• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pela 1ª vez, fitoplâncton é encontrado sob gelo ártico

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Uma equipe de biólogos e oceanógrafos perfuraram o gelo ártico no mar de Chukchi e encontraram águas ricas em fitoplâncton. Mais: em quantidades superiores a qualquer outra região da Terra.

O fitoplâncton é o componente básico da cadeira marinha alimentar. Até então se pensava que ele era formado no oceano ártico somente depois de o gelo derreter durante o verão.

Os cientistas agora consideram que o gelo do Ártico, mais fino, está permitindo que os raios do sol cheguem até as águas debaixo do mar de gelo, fazendo com que o fitoplâncton se reproduza na região onde nunca havia sido registrado antes.

12163270.jpeg

Biólogos e oceanógrafos em foto tirada durante a expedição ao mar de Chukchi, no oceano Ártico​

Fonte
 
É o que está lá na notícia, quer dizer que o gelo agora está mais fino e transparente à luz solar permitindo a proliferação do fitoplâncton.
 
Antes de ler o comentario do Morfindel, achei que a grande novidade era que o fitoplâncton pode se desenvolver embaixo de gelo e não que o gelo estaria mais fino do que antes :P

Potencialmente problemático, como diria a nossa cara Hermione...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo