• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Pontes

Thorondir

Usuário
Paulo foi um dramaturgo e roteirista.

Da Wikipédia:
Ele começou sua vida artística como produtor de programas radiofônicos na Rádio Tabajara, na Paraíba, passando depois a colaborador do jornal "A União".

Como ator e autor ele começou no Teatro de Estudante da Paraíba, encenando a peça "Os Inimigos Não Mandam Flores, de Pedro Bloch.
Já no Rio de Janeiro, sua primeira experiência como autor foi no rádio, no programa de humor de Haroldo Barbosa. Participa, juntamente com Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, da fundação do Grupo Opinião e escreve o texto de estréia, o show "Opinião", em 1964.

Em 1969, ingressa no grupo de dramaturgia da TV Tupi. Em 1970 escreve o roteiro do show interpretado por Paulo Gracindo e Clara Nunes, "Brasileiro: Profissão Esperança".

Em 1971, se torna nacionalmente conhecido com o espetáculo "Um Edifício Chamado 200", protagonizado por Milton Moraes, no Rio de Janeiro, e por Juca de Oliveira, em São Paulo (SP). Com esse texto ele revitalizou a decadente comédia de costumes carioca.

Na televisão, Paulo Pontes escreve a série "A Grande Família" com muito sucesso e em 1977, estréia seu espetáculo mais premiado, o drama "Gota d'Água", em parceria com Chico Buarque, e com o qual ganhou o prêmio Molière de melhor autor.

Autodidata e considerado como um dos homens mais inteligentes e cultos do País, ele viveu durante 8 anos com a atriz Bibi Ferreira, que o acompanhou até a morte, aos 37 anos, vitimado por um câncer no estômago.

Eu nem imaginava que A grande família era um programa antigo. :P

Já li "Gota d'água", achei uma peça muito pesada e meio dark side, mas atinge todos as suas propostas. A peça, como foi dito, foi premiada, mas Chico e Paulo não foram receber o prêmio em protesto, pois na época da ditadura, muitas peças foram censuradas. O argumento deles foi que, se talvez essas peças tivessem sido encenadas, a premiação teria sido diferente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo