• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de transcrição de frases e expressões em Tengwar

Luiz Simas

Usuário
Olá...

Gostaria de saber como fica a tradução em Tegwar da seguinte frase:

GUERREIRO ILUSTRE

Obrigado desde já e aguardo um contato...
Luiz Simas
 
rapaz... você criou 3 tópicos para o que poderia ter escrito num só... 8O :) não sei se pode caber a mim dizer isso, mas clique em "Responder", no próprio tópico, caso queira acrescentar alguma coisa, ou, preferencialmente, "Editar", no canto superior direito da mensagem. também aprendi depois de errar algumas vezes. :lol:
 
...

Olá...

Já revirei tudo possível na internet e até agora nada... Gostaria muito de uma super ajuda de vocês, queria saber como fica "amor eterno" em tengwar... Agradecerei muito se vocês puderem me ajudar!!! :D
 
Re: ...

Com Tengwar, em português, usando o MTP, e supondo que você conheça os nomes das Tengwar (há tabelas disponíveis na internet, acho que aqui na Valinor também, e nos apêndices do SdA), "amor eterno" fica assim:

(suporte curto+Tehta "a") + (Malta+Tehta "o") + (Ore) ["amor"]
(suporte curto+Tehta "e") + (Tinco+Tehta "é") + (Ore) + (Númen+Tehta "o") ["eterno"]

Atentando ao fato de que as Tehtar de "e" e de "é" são diferentes, ok?
Espero ter ajudado!
 

Anexos

  • forumvalinor.GIF
    forumvalinor.GIF
    2,3 KB · Visualizações: 390
Última edição:
Re: ...

Alassë disse:
Com Tengwar, em português, usando o MTP, e supondo que você conheça os nomes das Tengwar (há tabelas disponíveis na internet, acho que aqui na Valinor também, e nos apêndices do SdA), "amor eterno" fica assim:

(suporte curto+Tehta "a") + (Malta+Tehta "o") + (Ore) ["amor"]
(suporte curto+Tehta "e") + (Tinco+Tehta "é") + (Ore) + (Númen+Tehta "o") ["eterno"]

Atentando ao fato de que as Tehtar de "e" e de "é" são diferentes, ok?
Espero ter ajudado!
Acredito que esteja correto... :mrgreen: e sobre o MTP...o site é esse RaissaeLucas caso precisem: http://www.valinor.com.br/downloads/fontes/MTPv2.00RC2.pdf
 
Tengwar - Quenya

Espero q esteja no lugar certo.
Queria saber a frase "eu te amo" em quenya escrito no alfabeto tengwar (o mesmo do Um anel se entendi direito).
Como provavelmente nao dah pra escrever no pc com esse alfabeto...precisava q alguem escrevesse certinho...escaneasse e me mandasse...ou se for de sao paulo nos encontrassemos.
Acho q andré eh vëon...mas o nome da mina nao existe em quenya...e nao quero aproximacoes...entao a menos q eu esteja errado...fico soh com a frase mesmo.
Flw
andresr
 
Última edição:
Re: Tengwar - Quenya

Aff...achei a fonte na internet...alguem me diz c tah certo isso.
1mf3.gif
 
Re: Tengwar - Quenya

Afe, que foi que você quis escrever?? :ahn?:

Quanto à tradução de nomes para Quenya, basta achar o significado que ela pode ser feita.
 
Re: Tengwar - Quenya

Ah...desencana...os nomes depois eu vejo.
Mas eu preciso da frase "eu te amo" em quenya no alfabeto tengwar.
Se alguem puder escrever no pc e me mandar uma foto...igual eu fiz...vou ficar feliz.
A fonte q eu usei tem no topico fixo aqui do forum.
Vlw
 
Re: Tengwar - Quenya

André (se ainda servir, depois de tanto tempo), eu ainda estou aprendendo Quenya, portanto não tenho certeza se "eu te amo" é, como suponho, inyë tye-melë. De qualquer forma, vou me basear nisso, e também aproveitar e escrever "eu te amo" em português mesmo, que é mais seguro.

Este é em quenya:
http://i122.photobucket.com/albums/o264/eriadan_doc/euteamo1.jpg

E este é em português:
http://i122.photobucket.com/albums/o264/eriadan_doc/euteamo2.jpg

Ambos sujeitos a erros, e portanto a correções dos mais entendidos por aqui. :)
 
Re: Correção

Ainda não pode. Ela tem acesso privilegiado, mas logo estará disponível. Coisa de mês, mês e meio. E o livro deve sair ainda no primeiro semestre.
 
Re: Correção

Ana Lovejoy...

Bom, vamos por partes...

Em "SEMPRE", vc utiliza uma 'Silme Nuquerna', com a tetha referente a letra 'e', e utilizou um 'til'.
E entao 'Ore' com um tehtar que pelo que vi eh da letra 'i'. Minha duvida ai fica na utilizaçao do 'til' e na tetha do 'Ore'...

Em "NUNCA", ha apenas a utilizaçao do 'til' novamente.

Em "TUDO", creio que a utilizaçao das tethar sejam de acordo com a pronuncia, logo /tudo/ vira /tudu/. Entao ai nao ha duvidas se eu estiver correto.

Em "NADA", nao ha duvidas.

Em "AMOR", tmb nao ha duvidas.

Em "ODIO", porque eh utilizado "Anto" ao inves de "Ando"? E de novo vejo a tetha da letra "i"... De novo duvida quanto a esse tetha...



Obrigado, e desculpa a confusao!
 
Última edição:
Re: Correção

Como disse, isso foi baseado no mtp3 - que foi revisado para obedecer a regra de que o tengwar é um alfabeto fonético, ou seja, você escreve como fala, não como é a palavra em si. Vamos por partes então:

Em "SEMPRE", vc utiliza uma 'Silme Nuquerna', com a tetha referente a letra 'e', e utilizou um 'til'.

Isso porque o til representa um sinal de nasalisação, que é o que de fato ocorre na palavra sempre. Nós não pronunciamos o 'm', mas o utilizamos para fazer um som nasal na primeira sílaba.


E entao 'Ore' com um tehtar que pelo que vi eh da letra 'i'. Minha duvida ai fica na utilizaçao do 'til' e na tetha do 'Ore'...

O e no final de sempre é reduzido quando o e final está na sílaba átona, por isso utilizamos essa tetha. Pode reparar, quando falamos sempre, não pronunciamos o 'e' no final, mas sim um som de 'i'.

Em "NUNCA", ha apenas a utilizaçao do 'til' novamente.

Mesma explicação ali de cima. Só usaremos os tengwar que representam m e n em palavras em que eles de fato são pronunciados, como por exemplo "mata" ou "nata", mas não nos casos de nasalisação.

Em "TUDO", creio que a utilizaçao das tethar sejam de acordo com a pronuncia, logo /tudo/ vira /tudu/. Entao ai nao ha duvidas se eu estiver correto.

Exatamente isso gabemule :D
No mesmo caso do e ali de sempre, quando o 'o' estiver em sílaba átona final, será reduzido. No caso, de o para u.

Em "ODIO", porque eh utilizado "Anto" ao inves de "Ando"? E de novo vejo a tetha da letra "i"... De novo duvida quanto a esse tetha...

Ando porque é africada (não dizemos oDio, mas algo tipo oDZio), então não é só de 'd' como em dado, deus, data e afins, mas um som de d africado como em dia, direito, dinheiro, etc (pronuncie essas palavras em voz alta e você sentirá a diferença).

Sobre a tetha da letra 'i', odio trata-se de um ditongo descrescente, por isso é montado daquele jeito.

Espero que tenha ajudado de alguma maneira e que tenha ficado tudo claro. Se tiver dúvidas, pode perguntar =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo