1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[PC] Não sabe o que é Filtro Anisotrópico?! Nem Anti Aliasing?! SHAZAN neles!

Tópico em 'Jogos Eletrônicos' iniciado por Shazan, 14 Set 2006.

  1. Shazan

    Shazan siscapuliu

    :: Guia para compreensão n00b dos termos de ajustes gráficos de jogos de PC (por Shazan) ::

    "Habilitar os detalhes ou defini-los para nós mais altos fará o jogo ter melhor aparência, com o custo de certo desempenho"

    Se você é n00b (eu!), preguiçoso (eu!), biba (Lukaz!) ou simplesmente nunca usou o google ou o wikipedia (Mega Guia em inglês em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) pra descobrir um pouco mais sobre aqueles vários termos que você sempre viu nos ajustes de vídeo de vários jogos e ativou e desativou de forma aleatória na esperança de que o jogo fique jogável, seus problemas podem não ter acabado, mas pelo menos vão se atenuar. Para um PC Gamer de verdade conhecer esses termos não é recomendável, é um MUST, e essa é a sua chance de entender o basico de alguns dos mais importantes e comuns. Quem trabalha com 3D ou mesmo ferramentas gráficas 2D já devem ter ouvido falar de alguns deles. Se você é só um mané gamer como eu talvez nunca tenha ouvido falar da maioria, mas poderá se sentir o "senhor fake-geek orgulhoso" e usar alguns termos para mostrar suas superioridades a seus amigos n00bs.

    Eu mesmo montei a lista com base em explicações e trechos de vários sites. Aceito críticas e sugestões. Antes de tudo, algumas dicas do próprio site do WINDOWS, para "se encontrar" nos ajustes de vídeo e não jogar o pc ela janela. Parece um pouco "chimpanzé" demais, mas vale a pena enriquecer nossos próprio bom senso com essas dicas triviais:

    Antes de partir pros termos, continuação do guia chimpanzé. Selecionando Opções de gráficos!

    Agora o que interessa, o guia com alguns dos termos mais comuns no mundo dos games e dos ajustes de vídeo!

    ---

    :: Atualizações ::

    [14/09/06] A jornada Continua, estou há quase 2 horas mexendo nesse tópico, preciso dormir. Por enquanto é só. Assim que eu conseguir mais material peço pro Lukaz ou algum outro moderador adicionar.
     
    Última edição: 14 Set 2006
  2. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Engraçadinho. :dente:

    Quais as vantagens da PCI-E para a AGP ? Você achou alguma coisa ?

    O que as pessoas tem que ter em mente é: Cada jogo vai exigir uma configuração diferente e com propriedades particulares. Não é por que você joga sei-lá-o-que com AA 8x que você vai poder jogar qualquer jogo com essa configuração. Tem que trabalhar em cima e procurar a configuração certa.
     
  3. Canslli

    Canslli Usuário

    Juro que eu tentei ler tudo.
    Mas parei na metade. :tedio:


    :smile:


    Meu pc por enquanto tá aguentando a maioria dos jogos que eu instalo, então não estou com muitos problemas desse e talz.
     
  4. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Cara, a vantagem da PCI-E pra AGP é a seguinte, tipo, AGP, tem tranferência de 266 mb/s pra cada 1x, e ela pode ser 1, 2, 4, ou 8x (normalmente é isso, mas existem placas de 5x, 6 x, mas que são muito raras, mas o máximo é 8x msm), gerando assim taxas de transf iguais a 266, 532, 1064 e 2128 mb/s. Já a PCI-E, tem taxa de transferência de 250 mb/s pra cada 1x (calma, é menor mais eu chego lá), porém, ela pode chegar até 32x, sendo mais comuns, as placas que usem 16 e 32, gerando assim taxas de transferência de 4000 e 8000 mb/s, além do fato do PCI-E ser mais barato que o AGP.
    Quanto a configuração, não depende mais da configuração, e sim do hardware, por exemplo, cada jogo precisa de uma RAM de vídeo diferente, assim como também precisa de uma capacidade de processamento diferente e por assim vai.

    Poxa Shazan, parabéns pelo tópico, ficou show seu tutorial, embora não me ajude muito, visto que meu problema não é não saber configurar, mas sim não ter hardware bom. De um jeito ou de outro, se você quiser ajuda pra pesquisar material eu posso me candidatar, a ajudante de pesquisador, mas só não vou poder fazer muita coisa por agora pq estou em semana de provas...

    P.S.: Pra quem ficou interessado em saber qual o tipo de hardware que tem, e já ir montando uma configuração visitem esse site:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que além disso, já dá uma resposta direta à pergunta "Dá ou não pra eu rodar esse jogo X?"
     
    Última edição: 15 Set 2006
  5. DW

    DW Usuário

    As vgas atuais ja usam todo o "poder" do Pci-e?
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    É exatamente isso que eu queria alertar. Cada jogo precisa de sua própria configuração sim, principalmente pela engine que ele utiliza e como é o jogo.

    Por exemplo: Vamos comparar Battlefield 2 e Doom 3. Ambos exigem grande capacidade do Hardware e são lindos jogos caso você utilize a configuração máxima. Porém, eu não indicaria fazer isso no Battlefield 2, por existem momentos em que a sua tela vai ficar sobrecarregada de efeitos e isso pode deixar o jogo lento numa hora crítica. Então é bom colocar numa Medium / High para ter certeza de que esse tipo de coisa nunca vai acontecer e tudo possa correr bem. Em Doom 3, por outro lado, foda-se. Quando mais detalhes e bonito for o jogo, melhor (com as devidas restrições, obviamente), por que esse tipo de cena é muito mais raro.
     
  7. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Cara, se você for ver, não dá pra usar todo o potencial, mas dá pra chegar num máximo de uso. Por exmplo, quando você tem uma RAM de 256 MB, ela tem potencial de 256, mas o máximo de uso é alg em trono de 250~254, e os outros MB restantes não são muito usados, mesmo existindo a capacidade. Isso se vê em toda a tecnologia, como slots para periférico na MotherBoard, e não é diferente com os barramentos PCI e AGP. O AGP, por ser uma tecnologia mais velha, e portanto, ter tido mais tempo para ser aperfeiçoado, acaba chegando mais próximo ao total potencial, tendo em seu máximo de uso algo em trono de 90 e lá vai cacetada % do potencial. A PCI-E, ainda não é tão desenvolvida, portanto, não deve passar de 90, (acredito que o AGP é 97~99%), mas mesmo assim, isso já representa muita vantagem em relação a AGP, produzindo portanto, placas mais potentes. Mas a grande vantagem mesmo do PCI-E em relação ao AGP, se dá no fato desta ser muito mais barata, fato que pode ser comprovado entrando em uma loja de informática. Da última vez que eu vi, o preço de uma GeForce 7 AGP 8x era de 560 e tantos reais, e a PCI-E 32x era 490 e poucos, e mesmo assim era muito melhor que a AGP. Porém, a maior parte das MotherBoards ainda usam slots AGP e PCI, sendo poucas e mais caras as que tem PCI-E (contradição não?), e portanto, a tecnologia PCI-E ainda vai demorar um pouco para substituir a AGP, mas quando essa hora chegar, tenha certeza de que teremos placas de vídeo muitomais rápidas e eficientes do que as atuais ;)
     
  8. DW

    DW Usuário

    Tem certeza? Meio estranho isso que vc disse.

    Quando falei do Pci-e e Agp, quis dizer se as vgas pci-e conseguem usam todo o transfer rate (ou bandwith, sei lá) oferecido pelo slot. As vezes elas nem precisam usar tudo pra rodar a 100% entendeu?
    Preciso ler os artigos do Thg falando disso aí. To bem por fora.

    Vcs usam? A maioria dos meus amigos preferem não usar e também a maioria das lanhouses que eu ja fui não usa.
    Eu ja deixo ativado no driver da minha Ati mesmo (não sei se nas Nvidias tem essa opção pelo driver) assim eu ñ preciso ficar ativando em todo jogo. (quando o jogo tem essa opção, se não tem que ficar ativando pelo console).
    Acho muito ruim ficar sem. o "page tearing" é muito ruim, zoneia demais com os gráficos. (e tem gente que ñ consegue notar isso, quando acontece. ñ sei como...)
     
  9. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Vara, é meio estranho o negócio da RAM, mas em todos os PCs que eu fui, e medi efetivamente, deu algo assim, uma perda de 2~3 mega no desempenho da RAM, mas não sei bem porque isso acontece. Acho que é falta de necessidade, e falta de eficiência de tudo. Tentar usar tudo, é como tentar enxer um copo de água até a boca, você sempre para antes de chegar na boca pra ela não transbordar, e perde alguns ml.

    Quanto a usar todo o bandwith agora eu entendi, e realmente, ainda nem precisa usar tudo pra rodar bem, mas quando começar, elas vão ser muito mais rápidas.
     
  10. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Não faz diferença nenhuma na minha GeForce, só baixa os fps. :blah:
     
  11. DW

    DW Usuário

    Sem o vsync, depende do jogo vc consegue fps maiores que 100. Mas fica com muito frame tearing (ou page tearing, ñ to lembrado como é o termo).
    Com o vsync ativado, a placa iguala o fps máximo ao refresh rate do seu monitor. Por ex, aqui eu gosto de deixar a 85hz, então o max fps será 85. Isso vai evitar de um frame ser renderizado antes do outro. Então, com o vsync o fps irá diminuir, mas abaixo de 70-80 a diferença é insignificante. Igualando ao refresh do seu monitor, por mais baixo que vc possa usar, sempre vai estar acima de 60, e 60 fps ja é bom.
     
  12. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Na minha epoca de CS, eu tirava tudo.

    Rodava em 1024 ou em 640 dependendo da epoca ( nao pela qualidade do PC, mas por gosto pessoal msm ), sem AA e sem VSync, com o ultimo detonator pra poder ter 99 fps cravados.

    Era muito bom haha.
     
  13. DW

    DW Usuário

    Eu prefiro ter 85fps com vsync do que 99 sem. Não vale a pena "ganhar" 15fps em troca de uma imagem meio zoneada. Pelo menos pra mim.
     

Compartilhar