• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2006 Pelé X Ronaldo / 1970 X Hoje

Fingolfin disse:
Olha, o Ronaldo foi pra Copa em 94 com 17 anos. E ele tinha o mesmo tanto ou até menos de carreira que o Pelé e o Parreira foi o técnico.

A diferença é q Ronaldo não era Pelé, ele não era tão superior aos titulares hoje como o Pelé naquela época. Pelé aliás que já tinha alguma experiencia na seleção antes da Copa. Ele chegou na Copa já como titular e só não jogou os primeiros jogos pq se recuperava de lesão.

Em 94 nós tinhamos Romário e Bebeto arrebentando e o Müller ainda querendo beliscar uma vaga. Ronaldo era mais reserva que o Viola q ainda entrou na final.
Po, o q eu sempre escutei é q o Pelé foi titular em alguns amistosos antes da Copa q garantiram a sua ida.....Mas q ele naum seria o titular do Brasil assim como o Garrincha tb naum seria.....
Porém ambos convenceram o técnico do contrário logo no primeiro jogo q fizeram......Principalmente o Garrincha fazendo um show a parte contra os soviéticos.....
Qto a se naum tinham atacantes bons, eu já naum sei......Mesmo pq eu acho o Bebeto e o Muller jogadores q daki a 40 anos não serão lembrados direito......Talvez tivessem jogadores desse porte naquela época.....

Mesmo o Maradona, se naum me engano, já naum foi em 78 pq o técnico achava ele mto novo (e acho q ele já era 1 anos mais velho q o Pelé daquela época).....Num é qlq um, é o Maradona.....E num foi q ele naum tenha sido titular, ele nem sequer foi convocado pra Copa (apesar de q ele vinha sendo convocado pra seleção antes daquela Copa).....

Não falo em questão de merecimento......Mas do profissionalismo do futebol q transformou os técnicos em pessoas cautelosas demais.....
Eu ainda teria dúvidas se o Pelé conseguiria a titularidade com tanta facilidade num futebol de hj com apenas 17 anos.....
Com certeza o Parreira levaria ele em 94 com 17 anos assim como fez com o Ronaldo.....Mas duvido q ele daria chances pra ele jogar, a naum ser q fosse de extrema necessidade (contusões e/ou suspensões).....
 
Última edição:
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Po, o q eu sempre escutei é q o Pelé foi titular em alguns amistosos antes da Copa q garantiram a sua ida.....Mas q ele naum seria o titular do Brasil assim como o Garrincha tb naum seria.....
Porém ambos convenceram o técnico do contrário logo no primeiro jogo q fizeram......Principalmente o Garrincha fazendo um show a parte contra os soviéticos.....

Olha, to baseando em 2 coisas. 1, o filme Pelé Eterno(não tanto confiável) e a Revista Placar especial da Copa de 58 q veio junto com a Placar q tinha o Dida, Cafu e R. Carlos na Capa oq eu acho uma fonte mais confiável

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Qto a se naum tinham atacantes bons, eu já naum sei......Mesmo pq eu acho o Bebeto e o Muller jogadores q daki a 40 anos não serão lembrados direito......Talvez tivessem jogadores desse porte naquela época.....

O qto vc lembra de Joel e Mazola? Provavelmente nada. Foram eles os jogadores q sairam pra entrada de Pelé e Garrincha.

Não to dizendo que eles eram ruins mas apenas que o Bebeto em 94 era mais superior aos demais de 94 doq Joel e Mazola era em 58.

Aliás, eu acho que daqui 40 anos lembraremos mais do Bebeto doq de lembramos hoje de Joel e Mazola.

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Eu ainda teria dúvidas se o Pelé conseguiria a titularidade com tanta facilidade num futebol de hj com apenas 17 anos.....
Com certeza o Parreira levaria ele em 94 com 17 anos assim como fez com o Ronaldo.....Mas duvido q ele daria chances pra ele jogar, a naum ser q fosse de extrema necessidade (contusões e/ou suspensões).....

De novo, o risco depende muito da necessidade. Qdo não se tem grandes coisas vc arrisca. Foi assim q o Anderson Polga, o Gilberto Silva e o Kleberson terminaram na seleção em 2002. 2 deles acabaram até sendo importantes na conquista. Quando se tem uma dupla que dá tão certo como Bebeto e Romário não existe a necessidade de arriscar em um novato q tá jogando bem afinal vc já tem 2 veteranos q estão jogando bem.
 
O qto vc lembra de Joel e Mazola? Provavelmente nada. Foram eles os jogadores q sairam pra entrada de Pelé e Garrincha.

Não to dizendo que eles eram ruins mas apenas que o Bebeto em 94 era mais superior aos demais de 94 doq Joel e Mazola era em 58.

Aliás, eu acho que daqui 40 anos lembraremos mais do Bebeto doq de lembramos hoje de Joel e Mazola.

Provavelmente lembraremos do Bebeto daqui a 40 anos da mesma forma que lembramos do Amarildo hoje em dia: como o "número 2" de uma seleção que ganhou a copa em função de um craque.
 
? disse:
Provavelmente lembraremos do Bebeto daqui a 40 anos da mesma forma que lembramos do Amarildo hoje em dia: como o "número 2" de uma seleção que ganhou a copa em função de um craque.

Acho q não. Naquela época jogadores eram distantes. Pessoas passavam a vida idolatrando jogadores cujos lances nunca foram vistos mas apenas ouvidos pelo rádio.

O Bebeto teve toda a mídia a seu favor. Foi até umas das maiores figuras na ultima bienal do livro no Rio com o lançamento de sua Biografia.
 
Eu estou com o Sócrates. São épocas diferentes, situações diferentes. Influência positiva e negativa da imprensa, concorrentes com diferentes mentalidades. Muda tudo.

O Ronaldo foi infeliz ao fazer este comentário. Está se apoiando no sucesso do Kaká, Ronaldinho, Adriano e Robinho, e usando o fator de que o Brasil é franco favorito e o atual campeão.
A seleção brasileira tem muito a seu favor, claro (inclusive um treinador que já comandou a seleção ao título). Mas só vai ser possível fazer qualquer "má" comparação quando a Copa começar.
 
Pessoal fala que o Pelé não contribuiu em nada em 1962, mas na fase classificatoria, o jogo tava 0x0, Brasil precisava ganhar e não saia nada, ate que o Pelé dribla uns 4 mete a bola pro gol do Zagallo. Ou seja, mesmo ele não fazendo nada na fase final, se não fosse pelo Pelé, o Brasil não classificava.

Concordo com o pessoal do Redação Sportv, a geração de 1970 foi excelente e a atual é excelente. As duas. Foram outras épocas e não ha comparação, pois os números não refletem nada da verdade, pois os adversários e os estilos de jogo eram outros.
 
1970 versus hoje?

Equipamentos adequados, tenis mais leve, roupa mais leve... bolso mais cheio (e talvez por isso a barriga? :think:)

A magia de qualquer esporte vai pras cucuias quando há muita facilidade e muito dinheiro. Não mais fazer melhor, mas fazer bastante. Quantidade e não qualidade.

Eu me lembro da última vez que me emocionei com Copa em 1982. Depois disso é como choro de novela mexicana. Até fico com um pouco de garganta apertada, mas passando um ano não me lembro mais!

Então quando vemos tanta facilidade para os caras conseguirem o título, eu dou mais valor ao título de 20, 30 ou 40 anos atrás, quando o salário era menor, quando os equipamentos eram piores e os atletas continuavam por amor ao que faziam, ao invés de seguir carreira de médico.
 
Fingolfin disse:
Olha, to baseando em 2 coisas. 1, o filme Pelé Eterno(não tanto confiável) e a Revista Placar especial da Copa de 58 q veio junto com a Placar q tinha o Dida, Cafu e R. Carlos na Capa oq eu acho uma fonte mais confiável
Eu me baseio num especial da Placar tb.....
Uma nova ("A História do Penta")....Deve estar nas bancas ainda, inclusive....

Mas fora isso, nos programas de "Mesa Redonda" q eu escutava essas conversas sobre os titulos anteriores, sempre aparecia essa história dos amistosos antes da Copa e da história do Garrincha q naum era titular tb pq ainda achavam ele mto firulento e poco produtivo.....



Fingolfin disse:
O qto vc lembra de Joel e Mazola? Provavelmente nada. Foram eles os jogadores q sairam pra entrada de Pelé e Garrincha.
Eu num lembro de nada mesmo....Num tava lá....hehe :g:



Fingolfin disse:
Não to dizendo que eles eram ruins mas apenas que o Bebeto em 94 era mais superior aos demais de 94 doq Joel e Mazola era em 58.

Aliás, eu acho que daqui 40 anos lembraremos mais do Bebeto doq de lembramos hoje de Joel e Mazola.
Mas acho q talvez tb por causa da mídia.....
Naqueles tempos dos anos 50, vc provavelmente só conhecia mesmo os times de seu estado e alguma coisa ou otra de times de outros estados (mas provavelmente sempre de forma cética. Já q todas as informações eram d jornais e rádio. Imagens em movimento só se vc fosse ao estádio).....



Fingolfin disse:
De novo, o risco depende muito da necessidade. Qdo não se tem grandes coisas vc arrisca. Foi assim q o Anderson Polga, o Gilberto Silva e o Kleberson terminaram na seleção em 2002. 2 deles acabaram até sendo importantes na conquista. Quando se tem uma dupla que dá tão certo como Bebeto e Romário não existe a necessidade de arriscar em um novato q tá jogando bem afinal vc já tem 2 veteranos q estão jogando bem.
Por isso talvez q haveria grandes possibilidades do Pelé naum jogar uma Copa com 17 anos se fosse em outros contextos.....Se encontrasse pela frente um técnico como o Parreira com uma dupla como a q foi em 94, ele provavelmente ficaria de lado como o Ronaldo.....
Mesmo pq, o peso da midia e das exigencias (patrocinadores, câmeras pra todos os lados, imprensa, etc) é 100 vezes maior hj do q era no passado.....
Diminuindo bem mais as chances de um técnico achar q um garoto de 17 anos aguentaria.....



Primula disse:
1970 versus hoje?

Equipamentos adequados, tenis mais leve, roupa mais leve... bolso mais cheio (e talvez por isso a barriga? :think:)

A magia de qualquer esporte vai pras cucuias quando há muita facilidade e muito dinheiro. Não mais fazer melhor, mas fazer bastante. Quantidade e não qualidade.

Eu me lembro da última vez que me emocionei com Copa em 1982. Depois disso é como choro de novela mexicana. Até fico com um pouco de garganta apertada, mas passando um ano não me lembro mais!

Então quando vemos tanta facilidade para os caras conseguirem o título, eu dou mais valor ao título de 20, 30 ou 40 anos atrás, quando o salário era menor, quando os equipamentos eram piores e os atletas continuavam por amor ao que faziam, ao invés de seguir carreira de médico.
Isso é verdade.....
Mas uma coisa hj é mto mais complicado q era no passado tb.....
A pressão e as exigências são MTO maiores.....
Aquela seleção de 58 voltar sem o titulo seria ALTAMENTE normal.....A única Copa pré-62 q o Brasil entrou pressionado foi em 50.....só.....
Essa seleção de 2006 voltar sem o caneco, será um tormento pra todos os jogadores q serão pressionados por torcida, imprensa de forma absurda.....

É só ver o caso do próprio Ronaldo.....
Nunca q um jogador das antigas teria uma convulsão desse tipo de 98 por toda a pressão q devia estar nos seus ombros.....

O progresso num trás só facilidades.....
 
Última edição:
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Mas fora isso, nos programas de "Mesa Redonda" q eu escutava essas conversas sobre os titulos anteriores, sempre aparecia essa história dos amistosos antes da Copa e da história do Garrincha q naum era titular tb pq ainda achavam ele mto firulento e poco produtivo.....

O Garrincha não era titular não, mas o Pelé vinha jogando de titular nos amistosos antes da Copa.
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
É só ver o caso do próprio Ronaldo.....
Nunca q um jogador das antigas teria uma convulsão desse tipo de 98 por toda a pressão q devia estar nos seus ombros.....

O progresso num trás só facilidades.....

se não dá conta da pressão, então não seria o caso de se consultar com profissionais da área e não ficar colecionando namoradas? (não que pelé seja um exemplo nesta área)

aliás, esse negócio de ficar colecionando amores (amor?) é um sinal ruim de que algo não vai bem na saúde mental.

Essa "frescura" de consultoria psicológica não existia antigamente. De repente um menino é aclamado herói nacional e no mês seguinte já ninguém sabia quem era ele. Essa pressão também é considerável para qualquer ser humano normal (tanto que há "celebridades" de hoje que tem problemas em cair no anonimato. Vicio em ser "amado")

E a pressão existe porque ao contrário de antigamente, o salário de um mês desses astros cobre as vezes os rendimentos de toda uma vida profissional nesse setor. Tipo, quer cobrar zilhões, lógico que vai ser tremendamente cobrado.

É como o chefe de uma empresa de sucesso. Ele precisa trabalhar mais que empregados. Se faltar um empregado, ele precisa cobrir, mesmo que ele mesmo ponha a mão na massa.

Se ao contrário o chefe só manda e se mantém no posto por um diploma, dificilmente seus subordinados vão achar que ele merece estar onde está. E daí para a bancarrota é apenas um empurraozinho.

Eu não tenho dó deles. Eles não são coitadinhos, tem mais infra-estrutura que qualquer Sócrates ou Garrinha (que aliás morreu de cirrose de tanto beber) pudesse sonhar. Fazer-se de vítima quando está em castelo de ouro é o fim da picada!
 
Não to fazendo ninguem de vitima.....

Só coloquei que jogadores de hj enfrentam coisas que jogadores de antigamente naum enfrentaram......

Fico na dúvida se jogadores como o próprio Garrincha ou o George Best naum teriam suas carreiras completamente destruídas antes de conseguirem mostrar alguma coisa.....
É só ver a grande quantidade de jogadores ALTAMENTE técnicos que se perdem no futebol d hj (como o Felipe por exemplo. Que em termos de futebol e técnica, humilharia um Julio Batista ou um Ricardinho de olhos fechados).....E tanto o Garrincha qto o Best NUNCA foram exemplo de profissionais do futebol......



No final, tb acho q o saldo de hj pra antigamente é positivo (tanto q eu acho q o Pelé teria sido mais do que foi se tivesse a preparação de hj).....

Só citei q naum é 100% melhor tb.....
 
Cantona deixa Pelé fora da seleção dos melhores da história

O ex-jogador francês Eric Cantona elaborou para a revista australiana 4-4-2 uma equipe ideal, com os melhores jogadores da história, na qual não aparece o brasileiro Pelé.

Leia abaixo o texto
"Muitos dizem que Pelé foi o melhor jogador de todos os tempos. Mas não para mim", declarou Cantona.

"Maradona sempre será o melhor. Ganhou a Copa do Mundo de 1986, perdeu a final de 1990 e na de 1994 foi suspenso ao final da primeira fase. Se não tivesse sido suspenso, talvez também teria vencido", acrescentou Cantona.

"A diferença crucial entre Pelé é que Maradona não esteve cercado de grandes figuras. Diego teve que levar a equipe aos ombros. Se Maradona não tivesse jogado na Copa de 1986, a Argentina não teria conquistado a Copa. Mas acho que o Brasil, sem Pelé, teria ganhado a de 1970", argumenta Cantona.

A seleção de todos os tempos de Cantona seria formada por: René Higuita; Júnior, Franz Beckenbauer, Giacinto Facchetti; Roy Keane, Garrincha, Carlos Valderrama, Diego Armando Maradona, Johan Cruyff; Mario Kempes e George Best.

Higuita, Roy Keane, Valderrama...

oh boy...
 
Mas ele tem razão no argumento.....
Pelé não foi peça principal em nenhuma das 3 conquistas.....
Em 58, o Didi foi oficialmente considerado o melhor da Copa.....Em 62, Garrincha fez chover.....E em 70, o Jairzinho foi o furacão (e parece q o Tostão tb foi mais importante q o Pelé).....

Enqto q o Maradona foi o jogador unico naquela conquista em 86....


Mas num dá pra usar só isso tb pra alocar os jogadores no ranking.....
Senão ele teria q ter colocado o Romário no lugar do Best.....


PS: o Cantona é esse barbudo que vem fazendo os especiais para a FIFA antes da Copa, neh naum?
 
Mas meu caro, veja tudo o que o Pelé ganhou, e tudo que ele jogou. Dizer que o Maradona foi melhor porque levou o time nas costas, demonstra que o cara era muito bom mesmo, mas isso não quer dizer que era melhor que o Pelé.

O negão tem mais resultados que o cheirador.
 
É verdade ... o time só tem cheirador. Colocar dois jogadores colombianos?!?!
Tá de zôo .. a seleção é uma piada. Meu primo de 8 anos faz uma lista melhor que essa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo