• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Penetrantes são os olhos dos elfos

Cara, sensacionais as análises da Elanor e do Vilya. Eu acho que o Gee deveria ter pedido co-autoria do livro dele pra vcs, pessoal ;-)

Grande abraço,
 
Muito boa a análise sobre a visão telescópica do super-Legolas. A conclusão foi plausível do ponto de vista científico, gostei.

Embarcando na onda, não seria possível os nervos ópticos dos elfos possuírem algum tipo de emissor de luz como de um satélite de varredura? Os olhos élficos poderiam geram um tipo de feixe invisível que atingiria o objeto que seria "scaneado" pelo cérebro, permitindo uma imagem tridimensional em tempo real.

Seria possível ou viajei demais na ficção?
 
Muito boa a análise sobre a visão telescópica do super-Legolas. A conclusão foi plausível do ponto de vista científico, gostei.

Embarcando na onda, não seria possível os nervos ópticos dos elfos possuírem algum tipo de emissor de luz como de um satélite de varredura? Os olhos élficos poderiam geram um tipo de feixe invisível que atingiria o objeto que seria "scaneado" pelo cérebro, permitindo uma imagem tridimensional em tempo real.

Seria possível ou viajei demais na ficção?

Nussa! Vixi! Acho que você realmente viajou muito....

Mas vem cá. Tudo bem que os elfos enxergassem de forma tão fantástica. Mas e o processamento de tanta informação visual? Eles também teriam que ter um super cérebro pra processar todo o que viam?
 
ótimo artigo! =D
Eu tb estava pensando na questão do sol, mas faltou ler nas entrelinhas do artigo ^^", por isso as análises de Elanor e Vilya foram sensacionais, como já disse Imrahil.
Muito bom, lerei o outro, sobre Feänor né? =D
 
Acho que o foco do que está perto não poderia ser como um quadro de Monet.
Imagina se nós vissemos tudo que está perto dessa maneira?! Estéticamente não é belo... e os elfos primam, acima de tudo pela beleza...
Por mais que se entenda a imagem, ela não é agradável. E eles não seriam artífices tão bons se enxergassem assim.

A única teoria plausível para mim seria que, sob todos os aspectos, eles eram bem mais desenvolvidos físicamente que qualquer humano. Provavelmente teriam um aproveitamente de 100% do cérebro, ou quase. Até porque eles vivem por uma eternidade... haja espaço para armazenar tanta memória.

Obviamente também teriam receptores muito superiores aos nossos, com alta capacidade de processamento e adaptação às quantidades de luz e de focalização... muito superiores a de qualquer microscópio ou câmera fotográfica. E, por consequencia, provavelmente também enxergariam com maior definição e cores mais vivas.

E talvez até por isso eles não entendam o que sejam coisas como magia e/ou ilusão de ótica e não sejam facilmente enganados, visualmente.
 
Última edição:
No finalzinho, na parte dos Elfos precisarem que as pupilas de seus olhos se abrissem muito, pensei que o Imrahil fosse dizer que eles deveriam usar algumas "ervas" também, pra ajudar no efeito. :lol:
Não precisa nem de risadinha pra falar dessas "ervas". O simples vapor de uma infusão de beladona (Atropa belladonna) é suficiente pra dilatar as pupilas. OK, as folhas da beladona matam, os frutos da beladona te deixam doidão, mas acho que só o vapor, não.

Aquele lance marcante de muitos quadros de Monet, do impressionismo em geral (se não me engano). A técnica utilizada na pintura é a de "construir um mosaico de pinceladas" (me perdoem por não conhecer o nome técnico correto).
Pontilhismo, se for o que eu to pensando =]

Caramba Cisne, será que seria mesmo necessário olhos que chegassem até a nuca? Até o meio da cabeça não seria suficiente?
 
Mas vem cá. Tudo bem que os elfos enxergassem de forma tão fantástica. Mas e o processamento de tanta informação visual? Eles também teriam que ter um super cérebro pra processar todo o que viam?
Há dois efeitos conhecidos sobre o nosso cérebro que agem nesse sentido. O primeiro é que nosso cérebro "inventa" coisas para que "o mundo" faça sentido. Temos um ponto cego no nosso campo visual e ninguém aqui exerga as coisas faltando um pedaço, é porque nossos cérebros preechem essa lacuna visual com uma imagem que "pareça-lhe" razoável (via de regra completando com o que ele julga estar fazendo falta). O segundo é justamente um filtro de informações: imgine-se sentado a mesa em frente a um compudor exatamente como você está agora, pense na quantidade de estímulos que você está recebendo neste exato momento. O que vc sente na sola do seu pé agora, nas suas pernas, nas suas mãos, e nas costas, qual é o cheiro que há neste exato momento perto de vc, qual som vc escuta e qual o gosto na sua boca? Todas estas perguntas tem respostas precisas, desde que você direcione o sua atenção a elas, mas não ficamos pensando em cada uma dessas coisas 24h por dia, e essas informações não param de chegar a você (ao seu cerebelo, se não me engano. Cris, ajuda de novo, please :D). A própria visão tem um foco e informações periféricas e vc é capaz de deixar estas informações periféricas em "stand by".

Se nós fazemos isso o tempo todo, pq os elfo não poderiam fazer o mesmo em maior grau?

Outro exemplo sobre mosaico de informações, agora auditivo. Um maestro regendo uma orquestra é capaz tanto de ouvir ela como um todo quanto perceber um mínimo erro de um instrumento em particular. Ele consegue ouvir uma orquestra tocando tanto como o conjunto quanto como um mosaico de instrumentos. Mesmo um músico profissional teria dificuldade extrema em receber tantas informações simultâneas e diferenciá-las precisamente se não tiver a formação em regencia musical. Claro, algumas pessoas nascem com este dom, sem precisar de treinamento, mas são a excessão.

O que há de feio neste exemplo? Cada instrumento é belo por si e o conjunto é ainda mais. Essa idéia de que o mundo seria mais feio aos olhos élficos por eles serem mais capazes que os nossos é preconceituosa. Talvez nós achássemos o mundo mais feio se tivéssemos a oportunidade de ter essa capacidade visual por alguns instantes, seria algo realmente assustador, mas não os elfos.
Pontilhismo, se for o que eu to pensando
Opa, muito obrigado pela informação :D
Cara, sensacionais as análises da Elanor e do Vilya. Eu acho que o Gee deveria ter pedido co-autoria do livro dele pra vcs, pessoal

Grande abraço,
Cisne, meu amigo, fiquei lisonjeado com o elogio, muito obrigado, mas todos sabemos que essa discussão só foi possível por mérito seu :cerva:
 
Última edição:
Pessoal, é importante lembrar que essa ideia de que a maior parte do nosso cérebro é "ociosa" é LENDA PURA.

Não me lembro exatamente sobre como ela começou a se propagar, mas todos os seres humanos usam o cérebro inteiro, claro. Ia ser um desperdício gigantesco de energia do organismo produzir um órgão tão energeticamente exigente e só usar 10% ;-)

O que pode acontecer sim é treinar mais o cérebro pra uma ou outra tarefa, mas ele NÃO tem potencial ocioso.

Abraços,
 
Complementando a informação do nosso amigo Cisne.

Trabalhei recentemente com fMRI (ressonância magnética funcional). Com essa técnica é possível mapear (imagem com cores e reproduções em 3D) as áreas ativas do cérebro, podendo inclusive afirmar que a área X é usada sempre que uma pessoa executa uma tarefa Y. 100% dos neurônios são usados, apesar de não sabermos, ainda, como que cada neurônio individualmente age nesse processo (a visão moderna nem liga muito para isso, pensa principalmente em conjuntos de neurônios agindo concomitantemente para realizar as diversas tarefas cerebrais).

O que podemos fazer é reforçar e 'treinar' as ligações entre os neurônios (sinapses), conferindo exatamente o treinamento que nosso amigo Imrahil salientou.
 
Última edição:
Sim sim, acho que me expressei mal.

Não existe um local ocioso no cérebro, usamos ele inteiro sim, mas temos a capacidade de processar muito mais informações do que fazemos rotineiramente, esse potencial está na capacidade que temos de formar novas sinapses e inclusive novos neurônios para processar mais informações.

O cérebro não tem um monte de neurônios "dormindo" esperando alguém lhes darem o que fazer, todos estão trabalhando, mas com certeza temos capacidade de aumentar o rendimento.
 
e inclusive novos neurônios para processar mais informações.
Neurogênese. Outro mito muito difundido, de que o indivíduo adulto não produz novos neurônios. Novos neurônios são produzidos natural e diariamente para repor os neurônios mortos e para ampliar a rede neuronal no cérebro.

Existem alguns mecanismos que o cérebro utiliza quando quer 'reforçar' uma certa via de transmissão neuronal, um deles é de estimular o aumento do número de sinapses entre os neurônios envolvidos. Se por um acaso há saturação na capacidade de se criar mais sinapses por um determinado neurônio, células tronco são recrutadas da região hipocampal (por exemplo), migram até a região específica e se diferenciam em neurônios ampliando assim a rede neuronal em questão. (Cris, mais uma vez eu metendo o bedelho na sua área, corrija se falei besteira :D)
 
Última edição:
Neurogênese. Outro mito muito difundido, de que o indivíduo adulto não produz novos neurônios. Novos neurônios são produzidos natural e diariamente para repor os neurônios mortos e para ampliar a rede neuronal no cérebro.

Existem alguns mecanismos que o cérebro utiliza quando quer 'reforçar' uma certa via de transmissão neuronal, um deles é de estimular o aumento do número de sinapses entre os neurônios envolvidos. Se por um acaso há saturação na capacidade de se criar mais sinapses por um determinado neurônio, células tronco são recrutadas da região hipocampal, migram até a região específica e se diferenciam em neurônios ampliando assim a rede neuronal em questão. (Cris, mais uma vez eu metendo o bedelho na sua área, corrija se falei besteira :D)


Óia, lembrou até que era de uma região hipocampal hehehehehe mas não é só dessa região não, existem outras regiões provedoras de células tronco no cérebro, mas em geral é isso mesmo. Se alguém se interessar muito me manda mp que eu envio alguns artigos em pdf sobre o assunto.
 
Que eu me lembre também há bastante neurogênese no bulbo olfativo, certo, Elanor? ;-)

Abração,
 
Depois de ler tudo isso, e realmente adorar o tópico e os comentários dos membros, fico pensando:

Como seria, para um elfo, olhar uma silmaril ou mesmo a Pedra Arken?





que inveja!
 
Resumindo: Os olhos dos elfos têm mais ou menos uns 200 Megapixels e uma memória flash de uns 50 Tera Bytes.... XD :mrgreen: :lol:


Perfect :P Provavelmente eles já tinham um Xeon no córtex hehehe

Depois de ler tudo isso, e realmente adorar o tópico e os comentários dos membros, fico pensando:

Como seria, para um elfo, olhar uma silmaril ou mesmo a Pedra Arken?

Muito bem pensado... devia ser algo realmente incrível!
 
Depois de ler tudo isso, e realmente adorar o tópico e os comentários dos membros, fico pensando:

Como seria, para um elfo, olhar uma silmaril ou mesmo a Pedra Arken?





que inveja!

ou melhor, imagine nós com a nossa visão simples, olharmos aqueles pedras feitos pelos elfos com esta visão ultra foda que usaram toda sua precisão e habilidade para confeccioná-las.
 
ou melhor, imagine nós com a nossa visão simples, olharmos aqueles pedras feitos pelos elfos com esta visão ultra foda que usaram toda sua precisão e habilidade para confeccioná-las.

Seria frustrante!!!!!!! Não poderíamos ver nem um milésimo dos detalhes que Fëanor colocou nas pedras...
 
Eu acho que seria uma das maiores experiências de vida existentes.
Pense que você não consegue ver um milésimo dos detalhes que da vinci colocou no sorriso de monalisa, mas mesmo assim ver o quadro é uma das maiores experiências culturais atualmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo