• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pepetela

[align=center][size=medium]Pepetela[/size]

Pepetela.jpg

[/align]

[align=justify]Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, (Benguela, 29 de Outubro de 1941) é um escritor angolano. A sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta. Durante a longa guerra, Pepetela, angolano de ascendência portuguesa, lutou juntamente com MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) para libertação da sua terra natal. O seu romance, Mayombe, retrata as vidas e os pensamentos de um grupo de guerrilheiros durante aquela guerra. Yaka segue a vida de uma família colonial na cidade de Benguela ao longo de um século, e A Geração da Utopia mostra a desilusão existente em Angola depois da independência. A história angolana antes do colonialismo também faz parte das obras de Pepetela, e pode ser lida em A Gloriosa Família e Lueji. A sua obra nos anos 2000 critica a situação angolana, textos que contam com um estilo satírico incluem a série de romances policiais denominada Jaime Bunda. As suas obras recentes também incluem: Predadores, uma crítica áspera das classes dominantes de Angola, O Quase Fim do Mundo, uma alegoria pós-apocalíptica, e O Planalto e a Estepe, que examina as ligações entre Angola e outros países ex-comunistas. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto em Luanda.[/align]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pepetela

Meu autor favorito é o angolano Pepetela, por isso fiz questão de falar dele aqui. Gosto tanto de sua literatura quanto de sua vida pessoal, acho-o um exemplo.
Meu livro favorito dele é o Lueji, mas também adoro os demais - li quase todos os livros dele. Aos poucos, abrirei tópicos sobre os livros.


______________________________________________
Perguntas:

[align=center]Alguém já leu alguma obra dele?
Alguém conhece alguma literatura africana de língua portuguesa?[/align]
 
Dele eu só li Parábola do Cágado Velho, que achei muito bom. Não conhecia ele até o Cabral indicar o livro. Acho que foi dos primeiros autores africanos que li.
 
Nossa!
Eu não conheço NADA de literatura africana.

:vergonha:

Já a Barbie, que frequenta aqui o fórum, conhece vários.
 
Na época em que eu fiz vestibular, a UFBA (Federal da Bahia) pedia, entre a lista de romances que iam cair na prova, Ensaio Sobre A Cegueira e um livro do Pepetela que eu não lembro o nome, mas acabou desistindo dos dois por considerá-los muito difíceis. Lembro dos comentários da minha professora sobre como o livro desse bixo era doido e que era quase uma covardia cobrar ele na prova XD
 
Clara disse:
Nossa!
Eu não conheço NADA de literatura africana.

:vergonha:

Já a Barbie, que frequenta aqui o fórum, conhece vários.

J.M. Coetzee (vencedor do Nobel), Mia Couto, Ondjaki, Pepeleta, Naguib Mahfouz (vencedor do Nobel).

A literatura africana é mais acessível que muitas outras, pena que as pessoas não vão muito atrás (do público em geral). Muitos deles tem até obra adaptada para o cinema.

Quanto ao Pepeleta, só conheço Jaime Bunda.
 
Putz, pior que não conheço nada de literaturas africanas tb.
Vergonha :timido:
Não seria uma indicar um livro dele, ou de qualquer outro autor africano, no Clube de Leitura?

Aliás, pensando agora, uma coisa que daria uma boa duma discussão seria exatamente isso de se falar em 'uma literatura africana'. A gente sempre põe a parada toda num mesmo saco - o que certamente não é.
 
Eu pensei em abrir um tópico sobre literatura africana da língua portuguesa, mas não sabia onde, então deixei pra lá.


Obras do Pepetela:

Romances
1973 - As Aventuras de Ngunga
1978 - Muana Puó
1980 - Mayombe
1985 - O Cão e os Caluandas
1985 - Yaka
1989 - Lueji
1992 - Geração da Utopia
1995 - O Desejo de Kianda
1997 - Parábola do Cágado Velho
1997 - A Gloriosa Família
2000 - A Montanha da Água Lilás
2001 - Jaime Bunda, Agente Secreto
2003 - Jaime Bunda e a Morte do Americano
2005 - Predadores
2007 - O Terrorista de Berkeley, Califórnia
2008 - O Quase Fim do Mundo
2008 - Contos de Morte
2009 - O Planalto e a Estepe

Peças
1978 - A Corda
1980 - A Revolta da Casa dos Ídolos


As que li: As Aventuras de Ngunga, Mayombe, Yaka, Lueji, Geração da Utopia, Parábola do Cágado Velho, A Gloriosa Família, A Montanha da Água Lilás, Jaime Bunda - Agente Secreto, Predadores e Contos de Morte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo