• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Percy Jackson - O ladrão de Raios

joao p.

Guardião da Luz de Arinium
Desde quando J.K. Rowling terminou a saga de Harry Potter, muitos estão se indagando quem iria ser o sucessor do jovem bruxo. A resposta veio no final do ano passado para nós brasileiros, seu nome é Percy Jackson.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros juvenis de aventura escritos pelo autor Rick Riordan que começou a ser publicada em 2005 nos EUA e vem se tornando sucesso absoluto de crítica e venda. A série parte de uma premissa interessante. O que aconteceria se os deuses gregos ainda estivessem vivos no mundo atual e com as mesmas características e vícios da Mitologia?

O livro nos apresenta um garoto chamado Perceu “Percy” Jackson que não se ajusta em nenhuma escola por ser considerado indisciplinado, hiper-ativo e disléxico. A história começa com ele aos 12 anos e prestes a ser expulso de sua sétima escola, ele mora com a mãe e o padrasto que odeia e não sabe quem é seu pai. De repente, sem nenhuma explicação lógica começa a ser perseguido por feras mitológicas e outras entidades da Mitologia Grega, tais como Fúrias, Parcas e o Minotauro.

Quem conhece mitologia, comentou que a série é bem fiel as histórias da mitologia, as características de cada deus, monstro e entidade são mantidas mas adaptadas a realidade atual. A única liberdade que o autor tomou foi a existência de uma filha para Atena, já que na mitologia a deusa nunca teve filhos ou casos com mortais.

O livro é recheado de referências as mitologias gregas, Percy descobre todo um mundo mágico que julgava jamais existir, muito parecido quando Harry descobre a existência de bruxos no mundo contemporâneo. Alguns irão considerar plágio o que Rick fez, porém ele apenas utilizou um padrão que deu certo para as aventuras da escritora Rowling, pegue três crianças, jogue-as em mundo mágico e dê a elas uma missão.

Quatro livros já foram publicados em inglês, com um ainda a ser lançado:

O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
A Maldição dos Titãs (The Titan’s Curse)
A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)
O Último Olimpiano (The Last Olympian)

a história parece boa, pelo menos eu achei criativa
Será que vai ser realmente o sucessor de HP?????
 

Anexos

  • o-ladrao-de-raios.jpg
    o-ladrao-de-raios.jpg
    75 KB · Visualizações: 50
Achei a premissa interessante... vou dar uma olhadinha; apesar de ser literatura juvenil de vez enquando é bom pegar umas coisas simples de ler para passar o tempo só:yep:
 
pessoal ta ficando fissurado nesse livro, mta gnt fala que ele é mto bom(sendo juvenil, nada contra! Eu adoro livros juvenis!)
 
Parece ser bacana mesmo, gosto muito da mitologia grega. Se é bem fiel à ela, deve compensar a leitura!! Vai para minha lista de "livros a ler"!!
 
To so esperando chegar pra ler...tb ouvi bons comentários sobre ele...e acho que vai ser uma boa leitura....mas duvido mto que ele supere JK ou HP....
 
Interessante, como eu suspeitava. Mas nem tão bom quanto esperava.

O autor até tenta mesclar os elementos da mitologia com a modernidade e tem alguns sucessos, mas acho que deixou a coisa toda meio solta demais. Os eventos se sucedem sem explicação precedente, os personagens surgem sem uma introdução qualquer sobre eles e se o leitor não conhecer alguma coisa de mitologia, vai sobrar.
Além disso, a coisa toda ficou muito inspirada em HP. As analogias como 'Acampamento Meio-Sangue e Hogwarts';o trio Percy, Annabeth e Grover com Harry, Hermione e Rony são inevitáveis. Até o medo de aranhas de Rony está presente, só que quem o tem é Annabeth. Até os deuses do Olimpo, super poderosos, ficaram um pouco simples demais. Torço para que as sequências demonstrem mais qualidade que este. Vamos aguardar!
 
Percy Jackson e os olimpianos

Li esses dias um livro que achei bem legal,o ladrao de raios e o segundo mar de monstros tambem é otimo.sao aventuras com personagens mitologicos no mundo atual.por sinal bem fiel,nada de Zeus bonzinho ou de hades como um sadico malvado.
 
Re: Percy Jackson e os olimpianos

Li esse livro a pouco tempo e achei realmente bom!
O problema é que somente o um (o ladrão de raios) e o dois (mar de monstros) estejam em portugues...
 
O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

O Ladrão de Raios é o primeiro de cinco volumes da saga Percy Jackson e os Olimpianos, escrita pelo americano Rick Riordan, publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca que, aliás, só falta publicar o quinto e último livro de nome O Último Olimpiano já prometido para ainda esse ano. Percy Jackson é um menino de [...]

Leia Mais...
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Uma série muito interessante, que resgata uma mitologia que há algum tempo não vinha sendo retratada, e que dá uma roupagem mais atual aos nomes clássicos da mitologia.

Vale muito a pena a leitura.
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Já li o primeiro e o segundo livro, gostei bastante...
O segundo livro incluse li em 1 dia. To esperando conseguir os outros emprestados :roll:
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Eu já li os três primeiros e encomendei o quarto. Achei muito bom, mas eu achei o primeiro meio repetitivo.
Vão em um lugar, encontram monstros, em outro, encontram mais monstros, depois mais mais monstros. Sei lá, eu já sabia que ia aparecer um monstro. Mas o começo e o fim são MUITO bons. Acho que o melhor é o terceiro, por causa do mistério com o General, e o que seria a tal 'maldição'. O bom do livro é que os deuses não são polarizados (Zeus um anjo e Hades completamente mau). Mas claro que eles tinham que colocar alguém como vilão, então acho que Cronos é uma boa escolha, de um modo geral.
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Interessante...
Mas o trio que se forma no início, conforme descrição... parace programado para filme.
Parece que hoje em dia nego já escreve pensando numa adaptação pra telona.

Mesmo assim vou ler! :)
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Nossa...
Coincidência... Nem sabia que já tinha filme. Ontem que vi cartaz no cinema. hehe
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Como toda adptação tiveram mudanças, e mesmo tendo a obra literária uma velocidade muito grande nos eventos, no filme fica ainda mais rápido.

Se não fizerem comparações, ou seja, se olharem o filme como ADAPTAÇÃO, ninguém sofrerá.
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Comecei a ler ontem. Devo confessar que esperava mais. Achei o filme bem legalzinho, bem sessão da tarde. Esperava que o livro fosse a mesma coisa, pra eu passar o tempo aqui na empresa. Os dois são muito, MUITO, diferentes. E pelo tema, eu bem que gostaria que o Rick Riordan escrevesse de forma mais adulta. Larguei na metade... Quem sabe depois eu me animo...
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Terminei de ler este hoje, ficou repetitivo em algumas partes, mas ainda assim gostei, de inicio ele não é muito empolgante, mas depois vc não larga ate terminar...
A idéia de trazer a mitologia para os dias atuais é ótima, espero que não estrague ao continuar a saga.

Estou curiosa para ver como ficou o segundo...
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Bom, hoje me peguei a pensar nesta obra, e acabei de fazer uma comparação interessante:

Notei semelhanças com os livros de Harry Potter, pois a personagem principal foi jogada neste novo mundo, não sabe muita coisa sobre ele, e sobre ela existe uma profecia.

Ainda, tem 2 amigos mais próximos, sendo uma garota muito inteligente e um outro que, apesar de ser um herói, tem medo e faz a parte mais cômica do trio.

Alguém mais notou isso? Alguma outra semelhança?
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Notei semelhanças com os livros de Harry Potter, pois a personagem principal foi jogada neste novo mundo, não sabe muita coisa sobre ele, e sobre ela existe uma profecia.
Não concordo muito com a primeira parte. A maioria das obras nesse estilo de heróis e coisa e tal segue um esquema, que geralmente começa com herói-jogado-num-novo-ambiente-desconhecido, e profecias não são incomuns. Não é exclusividade de Harry Potter. Nesse quesito O Ladrão de Raios não se parece com HP, mas com livros desse tipo em geral
 
Re: Meia Palavra - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

O último livro da série, O Último Olimpiano está em pré venda no Submarino por apenas R$ 23,90. O livro "extra" que o Riordan escreveu sobre a série, Os Arquivos do Semideus, com três contos inéditos, entrevistas com os personagens e um mapa do Acampamento Meio-sangue também está em pré-venda. A data prevista para os lançamentos dos dois livros, segundo o site, é dia 17/08/2010.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo