• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedra Arken

Acho que que tinha para ser dito nesse tópico já foi dito. A pedra Arken não seria mágica, apenas uma pedra rarissima é magnifica de se contemplar. Porem devemos lembrar, que a pedra passou um bom tempo ao lado de Smaug, talvez isso tenha influenciado na cobiça que a pedra gira. Quem sabe?
 
Também acho que o que rolou com Bilbo ali foi uma cobiça normal a qualquer um que tivesse contato com aquela magnífica pedra.
 
Aí entramos de novo no assunto "o que é mágico", como já esteve sendo discutido no tópico sobre lâminas élficas. Uma pequena citação do Senhor dos Anéis, como já foi feita por mim, no tópico citado.

"(...) Havia brinquedos que eles nunca tinham visto antes, alguns obviamente mágicos. Muitos deles, na verdade encomendados um ano antes, tinham percorrido todo o caminho vindo da Montanha e de Valle, e eram produtos genuínos feitos pelos anões."
A Sociedade do Anel, Uma Festa Muito Esperada.

Os anões eram criaturas que tinham um grande domínio sobre todas as artes relacionadas à terra: lapidação, mineração e metalurgia. o Que eles criavam representavam seus anseios, suas habilidades e desejos. Então, já que a cobiça do lapidador, quer tenha sido ele Thrór, ou algum antepassado, estava despertada pelo poder do Anel da casa de Durin, ele passaria um pouco desta cobiça para a pedra, e ela passaria a exercer uma atração "mágica" sobre quem quer que a visse. E isso não significa que o lapidador (essa palavra existe?!?8-O) fez um despacho ou uns sacrifícios pra tornar a pedra "mágica".
Além do mais, a criação das próprias Silmarilli não envolveu nenhum feitiço da maneira como esperamos, nem mesmo a própria criação dos Anéis. As obras maravilhosas feitas pelos artífices nas obras de Tolkien apenas refletem seus desejos, e estão imbuídas do poder pessoal do criador. Sauron desejava a tudo dominar, então esse era o poder do Anel. Conforme Fëanor ia se tornando mais orgulhoso e ávido de riquezas, essa tendência ia passando às Silmarils. E os anões desejavam possuir coisas belas e vindas da terra, então era esse o poder que a Pedra Arken tinha.
 
Meu Deus, quem foi o coveiro?!?!?!

Enfim, recapitulando tudo que foi dito, os anões da Montanha Solitária escavaram as entranhas da terra e encontraram a bela Pedra Arken (que NÃO era uma Silmaril). Como o seu soberano possuía um dos Sete, ele teve a capacidade de lapidar a Pedra de modo a torná-la a maravilha que ela é. O fato de despertar a cobiça acho que não vai muito além disso, porque os anões (creio eu) não possuem poder subcrativo para tanto.

A única coisa que, a meu ver, pode ter acontecido é uma parte do poder de Sauron presente no anel de certa forma passou para a Pedra, já que um dos "efeitos colaterais" dos Sete (eu acho) era despertar a cobiça no coração de quem o possuisse.
 
A pedra arken era um mineral muito bonito que foi possivelmente trabalhado, lapidado e ficou com uma aparência que levantara a cobiça até dos "mortos".

Fiquei imaginado a pedra arken não como um diamante ou ouro, mas sim uma espécia de "topázio" trabalhado e re-trabalhado pelos anões. Até Morgoth se a tivesse visto iria cobiçá-la, rs.
 
Os anões eram bem capazes de lapidar uma pedra em formas cobiçáveis sem o uso de poder subcriativo.
 
Acredito q o único poder da pedra Arken é a beleza dela mesmo, ela não tem o mesmo poder destruidor do Anel.
Acredito também que a fama que ela tem é pq ela foi um trabalhada perfeitamente pelos anões.
 
Post do Carnildor no tópico sobre Capacidade Sub-Criativa.
Três conceitos que Tolkien explica no seu ensaio On Fairy Tales, no Capitulo "Fantasy":

Imaginação: A capacidade da mente humana de formar imagens mentais de coisas que não estão presentes

Arte: a concretização da imagem mental, dando-lhe a consistência interior da realidade

Sub-Criação: O resultado de aplicar a Arte à Imaginação, a obra de Arte portanto.

Assim, a capacidade sub-criativa não é uma habilidade élfica, nem algo apenas presente em Arda. É uma habilidade que todos possuimos, em maior ou menor grau.

Os elfos, como Tolkien explica nas letters [131] têm apenas uma vantagem: A arte deles é menos forçosa, mais rapida e mais completa
Ou seja, tanto homens, quanto os anões ou hobbits eram capazes de utilizar suas capacidades Sub-criativas. É claro que os elfos têm muito mais facilidade para fazê-lo, mas isso não diz que as outras raças não conseguiriam criar itens tão maravilhosos quanto os criados pelos artesãos élficos. Por exemplo, o Elmo de Dragão de Dor-Lómin, fora criado por Telchar, ferreiro anão de Nogrod, e era capaz de incutir medo no mais intrépido dos orcs de Morgoth. Mas haveria quem atribuisse isso à fama do Elmo e de seus portadores (afinal, os Senhores da casade Hador eram todos notórios matadores de orcs). Mas isso não explica, por exemplo, a grande resistência ao fogo dos dragões que o elmo conferia a quem o usasse. A mesma coisa com as máscaras de guerra que os anões portaram nas Nirnaeth Arnoediad.
E essa capacidade sub-criativa seria também o que atribuiria à Pedra Arken sua beleza extraordinária, visto que o poder pessoal de quem a lapidou seria considerável, não só pela ascendência direta da Casa de Durin, mas também pela posse de um dos Sete Anéis dos anões.
 
A pedra nao foi forjada no intúito de destruir ou de fascinar como aconteceu com o anel de poder.A pedra por ser muito bela acabava que "tentando" seu admiradores.Mas no livro "o hobbit" diz, que os anoes já eram apaixonados pelo ouro,era uma coisa imediata;ver e apaixonar.:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo