• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pearl Jam

Breno C.

Usuário
Pearl Jam

Informações Last.fm:
Pearl Jam é uma banda oriunda da cidade de Seattle, nos Estados Unidos da América, no auge do período do movimento local Grunge e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 90. Eles, junto com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone e Alice in Chains, ajudaram a popularizar o Movimento Grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuou ativa até hoje, mesmo após o fim das suas outras bandas contemporâneas.

A banda detém uma marca inusitada, durante a turnê de um de seus álbuns a banda lançou nada menos que 70 CDs duplos e triplos, que traziam na íntegra cada um dos concertos da turnê, suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de ingressos em território americano) tornou-se um marco, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse os seus lucros para diminuir o preço dos ingressos de seus concertos para que os fãs fossem beneficiados, isso junto ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária tornaram Pearl Jam uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock.

Mais...
Formação da Banda

Eddie Vedder juntou-se a Stone, Jeff e Mike através de Jack Irons, que posteriormente viria a ser o baterista do Pearl Jam no período entre 1994 e 1998. Jack Irons enviou, após audição dos intrumentais de Stone e grupo (tocados com a ajuda de Matt Cameron, baterista do Soundgarden e do Temple of the Dog), um fita demo para Eddie Vedder. Os grooves cheios de energia e dinamismo de Stone inspiraram Eddie a compor as letras (todas no mesmo dia) para os três instrumentais contidos na fita. Tornaram-se assim as músicas que futuramente fariam-se sucesso na banda sendo duas do álbum “Ten”: Alive, Once e Footsteps, essa lançada no single: Jeremy. O que mais impressionou Stone e os outros foi o fato de que as letras que retornaram cantadas no canal sobressalente da fita eram marcantes, fortes e instigantes. E extremamente pessoais, cantadas por Eddie com extrema paixão, convicção, num modo tocantemente ligado ao cantar das letras; em ocasiões sussurando; por vezes cantando-as como se saíssem das visceras, do fundo de seu coração. Falavam de temas psicológicos envolvendo traumas familiares, conseqüências desses conflitos e a ausência da figura paterna. Alive fala do garoto que descobre, através de sua mãe, que seu pai verdadeiro não era o que conhecia. Que toda a sua vida o homem que acreditara ser seu pai (e há razões para acreditar que esse pai não o tratava muito bem) não era seu verdadeiro pai. A perturbação psicológica e o comportamento homicida manifestaram-se em Once, sua continuação. Em Footsteps temos o rapaz, já mais crescido, na cela de uma cadeia, completando a mini-ópera de Vedder. O tema é todo tocante e as interpretações as mais diversas. Facto é que essas canções permitiram que os rapazes montassem uma das mais importantes bandas do Rock and Roll. A essas três canções, Eddie Vedder deu o título de Mamasan Trilogy.

Discografia
* Ten (1991)
* Vs. (1993)
* Vitalogy (1994)
* No Code (1996)
* Yield (1998)
* Live On Two Legs (1998)
* Binaural (2000)
* Riot Act (2002)
* Lost Dogs (2003)
* Live at Benaroya Hall (2004)
* Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003 (2004)
* Pearl Jam (2006)

*******************************************************

PJ é a banda que eu mais ouvi na minha vidinha curta. Tenho todos os bootlegs lançados até agora, além da discografia original (foi uma Odisséia para comprar o Lost Dogs e o No Code), fui ao show deles aqui no Rio e vou a alguns covers que tem por aqui.

Queria compartilhar esse meu sentimento com mais algum fã....
Alguém mais curte o som dos caras
 
Eu não sou tão fã assim, só curto o som dos caras :dente:
Mas ao ouvir a gravação de Better Man que alguém fez em um dos shows aqui no Brasil, confesso que junto com o do Ramones na Pedreira é o show que mais me arrependi de não ter ido.
 
Eu amo Yellow Ledbetter! Quando fui no show em Curitiba, foi só pra ouvir ela :) Awnnnnnnnnnnnn Mentira... Eu gosto de umas bem batidas tb como Black :)
 
Amélie disse:
Eu amo Yellow Ledbetter! Quando fui no show em Curitiba, foi só pra ouvir ela :) Awnnnnnnnnnnnn Mentira... Eu gosto de umas bem batidas tb como Black :)

Yellow Ledbetter é linda, mas tem um gostinho amargo, porque durante uma turne inteira ela era a ultima música do show, então quando começou a tocar aqui no rio, eu sabia que já era hora de ir embora.
 
Clover disse:
Eu ouvia muito na minha época "grunge". :dente:

Ditto.

Eu ainda gosto muito de Pearl jam, principalmente pela postura deles. Os primeiros dois discos eu acho que são os pmelhores e o Yield o pior (com exceção de "Do the evolution" que é a música-clipe mais foda dos últimos 3000 anos-cósmicos.
 
Os caras encaram a ticket master, lançam quase todos os shows em cd, fazem capas de papelão (que são fodas) para diminuir o preço e agora lançam disco sem selo! Eles são fodas! E ainda tem gente que diz que não existe ideológica nesse mundo.
 
Ideologia, né, Breno. Ideologia substantivo, ideológica adjetivo. =P

O que eu acho legal do Pearl Jam é que eles são assim desde sempre. Não é pose, não é fase, não é tentativa de ganhar fã já que a indústria fonográfica tá em crise. Eles já tinham essa postura antes mesmo do boom da internet, quando passaram a se recusar a aparecer em video clips, por exemplo. E, ei, o melhor: o som deles é foda. :timido:
 
Anica disse:
Ideologia, né, Breno. Ideologia substantivo, ideológica adjetivo. =P

Auto correção do word...

Anica disse:
O que eu acho legal do Pearl Jam é que eles são assim desde sempre. Não é pose, não é fase, não é tentativa de ganhar fã já que a indústria fonográfica tá em crise. Eles já tinham essa postura antes mesmo do boom da internet, quando passaram a se recusar a aparecer em video clips, por exemplo. E, ei, o melhor: o som deles é foda. :timido:

Podia ficar horas falando sobre o PJ, mas vou resumir em uma só frase (polemica como sempre): "Eles não se venderam, porque vivem para a música e não pela música"*

* Sou fã e não fã xiita.
 
Falam muito da comparação do PJ com o Nirvana, que vieram da época grunge e tal, mas com toda sinceridade eu sempre achei o som deles diferentes, nunca ví essa semelhança do entre eles, curto demais o Nirvana e a banda foi muito importante pra mim, assim como o PJ continua sendo, lembro bem da época que o Ten saiu, era difícil conseguir o cd, apenas um amigo meu dia, e quase todo dia íamos em grupo pra casa dele ouvir, hoje em dia juntamente com o U2 é a banda que eu mais gosto e que acho a mais legítima em nome da música, pois como falaram aí em cima, os caras fazem música pelo amor a música e não pelo amor a grana.
 
Qualquer banda desse período chamado grunge não tem muito em comum entre si. Aliás, PJ não tem nada a ver consigo mesmo, os cd's são muito diferentes um do outro. O mesmo acontece com o Nirvana.

Alice in Chains é mais puxado pro Glam (até mais pesado), Mudhoney é pós-punk, Soundgarden é puxado pro hard rock do começo dos anos 90, etc.
 
Pips disse:
Qualquer banda desse período chamado grunge não tem muito em comum entre si. Aliás, PJ não tem nada a ver consigo mesmo, os cd's são muito diferentes um do outro. O mesmo acontece com o Nirvana.

Alice in Chains é mais puxado pro Glam (até mais pesado), Mudhoney é pós-punk, Soundgarden é puxado pro hard rock do começo dos anos 90, etc.

Sei lá Pips... se formos pensar assim o estilo perde todo o ligamento entre ele. Tem muita coisa do Pearl Jam que tem um conteúdo parecido com o Nirvana e com o Sound Garden. Mas a base do grunge é muito mutável e abrangente dando margem para se mesclar muita coisa.

Você falou sobre o Mudhoney ser mais pós-punk e eu me lembrei do show no Rio do PJ quando o eles subiram ao palco e um moleque perguntou para o seu acompanhante (tio ou pai, sei lá) que se aquela banda era nova. Cara, o Mudhoney é quase responsável pela criação do PJ, que veio do Mother Love Bone. (quem curte e conhece as duas bandas vai achar graça nessa história)
 
A questão não é quem vem antes ou depois, mas elas surgiram em um espaço de tempo tão curto que não tinha como ser um novo estilo. O grunge só é para bandas de Seatle. Soundgarden lembra Pearl Jam porque era uma banda só antes.
 
Pips disse:
A questão não é quem vem antes ou depois, mas elas surgiram em um espaço de tempo tão curto que não tinha como ser um novo estilo. O grunge só é para bandas de Seatle. Soundgarden lembra Pearl Jam porque era uma banda só antes.

Bom na verdade o Pearl Jam é um misto de Green River, Evanston e Temple Of The Dog. Só tocou com o Soundgarden mesmo o Matt Cameron, que entrou no PJ depois da saida do Dave Abbruzzese da bateria.

O chato é essa visão de que grunge é só para essas bandas de Seatle, porque eu posso citar duas bandas que são altamente grunges e são da Austrália: The Vines e Silverchair.
 
Se for contar bandas que saíram na época grunge, tem o Radiohead também. Vai de cada um. Eu não acho o grunge um estilo e nem mesmo um movimento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo