• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de transcrição de nomes em Tengwar

Re: Nomes em Tengwar

Pronuncia-se assim: /felicidadi/; está em Português, apenas em outro alfabeto.

Glass e Alassë, seria "Felicidade" em dois idiomas diferentes (Sindarin e Quenya, respectivamente). Assim, Glass e Alassë seriam escritas de formas diferentes da que eu te enviei.

Não confunda Alfabeto com Idioma. Alfabeto é a escrita, temos Alfabeto Latino (o que usamos), Alfabeto Grego, Alfabeto Cirílico* (o Alfabeto Russo), temos Alfabeto Hebraico, Alfabeto Árabe, Alfabeto Tengwar (as, e somente as, letras).

Temos também uma infinidade de Idiomas: Português, Francês, Inglês, Alemão, Italiano, Latim; todos esses usando o mesmo Alfabeto que nós. Mas alguns Idiomas não são escritos com nosso Alfabeto, pois possuem um Alfabeto só para si: Grego, Russo, Árabe, Hebraico.

O Português pode ser escrito em vários alfabetos; um deles o alfabeto Tengwar. Apesar de ser outra escrita, a gramática e pronúncia são as mesmas.

De maneira semelhante, as línguas élficas (Sindarin e Quenya), podem ser escritas em Tengwar ou em alfabeto latino (as nossas letras).

Um exemplo: "Beren e Lúthien", você pode ver que, na 1ª linha, os nomes (que são no Idioma Sindarin) estão em belo Alfabeto Latino (aquele; a, b, c...). Na segunda linha, eles estão escritos em Tengwar, mas continuam no mesmo Idioma, o Sindarin.

Tanto escrito assim ("Beren e Lúthien"), quanto escritos na forma Tengwar, são falados exatamente do mesmo modo. Igualzinho a nossa "Felicidade", que é falada do mesmo modo (/felicidadi/), quer esteja em Tengwar, Alfabeto Latino, Alfabeto Grego...

Camila, espero que tenha entendido, finalmente, a diferença entre Alfabeto e Idioma. Pessoal, eu sei que o post ficou grande e parecido com uma aula de alfabetização de 1ª Série (o que realmente foi pretendido), mas foi útil.
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

Bel, você me pediu em um dia inspirado. Vamos aos anexos:

1º- Entalhado em pedra (ficou estranho, mas ficou legal). Só fazer propaganda de Magladhûr!

2º- Normal, com fundo cinza. Desculpa o fundo cinza, mas não tenho branco disponível. É só abrir no Paint e pintar de branco!

Espero que tenha gostado!
 

Anexos

  • BEL _ S.jpg
    BEL _ S.jpg
    137,5 KB · Visualizações: 46
  • BEL _ N.jpg
    BEL _ N.jpg
    8,4 KB · Visualizações: 43
Re: Nomes em Tengwar

bom, gostaria de saber se alguem estaria disposto a transcrever uma frase para o modo tengwar, e posteriormente anexar a imagem, pois estou tendo problemas ao instalar novas fontes.

Wa'a. Seis pessoas.Uma mente. Um espírito.





desde já agradecido!
 
Re: Nomes em Tengwar

perdao, mas estou tao confusa!!!!
gostaria de saber aonde consigo meu nome pra fazer uma tauagem...
li muito aki nos foruns mas estou cada vez mais confusa, sou nova aki e queria alguem pra me ajudar!
meu nome é priscila...
 
Re: Nomes em Tengwar

Olá...
Pois então Istimo, teria como você me passar em tengwar as palavras Alassë e Glass??? Obrigada a todos por toda a ajuda!!
 
Re: Nomes em Tengwar

Se algem estiver no fórum, poderiam me ajudar no tengwar me fornecendo as fontes. Estou muito leiga e sou novata. Gostaria muito de entender e formar novos amigos....alguem pode me responder
 
Re: Nomes em Tengwar

bom, gostaria de saber se alguem estaria disposto a transcrever uma frase para o modo tengwar, e posteriormente anexar a imagem, pois estou tendo problemas ao instalar novas fontes.

Wa'a. Seis pessoas.Uma mente. Um espírito.

Sugiro que aguardemos o lançamento do MTP3 (Modo Tengwar Português) que está quase pronto, nas últimas revisões, isso evita o retrabalho de escrever no MTP2 e ter que escrever novamente depois.

perdao, mas estou tao confusa!!!!
gostaria de saber aonde consigo meu nome pra fazer uma tauagem...
li muito aki nos foruns mas estou cada vez mais confusa, sou nova aki e queria alguem pra me ajudar!
meu nome é priscila...

Em português dou o mesmo conselho, em Élfico, procure seu nome na lista de Tolkien e o Élfico, do Slicer. Depois de escolher você diz que ponho em Tengwar.

Quanto à Tatuagem, o velho conselho: PELO AMOR DE DEUS, SÓ SE FOR DE RENA. O MODO TENGWAR PORTUGUÊS ESTÁ NA 3º VERSÃO, SABE LÁ SE VAI TER UMA 4ª (ESPERAMOS QUE NÃO SEJA NECESSSÁRIO). E A ESCRITA EM ÉLFICO É POUCO CONSISTENTE.


Olá...
Pois então Istimo, teria como você me passar em tengwar as palavras Alassë e Glass??? Obrigada a todos por toda a ajuda!!

Alassë = ]j]<l
Glass = sj]k

No Modo de Beleriand. Aguarde confirmação.

Se algem estiver no fórum, poderiam me ajudar no tengwar me fornecendo as fontes. Estou muito leiga e sou novata. Gostaria muito de entender e formar novos amigos....alguem pode me responder

Bem vinda, é sempre um prazer poder ajudar. Aqui na Valinor, sempre que aparece uma dúvida nos propomos a responde-la, cada um dentro dos limites de seus conhecimento. Se demorar é porque, certamente não leram sua mensagem ou estajam muito atarefados no momento, mas sempre encontram um tempinho para ajudar.

Você pode encontrar as fontes no Compêndio de Tolkien e o Élfico
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

Mol, alassë é Quenya, só se escreve em Modo Tehtar:

`CjE,R

No mais, perfeito.

Me dei conta disso no meio da rua (indo para um processo seletivo:blah:), fiquei torcendo para que nenhum lingüista lesse, antes de eu conseguir editar.:oops::lol:.

Bom, ao menos, corrobora com o que eu disse: sempre tem alguém disposto a ajudar.;)
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

e "urso" q é em quenya é morco e em sindarin é meglin, como ficaria em Tengwar?!

Brigado!
 
Re: Nomes em Tengwar

e "urso" q é em quenya é morco e em sindarin é meglin, como ficaria em Tengwar?!
Brigado!

Estou considerando que as palavras estão corretas.

Morco = tY6aY > Modo Tethar
Meglin = ylsj`6 > Modo de Beleriand

Se estiver vendo apenas um monte de lestras, numéros e sinais intale uma fonte. Eu usei como base no Annatar. Pode encotrá-las no Compêndio de Fontes Élficas, no blog do Slicer.
 
Re: Nomes em Tengwar

Estou considerando que as palavras estão corretas.

Morco = tY6aY > Modo Tethar
Meglin = ylsj`6 > Modo de Beleriand

Se estiver vendo apenas um monte de lestras, numéros e sinais intale uma fonte. Eu usei como base no Annatar. Pode encotrá-las no Compêndio de Fontes Élficas, no blog do Slicer.


Brigadao, mais uma duvida, mudando as fontes, perde o mesmo "sentido" da frase?

ex: meglin - sindarin

Fonte : Sarati Eldamar LTR Bar - Nome traduzido =
yhsj`6
Fonte : Sarati Eldamar RTL Bar - Nome traduzido = yhsj`6

Queria saber se com isso vai deixar de ser a palavra "meglin" (no caso URSO) ???????????????

Obrigado desde ja!


 
Re: Nomes em Tengwar

Ao pronunciar alassë a sílaba tônica é o 2º "a" certo?? Ah e gostaria também que vocês fizessem a transcrição da palavra "Esperança" se for possível, mas tem um modo de representar a vogal "a" com três pontinhos sobre as tengwas e queria que fosse assim...
 
Re: Nomes em Tengwar

Se não for pedir demais, teria como colocar um anexo com as transcrições Alassë e Esperança para eu ter uma imagem exata das letras?? ah e uma dúvida, essas transcrições ainda não são certeza que continuem assim neh, pois ainda pode-se mudar algumas regras no tengwar certo? Obrigada..
 
Re: Nomes em Tengwar

"Esperança"anexado, e como não sei transliterar Quenya, vou deixar pra alguém que entenda do assunto. E, sim, o MTPv3 está ainda em discussão, mas é improvável que mude alguma coisa que afete a transliteração de "Esperança". Mas quando vier o MTPv4, só Ilúvatar sabe. E a transliteração de Quenya é muito improvável que mude, pois é baseada diretamente no que Tolkien escreveu.
 

Anexos

  • Esperança.png
    Esperança.png
    6,4 KB · Visualizações: 36
Re: Nomes em Tengwar

Oi para todos! Sou novo na escrita élfica, mas estou muito interessado na pesquisa de nomes equivalentes e sua grafia...
Seriam estas as grafias corretas dos nomes?

HERENVARNO
CELAIRWEN
ERUANTALON
WILWARIN
 

Anexos

  • herenvarno2.JPG
    herenvarno2.JPG
    20 KB · Visualizações: 28
  • eruantalon2.JPG
    eruantalon2.JPG
    21,4 KB · Visualizações: 23
  • wilwarin2.JPG
    wilwarin2.JPG
    14,7 KB · Visualizações: 24
  • celairwen2.JPG
    celairwen2.JPG
    18,2 KB · Visualizações: 23
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo