• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pena de Morte

Com relação à pena de morte:

  • Sou contra

    Votos: 56 62,2%
  • Sou a favor

    Votos: 34 37,8%

  • Total de votantes
    90
Pfff... reallly!

Desconsiderando vantagens e desvantagens, que o cara merece ou não, se vai aumentar o número de John Coffee's a morrer ao inves de Hannibal Lecter's...

Por que alguns pontos eu já argumentei antes, outros discutiram sobre o Estado do Direito, sobre estatisticas que não funciona, etc., mas o medo e revolta parece nublar tudo por aqui o raciocínio.

Sim, emoções nunca ajudam muito na hora de pensar. Sejam elas consideradas emoções "boas" ou "más".

O fato é o seguinte:

Existem leis de trânsito. E dizemos todos os dias para nossos filhos "ande direito, não abuse, respeite as pessoas que merecem respeito" etc.

O que testemunhamos todos os dias?

Nos trens, empurra empurra para entrar, quando o pessoal de dentro nem conseguiu sair.

Joga-se lixo na rua, quando o cesto de lixo nem está a DOIS metros de distância.

Quando não é o motoqueiro que sai buzinando achando que meia-faixa é direito dele, estressando os motoristas que já não gostam muito de motoqueiros, é o motorista que sai atropelando um motoqueiro por causa do outro que passou antes.

Isso desconsiderando carros "vou entrando" sem dar seta e pegando motoqueiro, moto passando no sinal vermelho atropelando velhinhas e grávidas na faixa. Gente "tadinho do menininho" que pede esmola e depois cresce e vira "marginal que merece morrer".

Ou o estagiário que se acha importante como o chefe (do tipo chefes que só querem "tomar decisões importantes") e recusa-se a fazer "serviço de boy", e com isso o mouse que não chegou na agencia resultou em 40 frágeis velhinhos querendo receber sua mísera aposentadoria esperando uma média de duas horas para serem atendidos.

Se algum político for pego comprando votos de eleitores, ele pode até responder processo, etc., mas com certeza vai ter um monte de eleitores que na próxima eleição vão chover nele para vender seu voto. Isso apesar desses mesmos eleitores serem parte da grande massa INDIGNADA com a sujeira dos políticos!

Fala sério! O nosso problema não é social no sentido falta pulso firme do governo, falta escola, falta saúde, etc..

Leis já temos aos borbotões. Criar mais uma lei - mesmo a pena de morte - vai mudar alguma coisa considerando NOSSA cultura CONTRAVENCIONAL?

O que essa requisição por uma pena de morte é?

A meu ver é como a esmola pro moleque de rua: faz de conta que resolveu alguma coisa!

A gente finge que alguma coisa mudou.

Mas mudou a mentalidade das pessoas? Paramos de ser idiotas "vou levar vantagem, porque senão outro leva" enquanto se pensar BEM qualquer criança pode perceber que "se todo mundo leva vantagem quem fica no prejuízo?"

Como Bruce Almight (Todo Poderoso), quando Bruce (Jim Carrey) atende o pedido de todo mundo em ganhar na loteria. E todo mundo ganha alguns centavos. (o que foi bom! Gastaram mais comprando o bilhete e perceberam que não é o bolão todo que vai para o prêmio: uma boa parte enriquece o governo, trouxas!)

O que aconteceria se houvesse um ditador legal por aqui? Simplesmente ele aceitaria a pena de morte, oras. Todo mundo fica satisfeito, esquece de cobrar o que realmente é importante, e as coisas continuam podres como sempre.

E por que digo que continuam? Porque é necessário SEMPRE um Ives Otta ser morto por seus próprios seguranças particulares, uma Suzanne assassinar seus pais, um Hélio ser arrastado até a morte... então nessas horas é que a sociedade acorda. :roll:

oras, devia ter acordado antes... devia ficar acordada o tempo todo. Agora por conta de sequencias de mortes chocantes, a sociedade fica com medo, percebe que a segurança é ilusória, e quer se sentir segura de novo. Mesmo que seja uma segurança de mentira, quer "ação".

Eu até gosto quando acorda de vez em quando. Mas é por isso que não gosto dessas 'soluções extremas', dessa peneira tapando o sol, dessa exigência de "ação pelo governo". Acordou, então a gente "resolve" e depois volta a dormir... :roll:

Isso é realmente o que eu não gosto: se é para "satisfazer" esse bando de folgado, então realmente não concordo com essa "solução". Que moleza o que?! Permaneça acordada sociedade.

Sei que falei que minhas palavras ecoam no vazio. Mas aos poucos percebo que há eco: vi minhas palavras ontem na Record, assim como cinco anos atrás vi minhas palavras na boca do (maldito) Paulo Maluf, e hoje numa coluna da Folha de São Paulo. Se eu acreditasse em telepatia diria que estou vazando pensamentos pelo cerebelo...

Mas acho que o que acontece é o seguinte: da mesma forma que o texto "Tipo Assim" de Kledir Ramil* acabou virando autoria de Luis F. Veríssimo pela internet, acho que por mais que a gente fale para o vento, alguma coisa acaba no ouvido de alguém e começa a gerar frutos. Sejam bons e ruins.

voltando à vaca fria. Sim é necessário fazer alguma coisa. Na verdade SEMPRE é necessário fazer alguma coisa. Acomodação é para quem morreu: não precisa mais se mexer.

Mas se é para "fazer alguma coisa" só nessas horas, para depois que consegue o sossego, sossegar, e continuarmos nossas vidinhas então não quero fazer parte dessa palhaçada. Seria hipocrisia de minha parte fingir fazer algo.

*Cantor da dupla Kleiton e Kledir lança livro de crônicas http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u38984.shtml

agora quanto à autoria do texto do descobridor, agora ficou controverso... acontece, todo mundo agora quer ser a pessoa que pesquisou e descobriu que Luis era Kledir...
 
Última edição:
Lembrem-se da sabedoria de Ólorin, fãs de Tolkien!!!

"-Merece! ouso dizer que sim. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão hávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados. (...)" Sda, "A Sombra do Passado" (edição capa do filme 3 em 1, pág 61)
 
O grande entrave da aplicação das leis aqui no Brasil, como a Prímula mostrou, é a nossa cultura em querer levar vantagem em tudo. Com um judiciário realizando julgamentos como se estivesse no Século 19, somando-se a má-fé de alguns advogados gananciosos prontos para defender um réu confesso de assassinato, pois, o cliente tem dinheiro; fica impossível igualar todos perante a Justiça e ver quem devia ser punido preso e devidamente bem guardado. No mínimo, uns cinco anos até sair a sentença. E essa é outra dor de cabeça para quem busca justiça ou ser ressarcido; é tanto recurso em cima de recurso para ser julgado, que a parte interessada, nós, acabamos deixando de lado.

O que se pode fazer? Enquanto o Código Penal e Civil não forem reformulados para impedir a "interpretação" das leis (leis são escritas para serem seguidas, não interpretadas!) nada vai mudar em nossa sociedade.
 
"-Merece! ouso dizer que sim. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão hávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados. (...)"

Eu SABIA que alguém ia acabar citando essa bosta desta frase neste tópico.

Eu penso de um jeito: Se o cara mata umas 20 pessoas, é preso com sangue no corpo inteiro e uma arma na mão, bota ele na cadeira.

Se o cara foi primo de quinto grau de um cara que foi encontrado morto sem marca nenhuma no corpo, e for preso sem nenhuma prova indicando que foi ele, libera o cidadão.
 
duvido que tenha alguém aqui que nunca cometeu um pequeno delito ou uma infração, qualquer tenha sido.
Prazer, Thiago. :mrgreen:

Começando pelo delito mais praticado por qualquer pessoa que tenha $ para comprar um carro: quem aqui nunca dirigiu depois de beber? A pena nao é tao branda assim, uma vez que alem da sanção penal ainda incide medida administrativa.


Considero mais grave que furto.
Eu. :yep:
 
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão hávido para julgar e condenar alguém à morte."
PArece citação boba de fã, mas essa frase é uma realidade.

Se vamos lavar sangue com sangue, então é pegar em armas e matar todo mundo. Seria um espetáculo fabuloso.

Matar criminoso não resolve, não meterá medo em ninguém. Só se for em bandido pobre. Criminoso rico continuará sonegando, burlando o imposto de renda, desviando dinheiro público, viabilizando obra superfaturada, etc.


Quem nunca cometeu um delito? Não tem o direito de reclamar de político corrupto quem já pagou propina a guardinha, quem já ficou com troco a mais na mão, enfim, o detestável "jeitinho brasileiro".


Zé Ninguém reclama do político, mas e se Zé Ninguém for primo de político? Vai querer seus benefícios, e não reclamará mais.
 
Ou seja, se todos nós somos culpados então ninguém é?

Eu discordo, isso é um discurso muito conformista, eu quero mudar e pra melhor.
 
Ou seja, se todos nós somos culpados então ninguém é?

não. todos violamos a Lei.

Usar um conceito como "mau elemento" e diminuir o criminoso por ter cometido uma infração, minimizando seus direitos para além do punitivo educativo e sua própria condição de cidadão, é, portanto, no mínimo, uma completa incongruência argumentativa.

Eu discordo, isso é um discurso muito conformista, eu quero mudar e pra melhor.

por discursos como esses que as milícias estão aí extorquindo e matando gente inocente.
 
não. todos violamos a Lei.
Não.

Usar um conceito como "mau elemento" e diminuir o criminoso por ter cometido uma infração, minimizando seus direitos para além do punitivo educativo e sua própria condição de cidadão, é, portanto, no mínimo, uma completa incongruência argumentativa.
Se estivesse escrito na Lei que um criminoso não é um cidadão vc iria querer mudá-la, correto?
Então, estamos na mesmo situação. Um criminoso já não tem o direito a liberdade não é?

por discursos como esses que as milícias estão aí extorquindo e matando gente inocente.
Hein. Vc viajou agora. :roll:
 

vc já comprou alguma coisa, mesmo água de ambulante e não pediu nota fiscal?
como eu tenho certeza que vc fez isso, até pq já vi, eu afirmo com certeza que vc já violou a Lei.

Se estivesse escrito na Lei que um criminoso não é um cidadão vc iria querer mudá-la, correto?
Então, estamos na mesmo situação. Um criminoso já não tem o direito a liberdade não é?

Não, estou analisando dentro do conceito juridico-social que vivemos. O que vc pretende ao dizer que um criminoso não é cidadão não encontra nenhuma coerência lógico-científica. Não parte de nenhuma premissa e é inaplicável ante toda a legislação ocidental.

Hein. Vc viajou agora. :roll:

e os milicianos são o q? Policiais da reserva e da ativa que resolveram lutar contra esse "discurso muito conformista", bradando que queriam "mudar e pra melhor" (palavras suas), sob as alegações de que a justiça não cumpria esse papel e cabia aos mesmos assumirem a condição de ditar as normas, de julgar e de executar. Tudo, lógico, com o distorcido objetivo de manter a ordem e a paz e a segurança à família.
 
vc já comprou alguma coisa, mesmo água de ambulante e não pediu nota fiscal?
como eu tenho certeza que vc fez isso, até pq já vi, eu afirmo com certeza que vc já violou a Lei.
Eu sou obrigado (ênfase no obrigado) a pedir nota fiscal cada vez que eu compre algo?

Não, estou analisando dentro do conceito juridico-social que vivemos. O que vc pretende ao dizer que um criminoso não é cidadão não encontra nenhuma coerência lógico-científica. Não parte de nenhuma premissa e é inaplicável ante toda a legislação ocidental.
Vc me compreendeu mal. O que é a pena de morte (adotada em alguns países ocidentais) senão a retirada do criminoso de seu direito de cidadão de viver?

e os milicianos são o q? Policiais da reserva e da ativa que resolveram lutar contra esse "discurso muito conformista", bradando que queriam "mudar e pra melhor" (palavras suas), sob as alegações de que a justiça não cumpria esse papel e cabia aos mesmos assumirem a condição de ditar as normas, de julgar e de executar. Tudo, lógico, com o distorcido objetivo de manter a ordem e a paz e a segurança à família.
Mas eu acho confirmista sim esse discurso de que todos somos culpados. E aí? Não vamos fazer nada? E discordo dessa sua relação com as milícias, eles estão mais relacionados aos traficantes do que à justiceiros.
 
Vc me compreendeu mal. O que é a pena de morte (adotada em alguns países ocidentais) senão a retirada do criminoso de seu direito de cidadão de viver?

Pare de agir como quem não quer pensar. Não existe status de cidadão se o cara está morto.

Seria o mesmo que dizer que a Alemanha do 3º Reich também tirou dos judeus e ciganos o direito a vida dos mesmos, que eles só possuiam porque eram cidadãos. Faz sentido?

Nao né. Pois é.
 
Eu sou obrigado (ênfase no obrigado) a pedir nota fiscal cada vez que eu compre algo?

sim, é.


Vc me compreendeu mal. O que é a pena de morte (adotada em alguns países ocidentais) senão a retirada do criminoso de seu direito de cidadão de viver?

vide post acima.

Mas eu acho confirmista sim esse discurso de que todos somos culpados. E aí? Não vamos fazer nada? E discordo dessa sua relação com as milícias, eles estão mais relacionados aos traficantes do que à justiceiros.

As milícias não tem NADA com traficantes. As milícias são compostas de justiceiros.
isso é fato indiscutível.
 
Já perceberam que a sociedade não se revolta porque o capitalismo já dominou o mundo?

Analise a história brasileira: em quase todas as épocas os brasileiros se revoltavam por causa de algum problema. Até mesmo na ditadura, onde o comunismo ainda existia mundo afora, muitos jovens iam ás ruas protestar. Alguém aqui se lembra do caso Herzog? Quando 8 mil pessoas diante de ameaças da ditadura foram á catedral da Sé para prestar homenagem á Herzog. Com o fim da ditadura não houve mais revoltas, com exceção do caso Fernando Collor (que já é um caso gravíssimo, visto o presidente do país cometer aquelas atrocidades). É o capitalismo que dominou o mundo (não estou criticando, afinal o capitalismo ajudou muito nosso país) e se uma tragédia grande acontece, algumas pessoas vão lá e reclamam. Ninguém tem tempo á perder, estão todos tentando sobreviver como podem. Já não existe cenário para ocorrer revoltas que podem causar uma mudança significativa, é impossível :osigh:
 
Ninguém tem tempo á perder, estão todos tentando sobreviver como podem. Já não existe cenário para ocorrer revoltas que podem causar uma mudança significativa, é impossível :osigh:

A intenção do capitalismo é justamente esta. Mas não no sentido de impor ao indivíduo a sobrevivência, e sim o consumo. Do contrário, não haveria como controlar as grandes economias mundiais, e no entanto elas são as mais controladas.

Nossa, que off. :oops:

Quanto à pena de morte... é uma coisa que em vários momentos sai do aspecto social e cai no individual, principalmente quando a coisa acontece com a gente. Com todo respeito aos ótimos argumentos de todos os nossos juristas ( e apesar de discordar de boa parte deles, tanto quanto discordo do sistema judiciário em si) - eu confesso que se tivesse um filho assassinado, estuprado ou violentado de alguma forma, eu me sentiria bem confortável em ver os responsáveis mortos.
 
Com todo respeito aos ótimos argumentos de todos os nossos juristas ( e apesar de discordar de boa parte deles, tanto quanto discordo do sistema judiciário em si) - eu confesso que se tivesse um filho assassinado, estuprado ou violentado de alguma forma, eu me sentiria bem confortável em ver os responsáveis mortos.

Mas isso é compreensível. Só nao podemos transferir para o Estado o status de vítima, e com isso normalizar a vingança. Ainda que com muitos problemas de fundamentação, o Estado Moderno é baseado numa racionalidade de uso de sua força. E nao na irracionalidade de "meu deus, meu filho morreu. vou enforcar esses caras".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo