• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de transcrição de frases e expressões em Tengwar

Re: Correção

Compreendido entao!! =)
Brigado Ana!!!

De fato, meus erros entao foram so quanto a pronuncia, errinho basico de iniciante... xD
O MTP3 ta sendo criado por voces mesmos, ou ta tendo ajuda de alguem externo...
E quais sao as bases que vcs usam pra introduzir (sem duplo sentido por favor) o mtp3??
Por exemplo, essa utilizaçao pela fonetica ao inves da gramatica, como vcs chegaram a isso??

"A curiosidade matou o 'goblin'..." xD
 
Última edição:
Re: Correção

Nope. AFAIK, é /'O.dZ)ju/ e não /'O.dZ)iw/.
:D

Tem razão, my mistake. Não há ditongos estáveis decrescentes

E quais sao as bases que vcs usam pra introduzir (sem duplo sentido por favor) o mtp3??
Por exemplo, essa utilizaçao pela fonetica ao inves da gramatica, como vcs chegaram a isso??

É simples. Tengwar é um alfabeto fonético, ou seja, a simples utilização do Tengwar implica nisso tudo.
 
Re: Correção

Eu to me sentindo chato ate, mas enquanto vcs num brigarem comigo vou continuar tirando duvidas... xD

Nao me expressei direito... Eu sei que eh um alfabeto fonetico, mas quais sao as bases de comparaçao usadas entende?
Qual seria o modelo "oficial"... Qual foi a lingua base que ele foi criado??

Apesar de adorar as obras de Tolkien, confesso, nao sei de onde ele eh...

O fato eh que quero fazer uma tatuagem com os escritos em Tengwar, mas fica complicado ja que nao ha uma precisao de cisao... Por isso pensei ate em por pelas letras indicadas, mesmo sabendo da fonetica, acho que dessa forma pelo menos as pessoas que lerem e conhecerem o Tengwar conseguiriam traduzir facilmente... O mtp ta em aprimoramento ainda, e fico meio com o pe atras de fazer de certa forma...
Mas quem perguntou isso neh??? hahahaha...

De qlqr forma, brigadao pela força ai que vcs tem dado... =)
 
Re: Correção

Os modos de Tolkien foram:
1 para Quenya
2 para Sindarin
Vários para inglês

Logo, o mais seguro seria escrever com as Tengwar em Quenya. Por outro lado, a versão do MTP3 estará muito avançada e pouco sujeita a edições futuras ;)
 
Re: Correção

É, eu acho muito mais seguro usar o MTP3 do que simplesmente escrever "gramaticalmente", uma vez que nesse caso com certeza absoluta estará escrevendo errado :think:
 
Re: Correção

Concordo sim que nao deve ser usado como na gramatica...



Uma sugestao pro mtp3.... O til por ser usado para definir sons nasais, deveria ficar em cima da letra correspondente ao som,,, Ao inves dela entrar simplesmente correspondendo ao som nasal, ate porque quando falamos SEMPRE E NUNCA, o uso do N e do M, soam diferente, nao eh simplesmente um som nasal, e sim um som nasal pelo N, e um som nasal pelo M...

So uma sugestao d qlqr forma...
 
Re: Correção

Ambos são o mesmo som com relação à nasalização, tanto <m> quanto <n>, por isso são representados da mesma forma com o MTP3 apesar de escritos diferentemente com o alfabeto latino em português. E o sinal de nasalização fica logo abaixo do tehta nasalizado, não? :eek:

Aliás, esse aspecto da pronúncia x escrita que sempre será o mais complicado em termos de Tengwar, para qualquer idioma que não seja escrito foneticamente.
 
Última edição:
Re: Correção

som nasal de m eh diferente do som nasal de m...

som nasal de n eh sonoro e bilabial...
som nasal de m eh sonoro e pre-alveolar...

mas abstenho-me de qualquer outra informaçao ja que ao que parece, tudo parece ser uma afronta pessoal ao inves de uma critica construtiva...
 
Re: Correção

som nasal de m eh diferente do som nasal de m...

som nasal de n eh sonoro e bilabial...
som nasal de m eh sonoro e pre-alveolar...

mas abstenho-me de qualquer outra informaçao ja que ao que parece, tudo parece ser uma afronta pessoal ao inves de uma critica construtiva...

Quem tá levando pro lado pessoal parece ser você, né? :obiggraz: A gente tava discutindo uma coisa, e agora você se enervou, sei lá porque. Enfim, relaxa e segue a resposta, de qualquer forma, mesmo pq é discutindo e trazendo informações (que é o que você fez) que se chega a algum resultado.

Este caso parece ser mais ou menos o mesmo do "r" forte, que é pronunciado de diversas formas, mas todas variantes alofônicas, portanto representadas do mesmo modo. São todas "r" forte mas cada um vai pronunciar de acordo com a pronúncia do "r" forte em sua região. Voltando à nasalização com m ou n, acredito que se encaixe da mesma forma, com um único sinal, representando a nasalização.

Mas acredito que os revisores do MTP3 devem entrar na discussão desse ponto :yep: E se a coisa estiver incorreta mesmo, corrige-se =]
 
Última edição:
Re: Correção

Pessoal,

Desculpe mudar de assunto, mas no MTP como fica a questão das consoantes dobradas. Ex.: SS, e RR.

Fico em dúvida, principalmente quanto ao RR, já que o SS pode ser representado por "S" e o S entre vogais por Z.
 
Re: Correção

Pessoal,

Desculpe mudar de assunto, mas no MTP como fica a questão das consoantes dobradas. Ex.: SS, e RR.

Fico em dúvida, principalmente quanto ao RR, já que o SS pode ser representado por "S" e o S entre vogais por Z.

No caso do "r" forte (que é o caso de carro, roda e afins) sempre é usado Rómen. O "r" fraco (certo, poder) é escrito com Óre.

Tudo é escrito com relação ao som. Por exemplo: ss, sc e sç têm o mesmo som, e são escritos da mesma forma, com Silme ou Silme Nuquerna. Importa o som, não a escrita. O "s" é escrito de acordo com o som dele, também. =]
 
Re: Correção

O til por ser usado para definir sons nasais, deveria ficar em cima da letra correspondente ao som,,, Ao inves dela entrar simplesmente correspondendo ao som nasal, ate porque quando falamos SEMPRE E NUNCA, o uso do N e do M, soam diferente, nao eh simplesmente um som nasal, e sim um som nasal pelo N, e um som nasal pelo M...

Só gostaria de reforçar uma coisa. Sempre e Nunca, fonéticamente falando, não têm "m" ou "n".
Existe uma diferença entre consoantes nasais (que podem ser bilabiais /m/ e aleolares /n/, no caso do português) que são os sons de "Nada" e "aMar"; e vogais nasais que no português ortográfico são escritos vogal+consoante nasal gráfica m ou n+consoante ou vogal com til ou vogal+consoante nasal gráfica m ou n fim de palavra (sendo que nestes exemplos, a vogal nasal está sublinhada).

Assim, a palavra NUNCA, fonéticamente não possui /n/, ela se diz ["nu~.k6] (independentemente do sotaque do falante, isso é universal). Já a palavra SEMPRE não possui /m/, ela se diz ["se~.p4i]. Como viu, ["nu~.k6] e ["se~.p4i] não têm nem /m/ nem /n/, têm, isso sim, a vogal nasal /e~/ que, surpresa, é igual em ambas.

Note que isso não é um discução, apenas um esclarecimento ;)
 
finalmente alguem que conseguiu explicar e replicar o que disse...
o que quis dizer foi que independente de serem apenas uma "consoante consoante nasal gráfica m ou n", e que eles soam diferentes... fale nunca, e fale sempre... nao eh o mesmo som nasal correto...

até porque no alfabeto fonético internacional contém esta diferença entre, n e m nasal...

Bom, em Quenya como ficariam as palavras, sempre, nunca, tudo, nada, amor e ódio?
 
Última edição por um moderador:
Re: Correção

Pessoal,

Desculpe mudar de assunto, mas no MTP como fica a questão das consoantes dobradas. Ex.: SS, e RR.

Fico em dúvida, principalmente quanto ao RR, já que o SS pode ser representado por "S" e o S entre vogais por Z.

SS e S são apenas duas maneiras de representar o mesmo som, então são representadas da mesma maneira.

Já o RR e o R representam diferentes sons, e há um tengwa para cada. Mas note que isso depende do som, não da grafia. Então o "r" de "rato" é representado da mesma forma que o "rr" de "carro".
 
Ajuda por favor!

Ola, presciso de uma ajuda, meu nome é Bernardo, e meu apelido é urso, e por ajuda de uma amiga descubri que, urso em quenya é morco e em sindarin é meglin .... certo?

Sera que alguem por favor poderia escrever isso para mim em tengwar?
estou atras disso a muito tempo....

Abraco e obrigado desde ja!
 
Preciso de runas

cara
to precisando de uma mão
alguem tem ai aquela poema
"Nem tudo que é ouro fulguras..."
em runas
de preferencia, se for uma foto, de boa resolução.
valew...
 
Última edição:
Re: Preciso re runas

cara
to precisando de uma mão
alguem tem ai aquela poema
"Nem tudo que é ouro fulguras..."
em runas
de preferencia, se for uma foto, de boa resolução.
valew...

Antes de Tudo, o tópico tá no lugar errado, deveria estar em "Tengwar e outros alfabetos Tolkieniano" (algum moderador, por favor, mova o tópico).

Vamos lá... o que você chama de Runas???? vc quer dizer aquelas letras élficas que aparecem na inscrição do anel? ou as runas mesmo???

Se for as letras do anel (tengwar), dá para providenciar, mas não sei se existe um padrão de escrita em português para as runas (cirth).
 
Última edição por um moderador:
Re: Preciso re runas

Antes de Tudo, o tópico tá no lugar errado, deveria estar em "Tengwar e outros alfabetos Tolkieniano" (algum moderador, por favor, mova o tópico).

Vamos lá... o que você chama de Runas???? vc quer dizer aquelas letras élficas que aparecem na inscrição do anel? ou as runas mesmo???

Se for as letras do anel (tengwar), dá para providenciar, mas não sei se existe um padrão de escrita em português para as runas (cirth).

tengwar ja me serve
Vo fica bastante agradecido.
valew...
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo