• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pecados e Pecadores da Terra-média

The Dark Elf

Usuário
pensando em religião, na terra-média, bom tive uma duvida...

Todos irão aos palacios de Mandos... exceto Turin (e olha q naum faço a minima ideia do pq disso), mas enfim...

Existiram, durante o desenvolver da Eras, criaturas maléficas, mas em suas origens, criaturas q nasceram "do lado do bem"... digo, me refiro a homens e elfos, porem, alguns se desvirtuaram do caminho da luz...

maeglin eh um bom caso, traiu Elfos e elfos em beneficio proprio... Fëanor tmb traiu e matou elfos... e existem mtu mais casos de elfos pecadores (se eh q esse termo era usado na terra-média)

mas mtu mais homens foram pecadores...

axo q eles pecavam pq naum tinham medo do inferno, ou algo parecido...
sabiam eles q todos iam a mandos para refletir... mas sera q ficava soh nisso :?: :?:

Essa eh a duvida, eles tinha ideia da concepção do pecado... e o q acontecia aos pecadores :?: :?:

sei q com o desenvolver do tema, mais duvidas surgirão...
 
Os elfos ficavam em Mandos até serem permitidos sair. Fëanor, só retornará no final dos tempos.

Os homens creio que, com atos ruins, esperassem mais tempo em Mandos para partir, claro, digo isso pensando que para os homens ficar em Mandos fosse ruim, como um Purgatório.

Agora, não sei de odne vc tirou a idéia de que Túrin não foi para Mandos.

O silmarillion diz que dizem que Tuor foi contado entre os elfos, e nada mais.
 
Os "pecadores" pagavam por seus próprios erros. Sauron é um bom exemplo, ele criou o Anel e a todos traiu, porém o seu Anel foi a sua própria ruína.
Acho que foi mais ou menos isso que Tolkien quis passar.
 
Só três coisinhas aqui, por enquanto. Primeira, os homens não ficavam em Mandos em definitivo, eles iam embora para algum outro lugar.

Segunda, em uma passagem do livro dá para ver que pelo menos alguns homens acreditavam que haveria alguma coisa para eles além da morte: quando Aragorn diz a Arwen, no último diálogo entre eles, que os homens "não estão presos aos círculos do mundo, e além deles existe mais do que que memória".

E terceira, no mesmo diálogo, um pouco antes, ele implica que não acredita que ocorra a mesma coisa com os elfos, porque ele diz que os dias deles dois juntos serão no Oeste "sempre verdes, mas não mais do que memória".
 
:arrow: Sem kerer ser flooder...

Swanhild disse:
Só três coisinhas aqui, por enquanto. Primeira, os homens não ficavam em Mandos em definitivo, eles iam embora para algum outro lugar.
Onde exatamente... ou algum rascunho de idéia onde... :?: :?:
 
Juro que eu também queria saber. Tudo o que a gente sabe é que eles saíam de Arda. Eu estava pensando no que vocês já devem imaginar... tipo:

"Therefore he [Ilúvatar] wished that the hearts of Men should seek beyond the world and should find no rest therein (...)" Silm: final do cap. 1.

Também dê uma olhada no final da história de Beren e Lúthien, quando se diz que o espírito de Beren demorou-se em Mandos e não queria deixar o mundo porque estava esperando por Lúthien. É no final do capítulo.
 
Barlach disse:
ninguém sabe o destino dos homens depois da morte, e essa é sua dádiva.

Se eu não me engano, apenas Ilúvatar tinha conhecimento do destino dos homens, que é a dádiva ao qual Barlach se refere, assim como Arwen, quando diz: "Pois, se realmente esta for, como dizem os eldar, a dádiva do Um concedida aos homens, é uma dádiva amarga de receber."
 
Eu tenho uma dúvida que condiz com o tema. Feanor, Maeglin e outros desvirtuados foram para Mandos ou rejeitaram o chamado de Mandos e ficaram assombrando por aí? Sei que essa pergunta não tem resposta, acho eu, mas queria saber as opiniões de vcs.
 
Os demônios de Tolkien, são Melkor, as criaturas corrompidas e as que tiveram a infelicidade de acreditar em suas mentiras.A estes Tolkien fala que Ilúvatar, o único, terá o maior desgosto, mas terá compaixão e irá perdoa-los o dia que realmente se arrependerem e pedirem perdão fronte a ele.Enquanto não se arrependerem, ficarão no vazio e se corroendo nas sombras...

Os "pecadores" pagavam por seus próprios erros. Sauron é um bom exemplo, ele criou o Anel e a todos traiu, porém o seu Anel foi a sua própria ruína.
Acho que foi mais ou menos isso que Tolkien quis passar.

Isso é absolutamente correto. :wink:
 
Altáriel disse:
Se eu não me engano, apenas Ilúvatar tinha conhecimento do destino dos homens, que é a dádiva ao qual Barlach se refere, assim como Arwen, quando diz: "Pois, se realmente esta for, como dizem os eldar, a dádiva do Um concedida aos homens, é uma dádiva amarga de receber."

Ilúvatar obviamente sabe do destino dos homens.

Arwen nada sabe. Ela diz isso se referindo que, se morrer é de fato a dádiva dos homens, então ela é amarga.
Segundo os elfos, morrer como os homens é uma dádiva, e então eles não estão presos aos Círculos do Mundo. Arwen se refere à morte como dádiva devido ao seu educamento e cultura élficos. Na opinião dela, se for mesmo uma dádiva, então ela é amarga.

Os homens, depois de mortos, vão para Mandos, num local de espera diferente do dos elfos, para depois partir por definitivo.

Os homens maus, ou pecadores, ou o que seja, deviam esperar mais.
 
The Dark Elf disse:
Todos irão aos palacios de Mandos... exceto Turin (e olha q naum faço a minima ideia do pq disso), mas enfim...

Para onde Túrin foi eu não sei, mas é ele quem derrotará Melkor quando este escapar do Vazio...

"Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwë e à sua esquerda estará Túrin Turambar, filho de Húrin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Túrin que trará a Melko sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Húrin e todos os homens estarão vingados."

Este é um trecho de "A Segunda Profecia de Mandos."
 
Essa profecia foi escrita há muito, e descartada há muito. Isso não iria acontecer.
Tem até esse outro personagem, Fionwë, que seria o filho de Manwë e Varda.

Só que num tem nada a ver, é um rascunho do rascunho do rascunho do rascunho do rasc...
 
Pandatur disse:
The Dark Elf disse:
Todos irão aos palacios de Mandos... exceto Turin (e olha q naum faço a minima ideia do pq disso), mas enfim...

Para onde Túrin foi eu não sei, mas é ele quem derrotará Melkor quando este escapar do Vazio...

"Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwë e à sua esquerda estará Túrin Turambar, filho de Húrin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Túrin que trará a Melko sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Húrin e todos os homens estarão vingados."

Este é um trecho de "A Segunda Profecia de Mandos."


A espada negra ha mtu perdida no tumulo....
adivinha kem fez ela... Eol, o escuro... papai
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Ilúvatar obviamente sabe do destino dos homens.

Arwen nada sabe. Ela diz isso se referindo que, se morrer é de fato a dádiva dos homens, então ela é amarga.
Segundo os elfos, morrer como os homens é uma dádiva, e então eles não estão presos aos Círculos do Mundo. Arwen se refere à morte como dádiva devido ao seu educamento e cultura élficos. Na opinião dela, se for mesmo uma dádiva, então ela é amarga.
Que Ilúvatar sabe do destino dos homens eu sei. Estava apenas destacando que apenas ele sabe.

Arwen sabe que a morte é uma dádiva, o que não quer dizer que ela não esteja sofrendo.

Mas... se ela morreu à maneira dos homens e os homens não estão presos aos Círculos do Mundo, é correto raciocinar que ela e Aragorn podem estar juntos para a eternidade além dos Círculos do Mundo?
 
Altáriel disse:
Que Ilúvatar sabe do destino dos homens eu sei. Estava apenas destacando que apenas ele sabe.

Arwen sabe que a morte é uma dádiva, o que não quer dizer que ela não esteja sofrendo.

Mas... se ela morreu à maneira dos homens e os homens não estão presos aos Círculos do Mundo, é correto raciocinar que ela e Aragorn podem estar juntos para a eternidade além dos Círculos do Mundo?


Bem provavel, axo q esse foi outro milagre, coisa q naum tava na musica...

triste foi para Beren... ele naum teve chances com continuar com luthien :kiss:
 
Mas Beren ficou com a Lúthien. Se o caso de Aragorn e Arwen estarem juntos pela eternidade for verdade, o mesmo ocorre com Beren e Lúthien. Lembre-se que Lúthien, por sua escolha em Mandos, tornou-se mortal, e compartilhou o destino de Beren.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo