• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pelas Barbas de Círdan!

• Criador do tópico Criador do tópico Nimrod
  • Data de Criação Data de Criação

Nimrod

Usuário
...

"Quando chegaram aos portões, Círdan, o Armador, aproximou-se para cumprimentá-los. Era muito alto e tinha uma barba muito comprida, os cabelos grisalhos e um rosto velho, a não ser pelos olhos que eram brilhantes como as estrelas."

"Portos Cinzentos, Capítulo IX - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei"

Agora, esperem um momento: elfos não eram imberbes? Não possuiam uma aparência jovem? Círdan era um elfo, creio eu. Então, o que isso significa?

... :think:...

...

isso já foi discutido em outro tópico...
os elfos podem ter barbas se quiserem, e Círdan viveu muito longos anos... os elfos não ficam jovens pra eternidade com o passar do tempo eles também envelhecem, é certo que eles demorar 3 mil anos pra criar uma ruga mas envelhecem sim! discutir esse tópcio é como voltar àquela antiga questão ¨balrogs tem asas ou não¨ :mrgreen: :wink:

...

Ora, eu não sabia que já haviam discutido isto... :(

Sim, então é verdade que eles envelhecem, pelo menos o corpo...Entretanto, o mesmo aconteceria se eles estivessem em Aman?

...

...

Então creio que a barba seja realmente opcional, pois Gandalf trouxe-a consigo quando chegou aos Portos Cinzentos, assim como os outros Istari. Agora eu me pergunto: seria a barba um instrumento de ostentação e beleza além da Terra-média? Ou seria apenas capricho de seus usuários?

...

Não, não se torna.

Bom, a melhor maneira de se interar do assunto é dar uma espiada ali no "Obras" sobre o mesmo assunto. Mas basicamente a teoria que eu defendo é que Círdan tem barba por um erro de Tolkien. Na verdade um descuido ao não homogeinizar completamente SdA e Silmarillion. E depois de publicado o SdA, difícil voltar atrás.

Mas é lógico que Tolkien teria que lidar com a incongruência se tivesse conseguido chegar perto de publicar o Silmarillion em vida.

Wow, eu também tinha essa dúvida, mas pensava que Círdan era velho o bastante para criar uma ruga!
Até o Elrond que é "novinho" tem milhares de rugas de expressão :lol:

_______
"But I know every rock, tree and creature..."

Não vejo nada de errado no fato de Círdan, o Armador possuir barba... pois os elfos envelhecem na mesma velocidade de Arda, se não me engano ele fez parte dos primeiros quendi, Filhos de Ilúvatar, a pisarem na Terra-Média... isso é velho para burro...

Nah, Galadriel era pouco mais nova que ele, tendo passado bem mais de 7 mil anos na Terra-média, e não possuía qualquer sinal de envelhecimento.

Nah, Galadriel era pouco mais nova que ele, tendo passado bem mais de 7 mil anos na Terra-média, e não possuía qualquer sinal de envelhecimento.

Deriel, não terá o Nenya, o Anel da Água, evitado tal sinal de envelhecimento nela e em todos afetados por ele?

Ela utilizou o Anel por um tempo curto, apenas após a queda de Sauron na Segunda Era. Algo em torno de 3 mil anos. Círdan também utilizou um anel durante quase dois milênios. Então, não vejo uma justificativa nesse caso.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back