achar uma relação entre os mapas dos dois livros tem sido realmente uma tarefa árdua.
     
  14. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Vou tentar achar um mapa, mas até lá acho que dá para explicar.

    Beleriand é como se fosse uma península do mapa que você vê no Senhor dos Anéis. Sabe ali onde diz Lindon (Forlindon e Harlindon)? Bem, essa é exatamente a parte que sobrou de Beleriand, e corresponde a Thargelion e a Ossiriand nos mapas do Silmarillion. Note os nomes das montanhas, Ered Luin, são as mesmas do noroeste da Terra-Média da Terceira Era. Ajudei? :D
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Valeu, Oropher!
    Ajudou muito! Então, os mapas estão "fora de escala" digamos assim? Porque se Beleriand é apenas uma península, ela teria que ser menor, se compararmos o tamanho dos dois mapas. Isso faz sentido ou eu tô viajando? :think:

    Acho que nos mapas há escalas. Mas eu nunca reparei direito. :disgusti:
     
  16. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Ela era um pouco maior que Eriador, se contarmos Nevrast, Hithiluin e Anfauglith (tão certas?). O que sobrou de tudo foi Ossiriand (Lindom).
     
  17. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Nos mapas do SdA tem escalas, nos do Silmarillion, não, o que dificulta bastante. Acredito que o Neithan esteja certo, e Beleriand seja apenas um pouco maior que Eriador. Diz no Silma que Dorthonion tem 300km de leste a oeste. Se você passar essa distância na escala que existe no SdA vai ver que não é grande coisa. Imagine Dorthonion no meio de Eriador, e acho que dá para ter uma idéia do tamanho de Beleriand.

    Edit: Lembre que a Terra-Média possuía muito mais terras ao norte, leste e sul, ou seja, Beleriand era mesmo apenas uma península. E eu não encontrei nenhum mapa. :osigh:
     
  18. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Acabei de ler O Silmarillion e vou reler o SdA agora nas férias. Prestarei mais atenção a esses detalhes. Além de refazer pela milésima vez no mapa, o trajeto de Frodo até a Montanha da Perdição [Eu sempre faço isso!].

    Acho que eu entendo melhor a geografia de Arda do que a do nosso planeta. Acho que tenho que parar de ler Tolkien por um tempo e pegar um livro de geografia. :lol:

    Valeu pelo esclarecimento, 11º e Oropher! Agora os mapas fazem mais sentido! E pensar no tempo que eu já perdi tentando achar Beleriand no mapa do Senhor dos Anéis, antes de terminar de ler O Silma...
     
  19. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Pronto Lwe, veja. Não tem grandes fontes, mas por pura lógica e conhecimento das distâncias, percebi que é um pouco confiável sim.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

  20. Tuor

    Tuor Usuário

    11º, acho que aí o troço tá meio esquisito. Tipo, Ered Luin afundou algum pedaço nas duas extremidades. Neste mapa, ela está inteira. A única diferença é o rasgo no meio que formou o Golfo de Lhûn. Duvido muito que ela tenha ficado praticamente intacta assim. Isso porque se você perceber somente o mapa de Beleriand, Ered Luin parece ser maior do que a Ered Luin das Segunda e Terceira Eras. Houve uma discussão no primeiro tópico que criei relacionada a essa proporcionalidade. Cheguei à conclusão de que não afundou nem muito nem pouco de Ered Luin.
     

Compartilhar