1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Paulo Leminski

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Anica, 29 Ago 2009.

1. Anica

Anica Usuário

Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989) foi um escritor, poeta, tradutor e professor brasileiro. Era, também, faixa-preta de judô.

Obra poética

* Quarenta clics de Curitiba. Poesia e fotografia, com o fotógrafo Jack Pires.
    * Curitiba, Etecetera, 1976. (2ª edição Secretaria de Estado Cultura, Curitiba, 1990.) n.p.
    * Polonaises. Curitiba, Ed. do Autor, 1980. n.p.
    * Não fosse isso e era menos/ não fosse tanto e era quase. Curitiba, Zap, 1980. n.p.
    * Tripas. Curitiba, Ed. do Autor, 1980.
    * Caprichos e relaxos. São Paulo, Brasiliense, 1983. 154p.
    * e Ruiz, Alice. Hai Tropikais. Ouro Preto, Fundo Cultural de Ouro Preto, 1985. n.p.
    * Um milhão de coisas. São Paulo, Brasiliense, 1985. 6p.
    * Caprichos e relaxos. São Paulo, Círculo do Livro, 1987. 154p.
    * Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense, 1987. 133p. (5ª edição 1995)
    * La vie en close. São Paulo, Brasiliense, 1991.
    * Winterverno (com desenhos de João Virmond). Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba, 1994. (2ª edição publicada pela Iluminuras, 2001. 80p.)
    * Szórakozott Gyozelmunk (Nossa Senhora Distraída) - Distraídos venceremos, tradução de Zoltán Egressy, Coletânea organizada por Pál Ferenc. Hungria, ed. Kráter, 1994. n.p.
    * O ex-estranho. Iluminuras, São Paulo, 1996.
    * Melhores poemas de Paulo Leminski. (seleção Fréd Góes) Global, São Paulo, 1996.
    * Aviso aos náufragos. Coletânea organizada e traduzida por Rodolfo Mata. Coyoacán - México, Eldorado Ediciones, 1997. n.p.

Obra em prosa

* Catatau (prosa experimental). Curitiba, Ed. do Autor, 1975. 213p.
    * Agora é que são elas (romance). São Paulo, Brasiliense, 1984.1 63p.
    * Catatau. 2ª ed. Porto Alegre, Sulina, 1989. 230p.
    * Metaformose, uma viagem pelo imaginário grego (prosa poética/ensaio). Iluminuras, São Paulo, 1994. (Prêmio Jabuti de poesia , 1995)
    * Descartes com lentes (conto). Col. Buquinista, Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba, 1995. • Agora é que são elas (romance). 2ª ed. Brasiliense / Fundação Cultural de Curitiba, 1999.

Biografias

* Cruz e Souza. São Paulo, Brasiliense. 1985. 78p.
    * Matsuó Bashô. São Paulo, Brasiliense, 1983. 78p.
    * Jesus. São Paulo, Brasiliense, 1984, 119p.
    * Trotski: a paixão segundo a revolução. São Paulo, Brasiliense, 1986.
    * Vida (biografias: Cruz e Souza, Bashô, Jesus e Trótski). Sulina, Porto Alegre, 1990. (2ª edição 1998)ENSAIOS
    * POE, Edgar Allan. O corvo. São Paulo, Expressão, 1986. 80p. (apêndice)
    * Poesia paixão da linguagem. Conferência incluída em Sentidos da paixão. Rio de Janeiro, Companhia das Letras, 1987. p.287-305.
    * Nossa linguagem. In: Revista Leite Quente. Ensaio e direção. Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, v.1, n.1, mar.1989.
    * Anseios crípticos (anseios teóricos): peripécias de um investigador dos sentido no torvelinho das formas e das idéias. Curitiba, Criar, 1986. 143p.
    * Metaformose, uma viagem pelo imaginário grego (prosa poética/ensaio). Iluminuras, São Paulo, 1994. (Prêmio Jabuti de poesia , 1995) •
    * Ensaios e anseios crípticos. Curitiba, Pólo Editorial, 1997. n.p.

Traduções

* FANTE, John. Pergunte ao pó. São Paulo, Brasiliense, 1984.
    * FERLINGHETTI, Lawrence. Vida sem fim (com Nelson Ascher e outros tradutores). São Paulo, Brasiliense, 1984. n.p.
    * JARRY, Alfred. O supermacho; romance moderno. São Paulo, Brasiliense, 1985. 135p. lndição editorial, posfácio e tradução do francês.
    * JOYCE, James. Giacomo Joyce. São Paulo, Brasiliense, 1985. 94p. Edição bilingüe, tradução e posfácio.
    * LENNON, John. Um atrapalho no trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1985.
    * MISHIMA, Yukio. Sol e aço. São Paulo, Brasiliense, 1985.
    * PETRONIO. Satyricon. São Paulo, Brasiliense, 1985.191 p. Traducão do latim.
    * BECKETT, Samuel. Malone Morre. São Paulo, Brasiliense, 1986.16Op. lndicação editorial, posfácio e traduções do francês e inglês.
    * Fogo e água na terra dos deuses. Poesia egípcia antiga. São Paulo, Expresão, 1987. n.p.

Produção musical

* 1981- Verdura - Caetano Veloso no disco Outras palavras
    * 1981- Mudança de estação -A cor do Som no disco Mudança de estação
    * 1981- Valeu - Paulinho Boca de Cantor no disco Valeu
    * 1982- Se houver céu - Paulinho Boca de Cantor no disco Prazer de viver
    * 1982- Razão - A Cor do Som no disco Magia tropical
    * 1990- Verdura - Blindagem no disco Blindagem
    * 1990- Se houver céu - Blindagem no disco Blindagem
    * 1993- Mãos ao alto - Edvaldo Santana no disco Lobo solitário
    * 1994- Luzes - Susana Sales no disco Susana Sales
    * 1996- Mudança de estação - A cor do Som no disco Ao vivo no circo

Gravações em parceria (Letras de Paulo Leminski e música dos parceiros)

* 1976- Festa Feira - com Celso Loch no disco MAPA - Movimento de Atuação Paiol
    * 1982- Promessas demais - com Moraes Moreira e Zeca Barreto, gravação por Ney Matogrosso
    * 1982- Baile no meu coração - com Moraes Moreira no disco COISA ACESA
    * 1982- Decote Pronunciado - com Moraes Moreira e Pepeu Gomes no disco COISA ACESA
    * 1982- Pernambuco Meu - com Moraes Moreira no disco COISA ACESA
    * 1983- Sempre Ângela - com Moraes Moreira e Fred Góes no disco SEMPRE ANGÊLA de Ângela Maria
    * 1983- Teu Cabelo - com Moraes Moreira no disco PINTANDO O 8
    * 1983- Oxalá - com Moraes Moreira no disco PINTANDO O 8
    * 1984- Mancha de Dendê não sai - com Moraes Moreira no disco MANCHA DE DENDÊ NÃO SAI
    * 1984- Milongueira da Serra Pelada, O Prazer do Poder, Circo Pirado, Xixi nas estrelas, Cadê Vocês?, Coração de Vidro, Frevo Palhaço, Viva a Vitamina com Guilherme Arantes no disco PIRLIMPIMPIM 2
    * 1985- Alma de Guitarra - com Moraes Moreira no disco TOCANDO A VIDA

1. 1985- Vamos Nessa - com Itamar Assumpção no disco SAMPA MIDNIGHT

* 1986- Desejos Manifestos - com Moraes Moreira e Zeca Barreto no disco MESTIÇO É ISSO
    * 1986- Morena Absoluta - com Moraes Moreira no disco MESTIÇO É ISSO
    * 1988- UTI - com Arnaldo Antunes, gravado por Clínica no disco CLÍNICA
    * 1990- Oração de um Suicida -com Pedro Leminski, Blindagem no disco BLINDAGEM
    * 1990- Sou legal eu sei - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1990- Não posso ver - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1990- Palavras - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1990- Hoje - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1990- Marinheiro - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1990- Quanto tempo mais - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1990- Legião de anjos - com Ivo Rodrigues no disco BLINDAGEM
    * 1991- Lêda - com Moraes Moreira no disco CIDADÃO
    * 1991- Morena Absoluta - com Moraes Moreira no disco OPTIMUN IN HABBEAS COPPUS
    * 1992- Polonaise - com José Miguel Wisnik no disco JOSÉ MIGUEL WISNIK
    * 1992- Subir Mais - com José Miguel Wisnik no disco JOSÉ MIGUEL WISNIK
    * 1993- Alles Plastik - com Carlos Careqa no disco TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS
    * 1993- Freguês Distinto - com Edvaldo Santana no disco LOBO SOLITÁRIO
    * 1993- Custa nada sonhar - com Itamar Assumpção no disco BICHO DE 7 CABEÇAS
    * 1994- Polonaise - com José Miguel Wisnik na trilha sonora do filme ED MORT
    * 1995- O Deus - com Edvaldo Santana e Ademir Assunção no disco TÁ ASSUSTADO? de Edvaldo Santana
    * 1996- Filho de Santa Maria - com Itamar Assumpção, gravado por Zizi Possi no disco MAIS SIMPLES
    * 1996- ODE X - com Marcelo Solla no disco Marcelo Solla
    * 1997- Lua no Cinema - com Eliakin Rufino no disco SANSARA da Sansara
    * 1997- Lêda - com Moraes Moreira no disco 50 CARNAVAIS
    * 1997- Mancha de dendê não sai - com Moraes Moreira no disco 50 CARNAVAIS
    * 1997- Parece que foi ontem - com Bernardo Pelegrini no disco QUERO SEU ENDEREÇO da banda Bernardo ellegrini e o bando do cão sem dono.
    * 1997- Filho de Santa Maria - com Itamar Assunção no disco QUERO SEU ENDEREÇO da banda Bernardo Pellegrini e o bando do cão sem dono.
    * 1998- Legião de Anjos - com Ivo Rodrigues no disco DIAS INCERTOS
    * 1998- Rapidamente - com Ivo Rodrigues no disco DIAS INCERTOS
    * 1995- Filho de Santa Maria - com Itamar Assumpção,Banda Beco no disco BECO
    * 1995- V. de Viagem - com Banda Beco no disco BECO
    * 1995- Peso da Lua - com Banda Beco no disco BECO
    * 1998- Coisas - com Celso Loch no disco VERFREMDUNGSEFFEKT BLUES
    * 1998- Além Alma - com Arnaldo Antunes no disco UM SOM
    * 1998- Dor Elegante - com Itamar Assumpção no disco PRETOBRÁS
    * 1999- Perdendo Tempo - com Antonio Thadeu Wojciechowski / Roberto Prado / Walmor Douglas na trilha sonora do filme BAR BABEL da banda Maxixe Machine
    * 2007 - Além Alma - com Cassyano Correr, pela banda Escola de Robô no disco "um mais um mais"

Literatura infanto-juvenil

* Guerra dentro da gente. São Paulo, Scipione, 1986. 64p.
    * A lua foi ao cinema. São Paulo, Pau Brasil, 1989. n.p.

Recomendo fortemente a leitura não só das poesias, mas também de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e da coletânea de contos Gozo Fabuloso e da biografia
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Um autor curitibano... ^^ que eu tenho que conhecer melhor...que vergonha

3. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

Eu amo Leminksi! e acho que li pouco... É tão difícil achar obras assim, não?

É dele a frase que eu considero a segunda mais linda do mundo "O amor é o elo entre o azul e o amarelo" :timido: Fe-no-me-nal!

4. clandestini

clandestini Cylon ou

Li muito pouco de Leminski , mas o que li adorei.

E nem sabia que ele tinha escrito tanto. Vou dar uma olhada nos títulos e ler alguns.

5. Anica

Anica Usuário

fonte:

6. Excluído046

Excluído046 Banned

Uau, esse livro será interessante. É sempre bom dar uma conferida em estudos sobre Leminski, um grande infra(u)tor. Escrevo. E pronto. Escrevo porque preciso, preciso porque estou tonto. Ninguém tem nada com isso.

Conheço um menino cujo projeto de mestrado consistia em fazer um estudo sobre Agora é que são elas. Achei o projeto dele muito bem feito. Ficamos uns vinte minutos comentando sobre a obra e coisa e tal. Bem, isso foi até o dia da entrevista, quando o conheci. Depois que ele entrou no programa, conheceu Mia Couto. Apaixonou-se. Acabou mudando todo o projeto. E, hoje, vai escrever a sua dissertação sobre Cada homem, uma raça, de Mia Couto. XD

7. aces4r

aces4r Usuário

Gosto dos Hai Kais dele.

8. Meu presente de Natal:
    http://millarch.org/audio/paulo-leminski

Quatro, eu disse QUATRO, horas de entrevista com o leminski
    sem cortes!

A entrevista mais fdp que eu já ouvi na minha vida

9. aces4r

aces4r Usuário

[size=medium]confira
    tudo que respira