1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Pelas Barbas de Círdan!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nimrod, 28 Jan 2004.

1. Nimrod

Nimrod Usuário

...

"Quando chegaram aos portões, Círdan, o Armador, aproximou-se para cumprimentá-los. Era muito alto e tinha uma barba muito comprida, os cabelos grisalhos e um rosto velho, a não ser pelos olhos que eram brilhantes como as estrelas."

"Portos Cinzentos, Capítulo IX - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei"

Agora, esperem um momento: elfos não eram imberbes? Não possuiam uma aparência jovem? Círdan era um elfo, creio eu. Então, o que isso significa?

... :think:...

...

2. isso já foi discutido em outro tópico...
    os elfos podem ter barbas se quiserem, e Círdan viveu muito longos anos... os elfos não ficam jovens pra eternidade com o passar do tempo eles também envelhecem, é certo que eles demorar 3 mil anos pra criar uma ruga mas envelhecem sim! discutir esse tópcio é como voltar àquela antiga questão ¨balrogs tem asas ou não¨ :mrgreen: :wink:

3. Nimrod

Nimrod Usuário

...

Ora, eu não sabia que já haviam discutido isto... :(

Sim, então é verdade que eles envelhecem, pelo menos o corpo...Entretanto, o mesmo aconteceria se eles estivessem em Aman?

...

4. acho que em Aman não pois lá a terra é imortal e onde tenho dedinhos dos Valar.. :mrgreen:

5. Nimrod

Nimrod Usuário

...

Então creio que a barba seja realmente opcional, pois Gandalf trouxe-a consigo quando chegou aos Portos Cinzentos, assim como os outros Istari. Agora eu me pergunto: seria a barba um instrumento de ostentação e beleza além da Terra-média? Ou seria apenas capricho de seus usuários?

...

6. kilson Viegas

kilson Viegas Usuário

Quando eles estavam em Aman eles nào deviam envelhecer pelo menos nào na epoca das Arvores

7. Felagund

Felagund Well-Known Member

se um humano vai a aman ele se torna imortal? :?

8. Deriel

Deriel Administrador

Não, não se torna.

Bom, a melhor maneira de se interar do assunto é dar uma espiada ali no "Obras" sobre o mesmo assunto. Mas basicamente a teoria que eu defendo é que Círdan tem barba por um erro de Tolkien. Na verdade um descuido ao não homogeinizar completamente SdA e Silmarillion. E depois de publicado o SdA, difícil voltar atrás.

Mas é lógico que Tolkien teria que lidar com a incongruência se tivesse conseguido chegar perto de publicar o Silmarillion em vida.

9. Mith

Mith This server is too busy!

Wow, eu também tinha essa dúvida, mas pensava que Círdan era velho o bastante para criar uma ruga!
    Até o Elrond que é "novinho" tem milhares de rugas de expressão :lol:

_______
    "But I know every rock, tree and creature..."

10. Psamatos

Psamatos Visitante

Mas Círdan ficou com a aparência jovial até quando???

11. A aparência é vista, creio eu que não há registro de até quando Círdan teve sua aparência jovem :wink:

12. Não vejo nada de errado no fato de Círdan, o Armador possuir barba... pois os elfos envelhecem na mesma velocidade de Arda, se não me engano ele fez parte dos primeiros quendi, Filhos de Ilúvatar, a pisarem na Terra-Média... isso é velho para burro...

13. Deriel

Deriel Administrador

Nah, Galadriel era pouco mais nova que ele, tendo passado bem mais de 7 mil anos na Terra-média, e não possuía qualquer sinal de envelhecimento.

14. Deriel, não terá o Nenya, o Anel da Água, evitado tal sinal de envelhecimento nela e em todos afetados por ele?

15. Deriel

Deriel Administrador

Ela utilizou o Anel por um tempo curto, apenas após a queda de Sauron na Segunda Era. Algo em torno de 3 mil anos. Círdan também utilizou um anel durante quase dois milênios. Então, não vejo uma justificativa nesse caso.

Compartilhar