1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pepetela

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por imported_Daniela, 13 Ago 2010.

  1. imported_Daniela

    imported_Daniela Usuário

    [align=center][size=medium]Pepetela[/size]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    [/align]

    [align=justify]Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, (Benguela, 29 de Outubro de 1941) é um escritor angolano. A sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta. Durante a longa guerra, Pepetela, angolano de ascendência portuguesa, lutou juntamente com MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) para libertação da sua terra natal. O seu romance, Mayombe, retrata as vidas e os pensamentos de um grupo de guerrilheiros durante aquela guerra. Yaka segue a vida de uma família colonial na cidade de Benguela ao longo de um século, e A Geração da Utopia mostra a desilusão existente em Angola depois da independência. A história angolana antes do colonialismo também faz parte das obras de Pepetela, e pode ser lida em A Gloriosa Família e Lueji. A sua obra nos anos 2000 critica a situação angolana, textos que contam com um estilo satírico incluem a série de romances policiais denominada Jaime Bunda. As suas obras recentes também incluem: Predadores, uma crítica áspera das classes dominantes de Angola, O Quase Fim do Mundo, uma alegoria pós-apocalíptica, e O Planalto e a Estepe, que examina as ligações entre Angola e outros países ex-comunistas. Licenciado em Sociologia, Pepetela é docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto em Luanda.[/align]

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pepetela

    Meu autor favorito é o angolano Pepetela, por isso fiz questão de falar dele aqui. Gosto tanto de sua literatura quanto de sua vida pessoal, acho-o um exemplo.
    Meu livro favorito dele é o Lueji, mas também adoro os demais - li quase todos os livros dele. Aos poucos, abrirei tópicos sobre os livros.


    ______________________________________________
    Perguntas:

    [align=center]Alguém já leu alguma obra dele?
    Alguém conhece alguma literatura africana de língua portuguesa?[/align]
     
  2. Izze.

    Izze. What? o.O

    Dele eu só li Parábola do Cágado Velho, que achei muito bom. Não conhecia ele até o Cabral indicar o livro. Acho que foi dos primeiros autores africanos que li.
     
  3. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Nossa!
    Eu não conheço NADA de literatura africana.

    :vergonha:

    Já a Barbie, que frequenta aqui o fórum, conhece vários.
     
  4. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    Na época em que eu fiz vestibular, a UFBA (Federal da Bahia) pedia, entre a lista de romances que iam cair na prova, Ensaio Sobre A Cegueira e um livro do Pepetela que eu não lembro o nome, mas acabou desistindo dos dois por considerá-los muito difíceis. Lembro dos comentários da minha professora sobre como o livro desse bixo era doido e que era quase uma covardia cobrar ele na prova XD
     
  5. Pips

    Pips Old School.

    J.M. Coetzee (vencedor do Nobel), Mia Couto, Ondjaki, Pepeleta, Naguib Mahfouz (vencedor do Nobel).

    A literatura africana é mais acessível que muitas outras, pena que as pessoas não vão muito atrás (do público em geral). Muitos deles tem até obra adaptada para o cinema.

    Quanto ao Pepeleta, só conheço Jaime Bunda.
     
  6. José Eduardo Agualusa, também angolano. Ótima pedida! :sim:
     
  7. Leandrão

    Leandrão Usuário

    Putz, pior que não conheço nada de literaturas africanas tb.
    Vergonha :timido:
    Não seria uma indicar um livro dele, ou de qualquer outro autor africano, no Clube de Leitura?

    Aliás, pensando agora, uma coisa que daria uma boa duma discussão seria exatamente isso de se falar em 'uma literatura africana'. A gente sempre põe a parada toda num mesmo saco - o que certamente não é.
     
  8. imported_Daniela

    imported_Daniela Usuário

    Eu pensei em abrir um tópico sobre literatura africana da língua portuguesa, mas não sabia onde, então deixei pra lá.


    Obras do Pepetela:

    Romances
    1973 - As Aventuras de Ngunga
    1978 - Muana Puó
    1980 - Mayombe
    1985 - O Cão e os Caluandas
    1985 - Yaka
    1989 - Lueji
    1992 - Geração da Utopia
    1995 - O Desejo de Kianda
    1997 - Parábola do Cágado Velho
    1997 - A Gloriosa Família
    2000 - A Montanha da Água Lilás
    2001 - Jaime Bunda, Agente Secreto
    2003 - Jaime Bunda e a Morte do Americano
    2005 - Predadores
    2007 - O Terrorista de Berkeley, Califórnia
    2008 - O Quase Fim do Mundo
    2008 - Contos de Morte
    2009 - O Planalto e a Estepe

    Peças
    1978 - A Corda
    1980 - A Revolta da Casa dos Ídolos


    As que li: As Aventuras de Ngunga, Mayombe, Yaka, Lueji, Geração da Utopia, Parábola do Cágado Velho, A Gloriosa Família, A Montanha da Água Lilás, Jaime Bunda - Agente Secreto, Predadores e Contos de Morte.
     

Compartilhar