• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pena de morte

Você é contra ou a favor da pena de morte?


  • Total de votantes
    67
Nos EUA tem uma série de outros fatores que com ou sem pena de morte não são capazes de zerar (ou deixar bem proximo disso) a criminalidade lá.

Só que eu sou mais o sistema de penalização dos países do Oriente Médio.
 
Nos EUA tem uma série de outros fatores que com ou sem pena de morte não são capazes de zerar (ou deixar bem proximo disso) a criminalidade lá.

Só que eu sou mais o sistema de penalização dos países do Oriente Médio.


Eu também :mrgreen:

O cara roubou, vai ter a mão cortada.

Já pensou aqui no Brasil o tanto de políticos manetas :mrgreen:
 
isto me lembra a epoca dos Barões do trafico a frente das facções criminosas q dominavam as favelas do rio...

lembro ate hoje q na epoca q o Ue(e por consequencia o CV) controlva praticamente 100% da favelas da Tijuca, o unico asslato q teve lá na epoca em q ele era realmente forte, assim q ele assumiu, ele achou os garotos(sim, todos nas casa de 8 a 12 anos), e deu um tiro na mão de cada um.

na epoca dos grandes chefões do trafico, esta era lei. morro não tinha assalto.

bem, nem por isto enalteço tal coisa, só pra deixar claro.
 
Não nego que às vezes eu me deparo com crimes tão vis de indivíduos que parecem não ter mais salvação e estatísticas das mordomias desfrutadas que fico tentado a dizer: "Mata logo esse bando de FDP!". A polícia pegar o bandido no flagrante e dar um headshot eu não tenho dúvidas de que apoio: matá-lo é até uma legítima defesa. Mas daí a julgar e determinar a sentença de morte, eu já fico com o pé atrás. E os erros da Justiça? E a chance de reintegração social? E a questão da coculpabilidade do Estado, escolhendo o caminho covarde para "apagar" os próprios erros? A ação tem que ser na raiz.
 
Incrível eu só ter visto essa discussão agora!

Sou contra, pelos motivos que já escrevi exaustivamente em meu site: http://notasdeaula.org/penademorte

Vou pontuar sobre algumas opiniões de vocês, ok?

@ FURIA Da Cidade: é mesmo my brother? Nem sabia!

@ Indily: concordo com a segunda parte de sua frase.

@ Snaga: gostei da frase de Gandalf! Faz sentido.

@ Finwe: Verdade. Deve haver um critério válido e não modelável pelo humor e conveniência política do momento.

@ Allenheisch: por favor leia o link acima, nos "comentários à segunda objeção".

@ Tonho Hammond: na verdade, existe uma razão de ser da pena de morte nos casos em que é permitida no Brasil, para punir crimes que relacionem-se com espionagem ou traição de militares em tempo de guerra. É que, na guerra, o Direito é, na prática, suspenso. Para o indivíduo não participante, algumas de suas garantias são suspensas. Para o Estado, a preocupação imediata não é a observância de todos os preceitos legais, mas sim a vitória. "A guerra não tem nada de bonito a não ser a vitória - ex-General Leonidas Pires Gonçalves". O inimigo tem mesmo que morrer, ou ele o matará. O soldado inimigo que pratique espionagem contra o nosso país deve ser tratado como um grande perigo, não menos importante do que um outro soldado que esteja no front, empunhando um fuzil contra nós. Quanto à traição, tais como abandono de posto ou homicídio em presença do inimigo, ou traição em sentido estrito, entende-se que o soldado compatriota que pratica tais atos equipara-se a inimigo, pois o ajuda, e ainda com o agravante moral de usar da traição e do elemento surpresa. Daí se punir com a morte. Isso em tempo de guerra.

@ Feanor: não que eu seja a favor, tal como disse no começo, mas infelizmente o Direito Penal, de acordo com a política criminal dos últimos 27 anos, tem mesmo esse objetivo. A suposta ressocialização, que raramente acontece, tem ganhado mais importância do que proteção da sociedade do criminoso, que sequer expia seus pecados ao sair em 1 ano e meio de um crime grave beneficiado com a progressão de regime. Cuidado também com essa de que "tal coisa é primitiva". Se me permite, tente não tratar as coisas temporalmente, mas sim pela razoabilidade das ideias, independente da época em que adotadas.

Os estudos sobre o efeito da pena de morte sobre os indices de criminalidade são muito dubios, pois não levam em conta os aspectos geográficos mais amplos. Dizer que determinada medida funcionou, por exemplo, nos Estados Unidos não é sensato pois há outros elementos envolvidos, em especial a cultura. É difícil contabilizar todas as variáveis aqui. O Brasil não pode servir de parâmetro porque aqui há muito tempo não há pena de morte. Comparar com outros países é temerário.

@ atamadiva: por exemplo?

@ Neoghoster Akira: bem observado.

@ FURIA Again: difícil dizer que um sujeito absolutamente sem perspectivas iria ser producente em seu trabalho. Poderia levar chicotadas para produzir, mas o que significa isso? Uma substituição da pena de trabalho forçado (vedada no Brasil) por açoite ad eternum. Concordo, entretanto, que é um problema o custo da mobilidade desses sujeitos. 17 mil por movimentação!

@ Finwe: cuidado, meu chapa. É horrível ter que usar esse argumento, mas com conhecidos você talvez se compadeceria. Parece demagogo isso, mas quem sabe? Se você conseguir provar (e acho que você consegue) que a recuperação é inexistente, então concordo com você.

@ FURIA pela terceira vez: a remição pelo trabalho (desconto de pena por dia trabalhado) serve para dar uma perspectiva de vida para o criminoso. Provavelmente você iria querer o direito se você fosse condenado. Eu odeio esse argumento, mas tenho que usá-lo! :D

@ Neoghoster segunda vez: o Estado tem trabalhado em ocupação para presos recentemente. Muito menos do que o deveria, mas talvez seja algo positivo nesse tenebroso governo.

@ Tonho: prisão, pena de caráter não-perpétuo, tem por objetivo: 1- retribuir à sociedade pelo mal causado pela conduta do sujeito e 2- ressocializá-lo. Esse é o objetivo... mas não creio que esteja sendo cumprido. Tem outros fins, tais como promover a reflexão no sujeito.

@ Pim: direto na terra ou com caixãozinho?

@ Éomer: uma contradição presente em muitas mentes. Infelizmente. Antes a pena de morte do que o aborto.

@ ExtraTerrestre + Éomer: "Mas a primeira condição ser verdadeira não implica que este raciocínio possa ser extendido a um feto com poucas semanas de gestação." não vamos transformar isto num papo sobre aborto, mas discordo. Uma criança nascida não tem nada de especial em relação a uma que está para nascer. Vida já existe desde a concepção pois temos uma célula autônoma, que é o zigoto, união da carga genética da mãe (23c) mais do pai (23c) = 46 cromossomos, que daí passa a se dividir até formar um embrião. Significa que já estava em desenvolvimento desde quando começou esse processo. Então, onde está o "potencial"?

@ Lavik: também recomendo a leitura de http://notasdeaula.org/penademorte. Mais uma vez, cuidado com essa ideia de "retrocesso", temporalmente falando.

@ beorzenni: estou alinhado com você, exceto quanto à guerra.

@ Éomer:
Único não. Construir prisões e um dos meios mais caros (no sentido custoXbenefício) e paliativos. A verdadeira solução seria combater a criminalidade em sua origem. Mas isso passa por políticas públicas de educação, de segurança e de bem estar social. Ou seja, tudo passa pelo nosso voto.
Questões penitenciárias não dão voto. Você já as viu serem discutidas em programas partidários? Tal como o é a questão do saneamento: ninguém vê, e as pessoas querem coisas literalmente visíveis.

@ Finwe, sobre aborto: difícil é ver pela perspectiva da criança que está por nascer: não ter o direito de nascer não deveria ser encarado como punição pelo só fato de ela ter "sido concebida em momento inconveniente?"

@ Conan, sobre cultura americana: perdoe-me mas acho que você equivocou-se. A cultura lá é bem mais sólida do que a nossa, especialmente as interioranas. E também a moral é mais levada a sério lá, bem como a educação familiar. Televisão não é algo tão importante lá como é aqui; lá a audiência maior é no rádio.

@ FURIA Da Cidade, sobre o sistema de penalização do Oriente Médio: tal como apedrejamento de mulheres por adultério? Não que adultério não seja grave, mas poxa!

@ Eriadan, post acima: você está falando da "pena de morte não-institucionalizada", certo? Seria bom demais em termos de alívio, ao que parece. Afinal, o policial que acaba de abordar um sujeito portando uma smoking gun sabe exatamente da realidade, e ele não poderia cometer erros. Ao passar pela burocracia que legitima o sistema, a descrição da realidade nos autos pode ficar empobrecida, daí acabando por tirar a legitimidade da pena de morte. É isso o que você quer dizer? Pois é né... Às vezes, emocionalmente, eu sou a favor da pena de morte não-institucionalizada!
 
@ Eriadan, post acima: você está falando da "pena de morte não-institucionalizada", certo? Seria bom demais em termos de alívio, ao que parece. Afinal, o policial que acaba de abordar um sujeito portando uma smoking gun sabe exatamente da realidade, e ele não poderia cometer erros. Ao passar pela burocracia que legitima o sistema, a descrição da realidade nos autos pode ficar empobrecida, daí acabando por tirar a legitimidade da pena de morte. É isso o que você quer dizer? Pois é né... Às vezes, emocionalmente, eu sou a favor da pena de morte não-institucionalizada!
Perfeitamente, a "pena de morte não-institucionalizada", bem isso aí tudo que você disse mesmo!
 
Pois não é? Parece ser muito conveniente, até porque o sujeito executaria o infrator teria certeza de sua culpa, além de economizar uma fortuna em tempo e dinheiro para os agentes do Estado, que poderiam estar gastando em outra coisa...

O problema é a pessoa do executor. E se o cara que acabar de testemunhar um homicídio e por acaso estiver com uma arma na mão para fazer vingança/justiça imediata for um sem-noção? Criaríamos uma situação bem complicada. Ademais, é como se o executor tivesse em posição de determinar, de cima para baixo, se é justo ou não. Creio que isso só cabe a Deus mesmo.
 
Cuidado também com essa de que "tal coisa é primitiva". Se me permite, tente não tratar as coisas temporalmente, mas sim pela razoabilidade das ideias, independente da época em que adotadas.

Mas aí que está: dado o contexto e evolução da nossa sociedade, a ideia é primitiva, e eu expliquei o porquê disso no parágrafo seguinte à frase.

Os estudos sobre o efeito da pena de morte sobre os indices de criminalidade são muito dubios, pois não levam em conta os aspectos geográficos mais amplos. Dizer que determinada medida funcionou, por exemplo, nos Estados Unidos não é sensato pois há outros elementos envolvidos, em especial a cultura. É difícil contabilizar todas as variáveis aqui. O Brasil não pode servir de parâmetro porque aqui há muito tempo não há pena de morte. Comparar com outros países é temerário.

Levei em conta estudos acadêmicos diretamente relacionados à motivações para crime e circunstâncias. Não tomei exemplo de algum país em específico.

Aliás, dado interessante de um estudo feito em penitenciárias aqui no PR: cerca de um terço dos presos entrevistados se mostrou favorável à pena de morte. Justifica-se pelo fato deles provavelmente considerarem que o tipo de crime por eles cometidos não se enquadra nesse tipo de pena. Mas ainda assim é interessante.
 
Sou a favor.

Imagine alguma criança da sua familia ser abusada, imagine sua mãe sendo abusada, imagine seus pais sendo assaltados e mortos, imagine sua familia sequestrada...
Agora imagine perdão para pessoas que comentem esses crimes contra você e os seus. Se você consegue perdoar e querer essa pessoa presa apenas, parabéns, você merece ser santificado pelo Vaticano e todas as outras religiões.

Eu não consigo ver tal situação de tal criminoso ficar protegido e às custas da população que trabalha e produz, que leva sua vida de maneira correta.

Vejo na minha comunidade um monte de nóias, traficantes e marginais de todo tipo, hostilizando as pessoas, influenciando as crianças, denegrindo ainda mais a imagem daqueles que trabalham, se sacrificam dia após dia, em obras, casa de familia, escritórios, escolas, em diversas áreas e setores, juntando o pouco e lutando, sobrevivendo, fazendo o seu melhor. E nisso, a lei acaba por não punir essa corja que infesta a sociedade...
Mas eles merecem viver para atormentar quem é correto. Que importa se aquele cara que matou o amigo de um cidadão de outro bairro continua vivo e livre para matar algum parente de um outro desconhecido seu, não é mesmo?
 
O problema é que quando nós clamamos por vingança e morte para quem comete esse tipo de crime nos estamos assumindo a característica que esses criminosos tem de pior: um total desprezo pela vida humana. Eu prefiro continuar puro e confiar na justiça. Quando o estado começa a decidir quem vai morrer e quem vai viver está ultrapassada a última barreira
 
Pena de morte aqui no Brasil só existe para um tipo de caso!

Teve guerra, vc foi convocado, não serviu? corredor da morte!

de resto!

é só se comportar que vc é livre por bom comportamento!

fala sério!
 
Pena de morte aqui no Brasil só existe para um tipo de caso!

Teve guerra, vc foi convocado, não serviu? corredor da morte!

de resto!

é só se comportar que vc é livre por bom comportamento!

fala sério!

O tópico é para você opinar se é favorável ou contrário à pena de morte, e não comentários genéricos sobre a mesma.
 
Eu sou contra.

Seguindo a regra de Gandalf, se não tenho poder para dar a vida, então não tenho direito de tirá-la!

Concordo plenamente.

E ainda complemento com mais uma coisa:

- Me recuso a dar ao estado o direito de tirar a minha vida!

Pois na pratica é exatamente isso que ocorre. Ser a favor da pena de morte é atribuir ao estado o direito de tirar sua vida.

Um exemplo simples, aquele coitado que foi preso e será julgado pelo roubo a uma joalheria em São Paulo. Mesmo existindo um vídeo que mostra ele em outro lugar na hora do roubo, ele passou meses preso e mesmo recebendo o habeas corpus ainda será julgado. Fora os milhares de pre4sos que estão em penitenciaria aguardando julgamento (E Maluf solto).

Quanto mais com pena de morte.

Sinto ter que falar algo tão grosseiro, mas que é um dito popular:

Só cairia sobre os 3 P's = Pobres, Pretos e Putas.
 
O tópico é para você opinar se é favorável ou contrário à pena de morte, e não comentários genéricos sobre a mesma.

ok!

^^

dependendo do crime com certeza a favor!!!

só fiz comentário pq não tinha nada especifícando que não podia fazer comentários!

só faltou a minha resposta sobre ser a favor ou não!!!

:mrgreen:

tem crime que são absurdos e para esses tipos de crimes... sim sou a favor!
 
Piedade, Eomer, é para pessoas piedosas. Acredito naquela velha regra do "Olho por olho, dente por dente!". Não se pode viver sendo massacrado dia após dia. Não é mera vingança, acredito que essa seja a verdadeira justiça. Inocentes são mortos todos os dias pela falta de justiça mundo afora e principalmente no Brasil.
Veja o caso da Nakashima, do mendingo de Brasilia, da reporter assassinada pelo amante que está livre e de boa na casa dele... Isso casos famosos, imagina os que não são levados à mídia. Sei que Cristo disse "Dê a outra face!", mas até quando?

Naquelas, não irei para o céu, mesmo assim não consigo perdoar esse tipo de coisa. E isso de me colocar no lugar dos que sofreram tantas barbaridades. Imagina se acontecesse comigo? Me revoltaria ter de esperar alguma "justiça" e quando enfim julgassem o criminoso, a lei o liberasse após um mês ou dois por causa de uma brecha da lei ou falta de local para "salvaguardar" o criminoso.
 
Eu pretendo um dia ser advogado ( estou no 2º ano ainda, mas tudo bem xD). Eu profissionalmente, tenho que apoiar e reconhecer a nossa constituição e legislação como ela é, mas meu ponto de vista pessoal é que a pena de morte é extremamente necessária.
Essa história de que ninguem pode julgar os outros, que ninguem é melhor que ninguem para decidir se a pessoa vive ou não é até verdade. Mas eu acho que... matou? Perdeu o "direito" de viver na sociedade... Pode parecer um ponto de vista meio extremo e positivista, mas acho que é o unico modo de "arrumar" o Brasil.

Criando novas leis,não vamos mudar o Brasil x.x

Não acredito, sinceramente, que uma pessoa que matou outra, sequer tem o direito de tentar se re-socializar... Ela tem esse direito? Até tem, mas e quanto a familia que perdeu o filho? E quanto á familia de três crianças e mulher que perderam o maior apoio emocional e financeiro que era o pai? Essas crianças passam fome, enquanto o preso recebe R$ 700 reais para cada filho que tem :T

"Justo" isso?
 
Sou a favor, mas em um país como o nosso a única solução é combater a violência e o crime em sua origem, como alguém aí citou. É um processo longo e cansativo, mas só assim que se resolve o problema, com educação e conscientização da população. Pena de morte atualmente no Brasil seria como varrer a sujeira pra debaixo do tapete.

Alguns podem dizer que a pena de morte em si se caracteriza como esse exemplo que eu dei, mas eu levo em consideração que um exemplo deve ser seguido. A pena de morte em países desenvolvidos só ocorre nos EUA e no Japão, e não é dada a torto e a direito como na China e países do Oriente Médio. Eu sinceramente não acredito que um ser humano que estupra, mata e etc seja capaz de ser salvo ou mudar, ainda mais convivendo com outros iguais ou piores. É dever do estado preservar a vida, concordo. Mas em casos onde as chances de recuperação do detento são mínimas, o que se pode fazer? Continuar sustentando assassinos e estupradores? Qual o sentido da vida de uma pessoa que não pode conviver normalmente com outras?

Sou a favor, mas antes da pena de morte eu preferia que fosse implantada no Brasil a prisão perpétua, já que o pior criminoso só fica preso por 30 anos.

Concordo.
Isso qndo chega aos 30 anos né? A grande maioria é solta antes. O sistema penal brasileiro deve ser um dos piores do mundo, mas isso é meio que uma bola de neve. Quando uma coisa já começa errada, é bem difícil de consertar.
 
@ Conan, sobre cultura americana: perdoe-me mas acho que você equivocou-se. A cultura lá é bem mais sólida do que a nossa, especialmente as interioranas. E também a moral é mais levada a sério lá, bem como a educação familiar. Televisão não é algo tão importante lá como é aqui; lá a audiência maior é no rádio.

Olha, não acho q esteja não. A minha familia por parte de pai é toda americana, do meu pai pra cima, todos daquela região de Noth Carolina, Alabama, esta região... parece q até no Texas tem parente mais distante

Minha irmã foi pra lá e sabe qual foi a GRANDE diversão da cidade, já q era o cu do mundo e não tinha nada pra fazer, q levaram minha irmã? Sair de carro com meu primo, num conversivel, com um taco de beisebol, acertando as caixas de correio do bairro negro. E de quebra ainda ganhar uns pontos com um negro q passou no caminho. Cultura total!!!

vc esta confundindo cultura com escolaridade.

e tipo, radio realmente é bem difundido ate pq tem estação de radio a rodo, mas a TV pelo menos entre meus parentes americanos é bem cultuado sim. Tenho até um sobrinho q é criado muito mais por ela do q por meu primo.

Não digo q no interior do Brasil não aconteça algumas barbaries, principalmente em lugares bem esquecidos por deus, mas vc já ouviu algo da arte interiorana brasileira? E não estou falando de Bruno e Maronei. Povo tem mania de achar q no interior só tem musica country. To falando de coco, jongo, maracatu, cordel, arte mabembe, teatro de bonecos, moda e duelo de viola, fanfarra, musica de pifano. Rumo, Gira Mundo, Galpão, Intrepida Trupe, Luciana Menezes, Antonio Nobrega, Vinicius de Morais, Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Bia Bedran, Mestre Ambrósio, Pianorquestra, Grupo Céu na Terra, Orquestra Voadora(estes tres ultimos aqui do rio capital mesmo)...

Não estou dizendo q não tem seu quinhão nos EUA, e que não se poderia citar uma penca de artista de lá, mas não com a diversidade cultural q exemplifiquei. Não tem nem comparação com a cultura Brasileira, uma das mais ricas e diversificadas do mundo.
 
Acho que seria Generoso o Famoso "Pagamento de Mesma Moeda"
Roubou ? - Perde a Mão
Estrupou ? - Perde uma Bol... (Melhor - Perde um Testículo = ) )
Matou ? - Morre
Matou Sem Intenção ? - No Minimo uma prisão
Abortou o Filho ? - Morre...Diabo!

E Por ai Vai (No Meu Ponto De Vista =| )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo