• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PC sem ventilador submerso em óleo

Glaurung- o pai dos dragões

Lagarto de Morghoth
Um grupo de pesquisadores alemães conseguiu montar um computador de última geração completamente sem ventiladores - portanto silencioso - em um gabinete especial cheio de óleo de cozinha. O líquido, que não conduz eletricidade, mantém a máquina resfriada o suficiente para funcionar sem problemas.
A equipe da THG, em Munique, utilizou um processador AMD Athlon 64 FX-55 com uma placa de vídeo GeForce 6800 Ultra para o experimento. Todos os ventiladores do sistema foram retirados e o computador foi colocado em um gabinete de acrílico lacrado com silicone, que depois foi preenchido com óleo de cozinha.

Os pesquisadores haviam tentado o experimento anteriormente com água deionizada, mas após cinco minutos, o sistema sempre dava problemas. Apesar disso, os componentes não foram danificados.

Todos os passos do experimento, incluindo fotos e vídeo, podem ser vistos no endereço http://www.tomshardware.com/2006/01/09/strip_out_the_fans.

fonte Redação Terra
 
Caraca, isso foi surreal. Mas será que os sinais eletricos nas placas não sofrem com a falta de transmissão, por causa do óleo, que não circula eletricidade?


E, tipo, reze pra não ter que fazer uma manutenção nele :lol:
 
Tem um cara do curso de engenharia eletrica da ufpr q fez um co... (sei la o nome do ventilador ) de agua , tpo sao varios tubos q passam agua e resfriam a maquina ... e funciona .. mto bem por sinal.
 
TiMcO disse:
Tem um cara do curso de engenharia eletrica da ufpr q fez um co... (sei la o nome do ventilador ) de agua , tpo sao varios tubos q passam agua e resfriam a maquina ... e funciona .. mto bem por sinal.
water cooler

se o sistema sobreaquecer e manter funcionando naquela temperatura, rola até de fritar batata frita no seu pc.
prático pra caraleo..
 
Primeiro eles tentaram com água deionizada, funcionou por 5 minutos até dar um curto. E o pc travou.
Só depois foram fazer esse esquema com o óleo.
Lembrando que isso foi feito com um hardware de 2000 dólares.

Alguém aí pode explicar como o hardware não se degradou, sendo mergulhado na água e no óleo?
 
Questao do watercooler.... tem alguns q sao mto bons.... sobre a questao do oleo... q merda..... c vc tivé q desmonta o gabinete vai da um trampo do caralho....
Usa um cooler d nitrogenio(ou hidrogenio:!/ sempre esqueço o nome) é bruto.... vale a pena...... a questao é c vc usa o modelo q usa refil onde comprar no brasil?!?!?!? :P
 
Como o meu dia-a-dia é mexer com transformadores eu diria que essa montagem é uma temeridade porque o oléo com melhor qualidade de isolante elétrico é o de transformador que é projetado pra suportar as mais diversas adversidades.

O óleo de cozinha inicialmente até atende bem, mas tem o problema de sofrer fácil degradação de suas propriedades ao longo do tempo.

Depois tem o problema de dilatação térmica que tem que ser previsto. Nos transformadores existem tubos que fazem com que o oleo circule por convecção.
 
deathie disse:
O mais legal seria dar um vazamento e - de alguma forma :dente: - pegar fogo em tudo hxhxhx XD
Puts... que mente terrorista! :lol:

Olha, eu acho super interessante... mais a questão é: que raios esse pessoal não tem pra fazer para ficar inventando um treco desses! :blah:
Se for para inventar algo, seria mais interessante algo mais prático, não um trambolho cheio de óleo que você não pode levar pra lugar nenhum... Muito menos um servidor que, se por alguma eventualidade der um pau qualquer, iria democar pra caramba para olocar no ar, e isso não é bom para nenhuma empresa...

Na minha opinião, muito, muito intesessante... :think:
Mais nada, nara prático... :eek:
 
Como disse o Alucard, interessante, mas inútil...fora que quando esquentasse, além do cheiro, ia deixar o quarto com aquele jeitão oleoso de cozinha de lanchonete....
 
Frizando o que alucar disse,
Realmente... tinha uns caras muito desocupados
que estavam incomodados com o barulho que o pc
faz e resolveram fazer um gabinete todo nojento cheio
de óleo de cozinha. Não sei por que, mas eu prefiro
o meu pc rosnando mesmo.
 
Dr. Estranho disse:
fora que quando esquentasse, além do cheiro, ia deixar o quarto com aquele jeitão oleoso de cozinha de lanchonete....
Ia ser legal o fato de alguns jogos, como Quake e HL ter alguns "efeitos especiais"... Tipow cheiro dos monstros mortos etc... :mrgreen:

Aykürsch disse:
tinha uns caras muito desocupados
que estavam incomodados com o barulho que o pc
faz e resolveram fazer um gabinete todo nojento cheio
de óleo de cozinha. Não sei por que, mas eu prefiro
o meu pc rosnando mesmo.
:rofl: :rofl: :rofl:
Ai meu Deus... essa foi fogo... :lol:

Realmente, eu prefiro o meu com cooler barulhento e os caralho a quatro... :chibata:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo