• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de transcrição de nomes em Tengwar

Re: Nomes em Tengwar

OIe gente, tudo bom? Emvora eu nem lembre de ter escrito jah alguma coisa, queria pedir se num for incomodo como seri Marcelli e Lucas em tengwar, mas uma coisa se num for abuso, "Monteverde" teria algum significado em alguma língua? fiquei perdida sme a seção de línguistica aqui.. enton.. obrigada desde jah.. bjso MArce.
 
Re: Nomes em Tengwar

Pessoal,

Não sei se este tópico está bloqueado ou extinto, pois não tem posts desde setembro. Bom, escrevi o meu nome utilizando as regras do Tengwar Português, fazendo algumas adaptações, como por exemplo colocando o H, mesmo sabendo que, por ser um alfabeto fonético, ele deveria ser suprimido.
Assim, gostaria de saber se escrevi direito.

Desde já agradeço.

Heitor Silveira Netto Trentin - Haryos

PS.: Anexei o nome no arquivo .GIF
 

Anexos

  • Nome em tengwar.GIF
    Nome em tengwar.GIF
    3,7 KB · Visualizações: 97
Re: Nomes em Tengwar

não sou moderador do fórum, mas acho que posso lhes responder, prevenindo para que não esperem demais, como até hoje espero as respostas de meus posts :obiggraz: (sério mermo, moderadores aki do Tengwar: não levem a mal, mas a atividade tá lenta d+, kras...:exclam: )

vejam bem, não tenho nenhuma fonte Tengwar aki, mas vcs poderão achar oq querem se estiverem dispostos a ir aos Apêndices do SdA e encontrar as tengwar correspondentes aos nomes:

Haryos, o Tengwar é basicamente fonético, então não é necessário o sinal de H em seu primeiro nome, exceto se fosse pronunciado "reitor" (ainda assim, nesse caso, o sinal seria rómen, e não hyarmen.
Em "Silveira", há o tengwa vala como o som do V, e isso está incorreto, o vala corresponde ao som de W, e portanto não ocorre no português. No lugar dele, deveria haver o ampa, que representa, ele sim, o V. Além disso, o R de "Silveira" é forte, e não como em "rua". portanto, usa-se óre em vez de rómen.
Em "Trentin", ocorre o mesmo o erro do óre x rómen. O sinal ali seria óre, pois o R de Trentin também é forte (sempre o será, no português, quando subseqüente de uma consoante). Além disso, há o tengwa anto representando o T, e, que eu saiba, ele, tal como o vala e o hyarmen, não é usado para se escrever Tengwar em português. No lugar do anto deveria haver outro tinco, como o que vc usou para o primeiro T de "Trentin", com um "til" sobre ele, representando o som nasalizado do "TreÑ". Esse mesmo "til" tb deveria ser posto sobre o último N, pois ele também tem som nasal. Tirando esses detalhes, tá tudo certo.

Legolas, Leonardo ficaria da seguinte forma: lambe, um traço diagonal p/a direita sobre ele (Tolkien, pelo q sei, não chegou a criar nomes para as vogais), indicando o LE; uma haste curta com um "gancho" para a direita indicando o O; númen com três pontinhos encima (o do meio um pouco mais elevado), representando o NA; óre representando o R; ando com o gancho para a direita representando o DO.

Marcelli, seu nome ficaria assim: malta com os três pontinhos sobre (MA); óre (R); silme nuquerna com um traço diagonal encima (CE); lambe com um único pontinho sobre ele (LI). Como o L único único e o L duplo não têm diferença na pronúncia, escreve-se-os igualmente.
Lucas ficaria: lambe com um gancho para a esquerda sobre ele (LU); calma com os 3 pontinhos sobre (CA); e silme, ou um sinal como uma bengala puxado da base do calma, aberto para baixo, para representar o S final.

Francisco, seu nome ficaria: formen (F); óre com 3 pontos sobre (RA); silme nuquerna com um til, e acima do til um ponto como o de um "i" (NCI); silme (S); calma com um gancho diagonal à direita (CO).
Sabrina: silme nuquerna com 3 pontos sobre (SA); umbar (B); óre com um ponto sobre (RI); númen com 3 pontos sobre (NA).

Espero que tenham essa paciência para irem ao livro ou a algum site e irem associando os nomes às letras; senão, aguardem os Moderadores, ou alguém que possua uma fonte tengwar em casa, para responder-lhes da maneira mais prática e objetiva.

peço os moderadores para corrigirem, se houver algum erro na resposta q dei :) vlw!
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

Obrigado pelas dicas Eriadorion,

Bom, eu havia colocado o Hyarmen como "H" porque vi o uso dele como tal nos links: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/Tengwar/Idiomas_Quenya_Tengwar_2_3.htm
e
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/Tengwar/Idiomas_Quenya_Tengwar_2_5.htm
É um modo inglês, onde o Hyarmen é usado em he, his e heart, por exemplo. Claro que o som é de 'rr', ou 'h' aspirado. Porém prefiro até que alguém leia 'rr'eitor do que ver que falta um H no nome. Uma das piores ofensas a um Heitor é escrever o nome dele sem H, hehehe!!! Até no orkut há tópicos sobre isso.

Um abraço
Haryos.
 
Re: Nomes em Tengwar

:lol: eh, nesse caso acho q o uso do hyarmen eh válido, jah q vc se baseia no som do inglês, e de fato na pronuncia sonora do H aspirado... Tengwar eh tudo fonética. :think:
 
Re: Nomes em Tengwar

olaa alguem poderia me mandar a seguinte frase em tengwar: Livrai-me do mal.
por favor.. se alguem puder me ajudar..
 
Re: Nomes em Tengwar

hum, vc está aí com os Apêndices de O Retorno do Rei? :lol: Desculpe, não tenho uma fonte Tengwar aki, só poderia responder pelos nomes das letras... (exge um pouco de paciência para a associação, devo prevenir... :mrgreen:
 
Re: Nomes em Tengwar

a traduçao da frase "livrai-nos do mal" fica assim nao?!
alye eteruna me ulcullo
mas eu gostaria de saber se eu escrever isso com uma fonte em tengwar, continuará certo?
 
Re: Nomes em Tengwar

rapaz, essas fontes são muito duvidosas. nenhuma que eu encontrei até hoje era corretamente fiel ao MTP... Afinal, O Tengwar é fonético, ainda não inventaram associação automática de som a letra! Mas Thorondil, por exemplo, tem uma fonte que parece boa, embora pareça que sempre "despreze" os ditongos...
 
Re: Nomes em Tengwar

Ola amigos, tudo bem? Se não for muito incomodo gostaria de saber como se escreve o nome JUNIO DEFFENDI em tengwar ou em quenya, para tatuagem, muito obrigado.
 
Re: Nomes em Tengwar

landstalkerrp, no MTP seu nome ficaria assim:

Anca com um "gancho" sobre ela, aberto embaixo e virado à digonal esquerda (JU); Númen com um "til" sobre, e um ponto encima deste (ÑI); em seguida uma haste curta com um gancho sobre ele contrário ao outro: à diagonal direita. (O) Aí foi "Junio".

"Deffendi" ficaria: ando com um traço (não gancho) diagonal para a direita sobre ele (DE); formen, novamente com o mesmo traço sobre (e talvez com um til sob ele, indicando a consoante dupla, mas não tenho plena certeza :think: Melhor não arriscar) (FFE); ando com um til sobre ele e um ponto sobre o til (~DI). Escreva conforme outras demonstrações e as leve para o tatuador, pra ele ter uma idéia exata de como é a grafia...


(confira a tabela abaixo, da Dúvendor, para associar os nomes às tengwar). Abraços. :cerva:


TengwarMP_23.jpg
 
Última edição:
Re: Nomes em Tengwar

ola, eu gostaria de saber como fica meu nick (Erunyauvë Calië) em tengwar
se alguem puder me ajudar...
 
Re: Nomes em Tengwar

Erunyauvë Calië disse:
ola, eu gostaria de saber como fica meu nick (Erunyauvë Calië) em tengwar
se alguem puder me ajudar...
Seu nome nick está em quenya?...só estou perguntando para ter certeza de que traduzirei através das regras corretas :mrgreen:
 
Re: Nomes em Tengwar

Elrohir Tinúviel disse:
Seu nome nick está em quenya?...só estou perguntando para ter certeza de que traduzirei através das regras corretas :mrgreen:

está sim :mrpurple:
Erunyauvë Calië eh meu nome em quenya (meu nome eh Isabel Luzia)....
 
Re: Nomes em Tengwar

Bem, "Erunyauvë Calië" fica assim:

tehta e -> rómen + tehta u -> númen -> anna + tehta a -> tehta u -> ampa + tehta e = Erunyauvë

calma + tehta a -> lambë + tehta i -> tehta e = Calië
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo